Como construir uma micro-hídrica

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

Quintas2 Escreveu:Atenção ao tubo corrugado, normalmente em PP. São pouco resistentes à radiação solar e devem ficar totalmente protegidos (enterrados). Falo por experiência própria. Os aditivos usados nos processos de fabrico atuais aumentam essa resistência mas creio que continua a ser indicada a sua proteção à radiação solar.
um bom conselho, obrigado.

A ideia era enterrar...
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

Informação sobre turbinas e o cálculo de novos parâmetros de uma turbina velha numa nova queda:
http://iqenergy.ddns.net/energiasaltern ... rbina.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

Legislação para adaptar moinhos e azenhas para produzir energia:
http://iqenergy.ddns.net/energiasaltern ... /leis.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por visitante1 »

hynek Escreveu:gostei ver isto:
https://www.youtube.com/watch?v=UIZo1wn6_nI
Não é a mais indicada como sabemos , mas era o que o homem já tinha, teve mesmo que ser essa pelton
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

remodelação de um moinho de água para microgeração:
http://iqenergy.ddns.net/energiasaltern ... tipo2.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por MRider »

Muito interessante
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

visitante1 Escreveu:
hynek Escreveu:gostei ver isto:
https://www.youtube.com/watch?v=UIZo1wn6_nI
Não é a mais indicada como sabemos , mas era o que o homem já tinha, teve mesmo que ser essa pelton
não é mais indicada, mas foi correctamente adaptada às condições actuais e está cumprir bem o seu papel.... parabéns.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por visitante1 »

Eu tenho sido incansável na procura e promoção deste tipo de aproveitamento.
Há 2 fatores que inviabilizam o avanço nos " case of study ", talvez 3!

Um deles é muito simples , um moinho abandonado com mais que um proprietário! Na prática ninguém o quer para nada, já ninguém usa. No dia em que alguém se lembra cortar as silvas á volta, aparecem 20 proprietários a reclamar posse.... Impossível avançar mesmo que se queira comprar o dito moinho.

Segundo caso , a maioria dos empreendedores que gostariam de apostar nisso não os tem a porta de casa, logo , como precisa de alguma supervisão acabam por desistir .

Terceiro, aqueles que tendo todas as condições para avançar não o fazem porque acham que um payback a 6 ou 7 anos não é bom negócio....pensam que fazem isso as 3 pancadas com meia dúzia de tostões...

Eu continuo a pensar, com provas dadas que é um excelente investimento , além que é uma forma de energia limpa, silenciosa e natural .

Tenho áinha volta alguns exemplos, um deles com cerca de 10 aproveitamentos em cascata, outro com 6.
É fantástico ver aquilo a trabalhar .

Quando olho para água a correr, além da beleza, eu vejo energia....
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por meira78 »

visitante1 Escreveu:Eu tenho sido incansável na procura e promoção deste tipo de aproveitamento.
Há 2 fatores que inviabilizam o avanço nos " case of study ", talvez 3!

Um deles é muito simples , um moinho abandonado com mais que um proprietário! Na prática ninguém o quer para nada, já ninguém usa. No dia em que alguém se lembra cortar as silvas á volta, aparecem 20 proprietários a reclamar posse.... Impossível avançar mesmo que se queira comprar o dito moinho.

Segundo caso , a maioria dos empreendedores que gostariam de apostar nisso não os tem a porta de casa, logo , como precisa de alguma supervisão acabam por desistir .

Terceiro, aqueles que tendo todas as condições para avançar não o fazem porque acham que um payback a 6 ou 7 anos não é bom negócio....pensam que fazem isso as 3 pancadas com meia dúzia de tostões...

Eu continuo a pensar, com provas dadas que é um excelente investimento , além que é uma forma de energia limpa, silenciosa e natural .

Tenho áinha volta alguns exemplos, um deles com cerca de 10 aproveitamentos em cascata, outro com 6.
É fantástico ver aquilo a trabalhar .

Quando olho para água a correr, além da beleza, eu vejo energia....
Já estamos todos entusiasmados.

Já se colocavam umas fotos...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por visitante1 »

Eu não me vou por a fotografar as coisas dos outros .... Há quem não goste muito, tem medo que se lhes copiem a ideia !!! Como se tivessem descoberto a pólvora lol
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

visitante1 Escreveu:Eu tenho sido incansável na procura e promoção deste tipo de aproveitamento.
Há 2 fatores que inviabilizam o avanço nos " case of study ", talvez 3!

