Ligar painel solar na tomada e ja está

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
OneBadPig
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado ago 04, 2012 2:48 pm

Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por OneBadPig »

Boas

Vi isto na feira da fatacil em lagoa, mas não pedi informações só fiquei com a brochura informativa, também está no site deles, não sei se posso colocar aqui por isso só vou passar algumas coisas da brochura.


"O ******* é um sistema solar fotovoltaico que converte a radiação solar em electricidade com características equivalentes à da rede eléctrica (230VAC, 50Hz)."

"O ******* tem 250W de potência nominal e pode ser ampliado de forma modular até à potência que se desejar, ajustando-se às necessidades de cada habitação, edifício de serviços ou industrial."

As instruções de montagem são as seguintes:
1 - Fixar o painel
2 - Ligar tomada
3 - Já está


É necessária alguma autorização especial para a instalção de um sistema de auto-consumo *****?

Existe actualmente um vazio legal relativamente a sistemas de auto-consumo, sendo que o RLIE (Regulamento para Liceças de Instalações Elétricas) foi objecto de uma simplificação com a publicação do Decreto-Lei nº 101 de 2007, no qual as instalações fotovoltaicas até 1000W estão isentas de certificação conforme está referido na alínea b) do número 2, artº 9.

Podemos montar isto em qualquer casa?

Avatar do Utilizador

psi20
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 145
Registado: segunda jun 03, 2013 11:54 am

Re: Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por psi20 »

Tenho as mesmas questoes pois estudo uma situacao semelhante


Autor do tópico
OneBadPig
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado ago 04, 2012 2:48 pm

Re: Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por OneBadPig »

Enviei um email e a resposta foi esta .... não gostei da parte se não consumir a totalidade conta como consumida no digital.


""Agradeço desde já o seu contacto e interesse no nosso produto.

Gostava de saber mais informações sobre este redimento anual, no meu caso é de 78 euros, quer dizer que baixo a minha factura electrica em 6 a 7 euros por mês?

Quanto ao calculo de rendimento, o mesmo encontra-se efectuado com base em dados estatísticos de radiação solar, tendo sido obtido por intermédio de um software de cálculo de marca Alemã.
Os 78 Eur de poupança são o resultado da poupança ao longo do ano e apresentam alguma variação mensal devido à variação do número de horas de sol e níveis de radiação mensal, mas sim, poderá considerar uma variação entre 4,5 Eur e 9,5 Eur.


Ao colocar 2 paineis temos de colocar 2 fichas?
Ao colocar 2 kits não tem obrigatoriamente que colocar 2 fichas, podendo ligar os dois inversores entre si e ligar apenas uma ficha à tomada.


Se não consumir o que estou a produzir com fica o contador, anda ao cotrario?
Se não produzir a totalidade do que produz, a energia será introduzida na rede eléctrica de EDP (não é desejável, razão pela qual aconselhamos a instalar menos potência do que aquela que normalmente se está a consumir) e dependendo do tipo de contador de consumo ser analógico ou digital as consequências serão diferentes.

No caso de contadores antigos, o disco irá rodar ao contrário descontando energia, mas se o contador for digital, dependendo da sua parametrização poderá contabilizar a energia injectada como se tratasse de energia consumida.""

Avatar do Utilizador

livingandtechnology
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jul 20, 2014 11:00 am

Re: Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por livingandtechnology »

Desconhecia que o contador digital poderia contar corrente no sentido inverso em caso não se consumisse a totalidade.
Tenho um sistema de autoconsumo instalado com um inversor da Involar+Painel de 245w e está a produzir cerca de 1.1 kw/dia .

Nas horas de pico faz +/- 180w (entre as 11:00 e as 15:30 está sempre acima dos 150 w tenho apenas um figorifico(110w a bombar com os dois compressores) e mais algum electrodoméstico que em standby(10~20w). Daqui a adois meses quando chegar a fatura logo vejo se o consumo está a subir ou diminuir.


