Outlander PHEV Algarve

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
jrochate
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta fev 13, 2015 2:29 pm

Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate »

Como prometido, aqui vão alguns dados sobre o meu Mitsubishi Outlander PHEV Instyle Navi+ (MY14 S65)

Para saber mais detalhes técnicos sobre a viatura, deixo alguns recursos que eu próprio usei para estudar o caso: Outros recursos mais genéricos: Motivações que levaram à escolha, por ordem decrescente de importância:
  1. Vantagens fiscalidade verde 2015 no patamar <35.000€
  2. Viaturas atuais, a gasóleo, com mais de 10 anos cada
  3. Tecnologia de ponta, nomeadamente a elétrica-híbrida
  4. Silêncio / suavidade / simplicidade na condução
  5. Perfil de utilização adequado às capacidades da viatura
Garantidos os pressupostos, já passeia com frequência pela EN125, e até vai à praia pois o tempo já pede:

Imagem

Depois de um pouco mais de 1200 km, ainda só levou 20 EUR de gasolina, sobretudo devido a deslizes: esquecer de carregar, um pouco mais de pressa, etc.

Consigo fazer, consecutivamente, 50 km com uma carga completa.
Contas feitas: 50km = 10kWh x 0,1543 €/kWh = 1,55 € + IVA = 1,90 €
O que resulta em aproximadamente 4 € / 100km

Pensando em termos de carros a gasóleo, teremos um consumo elétrico equivalente ao gasóleo a rondar os 3,5 litros / 100 km.

É possível reduzir ainda mais os custos acumulando duas situações:
  • Carregar em tarifa biohorária (0,098 € / kWh)
  • Carregar nos postos MOBI.e
Acontece que, para o meu perfil de utilização é difícil atingir com regularidade tanto uma como outra condição, pelo que as contas são as acima representadas.

Uma nota relevante para a questão do consumo elétrico:
Só é possível chegar aos 50km por carga da seguinte forma:
  • Poucas subidas e, quando as há, não ultrapassar os 55km/h
  • Velocidade máxima de 70km/h em retas
  • Velocidade máxima até 100km/h quando embalado devido a alguma descida
  • Travagem suave apenas com regeneração, mesmo usando o pé
  • Climatização desligada, e janelas / teto pouco abertos
  • Modo Eco, obviamente
  • Olhos sempre em cima do ponteiro do consumo, evitando que ultrapasse o "O" de Eco (de preferência sempre abaixo)
Uma condução sem preocupações de consumo e com climatização ligada, e não passa dos 25km-30km de autonomia.
E, se pensarmos em contas novamente, com a condução sem preocupações salta-se para a fasquia equivalente ao gasóleo de 5,5 a 6 litros / 100km.

Não estou aqui a considerar o consumo de gasolina, pois a ideia é que o motor de combustão interna sirva apenas para os casos excecionais. Tanto mais que nem tenho experiência / dados para partilhar sobre o consumo do mesmo. Ainda bem...


Mudando de tema, e também de perfil:

Imagem

Os pontos fortes que corresponderam / superaram as minhas expetativas:
  • Conforto: nas reviews lê-se muitas vezes que o carro é duro. Para mim está muito bom, pois absorve bem as irregularidades, não adorna em demasia, e dá sensação de segurança. Talvez o termo de comparação não seja o melhor e a área é bastante subjetiva, mas superou.
    O silêncio do motor e a caixa automática tornam a condução diária muito mais agradável.
  • Multimedia: mais uma área em que as reviews diziam que era lento, não ligava com os telefones, etc, etc. Não tive qualquer problema, a qualidade do audio bluetooth é muito boa no telefone (iphone) mas fraquinha num tablet de gama baixa (insys). A navegação funciona muito bem.
  • Exclusividade: são muitas as opiniões negativas sobre o aspeto pouco moderno do phev. A minha experiência na rua é que não deixa as pessoas indiferentes: não é um modelo muito visto, dá a sensação de ser um carro grande, e os conhecedores (EV) reconhecem as letras azuis. Isto é tudo muito subjetivo, mas não fica atrás dos já muito vistos Q's, X's e afins.
  • Tecnologia: sem dúvida uma montra entusiasmante para se tirar partido: desde a gestão da energia aos radares de proximidade e velocidade de cruzeiro, todas as funcionalidades são surpresas a descobrir todos os dias.
Os pontos fracos a apontar são:
  • Qualidade: os materiais, a construção, os ruídos, os acabamentos, deixam muito a desejar no pacote global. Cabeças de parafusos por tapar, cabos elétricos coloridos debaixo dos tapetes, cabos dobrados prontos a descarnar, plásticos duros que se riscam à primeira pisadela. Certamente que o ambiente tecnológico e os bancos em pele disfarçam, mas infelizmente está bem presente a contenção de custos.
  • Consumos: se houver desleixo com os carregamentos e/ou pouco cuidado na condução, os consumos serão facilmente superiores à versão diesel. O peso é a principal razão, mas cabe ao perfil do condutor tirar o melhor partido.
  • Rede de carregamento: embora não seja "culpa" do phev, nesta zona do país a rede é praticamente nula e tenho tido más experiências com os locais onde existe. Isto é um claro entrave para quem considera este tipo de viatura.
  • Remote wifi: Esta funcionalidade tem muito pouca aplicabilidade. Se estamos em casa e com alcance, não precisamos de aceder remotamente, pois já se programou ou deixou a carro a carregar. Se o carro ficou a carregar na rua, não temos acesso devido ao curto alcance da rede.

Para terminar, e olhando para o horizonte que o PHEV observava nas imagens anteriores:

Imagem

Com um valor abaixo dos 35.000 + IVA, e adaptando um perfil de utilização adequado, é uma aposta ganha.

Proponho-me a atualizar este DB sempre que se justificar (report de consumos, problemas, descobertas, etc.), e responder a todas as questões a quem tenha dúvidas ou curiosidades sobre o modelo.

Tenho como projeto em curso juntar as ferramentas necessárias para o login remoto na rede Wifi do veículo e, dessa forma, poder consultar o estado da carga onde quer que esteja.


t+

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico DB bem documentado e com fotos lindas :)
Boa sorte com essa máquina... Parabéns.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por lmmr74 »

Parabéns pela compra e acima de tudo pela honestidade e detalhe nos comentários.
Partilho a tua opinião, o importante é que o carro se adapte ao perfil de quem o compra.

Felicidades e muitos km's, a electricidade de preferência :D


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns pela máquina, e votos de muitos Km movidos a electrões ;-)

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por Mumia »

Parabéns pela apresentação do dito e claro parabéns pela compra do dito ;) agora muitooosss e bons Km's ;)

Quanto à condução é normal.... vamos habituando e gerindo muito melhor com alguns Km's a conduzir eléctrico, todos nós no inicio temos autonomias muito menores até nos habituarmos a conduzir bem um VE e a desfrutar dele e de o conhecer melhor ;) daqui a uns tempos faz muitos mais Km's em modo eléctrico vai ver ;)

Venham de lá mais fotos e mais relatos ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por lmmr74 »

Mumia Escreveu: Quanto à condução é normal.... vamos habituando e gerindo muito melhor com alguns Km's a conduzir eléctrico, todos nós no inicio temos autonomias muito menores até nos habituarmos a conduzir bem um VE e a desfrutar dele e de o conhecer melhor ;) daqui a uns tempos faz muitos mais Km's em modo eléctrico vai ver ;)
É isso mesmo, eu no inicio fazia 65 km´s com o meu, agora passados 2 meses, faço quase, quase 80 :D


Autor do tópico
jrochate
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta fev 13, 2015 2:29 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate »

Cá por baixo a mobilidade elétrica ainda é estranha.
Comentários FB à porta da Universidade do Algarve na página de alguém
Não tenho qualquer ligação com esta pessoa, por isso apago os nomes para privacidade dos envolvidos.

Imagem


karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por karamelo »

Infelizmente o único comentario que poderia receber era "pacovio!"

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por Emanuel Couto »

Também acho que o carro nem é elétrico nem está a carregar...!

Se calhar está amarrado ao poste para ninguém o roubar... :shock:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por MRider »

OMG


É incrível como as pessoas são bem atrasadas....
Live long and prosper!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Que pacóvios...
Só não há mais no Algarve porque tirando Faro é um deserto de postos.
E o Alentejo excetuando as 2 capitais de distrito também.


