Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
Bunker1978
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 09, 2014 10:08 pm

Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por Bunker1978 »

Olá amigos

Estou a criar um projeto para umas habitações ecológicas ( e está a ser muito complicado :| ) e gostava de esclarecer algumas questões com vocês.

A intenção é que funcionem totalmente independentes de fornecimento de energia eletrica da rede pública ( aliás acho que naquele local nem ha postes de iluminação junto à estrada, so isto https://gyazo.com/7cb818c8580063105dc6e7a07ce736b3 , telefones certo? ) , nem de águas e esgotos.

Estão previstas 5 habitações T1 de aproximadamente 60m2 cada uma.

Gostava de perguntar, se é possivel construir tudo de modo a que sejam quase a 100% independentes e como?

Energia eletrica estava a pensar em paineis solares, mas cada habitação teria que ter provavelmente a sua instalação. E tem capacidade? E depois no inverno? :S

Quanto mais detalhadamente me conseguirem explicar, mais me ajudarão, visto que estou a iniciar este projeto e ainda tenho muito que aprender

Estou a dar uma vista de olhos ao tópico da Eco-Quinta das Fontes acho que está um projeto excelente.

Obrigado pela atenção

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns pelo projeto ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por serges »

Muito bem ler e ler... aprender e partilhar!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Bunker1978
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 09, 2014 10:08 pm

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por Bunker1978 »

serges Escreveu:Muito bem ler e ler... aprender e partilhar!

Obrigado
Emanuel Couto Escreveu:Parabéns pelo projeto ;)
Obrigado amigos.
Já tive aí a cuscar uns projetos e não esperava este nivel de qualidade. Eu é que digo: Parabéns.

Quanto ao meu caso, e contanto um pouco a minha situação:

Em 2009 (sem qq formação na área) estive para sair de uma empresa de construção civil e abrir uma empresa de energias renováveis. Já tinha tudo prontinho, desde o nome para a empresa, cursos de energias renováveis e especializações, técnicos, materiais, fornecedores etc etc etc tudo prontinho.
Quando o meu sócio diz que não pretende avançar numa situação com custos (tinhamos q fazer um empréstimo) e eu disse que não podia avançar sem esse "suporte".
Então foi cada um para seu lado
Eu continuei no meu trabalho, e ele aproveitou todo o trabalho que eu tinha desenvolvido inclusive o nome da empresa... Ficou com tudo.
Mas... A vida segue... Não lhe guardo rancor.

Agora, surgiu-me esta oportunidade e Quero mesmo avançar com isto e preciso dos vossos esclarecimentos.

Energia Electrica

Gostava de saber como posso ter um bom sistema solar (e eólico se for necessário) para tornar 5 habitações T1 a funcionar em pleno?

Que me aconselham a fazer?

Peço primeiro orçamentos a empresas aqui da zona e depois tire as duvidas com vocês Ou conseguem já adiantar um "projeto tipo" para ter uma ideia?


Abraços e Obrigado pela ajuda


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por jmlflorencio »

Eu tentaria diversificar ao máximo, num projecto como esse. Tem cursos de água com desnível? É uma zona com vento? Em caso afirmativo eu tentaria usar ambas as fontes, em conjunto com o solar fotovoltaico.

Isto tudo para poder diminuir o tamanho do banco de baterias, mantendo baixo o risco de cortes no 'abastecimento' de electricidade.

Depois, teria este abastecimento centralizado para todas as habitações, em casos de taxa de ocupação parcial ele estaria sobre dimensionado 'por natureza', o que aumentaria a longevidade das baterias e diminuiria o risco de cortes...

Agora isto é o mais básico, o problema é analisar correctamente as potencialidades do local e dimensionar todos os equipamentos...

Creio que pedir orçamentos seria uma boa opção, e com base neles poderemos opinar...

Algumas coisas que de certeza vão perguntar:
Que equipamentos estarão em cada habitação?
Como será feito o aquecimento de águas sanitárias? E o aquecimento das habitações?

Força nisso!


Autor do tópico
Bunker1978
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 09, 2014 10:08 pm

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por Bunker1978 »

jmlflorencio Escreveu:Eu tentaria diversificar ao máximo, num projecto como esse. Tem cursos de água com desnível? É uma zona com vento? Em caso afirmativo eu tentaria usar ambas as fontes, em conjunto com o solar fotovoltaico.

Isto tudo para poder diminuir o tamanho do banco de baterias, mantendo baixo o risco de cortes no 'abastecimento' de electricidade.!
Julgo que só vento. Curso de água não tem.
jmlflorencio Escreveu: Depois, teria este abastecimento centralizado para todas as habitações, em casos de taxa de ocupação parcial ele estaria sobre dimensionado 'por natureza', o que aumentaria a longevidade das baterias e diminuiria o risco de cortes...
Como assim centralizar para todas as habitações? Poderá explicar melhor esta frase, como poderei aumentar a longevidade das baterias?

jmlflorencio Escreveu: Creio que pedir orçamentos seria uma boa opção, e com base neles poderemos opinar...

