A minha Solução Solar EDP

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Duarte72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sexta dez 28, 2012 3:37 pm

A minha Solução Solar EDP

Mensagem por Duarte72 »

Bom dia a todos!

Tenho em mãos uma proposta para um Sistema de Energia Solar adaptado ao meu perfil de consumidor segundo a EDP no valor de 1.296€ (iva incluído).
Sendo eu um leigo na matéria recorro ao fórum no sentido de obter algumas opiniões esclarecidas que contribuam para a minha tomada de decisão.

Abrangência da proposta:

a)fornecimento, montagem e instalação de uma unidade de produção de energia eléctrica de origem fotovoltaica com as especificações técnicas constantes das Condições
Particulares (“Sistema de Energia Solar”);

b) comissionamento do Sistema de Energia Solar, incluindo os testes e ensaios necessários para garantir a correcta instalação eléctrica e o correctofuncionamento do Sistema de Energia Solar;
e
c) fornecimento de mão-de-obra devidamente qualificada.


3. Outras Obrigações da EDP Comercial
1. A EDP Comercial obrigase
ainda a prestar
assistência ao Cliente no procedimento de
comunicação ou registo, conforme aplicável, do
mesmo junto do Sistema Electrónico de Registo
da UPAC e da UPP (o “SERUP”), nos termos
previstos no DecretoLei
nº 153/2014, de 20 de
Outubro.


A solução consiste num sistema composto por dois painéis num total de 500W. Pelas contas da EDP esta solução permite-me reduzir a factura energética em 14%, com ganhos estimados de 149€ no 1ºano e um ganho médio anual durante 25 anos de 199€. Segundo as mesmas contas 89% da energia produzida será para autoconsumo e 11% injectada na rede.

As garantias cobrem defeitos de fabrico por um período de 10 anos nos painéis e 25 anos nos inversores.
Como oferta a EDP instala também o sistema re:dy, grátis por um período de 12 meses.

Olhando para tudo isto numa perspectiva financeira estou certo que dificilmente encontro forma tão rentável de aplicar o dinheiro aparentemente sem risco. Presentemente é esta a única perspectiva que eu consigo ter.

Agradeço a vossa ajuda.
Cumprimentos

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por sergiomms »

Se nestas soluções da edp estiver incluída e garantida a contagem em separado (ou deduzida à contagem total) da energia injectada na rede, não tenho nada contra, agora se eles só chegam aí a casa montam o "estáminé" e se vão embora sem "olhar" para o contador.... olha que a poupança nem sequer existe, é só chulisse pura, compras os paineis, e ainda pagas (a peso de ouro) o que injectares na rede; o que piora se não está ninguém em casa durante as horas de sol...
sergiomms


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

A minha Solução Solar EDP

Mensagem por gbento »

Engraçado, deram-me o mesmo orçamento e quando questionei sobre a contagem da electricidade que não fosse consumida eles não tiveram resposta é não sabiam sequer se iria ser necessário colocar novo contador, apenas que teria um sistema para contar aquilo que estava a ser produzido e se. Tivesse excedente de produção este seria, em princípio uma dádiva aos senhores da edp.


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por borllock »

O problema aqui é se pagamos essa dádiva, ou seja, vamos pagar por darmos energia, isto se o contador não for bidireccional ou daqueles de roda.
A ser verdade como já ouvi relatos aqui, a EDP tem de trocar os contadores de consumo por uns que não contem o injectado, não só para o fotovoltaico que instalam como para todos os que instalam por conta própria ou empresas instaladoras, mas não estou a ver isso acontecer.


Autor do tópico
Duarte72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sexta dez 28, 2012 3:37 pm

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por Duarte72 »

sergiomms Escreveu:Se nestas soluções da edp estiver incluída e garantida a contagem em separado (ou deduzida à contagem total) da energia injectada na rede, não tenho nada contra, agora se eles só chegam aí a casa montam o "estáminé" e se vão embora sem "olhar" para o contador.... olha que a poupança nem sequer existe, é só chulisse pura, compras os paineis, e ainda pagas (a peso de ouro) o que injectares na rede; o que piora se não está ninguém em casa durante as horas de sol...
Eu presumo que a redução estimada pela EDP de 14% na factura energética terá sido calculada em função da energia produzida para autoconsumo (89%) e a injectada na rede (11%). Estarei a ver mal o filme ou a ser ingénuo?

