Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por mafgod »

Viva,

se puder contribuir para um mundo melhor e ganhar com isso, porque não?
É este o mote para este tópico.

Para quem quer apostar nas energias alternativas, num investimento relativamente baixo e com isso obter ganhos a médio/longo prazo, tem as seguintes alternativas:
- autoconsumo (baixo investimento, para eliminar principalmente o standby, retorno investimento médio/baixo prazo e a produção em excesso é geralmente oferecida à rede)
- microprodução (médio/alto investimento, venda à rede a valores baixos, retorno investimento médio prazo)

Para todos estas soluções, é necessário a instalação/manutenção e correr riscos ao longo do tempo.
Certo é que, depois do retorno financeiro, teremos um ganho mensal mais o valor da instalação que será bem inferior ao da aquisição.
Ou seja, se hoje investir 1000€, ao fim de uns 8 a 10 anos terei ganho os tais 1000€ e terei no telhado equipamento que poderá valer provavelmente uns 500€, isto é se alguém o querer.
E tudo isto, se tudo correr bem, sem avarias...

Sem querer fazer publicidade, foi notícia esta semana, da cooperativa coopérnico onde, os associados contribuem com capital em investimentos de produção fotovoltáica e com retorno anual de 4% ao ano face ao valor investido.
Ou seja, e usando os simuladores deles, para um investimento de 1000€, a coopernico paga ao fim de 12 anos, 1278,63€, o que corresponde a um lucro médio anual bruto de 2,32%.
Os impostos sobre os juros são de 28%, assim, o lucro passa a ser na ordem dos 1,67% limpos, ou seja um retorno de 1200,61€ ao fim de 12 anos.
Descontando os impostos, ao fim de 10 anos e meio, o valor do capital investido, 1000€, já nos foi devolvido e o nosso ganho está no que vamos receber nos 18 meses seguintes.

Tendo em conta as taxas de juros atuais nos bancos e o baixo risco, a meu ver, esta solução é a mais atrativa:
- rendimento certo (2,32% bruto média anual que correspponed a 1,67% média anual)
- sem preocupações (sem manutenções/avarias....)
- investimento a médio prazo com investimentos baixos a partir dos 250€

Será realmente esta a melhor aposta?

O meu receio é, sendo uma cooperativa, a mesma poderá acabar ou não pagar por inúmeras razões e o meu investimento poderá não estar assegurado de alguma maneira.

Algum dos foristas é sócio desta cooperativa?
Qual a vossa opinião?

Obg.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por jmlflorencio »

Os espanhóis faziam esse tipo de investimentos no tempo em que tinham tarifas de venda à rede muito apelativas...mas ofereciam rentabilidades muito superiores, do que me lembro.

Quanto a esse investimento em particular, na minha opinião teria que ser alvo de uma análise caso a caso muito cuidada, isto porque o retorno é baixo (os certificados de aforro não oferecem taxas semelhantes?).

Mas já que falamos em 'onde investir' no campo das renováveis...
Por exemplo, caso alguém da zona da Beira Interior que tenha um sistema de aquecimento central obsoleto ou com um combustível 'desadequado' (gasóleo, eventualmente?), não seria uma melhor aposta investir numa bomba de calor para a substituir? Esse investimento teria porventura rentabilidade superior que a cooperativa em questão... Já se for alguém da zona do Algarve, o investimento não faria sentido... Lá está, 'caso a caso'...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

boas

Como o jmlflorencio disse e bem cada caso é um caso e depende dos valores que se queiram investir ele falou na caldeira a gasóleo, eu a coisa de 3 anos fiz as contas ao consumo do meu frigorifico que tinha a volta de 25 anos e um novo, na diferença de consumo o novo ficava pago ao fim de 3 anos (este não tem congelador e o antigo tinha) mas não necessito porque tenho 2 arcas congeladoras e só na diferença dos consumos o novo frigorífico já está pago, há diversas maneiras de contribuir para um mundo melhor, não tem obrigatoriamente que passar pela produção de energia, a poupança de energia pode ser um modo ainda melhor para o mundo do que a produzir para a gastar sem restrições, e os valores podem começar por poucos € por exemplo a substituição de lampadas normais ou de halógenio por lampadas de leds até alguns milhares por exemplo transformar o carro a gasolina a andar a GPL não digo comprar um carro electrico novo porque acho ainda os preços em Portugal um roubo, mas importar um usado já se consegue por um valor mais justo ou se tiver condições físicas apostar no auto consumo para eliminação dos stand by.
Quanto ao que dizes