Algumas coisas que de certeza vão perguntar:
Que equipamentos estarão em cada habitação?
Como será feito o aquecimento de águas sanitárias? E o aquecimento das habitações?

Força nisso!
Empresas do vosso conhecimento que possam indicar? E competentes que sejam realistas e me façam propostas e apresentem soluções viáveis?

Pode ser por MP

Obrigado


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por jmlflorencio »

Bunker1978 Escreveu:
Julgo que só vento. Curso de água não tem.
Vento já é bom, sempre dá para manter alguma produção de energia por exemplo durante a noite.
Bunker1978 Escreveu:
jmlflorencio Escreveu: Depois, teria este abastecimento centralizado para todas as habitações, em casos de taxa de ocupação parcial ele estaria sobre dimensionado 'por natureza', o que aumentaria a longevidade das baterias e diminuiria o risco de cortes...
Como assim centralizar para todas as habitações? Poderá explicar melhor esta frase, como poderei aumentar a longevidade das baterias?
Teria apenas uma instalação, com 5 vezes mais capacidade, e que servisse as 5 casas, em vez de uma instalação isolada para cada casa.

Provavelmente conseguem-se ganhos de escala no preço de aquisição, e teríamos sempre a vantagem de, caso apenas uma casa estivesse ocupada, as baterias serem descarregadas em apenas um quinto da sua capacidade total. Assim veriam a sua longevidade aumentada.
Bunker1978 Escreveu: Empresas do vosso conhecimento que possam indicar? E competentes que sejam realistas e me façam propostas e apresentem soluções viáveis?

Pode ser por MP

Obrigado
Depende muito da zona... Aqui no fórum costumam referir-se a Solarimpact e a Solarshop (ambas com website, basta adicionar o '.pt' no final), talvez alguma delas possa dar um orçamento...

Haverá outras, com certeza...

Vou estar atento ao desenrolar deste projecto ;-)


Autor do tópico
Bunker1978
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 09, 2014 10:08 pm

Re: RE: Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por Bunker1978 »

jmlflorencio Escreveu: Teria apenas uma instalação, com 5 vezes mais capacidade, e que servisse as 5 casas, em vez de uma instalação isolada para cada casa.

Provavelmente conseguem-se ganhos de escala no preço de aquisição, e teríamos sempre a vantagem de, caso apenas uma casa estivesse ocupada, as baterias serem descarregadas em apenas um quinto da sua capacidade total. Assim veriam a sua longevidade aumentada.
Isto seria muito bom.

Já estou a desenvolver o projeto de licenciamento. Depois de ter a implantação das habitações já vou pedir preços.

Mas provavelmente ja conseguem fazer uns esquemas e dar uns preços se disser a que distância se encontram as habitações, aquilo vai ser quase um prédio horizontal

jmlflorencio Escreveu: Depende muito da zona... Aqui no fórum costumam referir-se a Solarimpact e a Solarshop (ambas com website, basta adicionar o '.pt' no final), talvez alguma delas possa dar um orçamento...

Haverá outras, com certeza...

Vou estar atento ao desenrolar deste projecto ;-)
Vou consultar essas empresas.

Vivo perto de Lisboa mas o projeto é para perto de Castelo Branco - Covilhã

Abraço


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por jmlflorencio »

Na Covilhã existe a Enforce, pode ser bom ter a assistência técnica por perto, apesar de o objectivo ser não precisar dela ;-)

A Solarshop tem um telefone fixo com indicativo de Pombal...


Autor do tópico
Bunker1978
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 09, 2014 10:08 pm

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por Bunker1978 »

Sim isso é verdade, mas convinha a assistência ser dada por quem executa a obra. Digo eu...

E em termos de Águas e Esgotos. Em principio vou ter que fazer um furo e quero aproveitar as águas pluviais.

Tem conhecimento de soluções viáveis e respectivas empresas?

Abraços


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por jmlflorencio »

Não conheço, infelizmente...


Autor do tópico
Bunker1978
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 09, 2014 10:08 pm

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por Bunker1978 »

jmlflorencio Escreveu:Não conheço, infelizmente...
De qq maneira já foi uma grande ajuda, já dá para adiantar aqui muito trabalhinho.

Obrigado :)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por jmlflorencio »

Força, estaremos cá para ajudar ;-)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por Emanuel Couto »

Bonito debate :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por tavares »

Olá Bunker1978,

Obrigado por ler o tópico Eco Quinta das Fontes, que infelizmente não tenho vindo a actualizar, mas que em breve colocarei mais noticias.

Em relação ao seu projecto dou os parabéns, e tem todo o meu apoio no que precisar.

Não tenho ainda tópico aberto sobre a energia, mas estou auto-suficiente, com um sistema solar , que dentro de poucos meses será misto , solar/eólico/hídrico.

