ajuda bateria

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: ajuda bateria

Mensagem por sergiomms »

isso é um PCM.... mas se não precisas de ver o estado da carga e se balanceares as células de vez em quando.. deve servir ;)
sergiomms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: ajuda bateria

Mensagem por Jorge Rocha »

migueltwist Escreveu:Boas.proposeram me um bms com Estas carecteristicas..
Over-charge protection voltage will be 4.25±0.025V ,over-discharge protection voltage will be 2.75V±0.025V ,Constant current 30A para 18 celulas..por 28 euros..que dizem.
Nao ao preco Mas as carecteristicas... Estao Boas para Estas baterias.
Em relação ao bms, tudo me parece bem, para protecções de células de lítio de 3,7V de tensão nominal. Poderá também ter mais características, tais como o balanceamento, correntes de carregamento, entre outras... ?
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta mai 16, 2013 12:52 pm

Re: ajuda bateria

Mensagem por migueltwist »

Bom dia o bms vai ser igual a Este Mas com configuracoes diferentes...
IMG_20151027_105315_-1645728571.jpg
IMG_20151027_105315_-1645728571.jpg (69.89 KiB) Visto 2922 vezes
IMG_20151027_105320_-1878539067.jpg
IMG_20151027_105320_-1878539067.jpg (82.32 KiB) Visto 2922 vezes
..

Agora Precisava de alguma ajuda nas configuracoes.o Email que me enviou pediu me as configuracoes

...You can leave your information with your order " for 18S Lithium Ion Battery ,30A constant current , Difference charge and discharge port " then I can prepare it in according to your left message without problem

O Meu carregador e de 2a. E posso regular a voltagem de 68v Ate 73.6v.
Isso tudo e para a minha outra bicicleta eletrica.que e de 48v Mas Tem baterias de gel...Ja Tem Controlador de 60v...troquei-o eu.e Tem 5 baterias de gel.de 12v 14a..Ja ando assim a 2 anos. Sem problemas.motor nao aquece nem o Controlador...Mas Muito pesada.por. Causa das baterias.ando a uma semana com as baterias lipo...que diferenca de peso.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: ajuda bateria

Mensagem por sergiomms »

então.... deixa lá ver se percebi....
18 celulas 3.7V em série
carregador de tensão regulável de 68v Ate 73.6V a 2Amp.
motor de 750W máx.
é isto?
sergiomms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: ajuda bateria

Mensagem por Jorge Rocha »

migueltwist Escreveu: ...You can leave your information with your order " for 18S Lithium Ion Battery ,30A constant current , Difference charge and discharge port " then I can prepare it in according to your left message without problem

O Meu carregador e de 2a. E posso regular a voltagem de 68v Ate 73.6v.
Isso tudo e para a minha outra bicicleta eletrica.que e de 48v Mas Tem baterias de gel...Ja Tem Controlador de 60v...troquei-o eu.e Tem 5 baterias de gel.de 12v 14a..Ja ando assim a 2 anos. Sem problemas.motor nao aquece nem o Controlador...Mas Muito pesada.por. Causa das baterias.ando a uma semana com as baterias lipo...que diferenca de peso.
Para as 18S e com o carregador aos 73,6V, pediria para que programasse o balanceamento aos 4,10V e o corte por tensão alta aos 4,20V. Desse modo não haveria desperdícios, pois no final do carregamento cada célula poderia ter 4,09V, um pouco antes do começo dos sangradores, aos 4,10V. O corte por tensão baixa poderia ser aos 2,80V e voltar a ligar aos 3,000V.

Se quiseres aproveitar mais das células, carregando-as até aos 4,20V (se essa química o permitir) só tens que colocar outra resistência de um valor ligeiramente diferente, em substituição da que está em série com o potenciómetro de regulação da tensão do carregador, para poderes ter um patamar ajustável mais alto (até aos 75,6V). Assim pediria um balanceamento que comece aos 4,15 se desligue quando as diferenças de tensão são inferiores a 0,010V (para que não haja desperdício energético do sangramento). Seria para que o carregador terminasse o carregamento quando as células estivessem com os 4,20. A tensão de corte aos 4,25V para este caso.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta mai 16, 2013 12:52 pm

Re: ajuda bateria

Mensagem por migueltwist »

Boa noite

Entao seria
Corte Tensao Baixa 2.80v
Corte Tensao alta 4.25v
Balanceamento..se tiver aos 4.15v