Tendo em conta as taxas de juros atuais nos bancos e o baixo risco, a meu ver, esta solução é a mais atrativa:
- rendimento certo (2,32% bruto média anual que correspponed a 1,67% média anual)
- sem preocupações (sem manutenções/avarias....)
- investimento a médio prazo com investimentos baixos a partir dos 250€

Será realmente esta a melhor aposta?

Tens razão que de momento os juros dos bancos são um pouco mais baixos mas tens que ter em conta a liquidez não sei qual é a da cooperativa, é que se necessitares de dinheiro vais pagar juros para cima dos 9%, e nada te garante que daqui a 5 ou 6 anos os juros dos bancos já não estejam mais altos, não sei se os juros da cooperativa são fixos (é o mais certo), quanto a dizeres o baixo risco aí é que não sei?! só vendo os estatutos da cooperativa e sabendo a que preço eles vendem a electricidade e a duração dos contratos, e os encargos fixos e variaveis da cooperativa é que se poderá ter uma ideia se esse investimento é viável ou não, e mesmo assim nada te garante que de um dia para o outro ela "feche" apesar a regulamentação das cooperativas é diferente das sociedades SA ou Ldª, porque elas não fecham fisicamente os bens passam para outra cooperativa, mas falta saber se depois há património e bens para garantir a rentabilidade, quanto ao investimento não é alto mas como disse em cima podes investir noutras coisas que podes controlar melhor.
Isto é o que eu penso.


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por mafgod »

Creio que já contribuo bastante acima da média "para um mundo melhor" :-)
- tarifário e-move verde (100% energia de fontes renováveis)
- condução defensiva evitando acelerações/travagens desnecessárias (quer em CI ou VE)
- carro elétrico (não sou rico mas, fazendo as contas, a médio prazo, é a solução mais económica e, usado importado, sai muito em conta - em 2 anos, poupei só em gasóleo mais de 4.000€)
- lampadas leds ou económicas
- TVs Led
- aproveitamento da água do poço para banhos/jardim/sanitas/maq. lavar roupa - passei de um consumo médio mensal de 14m^3 para 2,5m^3
- tomadas inteligentes da EDP nas boxes/TVs
...

Mas a razão deste tópico é mais do tipo.....:
- entre "gastar" 1000€ (números redondos) em paineis num total de 750W em autoconsumo, para reduzir o consumo maioritariamente de standby do dia-a-dia: rendimento incerto e risco médio (manutenção/avarias)
- ou "investir" os mesmos 1000€ em algo semelhante ao que expus acima: rendimento "certo" e risco "baixo" (cooperativa)

Ambas tem os seus prós e contras obviamente... haverá melhor?

Investir numa micro-produção, creio e posso estar enganado, não é aos dias de hoje muito rentável, se bem que, o prazo de retorno do investimento manteve-se mais ou menos no mesmo período, certo? Na casa dos 8 a 10 anos.... e creio que o não ser rentável é mais psicológico do que outra coisa, mas posso estar redondamente enganado :-)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida um tema muito interessante ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por jmlflorencio »

