[Experiência] Gerador éolico do LoRd

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
LoRd
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo fev 08, 2009 2:54 pm

[Experiência] Gerador éolico do LoRd

Mensagem por LoRd »

viva pessoal,

arranjei um motor de passo duma impressora, pelo que decidi dá-lo algum uso e construir um gerador éolico.

a minha ideia inicial era montar um gerador vawt, pois atraía-me mais a ideia e simplicidade de o construir.

primeiro, fui ás lojas de bricolage arranjar algum material para construir o meu gerador (eixos, tubo pvc, prato de vaso, umas peças metalicas, parafusos, porcas)...
durante o processo de construção tive alguma difilcudade em ligar o eixo ao gerador, mas lá arranjei uma porca e com uma dremel desgastei o seu interior para que pudesse entrar no eixo do motor de passo.

durante esta semana tive a montar então o meu gerador vawt....
fiquei um bocado desanimado com o resultado, pois não era o esperado, o gerador apenas começava a rodar com grandes rabanadas de vento e ao rodar abanava-se todo. gerava poucos rpm's, o motor de passo mal conseguia girar de forma a acender um simples led.

passei então para o gerador de eixo horizontal, hawt.
fiz as pás (com as poucas ferramentas que tinha á mão), e fiz umas ligeiras modificações por forma a rodar as pás para a direção do vento.
aí já consegui uns melhores resultados, bastava um vento ligeiro para que metesse as pás a rodar. o máximo que consegui medir era cerca de 10v... já deu muito bem para acender vários leds.

porém acabei por "desactivar" o gerador, pois as minhas pás não estavam muito perfeitas em termos de medidas (fruto de não ter ferramentas para construi-las decentemente ='( ), o que viria a causar uma vibração muito alta e algum ruído fruto disso (ao rodar a torre abanava-se toda e perdia muita performance ).

foi um projecto que me deu muito gozo de realizar, sendo que não ficará por aqui, com o passar do tempo vou vendo o que poderei melhorar para ter um gerador que consiga gerar alguma energia nem que seja para ligar uns ledzitos à noite com objectivo decorativo.

sugestões/comentários/criticas são todas bem vindas!!

fica aqui algumas fotos:
hawt:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

vawt:

o 1º teste (não são as pás finais)
Imagem
2º:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

shot with dsc-p200 at 2009-03-07

abraço,
daniel

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: [Experiência] Gerador éolico do LoRd

Mensagem por pseudominus »

boas

principal problema - falta de chumaceira na passagem do varão roscado na barra do suporte
solução - a manter o varão roscado, colocar um rolamento (se varão m12- rolamento 6001zz ou 6201zz de preferência).

(o fraco rendimento em eixo horizontal e a vibração vêm daí)

outro problema - tamanho das pás e da turbina demasiado grandes para o gerador, e possivélmente muito descalibradas. podes diminuir o tamanho, que vai aumentar a velocidade, diminuir os atritos, e ter calibragem facilitada.


o melhor é colocar turbina ou pás mais pequenos, com fixação directa ao veio do gerador.

cumpts.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: [Experiência] Gerador éolico do LoRd

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

muito bem, sim sr.

vejo que adaptas-te vários tipos de materiais que também costumo utilizar.

vai optimizando com aprefeicoamentos.

parabéns.


Autor do tópico
LoRd
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo fev 08, 2009 2:54 pm

Re: [Experiência] Gerador éolico do LoRd

Mensagem por LoRd »

obrigado pelo feedback.
pseudominus Escreveu:boas

principal problema - falta de chumaceira na passagem do varão roscado na barra do suporte
solução - a manter o varão roscado, colocar um rolamento (se varão m12- rolamento 6001zz ou 6201zz de preferência).
viva pseudominus,

obrigado pela resposta, já foi muito util.
o varão é um m10.
realmente as pás estão muito grandes, fiz umas mais pequenas e aquilo rodava muito mais rápido.

tenho uma duvida, como é que poderei fixar o rolamento ao suporte? alguma ideia? onde poderei arranjar esses rolamentos?

abraço

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: [Experiência] Gerador éolico do LoRd

Mensagem por pseudominus »

dispondo de poucas ferramentas a maneira mais fácil e eficaz de fixar o rolamento é de acordo
com a figura seguinte
roll.JPG
roll.JPG (28.28 KiB) Visto 3659 vezes

para comprar, uma loja de ferragens, uma loja de peças auto, uma brico, etc.
peça rolamento de linha branca 6200 zz . não vale a pena comprar de marca no caso.
um preço normal pvp linha branca são cerca de 2-4 euros.

continuo a dizer que devia fixar o centro ao motor, construir pás a partir de garrafas plásticas (para ser leve).

se gostas de engenhar preocupate sempre em estudar bem, pensar bem, projectar bem e no fim executar.

boas montagens


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: [Experiência] Gerador éolico do LoRd

Mensagem por Njay »

podes estar a ter ainda mais um problema, desalinhamento do eixo do motor com o eixo das pás. no caso o acoplamento pás-motor é rígido, logo, se ambos os eixos não estiverem alinhados na perfeição (e isto implica que a própria estrutura de suporte seja super rígida) vai ocorrer um efeito de travagem quando as pás estão numa certa orientação, e tambem causa desgaste acelerado no motor. depois de colocares o rolamento como disse o pseudominus, roda as pás à mão, ou dá-lhes um impulso; se notares que existe um ponto que oferece mais resistência ao rodar ou que ele pára muito subitamente e sempre na mesma orientação, é um problema de alinhamento dos eixos.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
LoRd
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo fev 08, 2009 2:54 pm

Re: [Experiência] Gerador éolico do LoRd

Mensagem por LoRd »

obrigado pelo esquema, pseudominus, vou tentar arranjar esse material todo para instalar la o rolamento.

através das garrafas de plástico de certeza seja mais fácil fazer as pás, é um material bem mais leve e até fácil de arranjar.

abraços

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”