Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

nortenho
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta jul 16, 2009 9:46 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por nortenho »

boas pessoal,

fiz a minha encomenda no dia 15/07/2009, na altura estava bastante entusiasmado com a ideia.
depois de 2 meses de espera e de muitos telefonemas para a linha de apoio, que nunca me responderam o meu entusiasmo deu lugar a indignação.
mas ontem e depois de muito aguardar decidi ligar novamente. a digal disse que a encomenda já tinha sido enviada para o instalador, o instalador disse que não tinha nada e que já estava a instalar encomendas posteriores à minha, e até já tinha instalações programadas para outubro.
mas o instalador prontificou-se a tentar ver o que se passava, e após ligar para a digal assumiram o erro e deram ordem ao instalador para proceder à minha instalação.

hoje veio ca a casa o instalador, que foi bastante simpatico e fez o esquema da instalação.

mas disse que a misturadora não consta do protocolo e que teria que pagar 75€ +iva, e aconselhou-me um quadro electrico para fazer a gestão da resistencia, que custa 125€+iva.
s??
è normal esta situação?? será vantajoso??
quanto costuma ficar cada metro de tubo , uma vez que será necessario mais de 10 metros??


abraço


vulturus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por vulturus »

viva nortenho quanto à misturadora corroboro o que disse, pelo menos o meu instalador disse-me o mesmo . quanto ao quadro eléctrico nada sei.

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Berto »

mais uma vez saudaçoes


instalaçao concluida as 18.30.
aqui ficam as fotos da instalaçao e do resultado final...
avaliaçao de 0 a 10: 8,5

instalador muito competente...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

agora so aguardo pela opiniao dos peritos.qualquer duvida estao a vontade...



jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por jotamira »

[quote="berto"]mais uma vez saudaçoes


instalaçao concluida as 18.30.
aqui ficam as fotos da instalaçao e do resultado final...
avaliaçao de 0 a 10: 8,5

instalador muito competente...


tal como na minha instalação, e como em dezenas delas que tenho visto por aí (solahart, claro), também na sua não colocaram isolamento nos tubos de cobre do circuito primário.
afinal parece que o instalador que cá veio não teve, como disseram por aqui, intenção de poupar na manga de isolamento. apenas não pôs porque a marca assim o indica.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Berto »

jotamira Escreveu:
berto Escreveu:mais uma vez saudaçoes





tal como na minha instalação, e como em dezenas delas que tenho visto por aí (solahart, claro), também na sua não colocaram isolamento nos tubos de cobre do circuito primário.
afinal parece que o instalador que cá veio não teve, como disseram por aqui, intenção de poupar na manga de isolamento. apenas não pôs porque a marca assim o indica.

jotamira
bem ,essa questao foi apresentada e a resposta foi simples...solahart é das poucas marcas que usa cobre no circuito primario.deu o exemplo da vulcano(marca que ele tmb é agente) em que o circuito é de plastico/borracha,e a funçao do isolamento é de proteger das intemperies,raios uv ,e nao de manter temperaturas...


jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por jotamira »

berto Escreveu:
jotamira Escreveu:
berto Escreveu:mais uma vez saudaçoes





tal como na minha instalação, e como em dezenas delas que tenho visto por aí (solahart, claro), também na sua não colocaram isolamento nos tubos de cobre do circuito primário.
afinal parece que o instalador que cá veio não teve, como disseram por aqui, intenção de poupar na manga de isolamento. apenas não pôs porque a marca assim o indica.

jotamira
bem ,essa questao foi apresentada e a resposta foi simples...solahart é das poucas marcas que usa cobre no circuito primario.deu o exemplo da vulcano(marca que ele tmb é agente) em que o circuito é de plastico/borracha,e a funçao do isolamento é de proteger das intemperies,raios uv ,e nao de manter temperaturas...
até ao momento esse pormenor não foi problemático. tenho-o instalado desde julho e nunca usei o apoio.
o que me aconselharam aqui era isolar o tubo do primário para minimizar as perdas de energia durante o inverno. mas quando lá chegarmos vamos ver se será realmente necessário.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde


vulturus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por vulturus »

boa tarde. aqui fica as imagens do meu sistema já instalado. fiquei muito agradado com o profissionalismo demonstrado pelos instaladores, 5 estrelas.
contudo há um problemazito, a instalação ficou concluída ontem à tarde e desde ontem à noite que há água que aparece na parte inferior do depósito (2ªimagem)... alguém sabe o que se passa é que só posso contactar novamente a empresa na 2ª feira.
obrigado