De facto creio que é uma contribuição bem acima da média ;-)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Estás no bom caminho, e seria desejoso que grande parte da população tivesse metade da tua preocupação ambiental.
Só por curiosidade o tarifário e-move verde é mais caro o Kw que o normal ou o preço é igual?
Como já foi dito cada caso é um caso e tudo depende se tens condições físicas para instalares uns painéis ou não, e outra variável que é a idade, agora partindo do principio que tens condições para instalares uns painéis e tens uma idade inferior aos 60 anos (é claro que uns morrem mais cedo e outros mais tarde) como os equipamentos uns duram mais do que outros, acabas por teres uma rentabilidade mais elevada se instalares uns paineis de 750W por 1.000€ se tiveres um consumo de stand by a volta dos 750W ou seja se consumires tudo o que produzes e não ofereceres nada a EDP, senão vejamos eu em 2012 com 3960W instalados produzi 6477KW o que dá 1,635w de produção por cada 1w de painel o que faz 1,635w x 750W = 1,226Kw x 0,236€ preço do Kw que compro (0,1909 + 0.001 x 23%) =0.289€ x 365 dias = 105,62€/ano taxa de 10,56% ao ano contra os 1,67% que a cooperativa dá.
Podes dizer os equipamentos podem avariar OK a cooperativa tambem pode "desaparecer" em principio os painéis duram 25 anos e o inversor há uns com garantia de 20 anos e tempo de vida de 30 anos, os cabos e a estrutura tambem devem aguentar uns bons anos, o instalador, ou o fabricante dos equipamentos tambem podem desaparecer, quanto a manutenção é ver se os ratos não roeram nenhum fio e se quiseres dares uma lavagem aos painéis que o rendimento melhora tambem podes dizer, pode vir um vendaval e "levar" os paineis etc, etc. há milhares de variantes que podem ou não acontecer, tambem podes ter um tempo melhor que o que esteve em 2012, e aí a rentabilidade tambem aumenta, agora é cada um escolher o que de melhor se adapta ao seu modo e estilo de vida há pessoas que nem uma lampada sabem mudar.
Quanto á micro -produção como está agora para mim " o não ser rentável é mais psicológico do que outra coisa" não é psicológico é uma questão de fazer contas, mais vale gastar o dinheiro numas férias que com o KW a 0,09€ nunca mais paga o investimento feito só se for para uns MW.
Isto é o que penso até ter outros nºs, que me convençam do contrário.


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por labutess »

Já há algum tempo que quero poupar nos banhos de água quente e agora vi uma boa oportunidade.
https://www.olx.pt/i2/anuncio/painel-solar-IDv6pag.html
Mesmo podendo ser um sistema fraco nos materiais
Mas com 50% de desconto axo que compensa
Vou ver melhor o produto com vendedor


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por mafgod »

@alexjp4,
O tarifário e-move é específico para quem tem um veiculo 100% elétrico.
https://energia.edp.pt/particulares/ser ... -eletrica/

Resumidamente, faz 10% desconto no horário económico e 1% para o horário normal e taxa de potência.
E se o teu carro for matriculado este ano em Portugal (mesmo que tenha mais anos), terás um desconto de 400€ em eletricidade durante um ano :-)

Tenho 44 anos e espero pelo menos outros tantos pela frente, mas nunca se sabe... e o investimento que fizer ficará nem que seja para as filhas....

No teu exemplo, 6477Kw/ano a 0,9€/KWh = 583€
Se a instalação hoje de paineis para 3960W custar ~5000€ (que valores andará agora?), ao fim de 8,5 anos estará paga.... ficando a lucrar depois.
O lucro será menos é certo do que a tua instalação, mas o retorno temporal creio ser mais ou menos o menos.
Certo?


@labutes,
acho que o preço está bom.
Também tenho uns painéis para AQS mas da BaxiRoca, termosifão, 300L, e estou contente.
A sensação de tomar banho de água quente a custo praticamente zero (apenas consumo elétrico de uma bomba balão).... é muito boa :-)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

labutess Escreveu:Já há algum tempo que quero poupar nos banhos de água quente e agora vi uma boa oportunidade.
https://www.olx.pt/i2/anuncio/painel-solar-IDv6pag.html
Mesmo podendo ser um sistema fraco nos materiais
Mas com 50% de desconto axo que compensa
Vou ver melhor o produto com vendedor
Boas

