Alguém conhece os Rigsun?


tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por tlicas »

soltec Escreveu:boas

se me poderes esclarecer em relação á qualidade duvidosa dos paineis da norquente agradecia, estive a ver e os paineis da rigsun são em aluminio, e os da norquente são em inox, o deposito do rigsun por fora é em aluminio e por dentro em aço galvanizado e esmaltado e os da norquente são em inox por fora e cobre estanhado por dentro, o que na verdade não encontro material com pior qualidade nos paineis da norquente em relação aos da rigsun bem pelo contrario para alem de custarem quase metade do preço.
já agora os paineis da baxi roca, helewalex e unisolar têm melhor rendimento do que os da rigsun e com preços identicos.

caroa amigo

1ºse os paineis da norquente fossem bons e com um rendimento normal( entre 69% a 79%) nao necessecitariam de 2 colectores para aquecer 200 litros de água ou de 3 para 300 litros ou não? porque será que é a unica marca que necessita de mais paineis para aquecer a agua?

2º fala que o revestimento do depósito é em inox, que tipo de inox?

considero que o revestimento m aluminio é melhor


3º o colector é em inox,mas o que é em inox, e que tipo d inox, novamente

e ja agora comparares norquente com baxi roca é o mesmo que comparares um fiat uno com um mercedes

tenho dito
soltec
1º rendimento dos painéis norquente - 73,1 %
2º revestimento inox 304
3º colector em inox 304(estrutura)

espero que estejas esclarecido .
cumprimentos
tlicas


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por alexjp4 »

tlicas Escreveu:
soltec Escreveu:boas

se me poderes esclarecer em relação á qualidade duvidosa dos paineis da norquente agradecia, estive a ver e os paineis da rigsun são em aluminio, e os da norquente são em inox, o deposito do rigsun por fora é em aluminio e por dentro em aço galvanizado e esmaltado e os da norquente são em inox por fora e cobre estanhado por dentro, o que na verdade não encontro material com pior qualidade nos paineis da norquente em relação aos da rigsun bem pelo contrario para alem de custarem quase metade do preço.
já agora os paineis da baxi roca, helewalex e unisolar têm melhor rendimento do que os da rigsun e com preços identicos.

caroa amigo

1ºse os paineis da norquente fossem bons e com um rendimento normal( entre 69% a 79%) nao necessecitariam de 2 colectores para aquecer 200 litros de água ou de 3 para 300 litros ou não? porque será que é a unica marca que necessita de mais paineis para aquecer a agua?

2º fala que o revestimento do depósito é em inox, que tipo de inox?

considero que o revestimento m aluminio é melhor


3º o colector é em inox,mas o que é em inox, e que tipo d inox, novamente

e ja agora comparares norquente com baxi roca é o mesmo que comparares um fiat uno com um mercedes

tenho dito
soltec
1º rendimento dos painéis norquente - 73,1 %
2º revestimento inox 304
3º colector em inox 304(estrutura)

espero que estejas esclarecido .
cumprimentos
tlicas

boas

afinal o rendimento dos paineis da norquente têm um rendimento normal (dizes que devem ter entre os 69% e os 79%) e eles têm 73%?!.
quanto á qualidade do inox 304 sinceramente não me diz nada mas vou tentar encontrar alguma coisa na internet.
esqueceste-te foi de dizer que tipo de aluminio têm os paineis da rigsun!
que é para poder comparar com o inox da norquente.
e aí ficar eu e os proximos que lerem este tópico esclarecidos!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por CrOhN »

não sei onde foram buscar esses 73,1, mas, numa curva postada pelo membro factorenergia http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 43#p104043, leio lá 0,424, noutra curva dos rigsun, já na página 2 deste tópico vejo 0,657.

o que acontece é que, mesmo com 2 paineis, em condições de temperaturas baixas, os paineis não aquecem a mesma coisa. e, apesar de globalmente estar especificado que a produção de energia dos 2 paineis da norquente serem sensivelmente iguais a um da rigsun, acredito que, em temperaturas baixas, os 2 da norquente, não aqueçam a água à temperatura que o da rigsun aquece. agora se essa diferença compensa o excesso do preço, não sei.

