DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Boa tarde meus caros,

Antes de mais apresento-me apesar de já andar neste forum à algum tempo (desde que pensei adquirir um VE): Chamo-me Alexandre e moro em Algés - Oeiras.

Quanto ao DB: sou desde a semana passada o feliz :D proprietário de uma Passat GTE Variant, cor cinza tungsténio, à qual atribuíram a matricula ??-SA-??

Ainda estou a dar os primeiros passos, leia-se kms, pelo que a experiência é diminuta. Estou na generalidade agradado com o carro, realçando o design, o espaço, o conforto, o equipamento e os diversos modos de condução disponíveis, dos quais realço o GTE que, juntando o motor eléctrico ao de gasolina, permite um desempenho desportivo bem interessante.

Começo a habituar-me à condição em e-mode (100 % eléctrico) que me surpreendeu positivamente (e de que maneira). Pena é a autonomia escassa (40 a 50 kms), mas derivado das viagens que tenho frequentemente que fazer por questões profissionais (algumas vezes superiores a 600 kms/dia), não tinha qualquer alternativa 100% eléctrica válida no mercado. Entre essas viagens tenho muitos dias passados na zona de Lisboa em que este carro responde perfeitamente em modo eléctrico e/ou hibrido às minhas necessidades.

Por último, que o testamento já vai longo, derivado dos preciosos e sábios ensinamentos aqui, e noutro forum, recolhidos, tenho vindo a tratar da parte burocrática inerente à compra da viatura eléctrica, a saber:
- E-mobi: Já recebi o cartão (demorou menos tempo do que eu pensava) mas ainda não o utilizei - tentei nos postos de Algés mas estava tudo avariado.
- EDP: Já alterei a tarifa para bi-horária e beneficiei da campanha de 10% de desconto à noite e dos € 400,00 de energia grátis (dividido em 10 meses). Aconselho vivamente.
- IMT: Já tenho o selo identificativo de VE, apesar de ter sido muito doloroso convencer a funcionária a ceder-mo. Primeiro porque ainda não tinha os docs definitivos da viatura, depois por que afinal o veiculo tinha também um motor a gasolina. Muitas explicações, insistências, paciência e tempo, resolveram a questão.
- CML: Já apresentei junto dos órgãos competente da Câmara de Lisboa (serviços jurídicos) reclamação escrita em como o regulamento municipal (apesar de prévio), viola grosseiramente a legislação da república, descriminando alguns dos veículos eléctricos. Derivado de um instituto jurídico, mais propriamente a Força Jurídica, entre distintos diplomas, tal jamais poderá ocorrer.

Quaisquer perguntas que julguem pertinentes, é favor dispararem, estou à vossa inteira disposição.

Abraço a todos e parabéns por este excelente forum.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por Mumia »

Bom antes de tudo os meus Parabéns pela escolha!! Agora vai ser sempre a somar Km's e muitos em modo VE (até vão saber a pouco) ;)
alx99 Escreveu:BAinda estou a dar os primeiros passos, leia-se kms, pelo que a experiência é diminuta. Estou na generalidade agradado com o carro, realçando o design, o espaço, o conforto, o equipamento e os diversos modos de condução disponíveis, dos quais realço o GTE que, juntando o motor eléctrico ao de gasolina, permite um desempenho desportivo bem interessante.
Bem... como percebo tão bem o que descreves :roll: :roll: pude experimentar o Golf GTE em Coimbra no Encontro Nacional :o :o e só digo que coisa brutal.... :shock: habituava-me a um bichinho assim, dá para umas boas brincadeiras dá :lol: :lol:

alx99 Escreveu:- CML: Já apresentei junto dos órgãos competente da Câmara de Lisboa (serviços jurídicos) reclamação escrita em como o regulamento municipal (apesar de prévio), viola descaradamente a legislação da república, descriminando alguns dos veículos eléctricos. Derivado de um instituto jurídico, mais propriamente a Força Jurídica, entre distintos diplomas, tal jamais poderá ocorrer.
epa...... é tipo PERFEITO este paragrafo!!!!!!!! (falta haver um boneco a bater palamas) É tipo somente o que penso e como vejo as coisas, mas há pessoal que teima em não ver nisso e noutras situações pura discriminação.. :x

Parabéns mesmo por tal iniciativa, e fico contente ver mais alguém a pensar como eu :D

Quanto "à menina" faltaaammmmmm as fotoooossssss eheheheh o ppl gosta muitoooooo de fotos ;) e claro muitos relatos e histórias ;)

Ahhhh e como és de perto, agora é começar a aparecer à 6ª feira à noite na Marina de Oeiras, para o café com a malta, levar a menina a visitar os amigos/as VE's e claroooo tu conviveres com a malta ;)

Boa sorte com a passat e claro, muitos e bons Km's!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por serges »

Bem creio que o Mumia escreveu e muito bem...

