30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Marque aqui os encontros relacionados com energias renováveis e ambiente. (almoços, cafezinhos, conferências, visitas, cursos, etc...)
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por rcardoso »

Como já era esperado, sempre se vai realizar uma concentração de veículos eléctricos e híbridos em Guimarães, neste mês de Setembro. Mais concretamente no próximo dia 20, no Largo Condessa da Mumadona (junto ao Tribunal).
Informo também que nos dias 18, 19 e 20, também estarão expostos VEs e híbridos novos, de várias marcas já confirmadas: Toyota, Lexus, BMW, Renault e Vortex.
Estes dois eventos fazem parte do programa da Semana da Mobilidade, de Guimarães.
Cartaz da Semana da Mobilidade, em Guimarães
Cartaz da Semana da Mobilidade, em Guimarães
GUIMARÃES.jpg (107.5 KiB) Visto 8811 vezes
Para o evento da concentração de veículos afectos à Mobilidade Sustentável, e sobre o qual recai este tópico, foi já criada uma lista de presenças confirmadas. Sugeri num outro fórum e foi aceite, como experiência, a criação de um Google Doc para conter essa lista. Podem aceder directamente ao documento e colocar a V/ confirmação (em https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing), ou solicitarem o registo aqui no tópico, e alguém o colocará no documento.

Com a lista a ser gerada num documento público e de acesso generalizado, permite que apenas o link seja partilhado em diferentes fóruns, blogs e grupos de redes sociais (ex. Facebook), ligados à Mobilidade Sustentável, sem haver necessidade de repetir vezes sem conta a lista, de serem colocados nomes repetidos derivados dessa dispersão de listas, etc. Em suma, uniformizar o processo de registos. Tem os seus riscos, mas confia-se no bom senso e na boa vontade de todos. Caso se chegue à conclusão de que não funciona, por alguma razão, passa-se ao método "tradicional". Qualquer sugestão ou opinião acerca da lista é sempre bem-vinda.

Já estão inscritos alguns membros. Como vimaranense, gostaria de vos ver a todos na minha cidade. Inscrevam-se! :D
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por rcardoso »

Ponto actual:
Presenças confirmadas, em Guimarães
Presenças confirmadas, em Guimarães
guimaraes.jpg (47.81 KiB) Visto 8770 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por rcardoso »

Link para lista de registo de presenças: https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing

Estado actual da lista:
Presenças, em GMR
Presenças, em GMR
guimaraes.jpg (56.97 KiB) Visto 8721 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por rcardoso »

Estranho silêncio... Ainda está tudo de férias?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por CésarSalgado »

Posso aparecer na minha bicicleta eléctrica? :)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por rcardoso »

CésarSalgado Escreveu:Posso aparecer na minha bicicleta eléctrica? :)
Claro que sim! Não deixa de ser um VE! E em alguns contextos, como deslocações curtas para o trabalho, até poderá ser a melhor opção! ;)

Todos somos importantes, quanto à nossa presença nestes encontros de VEs. É bom que quem passa e quem se interessa, fique com a noção de que existem montes de possibilidades de aquisição de VEs: diferentes preços, diferentes potências, diferentes autonomias. Se algum destes observadores parar um pouco para reflectir, e calcular a quantidade diária de kms que faz, encontrará muito provavelmente o VE adequado para si. Com ganhos consideráveis, financeiros e ambientais! :)

Não te esqueças de fazer o registo na lista de confirmação de presenças.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por ogadiv »

Era importante, caso seja possível, fazerem sentir às entidades competentes (autarquia, polícia municipal, PSP) as dificuldades que sentem quem utiliza esta forma de mobilidade para carregar as suas viaturas, dado que os locais estão quase sempre ocupados por outras viaturas.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por rcardoso »

ogadiv Escreveu:Era importante, caso seja possível, fazerem sentir às entidades competentes (autarquia, polícia municipal, PSP) as dificuldades que sentem quem utiliza esta forma de mobilidade para carregar as suas viaturas, dado que os locais estão quase sempre ocupados por outras viaturas.
Como já tinha indicado noutro tópico https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11249505, eu já alertei a CMG para esse assunto, e já me tinham dito que era algo a ser bem vigiado. Na práctica, não me parece muito, pois continuo a ver frequentemente utilizações abusivas...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

joaocfgoncalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm
Localização: Guimarães

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por joaocfgoncalves »

Os "peregrinos" que vão a Barcelos, vão a Guimarães também? É certo que Barcelos necessita de pontos de carga, mas há que fazer ver à população vimaranenses que os eléctricos existem e são muitos...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por visitante1 »

Vou passar por la! :)
Mas nao tenho eletrico :(
Talvez passe primeiro por fafe, festival da vitela assada ;)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por rcardoso »

joaocfgoncalves Escreveu:Os "peregrinos" que vão a Barcelos, vão a Guimarães também? É certo que Barcelos necessita de pontos de carga, mas há que fazer ver à população vimaranenses que os eléctricos existem e são muitos...
A ter em conta apenas as inscrições, não vão... :(

Noutro fórum, referiram que é frequente que vários membros apareçam mesmo sem estarem inscritos. Tenho esperança que isso aconteça, para bem da imagem que fica na cidade, relativa ao movimento ligado à Mobilidade Sustentável. Referiram também que o problema deste encontro de Guimarães, foi ser no mesmo fim-de-semana do de Barcelos, precisamente. Pois, para não sacrificarem (e bem) o tempo que é destinado à família, os membros tiveram que optar por um dos encontros. E a ser assim, escolheram Barcelos, ficando o Domingo livre.