uma coisa que aprendi em electricidade é que: 2 lampadas de 60w não dão a mesma intensidade que uma de 120w. acho que neste caso, acontece mais ou menos a mesma coisa.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por alexjp4 »

alexjp4 Escreveu:
soltec Escreveu:boas

se me poderes esclarecer em relação á qualidade duvidosa dos paineis da norquente agradecia, estive a ver e os paineis da rigsun são em aluminio, e os da norquente são em inox, o deposito do rigsun por fora é em aluminio e por dentro em aço galvanizado e esmaltado e os da norquente são em inox por fora e cobre estanhado por dentro, o que na verdade não encontro material com pior qualidade nos paineis da norquente em relação aos da rigsun bem pelo contrario para alem de custarem quase metade do preço.
já agora os paineis da baxi roca, helewalex e unisolar têm melhor rendimento do que os da rigsun e com preços identicos.

caroa amigo

1ºse os paineis da norquente fossem bons e com um rendimento normal( entre 69% a 79%) nao necessecitariam de 2 colectores para aquecer 200 litros de água ou de 3 para 300 litros ou não? porque será que é a unica marca que necessita de mais paineis para aquecer a agua?

2º fala que o revestimento do depósito é em inox, que tipo de inox?

considero que o revestimento m aluminio é melhor


3º o colector é em inox,mas o que é em inox, e que tipo d inox, novamente

e ja agora comparares norquente com baxi roca é o mesmo que comparares um fiat uno com um mercedes

tenho dito

soltec
boas


pelo que percebi na sua intervenção era a qualidade e não o rendimento, que aí estou completamente de acordo o rendimento dos paineis da norquente não são nada de especial, mas em contra partida são os que produzem agua quente mais rapidamente, e isto é o que me interessa é com pouco sol ter agua quente rapidamente por um preço baixo e usar o menos possivel a resistência electrica para aquecer agua, e que o equipamento seja amortizado o mais rapidamente possivel, o que não há duvida que não há nenhum melhor (na lista do protocologo) que a norquente.
quanto aos dois paineis ainda bem que o têm, pois agora resolvi instalar paineis fotovoltaicos para a microgeração e tenho que ter pelo menos 2m2 de painel de aqs, o que acontece com certas marcas como têm melhor rendimento têm menos que os 2m2 e agora tinha que instalar outro, porque quando fiz a encomenda ainda não tinha pensado nesta possibilidade.
por acaso até há mais marcas com 2 paineis, para os ts 200l, a falke, maltezos e a solargos (estão no protocologo do governo).
deves ter reparado quando andaste a escolher a marca que ias instalar.?!
quanto ao inox não faço a minima ideia que tipo de inox é mas tambem não sei que tipo de aluminio é, o que sempre ouvi é, que o inox neste momento é o melhor, senão vê que as cisternas dos camiões de transporte de produtos alimentares e produtos quimicos são em inox e não em aluminio, os depositos de vinho estão a ser substituidos por inox as canalizações de aguas são preferencialmente em inox, e o que é de ferro, só não é de inox porque este material é muito caro.
se vires os aluminios das casas que estão perto da praia, devido a agua salgada, ou os aluminios das casas onde há fabricas e que libertam gases corrosivos os aluminios começam a oxidar e o inox não.
mas se preferes o aluminio quem sou eu para dizer que não, eu só digo o que penso e até prova em contrario mantenho, se me conseguires dizer que tipo de inox é que é feito os paineis e o deposito da norquente e depois vir que não presta e que o aluminio dos paineis da rigsun são melhor aí mudo de opinião, até lá....não é só dizer que os outros não prestam.
quanto ao deposito não deves ter lido o que escrevi porque está lá escrito que o depósito por fora é de inox ou seja a cobertura que está em contacto com o ar, é o que se vê, e o depósito que está lá dentro é em cobre estanhado, que é onde está a agua.
continuo a achar que não deves ter lido tudo porque, não comparei a norquente com a baxi roca mas digo é que tens essas 3 marcas (baxi roca, hewalex, unisolar) com rendimentos superiores a rigsun, ( a solahart tem o mesmo rendimento).
e acho que comparar os paineis de aqs com carros é mesmo uma falta de imaginação, porque não são comparaveis, se vires os paineis da norquente têm mais potencia que os da baxi roca e que os da rigsun e custa quase metade do preço, achas que um fiat uno tem mais potencia que um mercedes? a unica comparação que deves ter feito é em relação ao preço, que pelo preço de 1 mercedes compras 2 fiat uno´s (agora atè deves comprar mais porque só os podes comprar em 2º mão porque já se deixaram de fabricar a alguns anos).
se tiveres as caracteristicas do inox da norquente e do aluminio da rigsun posta aí que é para o pessoal ver e poder escolher com mais informação.
boas