Eu comprei um de 150lt dessa marca para o colocar em série com o outro de 200lts que já tinha e uns 20m de tubo, o isolamento e alguns acessórios e ficou-me tudo por 378,84€, mas fui eu que o montei não sei se nesses valores está incluída a montagem, e não trazia resistência electrica que comprei depois por 30€ é que assim só tenho que aquecer 150lts de agua e a que entra para este painel já vai com uma temperatura superior a agua da rede.
Quanto ao painel solar ele é sem pressão por isso deve ficar o mais alto possível, para que a agua tenha pressão senão a pressão da agua é dada praticamente só pela agua fria, uma amiga minha tambem comprou e teve problemas com as torneiras termostáticas que não funcionam teve que as substituir por umas normais, precisamente porque a agua não tem pressão, os materiais da estrutura não são grande coisa mas para já, têm aguentado, e um alerta se fores tu a montar o painel convêm prenderes os tubos que estão no depósito com um alicate de grifos quando apertares as uniões que ligam aos tubos porque esses tubos que estão no depósito só estão fixos pela espuma de polietileno que faz o isolamento ao depósito, senão os prenderes e se apertares com mais força estás sujeito a que o tubo descole da espuma e que rode havendo depois uma pequena fuga de agua, quanto ao funcionamento, como está em série com o outro depósito a agua quando vai para o depósito já vai normalmente a cima dos 45Cº e pelo termómetro dele a agua da parte da tarde está quase sempre nos 99Cº (está a ferver porque oiço o barulho da agua a ferver), resumindo os materiais não são de top mas pelo preço é de aproveitar pode não durar muitos anos mas amortiza-se rapidamente e mesmo que só sirva de apoio a outra fonte de aquecimento de agua amortiza-se rapidamente porque temos muitos dias de sol e o preço é bastante baixo.
penso que não vale a pena gastar "fortunas" em painéis de AQS e depois nunca mais são amortizados há casos aqui no forum de quem esteja arrependido de ter comprado paineis de AQS porque foi para os melhores pagou uma "fortuna" e depois quando esteve a fazer contas chegou a conclusão que nunca vai amortizar o investimento.
não fiz contas mas quase de certeza que terás uma rentabilidade muito superior ao investimento nos painéis fotovoltaicos da cooperativa e até mesmo do autoconsumo.
Para quem não queira uns painéis de AQS para toda a vida "será que os outros aguentam?" penso que este é de aproveitar e começar a reduzir a pegada ecológica.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

mafgod Escreveu:@alexjp4,
O tarifário e-move é específico para quem tem um veiculo 100% elétrico.
https://energia.edp.pt/particulares/ser ... -eletrica/

Resumidamente, faz 10% desconto no horário económico e 1% para o horário normal e taxa de potência.
E se o teu carro for matriculado este ano em Portugal (mesmo que tenha mais anos), terás um desconto de 400€ em eletricidade durante um ano :-)

Tenho 44 anos e espero pelo menos outros tantos pela frente, mas nunca se sabe... e o investimento que fizer ficará nem que seja para as filhas....

No teu exemplo, 6477Kw/ano a 0,9€/KWh = 583€
Se a instalação hoje de paineis para 3960W custar ~5000€ (que valores andará agora?), ao fim de 8,5 anos estará paga.... ficando a lucrar depois.
O lucro será menos é certo do que a tua instalação, mas o retorno temporal creio ser mais ou menos o menos.
Certo?


@labutes,
acho que o preço está bom.
Também tenho uns painéis para AQS mas da BaxiRoca, termosifão, 300L, e estou contente.
A sensação de tomar banho de água quente a custo praticamente zero (apenas consumo elétrico de uma bomba balão).... é muito boa :-)
mafgod Escreveu:@alexjp4,
O tarifário e-move é específico para quem tem um veiculo 100% elétrico.
https://energia.edp.pt/particulares/ser ... -eletrica/

Resumidamente, faz 10% desconto no horário económico e 1% para o horário normal e taxa de potência.
E se o teu carro for matriculado este ano em Portugal (mesmo que tenha mais anos), terás um desconto de 400€ em eletricidade durante um ano :-)

Tenho 44 anos e espero pelo menos outros tantos pela frente, mas nunca se sabe... e o investimento que fizer ficará nem que seja para as filhas....

No teu exemplo, 6477Kw/ano a 0,9€/KWh = 583€
Se a instalação hoje de paineis para 3960W custar ~5000€ (que valores andará agora?), ao fim de 8,5 anos estará paga.... ficando a lucrar depois.
O lucro será menos é certo do que a tua instalação, mas o retorno temporal creio ser mais ou menos o menos.
Certo?