Talvez a energia gerada em Barcelos, motive os participantes a virem a Guimarães ...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por rcardoso »

Paisagens lindas! Veículos espectaculares! Público inexistente...

Já defendi várias vezes, em vários locais, que estes eventos têm de ter visibilidade para terem sucesso. Os locais devem ser cautelosamente escolhidos, os eventos bastante publicitados por flyers, cartazes, publicitações nas rádios locais e outros Media, e o sentido de poupança deve ser bem explorado (comparativos VEs/CIs), assim como usar esses meios que referi para informar e desmistificar o que o cidadão pensa dos VEs, quanto à sua autonomia e durabilidade das baterias.

Uma vez mais estes cuidados não foram tidos em linha de conta, apesar de eu próprio ter alertado por e-mail a CMG para alguns destes pontos.

Tudo isto, em conjunto com a realização do evento a um Domingo e no mesmo fim-de-semana do de Barcelos, com a ausência de empresas ligadas a outras marcas (VW, BMW, Nissan, Peugeot, Mitsubishi, Tesla, Brammo, Zero, etc.), só se poderia traduzir numa oportunidade perdida de passarmos a mensagem da Mobilidade Sustentável... Nem participantes suficientes, nem espectadores do evento... Lamentável!

Espero que tenha ao menos servido de lição... Como candidata a Cidade Verde Europeia 2020, Guimarães tem obrigação de fazer mais e melhor. Outros eventos se seguirão, provavelmente, e aí se verá o que se aprendeu com os erros do passado...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por visitante1 »

De facto aquilo estava fraco!
Talvez à imagem do interesse das entidades competentes não mostrarem grande empenho.
Apenas 3 eléctricos de 4 rodas quando la passei, 1 ion do iceman, 1 fluence e o zoe directamente do vendedor, também uma motas de vendedor.
O local foi uma péssima escolha, ninguém passa por lá a não ser só em transito...

O Homem da renault mostrou algum interesse em vender automóveis, especialmente uns CI´s que tinha no stand em stock :roll:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por Jorge Rocha »

Peço as minhas desculpas pela minha ausência, mas as circunstancias assim o promoveram. Uma tentativa fracassada de fazer uma surpresa a uma pessoa, levando sua mota já arranjada, fez alterar todos os planos que até ali estavam a ser bem geridos. Felizmente o caso não foi nada de grave, muito pelo contrário, verificou-se que o material tem sempre razão. Outras oportunidades existirão, para se poder fazer um Mega encontro, estando eu presente naturalmente.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

joaocfgoncalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm
Localização: Guimarães

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por joaocfgoncalves »

O que se passou reflecte o interesse que as entidades camarárias vimaranenses têm pelos VE. A candidatura a Capital Verde, vais servir apenas para certos poleiros se fazerem ver perante a comunidade vimaranense. Se existir, nunca veremos o tema VE no decorrer dos eventos/acções.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por rcardoso »

joaocfgoncalves Escreveu:O que se passou reflecte o interesse que as entidades camarárias vimaranenses têm pelos VE. A candidatura a Capital Verde, vais servir apenas para certos poleiros se fazerem ver perante a comunidade vimaranense. Se existir, nunca veremos o tema VE no decorrer dos eventos/acções.
Prefiro acreditar que a preparação deste evento falhou apenas pela sua superficialidade, derivada da complexidade da candidatura no seu todo. Isto é, há tantos eventos a definir e programas a estabelecer, que acaba por haver alguma falta de profundidade no detalhe.

Enviei há pouco uma mensagem de e-mail aos responsáveis públicos por este e outros eventos da candidatura, mostrando o meu desapontamento com o resultado do 30º Encontro. Espero que as minhas palavras e os resultados do evento, não caiam em saco roto, e sejam dados a ter em conta em próximas realizações.

Guimarães já mostrou no seu passado recente que está activa, dinâmica, que tem a chama acesa, e que é capaz de vencer candidaturas e de mostrar programas interessantes, aos seus cidadãos e a quem a visita. Esperemos que esta candidatura continue a mostrar isso mesmo, e que este evento tenha sido apenas um percalço...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por visitante1 »

Durante a breve visita que fiz a este evento estive á conversa com um vendedor da renault que me garantiu ter um cliente proprietário duma kangoo eletrica com mais de 280000Km!!!!!!!!!!! veiculo de meados de 2013!
fiquei com a pulga atrás, e já tendo feito umas contas com a ajuda dum outro user de cá, ficamos desconfiados...

rcardoso, será que não poderás tirar um tempinho e ajudar nesta duvida? passar no stand da renault, penso que saibas onde é (junto á saida para pevidem) e tentar saber que cliente é esse!! disfarçadamente claro!
eu só não vou lá porque não vou ter tempo nas proximas semanas..
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: 30º Encontro Veículos Elétricos - Guimarães - 20 Set 2015

Mensagem por rcardoso »

Desculpa visitante1, mas não tenho esse à vontade, para fazer disfarçadamente o papel de Sherlock Holmes... E não me parece que esse facto ser ou não real, mereça tanta pesquisa! ;) Até porque consta-se que no mundo das vendas, são frequentes alguns pequenos exageros e até enganos... O que importa salientar com base na afirmação desse vendedor, é que os VEs são fiáveis, isso sim!

Conhecemos-nos em Guimarães? Desculpa, mas não te estou a identificar por este username.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”