parece que o inox usado nos paineis e no depósito da norquente é inox 304, pesquizando na internet, encontras este aço em ferramentas em que o fabricante te dá uma garantia vitalicia( de acordo com o uso normal) na industria hoteleira, em fogões, tubagens de saida de fumos, puxadores de portas e até nos talheres da vista alegre, etc, para mais informações podes consultar a internet.
se o aluminio consegue ser melhor?!
fico a aguardar as caracteristicas do aluminio dos paineis rigsun!


tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por tlicas »

crohn Escreveu:não sei onde foram buscar esses 73,1, mas, numa curva postada pelo membro factorenergia http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 43#p104043, leio lá 0,424, noutra curva dos rigsun, já na página 2 deste tópico vejo 0,657.

o que acontece é que, mesmo com 2 paineis, em condições de temperaturas baixas, os paineis não aquecem a mesma coisa. e, apesar de globalmente estar especificado que a produção de energia dos 2 paineis da norquente serem sensivelmente iguais a um da rigsun, acredito que, em temperaturas baixas, os 2 da norquente, não aqueçam a água à temperatura que o da rigsun aquece. agora se essa diferença compensa o excesso do preço, não sei.

uma coisa que aprendi em electricidade é que: 2 lampadas de 60w não dão a mesma intensidade que uma de 120w. acho que neste caso, acontece mais ou menos a mesma coisa.
quanto ao rendimento do colector da norquente, consulta aqui http://www.aguaquentesolar.com/_fich/20 ... 1-2007.pdf e podes constatar no rendimento óptico os valores que referi. quanto á curva feita pelo factorenergia, francamente não sei onde ele foi buscar esses dados. quanto à analogia do rendimento térmico com a electricidade, aconselho-te a consultar o link www.tecsol.fr e fazes lá uma simulação com os valores da norquente e das outras marcas e desde já te digo que os valores são mais conservadores que os da tabela do paineissolares.gov.pt , mas também te digo que a vantagem é quase sempre para os painéis da norquente(ocupam é mais espaço no telhado).
é uma questão de opção e todas são válidas, sendo de equacionar se queremos um sistema que se pague em pouco tempo ou em muito tempo e claro está, a questão estética(subjectiva mas importante). eu estéticamente se calhar não iria para norquente, mas $$$....
cumprimentos
tlicas


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por CrOhN »

sem duvida! o que interessa é poupar uns tostões, e o meio ambiente.


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por jmsf »

boas

com tantas marcas no protocolo (35), escolhem logo a melhor, pelo que tenho lido aqui afinal norquente é bem melhor que o que se diz.

aos acerrémios defensores de norquente dou os meus parabens por conseguirem defender tambem a marca e nos ilucidar sobre as suas caracteristicas.

aos clientes dou a minha compreensão por olharem para os $$$$, em vez de qualidade e fiabilidade. a esses digo falamos daqui a 6 anos, ou falremos antes. só o tempo o dirá

tenho dito

[referencia comercial editada. art. 4º do regulamento]
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por tlicas »

soltec Escreveu:boas

aos acerrémios defensores de norquente dou os meus parabens por conseguirem defender tambem a marca e nos ilucidar sobre as suas caracteristicas.