@labutes,
acho que o preço está bom.
Também tenho uns painéis para AQS mas da BaxiRoca, termosifão, 300L, e estou contente.
A sensação de tomar banho de água quente a custo praticamente zero (apenas consumo elétrico de uma bomba balão).... é muito boa :-)
Boas

Obrigado pela informação vou ver porque ainda estou na EDP Universal e comprei este ano 1 carro electrico que o importei de França apesar de ser de 2012, e os meus consumos já eram quase 50/50 e com o carro agora a carregar no horário económico (ainda não fiz as contas) o consumo vai disparar no económico e ainda com o desconto e os 400€ será bastante vantajoso.

Já tenho mais uns aninhos e quando se chega a uma certa idade já se começa a ver as coisas (especialmente investimentos) de outra maneira é claro que a gente não sabe quando é que vai morrer mas fazendo pela média... é claro que o que fizermos alguem ficará com ele, nem que seja o estado.
Os painéis estão muito baratos já se arranja facilmente abaixo de 1€W mas tens depois o valor do inversor, estrutura, cabos fichas e a mão de obra que não baixaram de valor como os painéis, mas não sei se se consegue 4.000w instalados por 5.000€?! talvez acima dos 6.000€?! (enganaste-te em cima não é 0,9€ mas sim 0,09€/Kw mas as contas batem certo) só que tens que acrescentar o valor do registo, os inversores da Microgeração normalmente têm a garantia de 5 anos podendo pagar o prolongamento da garantia, o seguro anual obrigatório, o IRS sobre o rendimento (não é muito) podes ter que fazer a contabilidade ou pagar a alguem se quiseres amortizar o IVA, (felizmente acabaram com o pagamento da S.Social mas nada garante que algum dia não se lembrem outra vez e aí não ganhas para a pagar)ou seja já não vai dar 8,5 anos mas sim bem para cima dos 10 anos é que fica paga e se alguma coisa correr mal? eu penso que se tem que ver o investimento com o tempo de amortização e as probabilidades de alguma coisa poder correr mal nesse tempo, a minha ficou a volta dos 18.500€ porque inicialmente tinha 3960w e depois acrescentei mais 900W tem agora 4860W e fiz um empréstimo bancário para o investimento e as produções são boas porque está bem orientada e está instalada no solo, vejo muitas mal orientadas e a apanhar sombras e depois queixam-se que "aquilo" não produz.
ela foi ligada a rede em 12/3/2010 e ficou paga em 22/6/2014 ou seja o investimento demorou a ser amortizado 4 anos 3 meses e 10 dias talvez mais uns dias porque já não me lembro quando é que o Coelho começou a tributar a microprodução e os painéis têm seguro que está incluído no da casa daí que é um pouco difícil saber o valor do seguro mas que neste caso não é significativo e eu não meti um cêntimo no investimento e tinha liquidez para o que fosse necessário e se alguma coisa corresse mal e muito longe do tempo de amortização actual, daí que penso ser preferível investir no auto consumo (só para os stand by) ou noutras hipóteses como aqui se tem falado.
Quanto a tomares banho de agua quente a custo praticamente zero só se não compraste o AQS caso contrário tens que contabilizar o valor do mesmo nos banhos ;) Quantos mais banhos tomares mais barato te ficam... :lol:


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por labutess »

alexjp4 Escreveu:
labutess Escreveu:Já há algum tempo que quero poupar nos banhos de água quente e agora vi uma boa oportunidade.
https://www.olx.pt/i2/anuncio/painel-solar-IDv6pag.html
Mesmo podendo ser um sistema fraco nos materiais
Mas com 50% de desconto axo que compensa
Vou ver melhor o produto com vendedor
Boas