ImagemImagemImagemImagem
ImagemImagemImagem
ImagemImagem

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Berto »

boas

a tua instalaçao esta com bom aspecto.parabens.

quanto ao teu pequeno problema,nao te posso ajudar,nao entendo nada dixo


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por henriquefala »

provavelmente alguma das tubagens que esta ligada ao deposito nao esta devidamente apaertada ou entao o grupo de segurança esta com problemas e deixa passar agua. ja agora qual e a inclinação do seu telhado? qual e a pressao do primario temperatura etc etc conte la as caracteristicas do sistema.


vulturus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por vulturus »

a inclinação é unicamente a da telha, quanto a graus não sei
deixo uma foto da pressão do dito cujo
Imagem


nortenho
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta jul 16, 2009 9:46 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por nortenho »

vulturus Escreveu:viva nortenho quanto à misturadora corroboro o que disse, pelo menos o meu instalador disse-me o mesmo . quanto ao quadro eléctrico nada sei.
boas,

obrigado vulturus.
mas pagas-t mais pela instalação ou ligação da resistencia?
o meu instalador diz que tenho que pagar o cabo e acessorios para ligar a resistencia.
ou seja tenho que pagar 75 +iva da misturadora mais 125 + iva do quadro electrico e ligações e como tenho mais 12 metros de tubos a mais são mais 144€ (12 € metro).
tudo são 384 €, quando eu pensava que no maximo teria de pagar so os tubos a mais.
isto é uma loucura.
estes valores serão normais??
onde poderei ver que material está incluido no protocolo ??
desde já agradeço a vossa colaboração.

cumprimentos,
nortenho


vulturus
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por vulturus »

olá nortenho. ainda não sei quanto é que vou pagar a mais. as ligações, segundo o que o engenheiro tinha dito da outra vez estariam incluídas no preço final pois eram poucos metros (menos de 10m). a misturadora como já lhe tinha dito é para pagar agora o quadro eléctrico não sei...
seja como for estou muito satisfeito pois desliguei a caldeira a gasóleo e desde sábado que a água quente é de borla
quando souber o que tenho que pagar a mais depois digo.

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Berto »

eu no meu caso paguei 150 euros extra para colocar os dijuntores , o diferencial,o contactor e o relogio programavel ...os metros de tubo extra o instalador nao me levou dinheiro nenhum (cerca de 7 metros acima dos 10)...

nao quis torneira termostatica, e mantive o esquentador ligado ao sistema,atraves de passadores...


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por henriquefala »

caro amigo berto
ja agora qual o motivo para nao querer termoestatica?
que lhe disse o instalador para voce nao a ter metido?


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por manuelcar »

erro grave, quanto a mim.
Porreiro, pá!


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por henriquefala »

sem duvida alguma que se trata de um erro grave. so gostava de saber e qual tera sido a argumentação da parte do instalador para convencer o cliente a nao incluir a termoestatica mas certamente que passou em parte pela questão dos cifroes. o problema e que por vezes para se poupar cerca de 100 euros mais coisa menos coisa se provoca anomalias com consequencias graves em equipamentos e instalaçoes ja para nao falar na questao da segurança dos utilizadores do sistema. aqui ha uns tempos vi uma instalação in loco com tubagem e esquentador completamente arruinados por falta de valvula termoestatica e o cliente completamente «agarrado ao pau» desculpem a expressão porque o proprio cliente como a valvula nao vinha contemplada no programa do solar nao a quis adquirir e o instalador pura e simplesmente se borrifou e nem se deu ao trabalho de esclarecer o cliente para o risco que corria.resultado final o cliente o instalador e a marca estao em contencioso e com um problema sem fim a vista. por isso veja la no que se esta a meter caro amigo.

