motor video

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
motogp
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta out 15, 2008 1:30 pm

motor video

Mensagem por motogp »

alguém me diz se é possível fazer um pequeno gerador deste motor, como fica os fios sendo 3
estou iniciando e gosto destas energias,obrigado
Anexos
IMG_0028.JPG
IMG_0028.JPG (11.29 KiB) Visto 3747 vezes
Futuro melhor

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
motogp
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta out 15, 2008 1:30 pm

Re: motor video

Mensagem por motogp »

mais uma foto
Anexos
IMG_0030.JPG
IMG_0030.JPG (12.48 KiB) Visto 3669 vezes
Futuro melhor

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: motor video

Mensagem por Josenir »

motogp Escreveu::shock: mais uma foto
a maneira de ligar este tipo de motor é usando 6 diodos para retificar a corrente e um capacitor para filtragem. depois disso você terá corrente contínua (cc), o que já é um começo. depois é só verificar a tensão que ele gera e providenciar um regulador de tensão apropriado.
Trifasico.JPG
Trifasico.JPG (7.63 KiB) Visto 3602 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
motogp
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta out 15, 2008 1:30 pm

Re: motor video

Mensagem por motogp »

josenir Escreveu:
motogp Escreveu::shock: mais uma foto
a maneira de ligar este tipo de motor é usando 6 diodos para retificar a corrente e um capacitor para filtragem. depois disso você terá corrente contínua (cc), o que já é um começo. depois é só verificar a tensão que ele gera e providenciar um regulador de tensão apropriado.
trifasico.jpg

muito obrigado.
só mais uma coisa,qual o valor do capacitor!
Futuro melhor

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: motor video

Mensagem por Josenir »

motogp Escreveu:muito obrigado.
só mais uma coisa,qual o valor do capacitor!
o capacitor possui dois parâmetros: a tensão de trabalho e a capacitância.
1) a tensão de trabalho deve ser pelo menos 50% maior do que a tensão do gerador.
2) a capacitancia é conforme a corrente que vai circular pelo circuito. um valor prático é usar 1000uf para cada ampère, isto é, se você acha que o seu gerador produz apenas 0,5a, 500uf resolve, então use um capacitor de 470uf, que é o valor comercial mais próximo disso. mas se você usar mais capacitância do que isso, melhor, não há problema algum em exagerar.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
motogp
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta out 15, 2008 1:30 pm

Re: motor video

Mensagem por motogp »

josenir Escreveu:
motogp Escreveu:muito obrigado.
só mais uma coisa,qual o valor do capacitor!
o capacitor possui dois parâmetros: a tensão de trabalho e a capacitância.
1) a tensão de trabalho deve ser pelo menos 50% maior do que a tensão do gerador.
2) a capacitancia é conforme a corrente que vai circular pelo circuito. um valor prático é usar 1000uf para cada ampère, isto é, se você acha que o seu gerador produz apenas 0,5a, 500uf resolve, então use um capacitor de 470uf, que é o valor comercial mais próximo disso. mas se você usar mais capacitância do que isso, melhor, não há problema algum em exagerar.

boas
mais uma vês obrigado
todo é mais fácil quando é bem claro, vou ver o que me dá este pequeno projecto .vou andando por ai
Futuro melhor

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
motogp
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta out 15, 2008 1:30 pm

Re: motor video

Mensagem por motogp »

boa noite
experimentei o motor de vídeo com um berbequim só com alta rotação acendia um pequeno lede,axo que pouco serve....
agora tenho dois motores de uma impressora deskjet 640c alguém me indica qual o melhor e como liga lo um tem 6fios!
toou iniciando obrigados
Anexos
DSCN1393.JPG
DSCN1393.JPG (107.89 KiB) Visto 3383 vezes
Futuro melhor

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
motogp
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta out 15, 2008 1:30 pm

Re: motor video

Mensagem por motogp »

motogp Escreveu:boa noite
experimentei o motor de vídeo com um berbequim só com alta rotação acendia um pequeno lede,axo que pouco serve....
agora tenho dois motores de uma impressora deskjet 640c alguém me indica qual o melhor e como liga lo um tem 6fios!
toou iniciando obrigados



o outro
Anexos
DSCN1393.JPG
DSCN1393.JPG (78.76 KiB) Visto 3383 vezes
Futuro melhor


jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Localização: Santa Maria da Feira

Re: motor video

Mensagem por jorge_barbosah »

tenho um motor exactamente igual ao primeiro, a mesma cor dos fios e tudo!

eu acho que o melhor é o de seis fios, porque é um motor de passo, mas os mais entendidos lhe diram! explico porquê muito vagamente de ter dito o de passo... este motor você liga um led a aos fios, roda com a mao e vai ver os led's acender facilmente!

quanto aos fios, tem de medir a resistencia de cada um deles, e existe um que tem menos ohms, logo nao interessa!
Jorge Barbosa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
motogp
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta out 15, 2008 1:30 pm

Re: motor video

Mensagem por motogp »

jorge_barbosah Escreveu:tenho um motor exactamente igual ao primeiro, a mesma cor dos fios e tudo!

eu acho que o melhor é o de seis fios, porque é um motor de passo, mas os mais entendidos lhe diram! explico porquê muito vagamente de ter dito o de passo... este motor você liga um led a aos fios, roda com a mao e vai ver os led's acender facilmente!

quanto aos fios, tem de medir a resistencia de cada um deles, e existe um que tem menos ohms, logo nao interessa!
boas eu tenho observado alguns projectos,tenho feito algumas exp: nenhum deu tombam resultado como o 1º motor.
peço desculpa mas o motor é de 5 fios liguei os dois primeiros a uma pequena ventoinha dc.26v-0.12a=09w pôs a rodar com uma a parafusadora ela andou fantástico vou ver se o transformo num pequeno gerador ideias não faltam como o fazer ai e que
Futuro melhor

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: motor video

Mensagem por mix »

veja este tópico tem lá o que é necessário para transformar esse motor numa eólica.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
motogp
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta out 15, 2008 1:30 pm

Re: motor video

Mensagem por motogp »

[quote="mix"]veja este tópico tem lá o que é necessário para transformar esse motor numa eólica.

é bom mas eu gostava de ver mais pormenorizado como é construído, ja fiz um mas saltava muito as penas eram em pvc muito finas
muito obrigado
Futuro melhor

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”