Tenho um ampera um pouco semelhante o conceito mas com mais autonomia mas menos cv...

Parabéns pela escolha e por favor as fotos da praxe...

Parece me que vou estar muito presente neste DB para descobrir como foi feita essa insistência e por fim mais valia do distico...

Abraços e obrigado pelo testemunho.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns!

Continuação de muitas aventuras com a máquina... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns pela compra. Agora venham as fotos :-P

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por sosimple »

Fixe, mais um VE. Fotos!
Opel Ampera
O meu Instagram


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Vou-me iniciar na colocação de fotos. Espero que resulte.

Como ando a experimentar o carregamento nos postos públicos, aqui vão estas:

A carregar em Belém:
Imagem

A carregar na A1 em Pombal:
Imagem

Vá lá, não me critiquem por, com este carro, estar a usar um PCR. Primeiro, não estava ninguém à espera; segundo, o objectivo era experimentar se carregava.

Quando tiver mais disponibilidade de tempo, farei fotos de alguns pormenores do carro.
Última edição por alx99 em segunda out 31, 2016 3:15 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Esqueci-me de dois pormaiores importantíssimos.

O meu muito obrigado ao Mumia, serges, Emanuel Couto, jlmflorencio e sosimple pelos parabéns e incentivos - conto convosco nas dúvidas que surgirem.

Para além dos passos supra relatados, também me inscrevi como associado da UVE, por partilhar dos objectivos da associação.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por Mumia »

Da minha parte não tens nada que agradecer ;) no que conseguir estou cá para ajudar ;)

fiz edição do teu post para que aparecessem as imagens faltava colocares [img ] antes do link e o [/img ] depois do link para aparecer a imagem e não só o link ;) sem o espaço antes do ultimo "]"

Ou podes fazer o upload das fotos mesmo aqui pelo Fórum como "anexo", qualquer uma das hipóteses dá :)

Agora falta levar a menina ao café lá a Oeiras pra conviver com a malta :D

E esta nova passat está bem bonita!! :oops:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por sosimple »

Idem. Não tens de quê.

Já tenho o selo azul da mobilidade eléctrica, agora vou ver se apanho o teu balanço e também chateio a EMEL.
Opel Ampera
O meu Instagram


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por jmlflorencio »

Que bela máquina. Que te sirva bem, por muitos e bons Km.
E vai contando novidades ;-)


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

sosimple Escreveu:Idem. Não tens de quê.

Já tenho o selo azul da mobilidade eléctrica, agora vou ver se apanho o teu balanço e também chateio a EMEL.
Boa.

Pelo menos no concelho de Oeiras já podemos estacionar sem ter que pagar estacionamento. Já confirmei com a concessionária (Parques Tejo) e não é necessário nada mais para além do selo do IMT colocado no vidro pára-brisas.

Não sei que outros municipios, para além do de Oeiras, dão correcto cumprimento ao diploma legal, isentando de taxas de estacionamento todos os veículos eléctricos. Parece-me ter lido algures que Vila Nova de Gaia e Funchal também assim procedem, mas não tenho a certeza. Se alguém souber se estes, bem como outros municipios, têm esse comportamento, seria interessante que aqui o mencionassem.