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por tavares »

Como Alentejano sinto-me ofendido :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Desde quando é que o Alentejo só tem duas capitais de distrito? ;) ;) ;)

Que eu saiba são 3 : Portalegre , Évora e Beja

Os postos em Portalegre estão praticamente todos inutilizados ( são 3 , duplos )


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por RuFuS »

Parabéns jrochate pela voiture! :D

Esse posto nas gambelas esteve sempre inactivo, nunca o consegui usar! Admiro-me teres conseguido...é sinal que as reclamações surtiram efeito (não sei bem quando fiz a última)! :lol: :P

Temos que marcar um mini-encontro...tou aqui na zona de Vilamoura...estás para os lados de Olhão?


Autor do tópico
jrochate
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta fev 13, 2015 2:29 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate »

Também acho que o carro nem é elétrico nem está a carregar...!

Se calhar está amarrado ao poste para ninguém o roubar... :shock:
Hhehe. Calma :) Eu penso que é apenas sarcasmo e boa disposição.
Que pacóvios...
Só não há mais no Algarve porque tirando Faro é um deserto de postos.
O problema é esse mesmo: a região sul, como sempre, não tem o mesmo nível de oportunidades que as restantes regiões (deserto... ??).
Desde saúde, educação, cultura, tecnologia, etc.

A sociedade em geral, e os políticos em particular, vê o Algarve como o sítio para ir descansar e não promovem o devido investimento noutras áreas.

O resultado é exemplificado através da (falta de) mobilidade elétrica e, com isso, do desconhecimento / espanto generalizado das pessoas.

Temos que marcar um mini-encontro...tou aqui na zona de Vilamoura...estás para os lados de Olhão?
Mais para os lados de Faro, mas faço a 125 de uma forma generalizada.
Sim, podemos pensar nisso à volta de um mobi.e qq :)


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por lmmr74 »

O que é preocupante nem é tanto os comentários mas sim quem os faz...pelo que percebo a página do facebook é da Universidade do Algarve...pergunto serão estes "trambolhos" estudantes universitários? São estes os futuros líderes do país? Que "terceiro mundismo" :(

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jmal »

É uma questão de cultura e conhecimento, pelas conversas de café, perguntas que me fazem entre outras surpresas que apanho, presumo que não mais de 25% da população acredite que os veículos eléctricos andam ai e não são apenas para simbolismos e campanhas. Ainda assim levou muito tempo a convencê-las disso, agora imaginem o tempo que irá ser necessário de que carros com escapes também ser eléctricos e chegar a 100 % da população, não quero ser pessimista, mas penso que só a necessidade irá tratar do assunto....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

No caso lisboeta basta proibir a circulação de veículos de combustão interna no centro da cidade, em vez da norma cretina dos veículos pré 97 ou 98... A área de implantação já está definida...


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por RuFuS »

jrochate Escreveu:
Temos que marcar um mini-encontro...tou aqui na zona de Vilamoura...estás para os lados de Olhão?
Mais para os lados de Faro, mas faço a 125 de uma forma generalizada.
Sim, podemos pensar nisso à volta de um mobi.e qq :)
Se estás para os lados de Faro é como quiseres...posso dar aí um saltinho ou vens aqui para os meus lados: ambos temos autonomia sem Mobi-e... :lol:

Preferes durante a semana ou FDS? Só queria espreitar a viatura... :P


Autor do tópico
jrochate
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta fev 13, 2015 2:29 pm

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate »

Tomara eu ter tempo para atualizar este DB :)
Nos próximos tempos não tenho chances de fugir da rotina.

No verão combinamos uma concentração de PHEVs do fórum, quando os restantes vieram cá passar férias, e aí vemos as viaturas da malta.

Sim, isto é para vocês,
t3lmo Escreveu:t3lmo
e
pescarigo Escreveu:pescarigo

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por t3lmo »

Heheh... está combinado :D
No verão estarei por ai algures no Carvoeiro!

E já agora... parabéns pela opção. Espero que disfrutes de muitos km's de preferência sempre em elétrico ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Automóveis”