aos clientes dou a minha compreensão por olharem para os $$$$, em vez de qualidade e fiabilidade. a esses digo falamos daqui a 6 anos, ou falremos antes. só o tempo o dirá

tenho dito

instalador solar
acho que uma pessoa antes de criticar ou defender qualquer coisa se deve tentar munir de informação. da minha parte a única coisa que fiz foi partilhar informação disponivel na net sobre o assunto em questão. se isso faz de mim um acérrimo defensor, enfim... talvez seja melhor criticar sem fundamentar.
quanto à qualidade e à fiabilidade, como és instalador deves saber mais do que eu e podias referir casos concretos para nós sabermos e podermos optar melhor, agora lembra-te de uma coisa, em 6 anos (periodo da garantia) o ts200lt está pago e mais que pago e isso também conta.
cumprimentos
tlicas


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por alexjp4 »

hugonunes Escreveu:o meu 300l da rigsun é um espectáculo... estou rendido!! um rendimento espectacular... (http://www.rigsun.pt/gamas/unipack.asp)

aquilo despacha água quente como sardinhas no santo antónio...

o apoio pós-venda do instalador e da própria rigsun é óptimo. [email protected]

aconselho vivamente!!

abraço
boas

então instalaram te um rigsun de 200l e dá 300l??
é que no poste anterior 4 de junho dizes que te tinham ido instalar o ts de 200l!
já necessitas-te de recorrer ao serviço pòs venda?
qual era o problema do painel?
quanto ao rendimento neste momento são todos bons até um tubo com agua lá dentro aquece.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por alexjp4 »

soltec Escreveu:boas

com tantas marcas no protocolo (35), escolhem logo a melhor, pelo que tenho lido aqui afinal norquente é bem melhor que o que se diz.

aos acerrémios defensores de norquente dou os meus parabens por conseguirem defender tambem a marca e nos ilucidar sobre as suas caracteristicas.

aos clientes dou a minha compreensão por olharem para os $$$$, em vez de qualidade e fiabilidade. a esses digo falamos daqui a 6 anos, ou falremos antes. só o tempo o dirá

tenho dito

[referencia comercial editada. art. 4º do regulamento]
boas

não sei se os paineis da norquente são melhores, agora o que sei é que os paines da norquente, não são tão maus como os querem fazer.
eu não percebo nada de paineis (não sou instalador nem vendedor) por isso tento aprender com os conhecimentos que os outros já têm, ao contrario de alguns que vêm para aqui dizer mal mas nem sabem porquê, que é o seu caso, ou antes se calhar até sabem são menos uns €€ que ganha se não disser mal dos outros.
quando duvidava da qualidade do inox da norquente houve quem se desse ao trabalho de ver qual era e o disse-se aqui e eu já fui ver e já postei algumas das alplicações desse inox, já lhe perguntei que tipo de aluminio é que era usado nos paineis da rigsun para fazer a comparação com o inox da norquente (se é que há comparação) e ainda não me soube ou não quer dizer.
mas soube dizer que o aluminio dos rigsum era melhor que o inox da norquente.
você faz-me lembrar aqueles que andam a apregoar o fim do mundo, só que não sabem é quando, algum dia devem acertar.
quanto ao valor dos paineis da norquente se calhar são os que andam a ganhar menos, ao contrario de possivelmente muitos que entraram no programa do governo depois e já com o conhecimento dos preços praticados pela concorrência, ou vem-me convencer que haver preços iguais ao centimo é pura coincidência?!
não sou acérrimo defensor da norquente, o que me custa é haver pessoas que dizem mal e tanto faz ser dos paineis a ou b só por dizer.
porque nunca intrevi em nenhum poste quando alguem diz que não gosta ou não presta mas fundamenta a sua opinião.

quanto aos €€€€ passo a explicar!!!
tomando por base os elementos que tenho são:
tinha termoacomulador com consumo de .20€ dia x300 dias calculo que nas piores das hipoteses use a resistencia em 65 dias ano.
pelo que se diz por aqui e neste caso pode confirmar porque é instalador, falam em 50€ (aproximadamente) para as revisões anuais.
o preço do kw .12€
partindo do principio que não há nenhum material a ser aplicado fora da garantia, e sem contar com alterações de preços das assistências anuais e do kw.
e não contando com juros do empréstimo. (paguei o meu a pronto)

vamos a contas!!!