Uma duvida que tenho e ao carregar as celulas deve se medir em carga ou em vazio.por exemplo.hoje ao carregar as celulas.o carregador Esta para parar aos 71.3. Mas so para aos 75.6.. Medido no pack.so Fica verde quando chega aos 75.6v.ligadas ao carregador ainda a carregar medem 4.24. 4.20 4.23.. As 18celulas..Depois do carregador Ficar verde Baixo para 4.20 4.18 4.21, por isso a minha pergunta. As baterias para chegar aos 4.25v Tem de carregar Ate aos 4.30v ou para quando chegar aos 4.25v ligadas ao carregador


Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta mai 16, 2013 12:52 pm

Re: ajuda bateria

Mensagem por migueltwist »

Mudar o potenciometro e no,carregador certo.e esse em amarelo que Esta na foto.dis 502 acho eu.mudar para Qual..
Anexos
2015-10-28 21.55.09.jpg
2015-10-28 21.55.09.jpg (1.05 MiB) Visto 2859 vezes

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: ajuda bateria

Mensagem por Jorge Rocha »

Esse potenciómetro é muito pouco preciso, e isso pode fazer com que a tensão se possa desajustar facilmente. Deveria ser substituído por um que seja muito desmultiplicado, tendo umas 20 voltas de curso (também normalmente mais protegidos contra poeiras e humidades). E essa resistência que está encostada é que poderia ser substituída, caso fosse necessário alterar suas tensões... Penso que não mais será necessário já que se chegou a verificar uma tensão maior do que a referida anteriormente.

Se sentes essa diferença de tensões com esse carregador de 2A, é porque a resistência interna das células é alta, assim também não poderás retirar muita corrente delas.

Sendo assim o carregador é característico para carregar baterias de chumbo. Sua tensão sobe muito por momentos e depois passa para um patamar mais baixo de tensão, onde conserva sua carga nos 100%. É que um carregador para baterias de lítio, poderia nem sequer desligar, ou diminuir de patamar de tensão, pois mantendo o carregamento, diminuindo a corrente em função da tensão, quanto mais próxima do seu tecto.

Com carregadores assim, poderá ser um pouco mais dificil obter o melhor balanceamento, mas com o bms aplicado, não deverá ser problema.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: ajuda bateria

Mensagem por Emanuel Couto »

Pelo que vejo na foto este carregador tem um CI bem básico... :|
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: ajuda bateria

Mensagem por Jorge Rocha »

Sim, é basico, mas por trás tem outro circuito, com componentes muitissimo mais pequenos...
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta mai 16, 2013 12:52 pm

Re: ajuda bateria

Mensagem por migueltwist »

Ora bem.Balanceamento quer dizer as celulas Estarem todas com a mesma voltagem certo?
Potenciometro e resistencia sabes alguma referencia para trocar.Este carregador era das baterias de gel.Tenho um de 42v que vejo com Estas baterias Mas so carrega Ate 42v.Precisava de 75v.com o bms Ficam todas as celulas com a mesma voltagem ( Balanceamento) certo.
È que de motor eletricos Controladores baterias de gel e mais algumas coisas percebo um bocado ja abri alguns para Arranjo. Agora de bms nao Estou Muito dentro do assunto...Tenho aqui um Mas nao da para mim.so da para 10 celulas.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: ajuda bateria

Mensagem por Jorge Rocha »

Podes ter um garrafão de 5 litros, uma garrafa de 2 litros, uma outra de 1 litro e com certeza sabes quando é que cada uma está cheia (que será quando o liquido se aproxima do gargalo).

Nas células, independentemente da sua capacidade, mediante sua química, saberemos também quando já estão cheias. Para LiFePO4 aos 3,50V e às LiPO os 4,20V, poderemos considerar os 100%.
Quando as células estão em série, e uma delas chega aos 100%, a carga deverá ser interrompida. Para as outras chegarem até aos 100%, teremos que descarregar (sangrar) as que já lá tinham chegado, para voltar a dar mais carga. (Numa série, a corrente que passa por uma célula é exactamente igual à corrente que passa noutra célula do mesmo circuito, ...tivessem as células auto-descargas iguais, ficariam para sempre estabilizadas, mesmo com centenas de ciclos realizados,... mas isso raramente acontece.)

O bms deverá fazer o balanceamento, se o carregador fornecer de forma lenta a corrente, com uma pequena tensão superior (para se dar o processo de balanceamanto, ou sangramento).

Para além disso, o bms também deverá fazer o corte por tensão alta e por tensão baixa, nunca deixando que alguma célula se danifique.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: ajuda bateria

Mensagem por Emanuel Couto »

Ótima descrição técnica Jorge :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”