Eu comprei um de 150lt dessa marca para o colocar em série com o outro de 200lts que já tinha e uns 20m de tubo, o isolamento e alguns acessórios e ficou-me tudo por 378,84€, mas fui eu que o montei não sei se nesses valores está incluída a montagem, e não trazia resistência electrica que comprei depois por 30€ é que assim só tenho que aquecer 150lts de agua e a que entra para este painel já vai com uma temperatura superior a agua da rede.
Quanto ao painel solar ele é sem pressão por isso deve ficar o mais alto possível, para que a agua tenha pressão senão a pressão da agua é dada praticamente só pela agua fria, uma amiga minha tambem comprou e teve problemas com as torneiras termostáticas que não funcionam teve que as substituir por umas normais, precisamente porque a agua não tem pressão, os materiais da estrutura não são grande coisa mas para já, têm aguentado, e um alerta se fores tu a montar o painel convêm prenderes os tubos que estão no depósito com um alicate de grifos quando apertares as uniões que ligam aos tubos porque esses tubos que estão no depósito só estão fixos pela espuma de polietileno que faz o isolamento ao depósito, senão os prenderes e se apertares com mais força estás sujeito a que o tubo descole da espuma e que rode havendo depois uma pequena fuga de agua, quanto ao funcionamento, como está em série com o outro depósito a agua quando vai para o depósito já vai normalmente a cima dos 45Cº e pelo termómetro dele a agua da parte da tarde está quase sempre nos 99Cº (está a ferver porque oiço o barulho da agua a ferver), resumindo os materiais não são de top mas pelo preço é de aproveitar pode não durar muitos anos mas amortiza-se rapidamente e mesmo que só sirva de apoio a outra fonte de aquecimento de agua amortiza-se rapidamente porque temos muitos dias de sol e o preço é bastante baixo.
penso que não vale a pena gastar "fortunas" em painéis de AQS e depois nunca mais são amortizados há casos aqui no forum de quem esteja arrependido de ter comprado paineis de AQS porque foi para os melhores pagou uma "fortuna" e depois quando esteve a fazer contas chegou a conclusão que nunca vai amortizar o investimento.
não fiz contas mas quase de certeza que terás uma rentabilidade muito superior ao investimento nos painéis fotovoltaicos da cooperativa e até mesmo do autoconsumo.
Para quem não queira uns painéis de AQS para toda a vida "será que os outros aguentam?" penso que este é de aproveitar e começar a reduzir a pegada ecológica.

Boas
Obrigado pelas dicas,o preço do de 150l é o que indicaste
Sem montagem, mais 30 da resistência e 70 de uma bomba para aumentar a pressão da agua.
Para já não vou meter a resistência, vou ficar com o esquentador como apoio se faltar a água quente.
Como o material tem garantia de pelo menos 2 anos,neste tempo o investimento fica pago.
Só estou preocupado se os tubos aguentam as temperaturas negativas de-4 ,são poucos dias no inverno, mas poderão rebentar com algum tubo?


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Já falaste com o vendedor? ele é do Porto Alto?
Se for tem atenção que ele não instala dois tubos um para a agua quente e outro para a agua fria, utiliza apenas um tubo em que a agua quente passa no tubo da agua fria, na minha amiga depois de ele se ter ido embora começou a ouvir cair agua do telhado e o que aconteceu foi como tinha a torneira do esquentador aberta a agua fria "empurrou" a agua quente e esta voltou ao depósito e como o depósito não é estanque a agua começou a sair, para alem de que vai buscar a agua ao ponto mais perto do AQS não levando a tubagem ao esquentador o que faz com que não possas aproveitar a agua com uma temperatura superior ao da tubagem e a ser aquecida pelo esquentador é que assim sempre poupavas um pouco de gás e tens que andar a abrir e fechar torneiras, quando aqueces a agua no esquentador tens que abrir a torneira do esquentador e fechar a que trás agua do AQS, (a casa dela é de 2 pisos) e ele não instala a torneira termostática o que faz com que tenhas agua nas torneiras a 99Cº se tiveres crianças ou idosos é importante pensares nisso porque a agua queima mesmo.
Ela depois tambem instalou a bomba para ter pressão mas não está a resultar porque a bomba desliga quando abre a agua fria, o instalador ficou de lá ir mas não sei o resultado porque ela foi de férias e veio a poucos dias.
Tambem foi pelo preço que eu comprei porque o AQS fica amortizado rapidamente e fui eu que o montei.
Que tubos tens receio que não aguentem? se for os que saem de casa para o AQS, penso que não haverá problema porque como a agua não está sobre pressão, ela pode expandir-se sem rebentar os tubos, o meu tem quase 1 ano de instalação e não me lembro se este inverno houve temperaturas negativas mas os tubos do outro apesar de serem de cobre e deste de "plástico reforçado" já aguentaram temperaturas negativas e geada, se tens algum receio tambem podes colocar o isolamento no tubo da agua fria, que tambem ajuda e alem disso há AQS instalados em países muito mais frios que o nosso, não sei que tubos utilizam mas não devem ser muito diferentes.
acho que deves aproveitar apesar de já ires um pouco tarde porque o tempo de sol está a diminuir, mas já fica instalado para o ano e vais ver que vais ter muitos dias de agua quente aquecida pelo sol.
Boa sorte!