painel norquente ts200l painel rigsun 200l
valor aprox. 580€ 1060€
abate irs 30% 174€ 318€
total 406€ 742€
cons. actual .20€/kwx300x6anos 360€ 360€
diferença ao fim de 6 anos 46€ 382€

ao fim dos 6 anos da garantia se ele aguentar mais um ano fico com os paineis da norquente pagos e poupo 14€ e depois o valor dele na sucata mesmo que fosse ao fim dos 6 anos (46€) ainda valem, não perco dinheiro, até porque tem dois paineis tem muito material inox e cobre, e contribuí para a economia e o bem estar dos portugueses.
no caso do rigsun, como diz que é melhor aguenta mais anos, quantos?? vamos a contas sem continuar a haver alteração de preços para não complicar.

assistência anual 50€/ano
poupança de electricidade 60€

a amortizar 382€
difer. entre a assist. e a popança anual 10€
anos para amortizar os paineis da rigsun 38 anos

não sei se estarei cá para os ver pagar nem sei se aguentarão 44 anos!? mas como não sou entendido na matéria fico na incógnita.
não está contemplado o anodo de magnésio que não faço a minima ideia de quanto é que dura nem quanto é que custa, do liquido anti-congelante, nem depois as valvulas e torneiras que devem ter que ser substituidas num painel com mais de 40 anos?!

pois é sr. soltec não custa viver o que custa é saber viver! e para isso é necessário fazer contas quando se é consumidor.
a minha ideia é de ouvir, ler e aprender com quem está na disposição de ensinar alguma coisa e não dizer mal, só por dizer, como os tão falados velhos do restelo, por isso é que este país não anda.
não sei se o meu pensamento e as contas estão correctas mas estou aberto a opiniões de quem tenha valores mais correctos.


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por jmsf »

boas

a quem postou a criticar-me, se calhar nao perceberam o que eu disse, ao tlicas não fundamento a minha opnião nem apresento casos em concreto, porque como instalador acho que nao o devo fazer.

gostei dos calculos que o alexjp4 fez, não percebi como para rentabilizar 406 € (norquente precisa de 6anos) e para rentabilizar 742 € (rigsun ou outra marca c/ preços equivalente) ja precisa de 38 anos?

gostava só que me esplica-se isto

e quero que percebam que não sou comercial nem instalador da rigsun
só acho que os rigsun são melhores ma isso é a minha opinião.

tenho dito

soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por CrOhN »

desculpem a continuação do offtopic, mas eu gostava é de perceber como é que só gasta 0,2 eur por dia num acumulador eléctrico!

não precisa de 38 anos. já que, aproveitando as contas, e nas mesmas condiçoes. um painel da rigsun demoraria o dobro do tempo a ser amortizado em relação a um norquente. necessitaria de mais 38 anos para pagar a diferença de 382eur, que não o são, são 382-46=336.


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por mamilcar »

soltec Escreveu:boas

com tantas marcas no protocolo (35), escolhem logo a melhor, pelo que tenho lido aqui afinal norquente é bem melhor que o que se diz.

aos acerrémios defensores de norquente dou os meus parabens por conseguirem defender tambem a marca e nos ilucidar sobre as suas caracteristicas.

aos clientes dou a minha compreensão por olharem para os $$$$, em vez de qualidade e fiabilidade. a esses digo falamos daqui a 6 anos, ou falremos antes. só o tempo o dirá

tenho dito

[referencia comercial editada. art. 4º do regulamento]
boas,

desculpem continuar "offtopic" mas...

cintando soltec:
...
"aos clientes dou a minha compreensão por olharem para os $$$$, em vez de qualidade e fiabilidade. a esses digo falamos daqui a 6 anos, ou falremos antes. só o tempo o dirá" .... (fim de citação)

ora amigo soltec... é aqui que está a grande vantagem do sistema norquente... é que ao fim de 6 anos é um investimento totalmente amortizado pelo que não compromete as decisões futuras!... isto é...ao fim de 6 anos tens a liberdade de poder optar:
- continuar com o equipamento e... a partir daqui é só ganhar $$$$$$$ e menos co2 na atmosfera...
- mudar de equipamento e... partir para “outra”....
- reformulares o investimento (por ex. alteres a capacidade do ts)
...e tudo isto sem perdas financeiras....

o sistema rigsun é muito bom!... é verdade! mas.... custa quase o dobro!!! e isto numa analise custo/beneficio é fatal!....


