Tubos de vácuo Heat Pipe para AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Tubos de vácuo Heat Pipe para AQS

Mensagem por visitante1 »

Boas,
desde o mes de abril que tenho instalado um sistema de aquecimento de agua com tubos de vácuo da gama heat pipe.
O sistema está interligado com um ouro sistema a biomassa facody que é utilizado durante os meses mais frios,
mais propriamente este:
viewtopic.php?f=44&t=16743

O sistema é composto atualmente por 2 coletores com 20 tubos cada, é um CF (circulação forçada), cujo grupo de bombeio e controladores estão alimentados a energia solar fotovoltaica.

O sistema tem-se portado bem embora as perdas sejam um pouco elevadas devido a distancia em tubaria que ronda os 100m, de salientar que estão a ser aquecidos dois termoacumuladores de 200L cada, estou a ponderar instalar mais um para combater essas perdas.
De qq forma nunca faltou ainda a agua quente, o "obsoleto" sistema a gás continua activo mas apenas como ultimo recurso. Desde que foram instalados os termoacumuladores com aquecimento a lenha (no passado mes de dezembro), e posteriormente os paineis em abril que nunca mais foi gasto gás propositadamente, apenas para manutenção da caldeira.
Com isso tento mais uma vez o grande objetivo da sustentabilidade... o que não é facil mas consegue-se...gastando muito dinheiro
~Deixo umas imagens:
Anexos
Tubos de vacuo cima.JPG
Tubos de vacuo cima.JPG (82.93 KiB) Visto 8786 vezes
Vista geral termoacumulador 1 + control.JPG
Vista geral termoacumulador 1 + control.JPG (28.18 KiB) Visto 8786 vezes
Temperatura.JPG
Temperatura.JPG (31.73 KiB) Visto 8786 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Tubos de vácuo Heat Pipe para AQS

Mensagem por Esteves »

Bem quem pode pode :D :D :D , parabéns.

Eu também vou começar a montar um sistema de biomassa para minimizar os gastos elétricos nos dias de pouco sol nomeadamente no inverno, é uma Salamandra BIG multifunções, com serpentina, forno, e placa para cozinhar, totalmente alimentada a lenha.

O material já está encomendado, salamandra e termoacumulador com 2 serpentinas, já preparado para mais tarde meter um sistema solar, talvez tubos de vácuo.

Quando o material vier abro um tópico para proceder as montagens visto que sou eu que vou fazer a montagem, mas como a minha área não é esta conto com ajuda de todos.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tubos de vácuo Heat Pipe para AQS

Mensagem por visitante1 »

Esteves Escreveu:Bem quem pode pode :D :D :D , parabéns.

Eu também vou começar a montar um sistema de biomassa para minimizar os gastos elétricos nos dias de pouco sol nomeadamente no inverno, é uma Salamandra BIG multifunções, com serpentina, forno, e placa para cozinhar, totalmente alimentada a lenha.

O material já está encomendado, salamandra e termoacumulador com 2 serpentinas, já preparado para mais tarde meter um sistema solar, talvez tubos de vácuo.

Quando o material vier abro um tópico para proceder as montagens visto que sou eu que vou fazer a montagem, mas como a minha área não é esta conto com ajuda de todos.
Bem, eu é que digo! quem pode pode!!!
vai ser um miminho esses assados em forno a lenha...

O termoacumulador é feito de quê? aço inox? compraste aí perto?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Tubos de vácuo Heat Pipe para AQS

Mensagem por Esteves »

Bem, eu é que digo! quem pode pode!!!
vai ser um miminho esses assados em forno a lenha...

O termoacumulador é feito de quê? aço inox? compraste aí perto?
Não é uma questão de poder, é uma questão económica ao longos dos anos, sei que cerca de 3000€ daria para muita eletricidade ou de gaz, mas também quando se gastarem os €€€€ em luz ou gaz teria de continuar a gastar os euros na luz ou gaz, como tenho lenha acaba por ser mais rentável tendo eu possibilidade para isso, mesmo que tivesse de a comprar sempre fica mais em conta que a luz ou gaz, e o meio ambiente agradece.

E como eu custo-mo dizer, vale mais gastar o graveto nisto que em coisas que só são bonitas nos primeiros dias, depois torna-se um mono que acaba por ir para o lixo, e de hoje em dia ter dinheiro nos bancos é só prejuízo, e eu também não quero que o governo saiba que eu tenho dinheiro se não ainda me o roubam, e ferro e latas e outros adereços a eles não interessa :lol: :lol: :lol:


O termoacumulador é feito de aço inox 316 ou 317!, quanto a compra comprei tudo na zona de Vagos.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Tubos de vácuo Heat Pipe para AQS

Mensagem por RJSC »

Esteves Escreveu:e eu também não quero que o governo saiba que eu tenho dinheiro se não ainda me o roubam, e ferro e latas e outros adereços a eles não interessa :lol: :lol: :lol:
Não interessa até ao dia em que se lembrarem de lançar um imposto como fazem sobre os tijolos (IMI).

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tubos de vácuo Heat Pipe para AQS

Mensagem por visitante1 »

Passado este tempo desde a instalação posso afirmar que foi uma boa aposta a instalação de tubos de vácuo.
Ainda não houveram avarias consideráveis, apenas uns passadores que começaram a verter e mais nada.
Gás! nunca mais utilizei, naturalmente com o apoio da caldeira biomassa no inverno, caso contrario não seria possível só com painéis, sendo estes ou de outro tipo.

Também não poderia ser de outra forma pois fui dar com o sistema de gás avariado, acho que foi o redutor que colou. também já muito tempo que não colocava em funcionamento, no inicio ainda testava de vez em quando, depois deixei-me disso e deu no que deu!!

num dia como o de hoje, com muito sol, deu perfeitamente para aquecer os dois termoacumuladores de 200L cada a uma temperatura estabilizada de 52ºc!
Anexos
contrl tb vacuo.jpg
contrl tb vacuo.jpg (11.07 KiB) Visto 7783 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tubos de vácuo Heat Pipe para AQS

Mensagem por visitante1 »

Uns dias atrás comecei a notar a agua dos termo-acumuladores um pouco suja, fui investigar e cheguei a conclusão que os responsável por isso foram os ânodos de magnésio.
Resumindo nunca mais me lembrei deles e o resultado foi este.
Estou a pensar seriamente não voltar a colocar isso dentro da agua. Aquilo desfaz-se tudo e fica com muito mau aspeto, acho que aço inox 316 não deve precisar.
Anod. Mag...jpg
Anod. Mag...jpg (137.47 KiB) Visto 7281 vezes
Anod. Mag..jpg
Anod. Mag..jpg (162.94 KiB) Visto 7281 vezes
Agua.jpg
Agua.jpg (205.81 KiB) Visto 7281 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Tubos de vácuo Heat Pipe para AQS

Mensagem por Emanuel Couto »

Está mesmo em péssimo estado... :shock:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Tubos de vácuo Heat Pipe para AQS

Mensagem por mda »

Ola!
Se corroeu é porque precisa.
O problema não é o deposito em si, mas no facto de teres varios metais em contacto e banhados pelo electrolito, que neste caso é a água.
Penso que estas a pensar em não meter porque provavelmente estavam metidos directamente na água de consumo.
Da minha experiência como sabes, meto sempre os electrodos de magnésio no secundário. Para isso faço um T meto um passdor de acesso para mudar e controlar com mais facilidde e ponho o electrodo la dentro.
Agora não estou em casa, mas quando estiver mando-te foto e esquema.
Quer sejam maiores ou mais pequenos deves meter sempre.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”