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por sergiomms »

Depende...
Tens consumo durante o dia, ou se são só os stanby's?
Tens tarifário bi-horário? E eles basearam-se na tarifa de horário de horas cheias para os cálculos, que na realidade existem horas cheias em que não há sol e que consomes electricidade(por exemplo à hora de jantar). E eles contabilizaram-nas para o calculo.
sergiomms

Avatar do Utilizador

joaocfgoncalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm
Localização: Guimarães

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por joaocfgoncalves »

E umas pilhas para acumular a energia e à noite usar, é uma boa solução...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por Emanuel Couto »

joaocfgoncalves Escreveu:E umas pilhas para acumular a energia e à noite usar, é uma boa solução...
É pena estas pilhas serem tão caras... mas é uma boa solução ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Duarte72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sexta dez 28, 2012 3:37 pm

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por Duarte72 »

sergiomms Escreveu:Depende...
Tens consumo durante o dia, ou se são só os stanby's?
Tens tarifário bi-horário? E eles basearam-se na tarifa de horário de horas cheias para os cálculos, que na realidade existem horas cheias em que não há sol e que consomes electricidade(por exemplo à hora de jantar). E eles contabilizaram-nas para o calculo.
Tenho tarifa bi-horária e um termo-acumulador para águas sanitárias que liga no vazio. Os stand by são os normais ao que acresce o frigorifico combinado.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por sergiomms »

Pois, depende dos standbys, se é só o relógio despertador, as TV e as TVboxes, o frigorifico e o relógio do micro-ondas, não me parece que atinjas sequer os 100wh/hora de sol
sugiro que confirmes com eles qual o comportamento do contador no momento em que estás a injectar na rede.
sergiomms


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por alexjp4 »

Tenho tarifa bi-horária e um termo-acumulador para águas sanitárias que liga no vazio. Os stand by são os normais ao que acresce o frigorifico combinado.[/quote]

Essa dos stand by normais não diz nada devias primeiro por tentar medir os stand by e os consumos durante o dia o frigorifico não é contabilizado como stand by visto que só trabalho de vez em quando e depois, sim escolheres o sistema que mais se adequa ao teu perfil, porque se calhar tens uma melhor rentabilização com apenas 1 painel de 250W e se procurares tens instaladores com valores mais baixos (ou pelo menos anunciam valores inferiores) e por cada € a mais que gastares vais ter que produzir e consumir +_ 5KW para o recuperares.


ADM
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: domingo mai 03, 2015 10:37 pm

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por ADM »

Queria deixar algumas ideias relativamente a duvidas que foram levantadas. No caso referido da injecção da energia remanescente na rede, sugiro que veja se na proposta há alguma referência à venda da energia à EDP, eu também recebi uma proposta nos mesmos termos e quando esclareci isso não estava contemplado, quando o solicitei foram acrescentados mais 500 € à proposta.
Quanto ao facto de considerarem na proposta para o autoconsumo 89% da energia produzida e apenas 11% para disponíveis para injectar na rede, no meu caso também propunham o mesmo e quando os interroguei se tinham instruções para que eu adaptasse os meus consumos a essa situação, não tiveram resposta. Isto porque a minha estrutura de consumos está muito longe da situação apontada por eles. Também quis saber as dimensões e caracteristicas dos paineis e não obtive resposta. Portanto há que ter alguns cuidados, a solução é boa (muito boa) mas está mal vendida.


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por RNM »

Duarte72, enquanto está sol, está alguém em casa para consumir a energia?
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por mcarneiro »

Caros,

A lei é clara numa coisa , quando o registo é feito com a opção "mera comunicação", não há lugar a qualquer pagamento do excedente e o produtor tem que instalar meios para impedir a injeção na rede , para poder injectar na rede o registo tem que ser feito como UPAC normal e o produtor tem que pagar a alteração do contador , o contador de consumo é substituído por um contador igual ao usado na microprodução (com telecontagem) o produtor tem que pagar o contador e respectiva instalação .