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por jmsf »

mamilcar Escreveu:
soltec Escreveu:boas

com tantas marcas no protocolo (35), escolhem logo a melhor, pelo que tenho lido aqui afinal norquente é bem melhor que o que se diz.

aos acerrémios defensores de norquente dou os meus parabens por conseguirem defender tambem a marca e nos ilucidar sobre as suas caracteristicas.

aos clientes dou a minha compreensão por olharem para os $$$$, em vez de qualidade e fiabilidade. a esses digo falamos daqui a 6 anos, ou falremos antes. só o tempo o dirá

tenho dito

[referencia comercial editada. art. 4º do regulamento]
boas,

desculpem continuar "offtopic" mas...

cintando soltec:
...
"aos clientes dou a minha compreensão por olharem para os $$$$, em vez de qualidade e fiabilidade. a esses digo falamos daqui a 6 anos, ou falremos antes. só o tempo o dirá" .... (fim de citação)

ora amigo soltec... é aqui que está a grande vantagem do sistema norquente... é que ao fim de 6 anos é um investimento totalmente amortizado pelo que não compromete as decisões futuras!... isto é...ao fim de 6 anos tens a liberdade de poder optar:
- continuar com o equipamento e... a partir daqui é só ganhar $$$$$$$ e menos co2 na atmosfera...
- mudar de equipamento e... partir para “outra”....
- reformulares o investimento (por ex. alteres a capacidade do ts)
...e tudo isto sem perdas financeiras....

o sistema rigsun é muito bom!... é verdade! mas.... custa quase o dobro!!! e isto numa analise custo/beneficio é fatal!....

me dá a manutenção? até posso não precisar mas se precesar quem vem cá a casa
'

espero que nada disto aconteça e quem instalou norquente que fiqu satisfeito
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por alexjp4 »

soltec Escreveu:boas

a quem postou a criticar-me, se calhar nao perceberam o que eu disse, ao tlicas não fundamento a minha opnião nem apresento casos em concreto, porque como instalador acho que nao o devo fazer.

gostei dos calculos que o alexjp4 fez, não percebi como para rentabilizar 406 € (norquente precisa de 6anos) e para rentabilizar 742 € (rigsun ou outra marca c/ preços equivalente) ja precisa de 38 anos?

gostava só que me esplica-se isto

e quero que percebam que não sou comercial nem instalador da rigsun
só acho que os rigsun são melhores ma isso é a minha opinião.

tenho dito

soltec
boas

eu até tinha feito um quadro todo bonito para se perceber mas, quando passou aqui para o poste ficaram os valores todos juntos e daí ser um pouco mais complicado de se perceber mas vou tenta explicar.
parece que até ao valor com a dedução do irs, percebeste, norquente 406€ e rigsun 742€ então é assim!
partindo do principio que gasto .20€ por dia de electricidade para aquecer a agua no termoacomulador (era o que tinha e estas contas são para mim, cada um faz as contas baseado no que tem), x 300 dias , presupondo que necessito de ligar a resistencia do painel solar 65 dias por ano, dá-me um poupança de 60€ ano x 6 anos de garantia, tenho uma poupança de 360€ - 406€ valor do painel, fica-me a faltar 46€ para que o painel fique pago, como disse atrás se o vender para a sucata caso não se aproveite nada dele, vale esse valor visto estarmos a falar, dos tubos, de 2 paineis e o deposito feitos de inox e cobre.
e ficamos com o caso dos paineis da norquente resolvido.
quanto aos paineis da rigsun temos a mesma poupança 360€ - 742€ valor do painel o que falta amortizar 382€, como temos um custo de manutenção anual de 50€ e uma poupança de 60€, quer dizer que só poupamos 10€ por ano entre ter o termoacomulador e o painel solar, como nos falta amortizar 382€/10€=38,2 o que dá 38 anos com mais os 6 da garantia dá 42 anos.
ok! dizes que no caso da norquente faltava amortizar 46€ e nos da rigsun só falta 2€, mas tu é que dizes que os paineis da rigsun são melhores e que os da norquente não devem chegar aos 6 anos sem problemas, como estão na garantia eles têm que o reparar e depois vai para a sucata e como tal estendi ao maximo o tempo de vida dos paineis da rigsun, para encolher os anos de amortização só sabendo quando é que eles vão para a sucata.
nestas contas não estão contemplados os juros a pagar ou perdidos, nem torneiras, valvulas, e ânodo de magnésio que tem que ser substituido nos paineis da rigsun que os da norquente não tem, o liquido anti congelante etc.
se ainda tiveres alguma duvida diz que tento explicar.
já te perguntei porque achas que os da rigsun são melhores que os da norquente mas continuas só a dizer que são melhores mas sem explicares aonde ou em quê?!
isto faz-me lembrar uma anedota em que estão dois miudos e um vira-se para o outro e diz que o pai dele ganha mais que o pai do outro, e o outro pergunta-lhe quanto é que ganha o teu pai, e ele diz, não mas ganha mais que o teu!