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por lmmr74 »

alx99 Escreveu:
A carregar na A1 em Pombal:
Imagem

Vá lá, não me critiquem por, com este carro, estar a usar um PCR. Primeiro, não estava ninguém à espera; segundo, o objectivo era experimentar se carregava.
Porque haveria de ser criticado? Tem o mesmo direito aos 30 minutos de carga que outros têm! Que eu saiba os postos públicos não são exclusivos para ninguém, portanto use sempre que precisar...outra coisa é ceder voluntariamente o lugar a alguém, mas essa é uma questão de "bom senso" e entreajuda

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por Mumia »

lmmr74 Escreveu:Porque haveria de ser criticado? Tem o mesmo direito aos 30 minutos de carga que outros têm! Que eu saiba os postos públicos não são exclusivos para ninguém, portanto use sempre que precisar...outra coisa é ceder voluntariamente o lugar a alguém, mas essa é uma questão de "bom senso" e entreajuda
Ora nem mais.... toda a gente que os consegue usar, tem o mesmo direito! Tudo o resto é bom senso e entreajuda como já disse o lmmr74 :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Pois é, a menina em 2 semanas, já tem mais de 3300 kms. Uma viagem relâmpago a Aragão em Espanha implicou longos turnos de funcionamento a gasolina, prejudicando assim a mobilidade eléctrica. Mas enfim, quando em Lisboa, tento compensar com um funcionamento exclusivo, ou quase, em modo 100 % eléctrico.

Em termos gerais, a Passat GTE tem agradado positivamente. Como ponto negativo, até este momento, tenho a apontar, para além da limitada autonomia eléctrica já referida, um consumo de gasolina em AE mais elevado do que o esperado. Com CC a 130 kms/h e AC, varia entre os 7 e 8 l/100, mesmo em modo ECO. Detecto que subidas ligeiras aumentam significativamente o consumo. Talvez seja devido ao peso significativo do carro: cerca de 1750 kgs em vazio.

Como foram solicitadas muitas fotos, aqui vão mais algumas, desta vez de alguns pormenores do interior do veículo, mais concretamente de alguns menus apresentados nos dois displays existentes.
IMG_0677.JPG
IMG_0667.JPG
Anexos
IMG_0668.JPG
Última edição por alx99 em domingo nov 06, 2016 1:56 am, editado 10 vezes no total.


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Peço desculpa mas não consegui rodar a última foto.

Aqui vão mais algumas sobre o mesmo tema.

O friso luminoso azul dá um efeito bem interessante, está presente no tablier, nas portas dianteiras e nas traseiras. Para além disso existem várias luzes nas portas e parte inferior do tablier, criando um ambiente nocturno agradável.
Anexos
IMG_0671.JPG
IMG_0681.JPG
IMG_0680.JPG
Última edição por alx99 em sábado nov 05, 2016 11:23 pm, editado 2 vezes no total.


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Agora surgem algumas duvidas de caloiro que coloco aos mais entendidos com PHEV's:

- Neste tipo de baterias, que têm pouca capacidade, será desaconselhável carregar até aos 100 %.
- Várias cargas no mesmo dia são problemáticas em termos de desgaste das baterias.
- Existirá inconvenientes em terminar-se a carga a 100 % a uma determinada hora e só se iniciar a condução 3 ou 4 horas depois?

Notas:
- Quando estiver bom tempo e o carro lavado, tirarei mais fotos do exterior.
- Os encontros das sextas-feiras em Oeiras, a que horas é que têm lugar?
- Até ao momento não houve resposta da CML relativo ao tema do dístico de VE. Se até ao final da próxima semana não surgirem novidades, volto a solicitar-lhes uma resposta, desta vez com caracter de urgência.
Última edição por alx99 em domingo nov 06, 2016 8:51 pm, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por zeuz »

Obrigado pelas fotos e feedback! (y)


Por um lado invejo essas viagens pela península ibérica, mas por outro lado não... por mais que se goste de conduzir, muitas horas ao volante e em trajectos repetitivos acabam por moer qualquer um!



Sent from my X5 using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por jmlflorencio »

Boas fotos. Já conhecia esse painel de instrumentos (e adoro), mas dos 'neons' do interior não sabia... Deve ficar impecável ao vivo!

Quanto aos consumos em AE, realmente não são nada de especial, até o meu velhinho Octavia 1.6i conseguiria ser mais poupado (ou fazer igual consumo)... Mas pesa 500kg a menos, e a física não perdoa...

De qualquer modo essa Passat deve ser um espectáculo para o dia-a-dia!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por Mumia »

Beeeemmmmm devo dizer que gostei dessas fotos, quer o painel instrumentos, quer esse detalhe do "friso azul" :o gostei gostei!!


Quanto ao cafezinho das 6ª feiras, o pessoal começa a aparecer depois das 21:30.. mas vê com mais detalhes AQUI ;) depois há uns dias mais concorridos, outros menos... o normal ehehehheh
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Automóveis”