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por labutess »

O vendedor é de Samora Correia, deve ser o mesmo.
Vou ver primeiro o artigo e se gostar abro um tópico só para esta montagem,conto com as vossas opiniões e experiência, juntos montamos este sistema para muitos depois fazerem o mesmo
Obrigado


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

Se calhar é outro o que me vendeu e instalou em casa da minha amiga fica na rotunda do Porto Alto e tem o armazem "fui lá mas não sei se ainda é Porto Alto"
Depois dá noticias.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por zeuz »

alexjp4 Escreveu:Se calhar é outro o que me vendeu e instalou em casa da minha amiga fica na rotunda do Porto Alto e tem o armazem "fui lá mas não sei se ainda é Porto Alto"
Depois dá noticias.
De um dos lados dessa rotunda fica Samora Correia... ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por mafgod »

alexjp4 Escreveu: Obrigado pela informação vou ver porque ainda estou na EDP Universal e comprei este ano 1 carro electrico que o importei de França apesar de ser de 2012, e os meus consumos já eram quase 50/50 e com o carro agora a carregar no horário económico (ainda não fiz as contas) o consumo vai disparar no económico e ainda com o desconto e os 400€ será bastante vantajoso.
O meu também é importado, e foi matriculado em Portugal com dois anos e pude aderir a esse tarifário :-)
Creio que as condições se mantém... basta ligares e podes tratar tudo online :-) simples, fácil e barato.
alexjp4 Escreveu: Já tenho mais uns aninhos e quando se chega a uma certa idade já se começa a ver as coisas (especialmente investimentos) de outra maneira é claro que a gente não sabe quando é que vai morrer mas fazendo pela média... é claro que o que fizermos alguem ficará com ele, nem que seja o estado.
Os painéis estão muito baratos já se arranja facilmente abaixo de 1€W mas tens depois o valor do inversor, estrutura, cabos fichas e a mão de obra que não baixaram de valor como os painéis, mas não sei se se consegue 4.000w instalados por 5.000€?! talvez acima dos 6.000€?! (enganaste-te em cima não é 0,9€ mas sim 0,09€/Kw mas as contas batem certo) só que tens que acrescentar o valor do registo, os inversores da Microgeração normalmente têm a garantia de 5 anos podendo pagar o prolongamento da garantia, o seguro anual obrigatório, o IRS sobre o rendimento (não é muito) podes ter que fazer a contabilidade ou pagar a alguem se quiseres amortizar o IVA, (felizmente acabaram com o pagamento da S.Social mas nada garante que algum dia não se lembrem outra vez e aí não ganhas para a pagar)ou seja já não vai dar 8,5 anos mas sim bem para cima dos 10 anos é que fica paga e se alguma coisa correr mal? eu penso que se tem que ver o investimento com o tempo de amortização e as probabilidades de alguma coisa poder correr mal nesse tempo, a minha ficou a volta dos 18.500€ porque inicialmente tinha 3960w e depois acrescentei mais 900W tem agora 4860W e fiz um empréstimo bancário para o investimento e as produções são boas porque está bem orientada e está instalada no solo, vejo muitas mal orientadas e a apanhar sombras e depois queixam-se que "aquilo" não produz.
ela foi ligada a rede em 12/3/2010 e ficou paga em 22/6/2014 ou seja o investimento demorou a ser amortizado 4 anos 3 meses e 10 dias talvez mais uns dias porque já não me lembro quando é que o Coelho começou a tributar a microprodução e os painéis têm seguro que está incluído no da casa daí que é um pouco difícil saber o valor do seguro mas que neste caso não é significativo e eu não meti um cêntimo no investimento e tinha liquidez para o que fosse necessário e se alguma coisa corresse mal e muito longe do tempo de amortização actual, daí que penso ser preferível investir no auto consumo (só para os stand by) ou noutras hipóteses como aqui se tem falado.
Felizmente ou infelizmente, as condições na altura já não são as praticadas nos dias de hoje :-(
Tinha a ideia que, mesmo nesse período, o retorno era bem mais demorado que os 4 anos e pouco que tiveste... fizeste mesmo uma boa escolha!
alexjp4 Escreveu: Quanto a tomares banho de agua quente a custo praticamente zero só se não compraste o AQS caso contrário tens que contabilizar o valor do mesmo nos banhos ;) Quantos mais banhos tomares mais barato te ficam... :lol:
Certo, mas o painel de AQS era obrigatório em 2012.... :-) logo tive de o adquirir independentemente de o querer ou não.... e sim... quantos mais banhos mais barato fica... contudo, uso a água da chuva, aquecida pelo painel solar, bombeada por uma bomba que consome electricidade de fontes renováveis....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por serges »