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por mamilcar »

soltec Escreveu:
mamilcar Escreveu:
soltec Escreveu:boas

com tantas marcas no protocolo (35), escolhem logo a melhor, pelo que tenho lido aqui afinal norquente é bem melhor que o que se diz.

aos acerrémios defensores de norquente dou os meus parabens por conseguirem defender tambem a marca e nos ilucidar sobre as suas caracteristicas.

aos clientes dou a minha compreensão por olharem para os $$$$, em vez de qualidade e fiabilidade. a esses digo falamos daqui a 6 anos, ou falremos antes. só o tempo o dirá

tenho dito

[referencia comercial editada. art. 4º do regulamento]
boas,

desculpem continuar "offtopic" mas...

cintando soltec:
...
"aos clientes dou a minha compreensão por olharem para os $$$$, em vez de qualidade e fiabilidade. a esses digo falamos daqui a 6 anos, ou falremos antes. só o tempo o dirá" .... (fim de citação)

ora amigo soltec... é aqui que está a grande vantagem do sistema norquente... é que ao fim de 6 anos é um investimento totalmente amortizado pelo que não compromete as decisões futuras!... isto é...ao fim de 6 anos tens a liberdade de poder optar:
- continuar com o equipamento e... a partir daqui é só ganhar $$$$$$$ e menos co2 na atmosfera...
- mudar de equipamento e... partir para “outra”....
- reformulares o investimento (por ex. alteres a capacidade do ts)
...e tudo isto sem perdas financeiras....

o sistema rigsun é muito bom!... é verdade! mas.... custa quase o dobro!!! e isto numa analise custo/beneficio é fatal!....

me dá a manutenção? até posso não precisar mas se precesar quem vem cá a casa
'

espero que nada disto aconteça e quem instalou norquente que fiqu satisfeito
amigo soltec,

repito aquilo que disse anteriormente e que fundamentou o meu processo de decisão: é um investimento neutro ao fim de 6 anos...nessa altura eu estou livre de constrangimentos financeiros para avaliar o sistema e eventualmente até o substituir.....esta é a primeira grande vantagem depois vêm a analise custo/beneficio e a relação qualidade/preço que, para mim, são das melhores do programa. (nota: aqui entram as contas feitas, e bem, pelo “alexjp4” )

de qualquer maneira não acredito que o sistema dê muitos problemas... pelo contrario, no meu (modesto) entender os materiais empregues, por exemplo, no ts são menos exigentes em termos de manutenção e mais duráveis que os concorrentes (exterior em inox, interior em cobre, ausência de chapas de ferro pintadas e ânodos de magnésio para substituir, etc.)

mas se houver problemas....há um protocolo que a marca assinou com o estado que serve como garante...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por alexjp4 »

crohn Escreveu:desculpem a continuação do offtopic, mas eu gostava é de perceber como é que só gasta 0,2 eur por dia num acumulador eléctrico!