Um deles é muito simples , um moinho abandonado com mais que um proprietário! Na prática ninguém o quer para nada, já ninguém usa. No dia em que alguém se lembra cortar as silvas á volta, aparecem 20 proprietários a reclamar posse.... Impossível avançar mesmo que se queira comprar o dito moinho.

Segundo caso , a maioria dos empreendedores que gostariam de apostar nisso não os tem a porta de casa, logo , como precisa de alguma supervisão acabam por desistir .

Terceiro, aqueles que tendo todas as condições para avançar não o fazem porque acham que um payback a 6 ou 7 anos não é bom negócio....pensam que fazem isso as 3 pancadas com meia dúzia de tostões...

Eu continuo a pensar, com provas dadas que é um excelente investimento , além que é uma forma de energia limpa, silenciosa e natural .

Tenho áinha volta alguns exemplos, um deles com cerca de 10 aproveitamentos em cascata, outro com 6.
É fantástico ver aquilo a trabalhar .

Quando olho para água a correr, além da beleza, eu vejo energia....
Isto dos proprietários que não se entendem é uma chaga que não afecta só os moinhos. A inveja e estupidez, infelizmente, é uma característica muito enraizada. O lema é: "eu não faço, mas também não deixo ninguém fazer...."

O problema de supervisão pode ser resolvido. Grelha e limpa-grelha automático, supervisão e comando remoto. Vamos desenvolver soluções para isso. Tenho ideia como, não acho difícil.

Algumas pessoas, que acham o retorno (pay-back) do investimento de 10 anos pouco interessante (é investimento a render 10% ao ano), têm dinheiro no banco, onde não rende nada e ainda podem ficar sem ele. Isto chama-se falta de visão estratégica.

Coisas feitas à olho, às 3 pancadas, não costumam resultar. Ainda outro dia falaram-me de um senhor que mandou fazer uma roda de água num serralheiro e agora está muito desanimado porque não dá nada. Pois é, sem estudo, por uma pessoa com conhecimento e experiência no ramo, também costuma dar bronca.

Há uns anos atrás veio ter comigo um senhor com um estudo, assinado por um professor universitário, onde estava projectada uma turbina Kaplan (!!!!!) para uma queda de 30 m e um caudal de 300 ltr/s. Havia ainda outros erros grossos neste estudo. Expliquei ao senhor que o estudo precisa ser reformulado, que tinha erros básicos e, ao avançar sem um projecto tecnicamente válido, terá um aproveitamento que não irá funcionar. O senhor não me deu ouvidos, acabou por construir o aproveitamento, com outro tipo de turbina (Francis). O investimento foi, obviamente, um falhanço. Por isso algumas pessoas, para poupar uns trocos, lançam-se tranquilamente ao precipício. Só descobrem na aterragem.

Acho que devíamos unir as forças, tenho conhecimentos e práctica na área das mini-hídricas (hidrologia, hidráulica, tecnologia, estudos, projectos, etc...). Tenho know-how na projecção de alguns tipos de turbinas (Pelton, Turgo, Cross-flow, roda de água), alguns conhecimentos na área de electricidade, electrónica, automatismo e computação. Tenho condições para fabricar pequenas turbinas (até 20 kW). Preciso de apoio na parte burocrática (processo de licenciamento) e na parte eléctrica (projecto, licenciamento, fabrico, montagem). Que acham, alguém alinha?

Quando olho para água a correr, além da beleza, vejo energia.... eu também, há mais de 30 anos...
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por visitante1 »

Eu alinho, mas falta-me tempo. Mas tenho um instalador conhecido que vai precisando de soluções...
Vamos falando
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por g_card »

eu sou mais um que desisti da ideia após precisar de enterrar 1km de tubo que iria passar por alguns terrenos vizinhos. mentalidade de portugal :)

parabens pelos trabalhos ;)
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

g_card Escreveu:eu sou mais um que desisti da ideia após precisar de enterrar 1km de tubo que iria passar por alguns terrenos vizinhos. mentalidade de portugal :)

parabens pelos trabalhos ;)
1km é muita fruta... provavelmente inviabilizava o empreendimento.

Se calhar poderá haver ainda outras soluções.

Se quiser, posso analisar isso, envie-me um mail para [email protected]
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

melhor que andar distribuir conselhos é fazer uma obra para mostrar...

Colocámos em funcionamento uma microhídrica com turbina Pelton, projectada e fabricada em Portugal, potência máxima 1.5 kW:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11268237
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Energia hídrica”