"Aprendiz de Feiticeiro" - Máquina de lavar roupa a gastar agua quente (AQS)

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

"Aprendiz de Feiticeiro" - Máquina de lavar roupa a gastar agua quente (AQS)

Mensagem por super.byke »

Olá amigos, depois de vários meses de leitura de inúmeros tópicos com o objectivo de aprender sobre esta área, decidi partilhar a minha experiência.
Pouco ou nada sabia deste tema, mas depois das leituras feitas e ideias testadas lá consegui o que pretendia :)

Pressupostos:
- Tenho um sistema de AQS de circulação forçada que produz, em dias de sol, mais que a minha necessidade, logo o objectivo era aproveitar o excesso.
- Tenho a máquina de lavar roupa a 5 metros do termoacumulador
- A máquina de lavar roupa é normal, ou seja, não tem entrada para água solar como já vi algumas no passado.
- À saída do termoacumulador tenho uma válvula termostática regulada para 45 ºC
- A "Maria" normalmente lava a 30ºC ou 40ºC
- Em cada lavagem a máquina faz 3 ciclos de lavagem, gastando entre 15 a 18 litros em cada ciclo. Apenas no primeiro ciclo a máquina usa água quente, nos restantes usa água fria.

Esta última questão "Apenas no primeiro ciclo a máquina usa água quente, nos restantes usa água fria" é muito pertinente, pois caso a máquina esteja muito afastada do termoacumulador, quando lá chegar a água quente já ela meteu toda a água que precisa para o 1º ciclo, não se ganhando nada com este "aproveitamento".

Assim o primeiro problema foi regular a temperatura de fornecimento de água à máquina.
Esta questão foi ultrapassada colocando uma válvula termostática regulada para 30ºC. Assim a máquina recebe água a 30ºC.
Quando a "Maria" quer lavar a 40ºC/60ºC a máquina trata de fazer o restante aquecimento.
E porque não meto água a 40ºC quando a "Maria" quer lavar a 40ºC? Até se consegue, basta a "Maria" regular para essa temperatura na válvula termostática. Mas se não o fizer não é grave e até protege a canalização de admissão de água da máquina, que não foi construída a pensar nessas temperaturas.

Imagem

Com esta solução estava a desperdiçar água quente no 2ª e 3. Em dias que o sol não abunda isto não faz sentido, para além de alguma roupa não gostar muito de fazer os 3 ciclos com água quente.

Então passei à fazer de controlar o fornecimento de água quente apenas no 1º ciclo.
Depois de um teste percebi que a máquina mete água nos primeiros 15 minutos de funcionamento.
A solução passou por arranjar um relé que abria uma válvula da água quente nos primeiros 15 minutos e que fechava esta e abria a da água fria no restante tempo de funcionamento da máquina.

A primeira abordagem foi usar 2 eletroválvulas que se usam nas máquinas de lavar e um relé temporizador (OmRom H3Y-2)

Imagem

Esta solução funcionava mas tinha dois problemas problemas:
- as eletrovalvulas estavam sempre em carga, uma durante 15 minutos e a outra 45 minutos ou mais e tinham um aquecimento para o qual não me pareceu que estivessem preparadas. Para além disso, o relé temporizador OmRom H3Y-2 "vindo da China" tinha o mesmo problema de aquecimento.
- quando a "Maria" ligava a máquina tinha que ligar também o temporizador, não estando "em automático".

Procurei ultrapassar o problema de aquecimento das eletroválvulas, fui buscar a alimentação destas à eletroválvula de admissão da própria máquina, desta forma as eletroválvulas que eu coloquei apenas estavam a trabalhar no tempo estritamente necessário, mas revelou-se não exequível porque a máquina dava erro ao fim de algum tempo indicando sobrecarga. Como o consumo naquela linha aumentava ela pensava que a sua eletrovalvula estava com defeito.

Para ultrapassar o 2º problema fui buscar a alimentação do relé à alimentação do trinco da porta da máquina, mas os valores da tensão aqui presentes não permitiam colocar o rele em funcionamento.
Assim, o 2º problema não foi ultrapassado.

Imagem

Contudo o 1º problema foi ultrapassado colocando uma válvula de 3 vias motorizada e um relé Finder 82.01 (isto sé é um relé profissional), sendo que o relé nos primeiros 15 minutos alimenta a válvula de 3 vias para esta "virar para a água quente" e após esse tempo, o relé alimenta a válvula de 3 vias para ela "virar para a água fria". Como a válvula de 3 vias tem detectores de fim de curso, esta só gasta energia enquanto está a rodar.
Ligar e desligar a alimentação deste sistema continua a ser uma tarefa manual, mas que não é difícil, basta não esquecer de ligar a ficha quando se liga a máquina e desligar quando se desliga a máquina.