Avatar do Utilizador

Berto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: domingo mai 31, 2009 3:06 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Berto »

o instalador nada me disse...mas gostava de ouvir motivos convincentes para a colocar...


jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por jotamira »

nortenho Escreveu:
vulturus Escreveu:viva nortenho quanto à misturadora corroboro o que disse, pelo menos o meu instalador disse-me o mesmo . quanto ao quadro eléctrico nada sei.
boas,

obrigado vulturus.
mas pagas-t mais pela instalação ou ligação da resistencia?
o meu instalador diz que tenho que pagar o cabo e acessorios para ligar a resistencia.
ou seja tenho que pagar 75 +iva da misturadora mais 125 + iva do quadro electrico e ligações e como tenho mais 12 metros de tubos a mais são mais 144€ (12 € metro).
tudo são 384 €, quando eu pensava que no maximo teria de pagar so os tubos a mais.
isto é uma loucura.
estes valores serão normais??
onde poderei ver que material está incluido no protocolo ??
desde já agradeço a vossa colaboração.

boas nortenho,
estes valores são normais. eu paguei cerca de 400€, já com iva, por cerca de + 10 metros de tubo e respectivo isolamento térmico + válvula termostática de 3 vias da caleffi + quadro eléctrico com disjuntor e relógio programador + respectiva mão-de-obra.
qualquer destes materiais não está incluído no protocolo.
de qualquer modo, o instalador tem que apresentar um orçamento detalhado do material extra antes de fazer a instalação para que o cliente possa dar ou não a aprovação.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por mamilcar »

berto Escreveu:eu no meu caso paguei 150 euros extra para colocar os dijuntores , o diferencial,o contactor e o relogio programavel ...os metros de tubo extra o instalador nao me levou dinheiro nenhum (cerca de 7 metros acima dos 10)...

nao quis torneira termostatica, e mantive o esquentador ligado ao sistema,atraves de passadores...
tambem acho um errado não teres torneira termostatica.

tenho o meu sistema a funcionar à cerca de uma semana e a primeira coisa que constatei era que a agua estava demasiado quente para o meu gosto. graças à vavula termostatica, colocada junto do esquentador, regulei a temperatura para uns comodos (+/-40 graus) e praticamente nem uso a misturadora.
quanto ao esquentador de apoio fiz exactamente como tu... 2 passadores para quando for necessario!...


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por cblfreitas »

o instalador nada me disse...mas gostava de ouvir motivos convincentes para a colocar...
os motivos são bem simples:

o termossifão não tem botão de desligar. quando o sol aperta pode aquecer até ferver e não é nada invulgar encontrar equipamentos cheios com água a 90 e a 95ºc. a esta temperatura até a tubagem sofre um bom bocado: as dilatações são maiores, os acessórios, roscas, torneiras, etc. passam um mau bocado, quando se abre uma torneira de água quente.

por outro lado, se tem torneiras misturadoras não é difícil acontecer o seguinte: vem um utilizador e usa seguramente a torneira, misturando a fria e a quente. no final fecha a torneira. logo de seguida vem outro (pode até ser uma criança) que não faz ideia que a torneira tinha acabado de ser utilizada e que, por isso, o tubo de água quente está cheio com água a 80ºc (por exemplo). como espera que a água quente demore um pouquinho, roda a torneira toda para o lado do quente e abre. quando coloca as mãos debaixo de água tem imediatamente direito a uma queimadura bem dolorosa.

por fim, temos ainda a eficiência térmica. quando você tem uma misturadora instalada só retira do depósito a quantidade de água quente que verdadeiramente necessita para o consumo. quando cessa a utilização, o tubo de água quente que vai desde o depósito até à torneira fica cheio de água a 45/50ºc (calor que se vai perder). não tendo a misturadora à saída do depósito, todo o tubo vai ficar cheio com água bem mais quente (até 95ºc), pelo que quando cessar a utilização as perdas serão bem maiores.

francamente não me parece que seja acessório dispensável e sei que há pelo menos uma marca que a inclui no termossifão, quando não há pedido do módulo solar. outras não e aí tem que ser o instalador a colocar e orçamentar. instalador que não previne o utilizador..... enfim, não vou comentar, mas eu coloca-la-ia mesmo que o utilizador não a quisesse pagar. simplesmente por uma questão de segurança e de respeito pelo meu próprio trabalho.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”