Conselhos para poupar energia

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo out 05, 2008 3:04 pm

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por ghorez »

a iluminação de uma casa representa sensivelmente 30% a 35% dos gastos com a electricidade.

uma boa solução é substituir toda a iluminação incandescente por cfl's. e para os mais aventureiros, procurar soluções ao nível da iluminação led...que é o futuro. "bate aos pontos" qualquer iluminação a nível de poupança e de durabilidade.
electric!


Joaquim Santos
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça out 21, 2008 5:04 pm

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por Joaquim Santos »

mariad Escreveu:olá a todos e bom ano!
venho pedir um esclarecimento e por isso se houver alguém que mo possa dar agradeço desde já.
não percebo nada destas coisas de energias a não ser que cada vez mais temos que economizá-las para que o mundo não se transforme numa fritadeira gigante daqui a uns anos. por issoe nesse sentido já faço muitas das coisas que aqui vi ditas (revi-me particularmente na questão dos litros infinitosa de água até que esta saia quente do esquentador ... as minhas plantas também agradecem...).
o que vos queria perguntar é o seguinte: resolvemos proceder á isntalação de aquecimento central a gás natural. já cá veio o técnico da gasfomento fazer o orçamento. acontece que o prédio é antigo e apesar de ter sido aprovada na última reunião de condomínio a limpeza das chaminés, o sr. administrador, omnipotente e omnisciente, achou que e passo a citar: "não é preciso (ou possível, não percebi bem...) limpar as chaminés porque as pessoas têm exaustores ".e por essa razão as chaminés não foram limpas.
quando cá vieram os senhores da lisboagás abrir o gás disseram-nos que a cozinha tinha pouca ventilação e aconselharam-nos a fazer-mos um buraco nos vidros adequado a essa ventilação. ainda não o fizemos, é verdade, vamos optando por abrir a janela.
ora, isto a juntar ao facto de as chaminés deverem estar cheias de porcaria leva-me a colocar a seguinte questão: não existirá o perigo de, depois de instalado o aquecimento central a sujidade da chaminé compromenter o funcionamento do mesmo e não deixar sair o gás ou o que quer que seja, podendo dar lugar à acumulação de monoxido de carbono ou semelhante ?
perguntei isto ao senhor que cá esteve e ele disse-me que não, porque a caldeira já tinha ventilação, um sistema semelhante ao de um exaustor" que impediria que isso acontecesse e que, em caso de acumulação de gases desligava automaticamente.
a isso respondi-lhe que então, dependendo do tamanho da sujidade da chaminé 8que se pressupõe grande) posso estar a instalar uma coisa que vai estar sempre desligada ... ao que ele me respondeu que não, só se a passagem da chaminé estivesse praticamente obstruída.
não sei se está ou não. mas o meu medo -porque tenho uma filha de 3 anos em casa - é este: será que esse sistema de fecho ou desligamento em caso de acumulação de gases é seguro? se por alguma razão ele não funcionar, alguém me sabe explicar o que poderá acontecer ?
obrigada desde já,

mariad
então é mais ou menos assim.
a lisboagás só liga o gás, ou só deveria ligar o gás, se relativamente à instalação de gás estiver tudo ok.
quanto à exaustão é outro problema.
efectivamente as caldeiras têm um termostato que por aumento da temperatura provocado pela acumulação dos gases de exaustão bloqueia o funcionamento da caldeira. mas esse termostato pode-se avariar ou há boa maneira portuguesa anular através de uma ligação directa, logo deixa de ter segurança.
creio que hoje em dia todas as instalações estão ou estarão sujeitas a verificações e testes de exaustão, sendo que estes podem ditar o fim do abastecimento de gás.
se a caldeira tem ventilação forçada e está ligada à chaminé do prédio isso pode minimizar o problema mas não resolver, o melhor e colocar a exaustão directamente para o exterior, não sei se não irá precisar de autorização do condomínio ou não.
contudo e uma vez que também tem problemas de admissão de ar, uma vez que tem de abrir a janela, o exaustor também influencia esta situação, o melhor é optar por uma caldeira estanque que sendo mais cara garante, desde que bem montada, segurança uma vez que vai buscar directamente o ar ao exterior e despeja também no exterior os gases resultantes da combustão.
espero ter ajudado
joaquim

Avatar do Utilizador

HighTech
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 144
Registado: domingo mai 24, 2009 8:32 am

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por HighTech »

conselhos para poupar energia = desligar tudo que nao for necessário estar ligado, looking into the sun

reguladores de intensidade luminosa (interruptores) & (farad) capacitores para sistemas de iluminação 12v!.
Os problemas não existem, são criados pelos humanos.

Futuristic 2010 >


ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo out 05, 2008 3:04 pm

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por ghorez »

luimio Escreveu: - desligar da tomada os carregadores, transformadores e outros aparelhos de consumo continuo (sem botão de desligar).
nunca percebi muito bem este "conselho". carregadores e transformadores não são rigorosamente a mesma coisa? e porquê desligá-los? a não ser que tenham um led associado, como é típico de alguns transformadores de telemóveis/portáteis, não vejo razão para isso. se alguém conseguir explicar-me, ficaria agradecido.
electric!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por CrOhN »

carregadores e transformadores não são a mesma coisa, embora um transformador possa ser usado como carregador.

um carregador actual é um conjunto de componentes electrónicos que convertem uma tensão, normalmente ac em dc. um transformador só transforma ac em ac. isto muito resumidamente, claro!

a razão para os desligares.... estando eles ligados à tomada, não notas que aquecem um pouco? esse calor tem que vir de algum lado. os carregadores actuais, com fontes comutadas, já têm um consumo em vazio muito baixo, mas, mesmo assim, existe, por muito pouco que seja.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re:

Mensagem por mauri »

celsomenaia Escreveu:existe sempre os "esquentadores electricos" que podem se colocados junto ao local de uso, junto da banheira, em londres é muito comum este tipo de aquecimento, muito simples de instalar e usar, o que torna chato deste tipo de solução é que o aquecimento é local, é necessário em cada ponto de utilização, já que o esquentador electrico instalado na casa de banho, não dá agua quente para a cozinha. é como tudo tem vantagens e desvantagens !!!!
uma dica: e porque não instalar um painel solar e ter sempre água quente sem dar nada à edp? será assim tão difícil? se não tiver onde instalar, porque não falar na assembleia de condóminos a autorizar instalar só ou em conjunto (com quem quisesse)!
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Gaia
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 29, 2009 12:56 am

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por Gaia »

esta semana fui ai lidl e tem lá muitas lampadas de led's.

são lâmpadas do tipo focos que eu tenho muito em casa ...
são marca www.eglo.com e têm a referência mr16.
são de 1,2 w para tensão de 12v

também têm focos para a tesnão de 220 v.

no meu caso eram 12v

são é caras, 4,99 €

comprei algumas para intercalar com as que tenho. sempre se poupa um bocado!! muito de 50w para 1,2...

penso que alguns lidl's ainda devem ter.

já agora se alguém conhecer destas lâmpadas mas com mais uns watts... deixe aqui.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por mauri »

gaia Escreveu:esta semana fui ai lidl e tem lá muitas lampadas de led's.

são lâmpadas do tipo focos que eu tenho muito em casa ...
são marca www.eglo.com e têm a referência mr16.
são de 1,2 w para tensão de 12v

também têm focos para a tesnão de 220 v.

no meu caso eram 12v

são é caras, 4,99 €

comprei algumas para intercalar com as que tenho. sempre se poupa um bocado!! muito de 50w para 1,2...

penso que alguns lidl's ainda devem ter.

já agora se alguém conhecer destas lâmpadas mas com mais uns watts... deixe aqui.

obrigado pela dica: vou passar por lá. tenho lá ido muitas vezes e ainda não encontrei nada a não ser uns candeeiros solares para jardim, mas muito fracos.
gostaria mesmo muito de saber onde há as dc12v5w type e27, casquilho grosso, são muito boas e económicas: só tenho duas e dá em qualquer casquilho normal, mas é difícil encontrar ou ainda não há no mescado.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por mauri »

gaia Escreveu:esta semana fui ai lidl e tem lá muitas lampadas de led's.

são lâmpadas do tipo focos que eu tenho muito em casa ...
são marca http://www.eglo.com e têm a referência mr16.
são de 1,2 w para tensão de 12v

também têm focos para a tesnão de 220 v.

no meu caso eram 12v

são é caras, 4,99 €

comprei algumas para intercalar com as que tenho. sempre se poupa um bocado!! muito de 50w para 1,2...

penso que alguns lidl's ainda devem ter.

já agora se alguém conhecer destas lâmpadas mas com mais uns watts... deixe aqui.
se ainda não encontrou ou necessita de mais é ver o tópico
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=11880
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=11816
cumprimentos!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


nrosado
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda fev 08, 2010 7:50 pm

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por nrosado »

boa noite,
passo a dar algumas dicas de poupanças:
- utilizar tomadas com interruptores;
- desligar os aparelhos que habitualmente ficam em standby;
- utilizar placas solares para aquecimento termico;
- reutilizar recipientes de congelados ou de vidro;
- utilizar carregadores solares para recarregar baterias;
espero ter ajudado.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por mauri »

nrosado Escreveu:boa noite,
passo a dar algumas dicas de poupanças:
- utilizar tomadas com interruptores;
- desligar os aparelhos que habitualmente ficam em standby;
- utilizar placas solares para aquecimento termico;
- reutilizar recipientes de congelados ou de vidro;
- utilizar carregadores solares para recarregar baterias;
espero ter ajudado.
nrosado, esta é a tua primeira intervenção.
antes de escreveres deverias ter lido todo o tópico e encontrarias tudo o que escreveste.
aconselho-te a leres todo o fórum e fazeres uma pesquisa para saber se já se encontra o que vais escrever.
seria bom te apresentares em apresentações e bem vindo ao fórum
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por visitante1 »

Uma forma de poupar uns euritos em energia é usar um daqueles inversores de baixa potencia que se ligam a rede (e que devem ter a função island, ou seja que se desligam quando falha a rede principal).
com apenas um modulo fotovoltaico e um inversor desses pode-se produzir por exemplo aí uns 200w que estão a ser descontados no nosso consumo.
Os gastos medios de uma casa quando não está ninguem em casa, claro, não andarão longe desse valor (um frigorifico, arca etc )que podem não ligar ao mesmo tempo.
é claro que é preciso amortizar o investimento...mas isso é como tudo.
Eu testei um e gostei do que vi.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Mimo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda out 03, 2011 1:28 pm

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por Mimo »

No site da Eco Edp, é possível encontrar muita informação sobre como economizar energia e poupar energia, boas práticas, formas alternativas de consumos energéticos e muita informação útil para o consumidor. Uma vez que são eles que nos cobram a factura no final do mês, vale a pena tentar seguir alguns conselhos úteis. E até é caso para dizer se alguma coisa correr mal teremos sempre como justificação ter seguido os seus conselhos. ;)
Última edição por serges em sexta out 14, 2011 1:16 pm, editado 1 vez no total.
Razão: arranjo do link by serges

Responder

Voltar para “Geral”