Deixem-me só acrescenter que não vale a pena ir para esta opção porque o preço do kw pago é muito baixo e o contador com modem é carote! só vale a pena meter painéis para cobrir o consumo medio durante o dia , na maior parte dos casos será uma potencia de 500w a 750W , apenas um painel de 250w também não dá nada , porque há muitas perdas, para dar uma ideia de uma experiencia que fiz no fim do mês passado com um painel de 250 e um microinversor SMA , no pico do dia as 12h virado directamente a sul com uma inclinação de 30º e cerca de 10mt de cabo ate ao local de ligação , produziu +/- 180W,


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: RE: Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por RNM »

mcarneiro Escreveu: o produtor tem que instalar meios para impedir a injeção na rede
Tem? De certeza? Agradecia que dissesse onde está isso escrito.

Não só não vi isso escrito, como fiquei com a nítida sensação que a ideia de quem escreveu a lei era essa mesmo, o cliente produz electricidade, entrega gratuitamente à rede (aquela que não usa = +90%) para os fornecedores lucrarem com isso, e eles vendem ao vizinho mais próximo.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por borllock »

O produtor não tem que instalar nada, apenas instala se não quiser dar a energia excedente de graça à EDP, isto no caso de até 1.5KW de potência.


rdtareco
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jul 14, 2015 9:18 am

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por rdtareco »

Também fiz essa simulação. E até não achei que fosse má.
Mas agora comecei a estudar as empresas concorrentes e já estou perdido com a quantidade de preços e opções.

... alguém me ajuda a encontrar uma empresa que me faça um orçamento real da coisa...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: A minha Solução Solar EDP

Mensagem por alexjp4 »

mcarneiro Escreveu:Caros,


Deixem-me só acrescenter que não vale a pena ir para esta opção porque o preço do kw pago é muito baixo e o contador com modem é carote! só vale a pena meter painéis para cobrir o consumo medio durante o dia , na maior parte dos casos será uma potencia de 500w a 750W , apenas um painel de 250w também não dá nada , porque há muitas perdas, para dar uma ideia de uma experiencia que fiz no fim do mês passado com um painel de 250 e um microinversor SMA , no pico do dia as 12h virado directamente a sul com uma inclinação de 30º e cerca de 10mt de cabo ate ao local de ligação , produziu +/- 180W,
Boas

Cada caso é um caso mas o que se tem verificado é que só compensa montar painéis foto-voltaicos para eliminar os stand by e potências de 500W, 750W acaba-se por injectar muita electricidade na rede para alem do custo de instalação ser muito superior e fazer com que o retorno financeiro não seja feito num período de tempo curto (5 a 8 anos), há aqui no forum quem tenha 750w e nesta altura do ano (inverno) já esteja a injectar na rede bastante mais do que pensava agora imaginem quando chegarem os dias mais compridos e sem nuvens.
Essa produção de +- 180W para um painel de 250w tem muitas percas, quase 28%? deve haver qualquer coisa de errado, um painel de 195W em 19/1/2015 produziu 1151W e penso que no pico ele andava bem a cima dos 160w (tinha fotos mas o telemovel avariou e fiquei sem elas) e com um inversor Involar 250W e o cabo tinha a volta de 15m a não ser que o contador estivesse avariado.
E fazendo contas a um consumo médio de 600w x(8h-18h)10= 6KW x30 = 180KW/mês porque sobre este valor há que acrescentar os consumos de utilização quando está gente em casa e tambem as luzes acesas, maquinas de lavar, aspiradores, secador, etc. e o resto do dia que tem estes consumos quando não está ninguem em casa acho que é um bocado exagerado e estamos falar na altura em que não está ninguem em casa ou pouca utilização e sem luzes acesas, mas lá está deve haver quem consuma até mais mas o melhor é mesmo ver quanto é que é o nosso consumo nos stand by para poder fazer uma escolha racional.
Esse painel de 195W entre as 11,30h e as 14,30 suportava os stand by, e a arca frigorifica ou o frigorifico a trabalhar e ainda injectava na rede, quando o frigorifico estava a trabalhar ao mesmo tempo da arca é que era necessário electricidade da rede, quando a arca e o frigorífico estavam desligados, o excesso ia para a rede.
Por isso continuo a defender que só se deve instalar para eliminar os stand by e pouco mais porque o resto é para oferecer a EDP e aumenta o custo do investimento e o tempo de retorno.
Isto é o que penso ser o mais rentável.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”