Imagem

Imagem

"Et voilá"... o sistema não é perfeito mas foi o que se conseguiu :)

O material foi todo encontrado em leilões do Ebay a preços simpáticos, caso contrário não se justificava o investimento :)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - Máquina de lavar roupa a gastar agua quente (AQS)

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Bom trabalho e bem explicado.
Só uma questão, este problema "Procurei ultrapassar o problema de aquecimento das eletroválvulas, fui buscar a alimentação destas à eletroválvula de admissão da própria máquina, desta forma as eletroválvulas que eu coloquei apenas estavam a trabalhar no tempo estritamente necessário, mas revelou-se não exequível porque a máquina dava erro ao fim de algum tempo indicando sobrecarga. Como o consumo naquela linha aumentava ela pensava que a sua eletrovalvula estava com defeito." só acontece porque a tua máquina é electrónica?!
Se for das que não são electrónicas esta questão não deve acontecer?!
Só para ter uma ideia mais ou menos qual foi o preço dos equipamentos?
Eu tenho mas é tudo manual, como cá em casa costuma-se lavar a roupa ao fim de semana e estamos em casa dá para fazer manualmente, tenho uma misturadora de onde sai o tubo que vai para a máquina de lavar, quando se liga a maquina abre-se a agua quente depois de encher com a agua quente fecha-se a torneira da agua quente e abre-se a torneira da agua fria, para as outras passagens da roupa em agua fria, dá um pouco mais de trabalho mas não avaria e foi tudo com material aproveitado.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - Máquina de lavar roupa a gastar agua quente (AQS)

Mensagem por Quintas2 »

Gabo-te a paciência e o engenho. Parabéns.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - Máquina de lavar roupa a gastar agua quente (AQS)

Mensagem por super.byke »

Olá alexjp4, a minha máquina tem 2 anos e é electrónica, caso não o fosse penso que o problema não se colocaria.

Teria sido "ouro sobre azul" se conseguisse ir buscar a alimentação das eletroválvulas à "eletroválvula da máquina" e a alimentação do relé ao trinco da porta. Ficaria a totalmente em automático.
(ps - como a eletroválvula da máquina é dupla, tive de adicionar mais um relé (finder 4052, 8 contactos para 220V) para garantir que nos primeiros 15 minutos qualquer uma das eletroválvulas da máquina alimentavam a "eletrovalvula da água quente" e no restante tempo que as eletroválvulas da máquina alimentavam a "eletroválvula da água fria". Este relé ficava entre a eletroválvula dupla da máquina e o temporizador OmRom H3Y-2)

Nesta 1ª situação teria gasto uma "miséria", as eletroválvulas custaram cerca de 2€, o OmRom 4€, a válvula termostática 20€ e o relé finder 4052 já morava cá em casa :) - total +- 26€

Na situação final, o relé Finder 82.01 custou cerca de 20€, a válvula motorizada 32 vias cerca de 25€ e a válvula termostática 20€ - total +- 65€
Nesta situação final a amortização vai ser bem mais longa, mas só pelo prazer que tive em conseguir montar o esquema já valeu a pena ;)

Olá Quintas2, obrigado, mas tu também fazes umas coisas bem interessantes ;)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - Máquina de lavar roupa a gastar agua quente (AQS)

Mensagem por CrOhN »

Boa! Com engenho, tudo se faz!

Uma dica: Podias ter colocado um relé a ser alimentado pela alimentação das válvulas da máquina. Este por sua vez, comandava as válvulas extra. Resolvias o erro de sobrecarga.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - Máquina de lavar roupa a gastar agua quente (AQS)

Mensagem por alexjp4 »

Obrigado Super.byke

Bem me parecia que essa "confusão toda" era por causa da maquina ser electrónica.
demora mais do dobro do tempo a amortização mas tambem não foi grande o "estrago" e pelo menos como dizes tiveste prazer em o fazer e se aumentares mais um pouco a temperatura da válvula termostatica sempre vais consumir um pouco menos de electricidade, estavas a dizer que tinhas medo da canalização da maquina não aguentar a temperatura, estás-te a referir ao tubo que vai da torneira a electrovalvula da maquina? é que na minha chega a passar acima dos 80ºC para não dizer acima dos 90ºC porque sai a essa temperatura do painel depois vai arrefecendo pelo caminho que ainda são uns bons metros e ainda não se queixou e o tubo já tem uns aninhos bons e quando nos esquecemos de fechar a agua quente e abrir a agua fria chega a fazer a segunda lavagem de agua com uma boa temperatura daí te ter perguntado os preços porque pela válvula termostatica já me pediram 60€ por isso ficou assim, que em principio não tenho problemas com a agua quente.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - Máquina de lavar roupa a gastar agua quente (AQS)

Mensagem por Emanuel Couto »

O que se vai aprendendo por aqui... Bom trabalho ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - Máquina de lavar roupa a gastar agua quente (AQS)

Mensagem por super.byke »

Olá alexjp4, referia-me à tubagem que está dentro da máquina, ou seja desde a válvula de admissão até à cuba, que só foi pensada em ter agua fria (a cuba sim é que foi pensada para ter agua quente aquecida pela sua resistência).
Como disse, no meu caso, à saída do termoacumulador tenho uma válvula termostática que só mete na canalização água a 45ºC. Coloquei uma 2ª valvula termostática antes da máquina para reduzir a temperatura de 45ºC para 30ºC, pois a "Maria" não quer lavar a 45ºC o que se deve lavar a 30ºC :)

Amigo CrOhN, essa dica não me lembrei :(... foi pena, podia continuar a utilizar as eletroválvulas e poupava 25€... agora fica assim, mas vou ver se com essa ideia consigo usar a tensão do fecho da porta para alimentar a bobine do relé e assim alimentar automaticamente o relé temporizador... assim a "Maria" não precisava de ligar/desligar a ficha na parede... vou testar ;)

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”