não precisa de 38 anos. já que, aproveitando as contas, e nas mesmas condiçoes. um painel da rigsun demoraria o dobro do tempo a ser amortizado em relação a um norquente. necessitaria de mais 38 anos para pagar a diferença de 382eur, que não o são, são 382-46=336.
boas!

o termoacomulador não deve gastar mais do que isso, tenho tarifa bi-horaria .061€/kw com relógio em que ele só aquece a noite não deve andar muito longe disso, isto dá um consumo aproximado de 3,28kw, para um termoacolmulador de 50l penso que chega.
realmente no fim esqueci-me que para alem dos 38 anos ainda tinha que acrescentar os 6 que estão na garantia, o que perfaz 42 anos, ficam amortizados lá para 2051.
pelo que percebi estás a retirar os 46€ que faltavam ao da norquente, mas esse vou buscar quando vender para a sucata, porque segundo dizem não devem ultrapassar os 6 anos sem problemas.
os da rigsum como dizem que são melhores estou a dar-lhe o maximo de vida ou será que não aguentam os 42 anos!?
isto claro sem contar com o ânodo de magnésio que tem que ser substituido e que não faço a minima ideia de quantos anos aguenta, o anti congelante etc..
todas essas despesas são para aumentar o tempo de amortização, mas não vale a pena entrar com muitas variantes para não complicar muito a razão da minha escolha por uns paineis da norquente!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por CrOhN »

acho que te vais desiludir com o consumo de electricidade no acumulador. no teu caso, a compra do painel solar poderá não ter sido uma boa opção na optica de retorno de investimento.

eu tambem equipei o meu com o relógio e um contador de electricidade. assim, terei ideia de quanto consome.

quando passar o inverno já poderei dizer alguma coisa sobre isto, portanto, aguardem pelas cenas dos próximos capítulos.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por alexjp4 »

crohn Escreveu:acho que te vais desiludir com o consumo de electricidade no acumulador. no teu caso, a compra do painel solar poderá não ter sido uma boa opção na optica de retorno de investimento.

eu tambem equipei o meu com o relógio e um contador de electricidade. assim, terei ideia de quanto consome.

quando passar o inverno já poderei dizer alguma coisa sobre isto, portanto, aguardem pelas cenas dos próximos capítulos.
boas

a resistencia do acomulador é de 2.000w e tem o cabo passado mas não está ligado.
por isso foi uma das razões porque escolhi norquente, é o painel que tem mais potência calorifica e é o mais barato, é o que consigo um melhor retorno do investimento.
alem disso continuo a ter o termoacomulador instalado e com duas torneiras que me permite no caso de varios dias de tempo muito inobulado, e a agua dos paineis estiverem á temperatura normal, fecho a agua que vai para os paineis e abro a que vai para o termoacomulador e ligo-lhe a resistência e aqueço só 50l de agua e espero que venham melhores dias. se a temperatura da agua dos paineis estiver por volta dos 30º 35ºc em que não está fria mas tambem não está quente para tomar banho então ligo a resistência dos paineis. e aqueço só a agua até aos 45ª 50ºc.
apesar de me terem dito que basta 2 horas de sol para aquecer a agua.
e em testes que fiz das 9,45h as 11,35h a temperatura da agua dos paineis subiram dos 32ºc para mais de 42ªc (o termometro só media até aí), e isto em horas em que o sol não incide directamente no painel, por isso penso que me devo ir safando, senão utilizo o sistema antigo, e como deves ter lido nas contas que fiz dou 65 dias por ano para utilizar a electricidade e mesmo assim ao fim dos 6 anos ficam pagos os paineis da norquente e os da outra marca não!
mas não há nada com passando alguns invernos porque tambem não é só com um inverno que se consegue ver porque há alguns invernos que parecem primaveras.


FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por FranzLiszt »

a grande diferença dos colectores solares norquente para a concorrência, é o facto de possuirem um coeficiente global de perdas térmicas mt alto.

é um colector de gama low cost, e com menor durabilidade. quem já viu instalações norquente com alguns anos, sabe o que eu estou a dizer

Responder

Voltar para “Energia Solar”