Muito bem,

Adoro ler as diversas opiniões e gostaria de elevar a velha máxima cada caso é um caso, felizmente temos muitos testemunhos de muitos que investiram mas que recuperam o seu investimento em curto ou em longo prazo mas um utilizador disse uma vez aqui neste fórum "somos malta que gosta de ganhar uns milhoes para poupar uns centimos" o que não invalida o investimento inicial ser sempre elevado mas em menos de 10 anos, média, é recuperado esse mesmo investimento...

Poucos são os produtos que conseguem recuperar o que investem e não venham com a ideia dos bancos porque se foi antes agora e futuramente nunca o será...

Obrigado a todos por contribuirem com as vossas experiencias este nosso fórum!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

[/quote]O meu também é importado, e foi matriculado em Portugal com dois anos e pude aderir a esse tarifário :-)
Creio que as condições se mantém... basta ligares e podes tratar tudo online :-) simples, fácil e barato.

Estive a ler o site da EDP e eles dizem que os 400€ de electricidade é só para quem comprar um carro electrico das marcas que têm um protocolo com eles, que marca é o teu carro electrico?

Felizmente ou infelizmente, as condições na altura já não são as praticadas nos dias de hoje :-(
Tinha a ideia que, mesmo nesse período, o retorno era bem mais demorado que os 4 anos e pouco que tiveste... fizeste mesmo uma boa escolha!

Nesse tempo eles falavam na amortização ser feita entre os 5 e os 6 anos, a minha foi mais cedo talvez por uma conjugação de factores, ter instalado na altura menos painéis 3960w (no tempo em que os paineis eram caros) e depois ter acrescentado mais painéis quando eles estavam mais baratos (900w), ter regateado muito o preço inicial da instalação, não estarem em cima de um telhado o que faz com que não aqueçam tanto, e por fim por estarem bem orientados, penso que sejam a conjugação de todos estes factores que fizeram com que a amortização da MP fosse nesse espaço de tempo.
alexjp4 Escreveu: Quanto a tomares banho de agua quente a custo praticamente zero só se não compraste o AQS caso contrário tens que contabilizar o valor do mesmo nos banhos ;) Quantos mais banhos tomares mais barato te ficam... :lol:
Certo, mas o painel de AQS era obrigatório em 2012.... :-) logo tive de o adquirir independentemente de o querer ou não.... e sim... quantos mais banhos mais barato fica... contudo, uso a água da chuva, aquecida pelo painel solar, bombeada por uma bomba que consome electricidade de fontes renováveis....[/quote]

Aí tens novamente um elevado investimento para tomares banho Lol tiveste que comprar uma bomba electrica, os painéis fotovoltaicos e possivelmente o controlador, baterias, inversor se a bomba não for de 12v etc, mas já devem estar pagos agora é só aproveitar para tomar banho, que parece que as nuvens vêm aí.


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por mafgod »

O meu é o Nissan Leaf e está contemplado.

O meu painel solar de AQS é um termosifão de 300L.
A bomba de balão que uso, é a mesma que uso para ter água com pressão nas torneiras :-)

Responder

Voltar para “Geral”