Autor do tópico
OneBadPig
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado ago 04, 2012 2:48 pm

Re: Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por OneBadPig »

Boas

O teu sistema ficou em que preço?

este fica em 675 euros com tudo e nós podemos montar sem problema.

livingandtechnology Escreveu:Desconhecia que o contador digital poderia contar corrente no sentido inverso em caso não se consumisse a totalidade.
Tenho um sistema de autoconsumo instalado com um inversor da Involar+Painel de 245w e está a produzir cerca de 1.1 kw/dia .

Nas horas de pico faz +/- 180w (entre as 11:00 e as 15:30 está sempre acima dos 150 w tenho apenas um figorifico(110w a bombar com os dois compressores) e mais algum electrodoméstico que em standby(10~20w). Daqui a adois meses quando chegar a fatura logo vejo se o consumo está a subir ou diminuir.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por Fidel »

OneBadPig Escreveu:Boas

O teu sistema ficou em que preço?

este fica em 675 euros com tudo e nós podemos montar sem problema.

livingandtechnology Escreveu:Desconhecia que o contador digital poderia contar corrente no sentido inverso em caso não se consumisse a totalidade.
Tenho um sistema de autoconsumo instalado com um inversor da Involar+Painel de 245w e está a produzir cerca de 1.1 kw/dia .

Nas horas de pico faz +/- 180w (entre as 11:00 e as 15:30 está sempre acima dos 150 w tenho apenas um figorifico(110w a bombar com os dois compressores) e mais algum electrodoméstico que em standby(10~20w). Daqui a adois meses quando chegar a fatura logo vejo se o consumo está a subir ou diminuir.

Eu acho um pouco ao caro, no site EV-POWER consegue-se o mesmo por metade do preço, as marcas podem nao ser as mesmas(nao faço ideia qual é melhor), as potencias sao as mesmas e é modular tambem, podes adicionar quantos "kits" tu quisers em paralelo.

Aqui fica o link com o "kit" que estou a falar:
Com painel mono:http://www.ev-power.eu/GridFree-Inverte ... html?cur=1
Com painel poli: http://www.ev-power.eu/GridFree-Inverte ... html?cur=1

O preço posto em Portugal fica por 314€ o Mono e 305 o poli.


Autor do tópico
OneBadPig
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado ago 04, 2012 2:48 pm

Re: Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por OneBadPig »

Esses preços são mais aceitaveis.

Não percebo nada de electricidade, com um kit da EV-Power é só ligar na tomada, não vejo nenhuma tomada como as nossas?


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por Fidel »

Pois, realmente não vejo nenhuma ponta nos cabos deles com ficha para ligar a tomada, mas no caso de não ter essa ficha, basta fazer, é bastante simples e fica barato.
Eu acho que não tem essa ficha pois estes módulos podem ser ligados a um "controlador" para se conseguir ver os dados a distância assim como guardar dados.


Autor do tópico
OneBadPig
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado ago 04, 2012 2:48 pm

Re: Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por OneBadPig »

essa ficha é facil de lguem fazer ou existe alguma ficha já feita que se possa comprar, se fosse das tomadas UK era só meter um adptador antes.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por Fidel »

O que se pode fazer é comprar um cabo com a ficha fêmea na ponta e fazer ficha shucko na outra ponta.
Mas acho que é um preço desnecessário.


carvalhoalmeida
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda jun 15, 2015 8:26 pm

Re: Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por carvalhoalmeida »

Vi uma matéria muito interessante sobre energia solar no site.
http://www.tudoenergiasolar.com.br/


OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Ligar painel solar na tomada e ja está

Mensagem por OzPT »

Em relação ao contador digital andar para a frente, ja tinha lido pelo forum algures que a EDP iria substituir os contadores que tenham este comportamento...

Foi até referenciado nesta discussão (http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 5&start=20) que a EDP iria fazer troca de contadores actuais por contadores intiligentes por obrigação da EU. Agora se são compativeis com o autoconsumo é que não se sabe.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”