Bomba de calor para aquecimento central e AQS

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
zemario
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta jan 14, 2015 11:01 am

Bomba de calor para aquecimento central e AQS

Mensagem por zemario »

Boa tarde,

Gostaria de saber se as bombas de calor além de aquecer água para o aquecimento central também conseguem, em simultâneo, produzir e acumular AQS num depósito acumulador ou cilindro?

Esta dúvida surge, pelo seguinte:

Na casa de um amigo o sistema de aquecimento central funciona do seguinte modo:

A partir das 18:00 a bomba circuladora que está acoplada ao acumulador (solius trigénio de 300 litros) começa a trabalhar e envia a água quente do acumulador para os radiadores.

Quando a temperatura da água que está no acumulador baixa dos 50º, a bomba de calor começa a trabalhar até conseguir aquecer a água que está no acumulador até aos 55º. Este ciclo repete-se durante o período de aquecimento (das 18:00 às 23:30 horas).

Se for necessário utilizar água quente para banhos ou para outra utilização (quer durante o período de aquecimento ou fora dele), a bomba de calor também começa a trabalhar quando a temperatura da água que está no acumulador baixa do 50º (neste caso mais rapidamente devido à entrada de água fria no acumulador) .


Conclusão: Neste sistema, a produção de aqs é praticamente instantânea não existindo acumulação que dê, por exemplo, para 2 ou 3 banhos sem ser necessário o apoio da bomba de calor. Ao contrário do sistema que tenho atualmente em que a caldeira a gasóleo consegue enviar água quente para os radiadores e ao mesmo tempo enviar água quente para um depósito acumulador (300 litros) o que me permite ter água quente para 4 banhos sem ser necessário qualquer reaquecimento.

Obrigado

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bomba de calor para aquecimento central e AQS

Mensagem por Emanuel Couto »

Se houver algum expert na matéria que possa ajudar ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

zemario Escreveu:Boa tarde,

Gostaria de saber se as bombas de calor além de aquecer água para o aquecimento central também conseguem, em simultâneo, produzir e acumular AQS num depósito acumulador ou cilindro?

Esta dúvida surge, pelo seguinte:

Na casa de um amigo o sistema de aquecimento central funciona do seguinte modo:

A partir das 18:00 a bomba circuladora que está acoplada ao acumulador (solius trigénio de 300 litros) começa a trabalhar e envia a água quente do acumulador para os radiadores.

Quando a temperatura da água que está no acumulador baixa dos 50º, a bomba de calor começa a trabalhar até conseguir aquecer a água que está no acumulador até aos 55º. Este ciclo repete-se durante o período de aquecimento (das 18:00 às 23:30 horas).

Se for necessário utilizar água quente para banhos ou para outra utilização (quer durante o período de aquecimento ou fora dele), a bomba de calor também começa a trabalhar quando a temperatura da água que está no acumulador baixa do 50º (neste caso mais rapidamente devido à entrada de água fria no acumulador) .


Conclusão: Neste sistema, a produção de aqs é praticamente instantânea não existindo acumulação que dê, por exemplo, para 2 ou 3 banhos sem ser necessário o apoio da bomba de calor. Ao contrário do sistema que tenho atualmente em que a caldeira a gasóleo consegue enviar água quente para os radiadores e ao mesmo tempo enviar água quente para um depósito acumulador (300 litros) o que me permite ter água quente para 4 banhos sem ser necessário qualquer reaquecimento.

Obrigado
Claro que conseguem, depende como estão construídas.

Fiz para minha casa um sistema parecido, com 2 depósitos termo-acumuladores de 200 Lt cada. A bomba de calor (BC) aquece, através de uma serpentina instalada no primeiro depósito, a água sanitária (AQS) que, quando atinge 52 ºC, é transferida para segundo depósito. Isto acontece durante tarifa de vazio (bi-horário). Quando é preciso aquecer a casa, liga automaticamente a bomba de circulação do circuito de aquecimento central (AQC) por radiadores (deitei fora a caldeira de gasóleo) ligado a uma segunda serpentina do mesmo primeiro depósito. Quando há consumo da AQS, esta é reposta a partir do primeiro depósito, sem necessidade de ligar BC. A BC só liga se o consumo da AQS for maior. Somos cá em casa 5 a 6 pessoas, todos tomam chuveiro diariamente, sem problemas de falta de água quente.

Durante a época de aquecimento a BC trabalha a maior potência durante a noite, no vazio, aquece AQS e AQC. A produção da AQS é prioritária. A casa acumula calor durante a noite e durante o dia, em tarifa Fora do Vazio, a BC trabalha a potência mínima, para manter a casa temperada. Normalmente desligo radiadores nos quartos e deixo ligados só os da sala, cozinha e escritório.

A minha BC tem 5.2 kW de potência e produz energia térmica em média por 4,5 cent/1 kWh. Uma boa caldeira de gasóleo produz calor por volta de 10 a 12 cent/1 kWh. A minha necessidade anual de energia para AQS e AQC ronda uns 15.000 kWh, isso corresponde a um custo de 670 €. A mesma energia produzida por uma caldeira de gasóleo custa uns 1.650 €.

Na minha página, anunciada aqui http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 31&t=18918, há um link para visualização da minha instalação em tempo real. Nesta visualização há um menu com histórico para ver os consumos e temperaturas no passado (1 dia, semana, mês).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”