É perfeitamente possível viver auto-sustentavelmente , o projecto para 5 T1´s é muito simples , e também concordo em centralizar a geração de energia e depois distribuir pelos 5 fogos desde que a distancia não seja muito grande que implique cabos de maior diâmetro que encareceria o projecto ( o cobre está ao preço do ouro ).

Aqui na zona da Serra de S. Mamede - Portalegre/Marvão/Castelo de Vide/Valência de Alcantara(Espanha), estamos a implementar sistema energéticos em várias quintas que já estão ou ficarão em breve desligadas da EDP/ Iberdrola.

A nível de esgotos há vários tipos de sistemas que se podem implementar, são estudos caso-a-caso.

Na minha quinta o que ainda não consegui foram as telecomunicações , estou mesmo no coração da Serra de S. Mamede e não tenho qualquer tipo de comunicações , não há rede móvel , e a linha fixa só me permitia velocidades de 128K, mas não lhe tenho notado a falta , só mesmo em emergência.

Estou totalmente disponivel para ajudar.

Atentamente,

Tavares

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por serges »

Muito bem #tavares bem vindo de volta fico feliz que continues com este projecto e mais... que o tenhas melhorado e contagiado, realmente as comunicações são importantes mas as vezes lembro me do velhinho CB, pois ainda se usa muito no alentejo...

Parabéns mais uma vez pela acção e por favor continua a nos deliciar com essas e outras informações!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Bunker1978
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 09, 2014 10:08 pm

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por Bunker1978 »

tavares Escreveu:Olá Bunker1978,
Obrigado por ler o tópico Eco Quinta das Fontes, que infelizmente não tenho vindo a actualizar, mas que em breve colocarei mais noticias.

Em relação ao seu projecto dou os parabéns, e tem todo o meu apoio no que precisar.
podes e deves tratar-me por "tu"
Não precisas de agradecer por ler o teu tópico nem de me dares os parabéns. São sempre bem vindos, mas esta é já uma ideia de muitos anos.


tavares Escreveu:Não tenho ainda tópico aberto sobre a energia, mas estou auto-suficiente, com um sistema solar , que dentro de poucos meses será misto , solar/eólico/hídrico.
Epá, isto é que são boas noticias. Eu é que te dou os meus parabéns :)


tavares Escreveu:É perfeitamente possível viver auto-sustentavelmente , o projecto para 5 T1´s é muito simples , e também concordo em centralizar a geração de energia e depois distribuir pelos 5 fogos desde que a distancia não seja muito grande que implique cabos de maior diâmetro que encareceria o projecto ( o cobre está ao preço do ouro ).
Às vezes é muito complicado aguentar psicologicamente e temos de ser teimosos. Existem muitos contratempo e se nós proprios não acreditar-mos nas nossas "maluquices", nunca vamos conseguir alcançar os objetivos.
Às vezes tenho ideia que as outras pessoas pensam que eu estou a construir um fogetão da NASA: :lol:

É bom ouvir dizer e ler, que é possível. Tenho levado muita "porrada" e às vezes parece que remo contra a maré. Também tenho pesquisado muito, espero que entretanto as coisas vão mudando.



tavares Escreveu:A nível de esgotos há vários tipos de sistemas que se podem implementar, são estudos caso-a-caso.
Hoje ligaram-me de uma empresa, expliquei mais ou menos o projeto e eles vão dar-me uns valores por alto. Depois ponho aqui a informação nova.
O projeto de arquitetura qd estiver concluido ja me vai ser possivel aferir valores mais exatos de custo

tavares Escreveu: Estou totalmente disponivel para ajudar.

Atentamente,

Tavares
Nem imaginas o quanto agradeço
Se quiseres trocar ideias de outra forma (telefone, email, skype ou mesmo carta :P ) podes contar comigo. Sou uma pessoa muito interessado neste tema.

Além disso também julgo ser uma prazer participar num projeto destes.

Obrigado e Abraços


Autor do tópico
Bunker1978
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 09, 2014 10:08 pm

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por Bunker1978 »

Olá Amigos.

Vou começar a contactar empresas, para apresentarem soluções e preços, para o que necessito.

São 5 habitações T1 com:

- Sala com Kitchenette, Quarto e WC

- Exaustor
- Frigorifico
- Torradeira
- TV
- AC na sala
- AC no quarto

Iluminação - Em geral vou tentar por focos LED e dois candeeiros

(Acho que não me estou a esquecer de nada)


Já aconselharam aqui, a solução de centralizar a geração de energia e depois distribuir pelos 5 fogos, desde que não fiquem muito longe, devido ao preço do cobre.

Conseguem ajudar-me numa solução especifica para SOLAR E EÓLICO? (antes de contactar as empresas)

Abraço e Obrigado


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Habitações Ecológicas Autossustentáveis

Mensagem por tavares »

Amigo Bunker vou enviar MP.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”