Projecto Aerogerador com Alternador

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Josenir »

Rinks Escreveu:PS: quanto ao cogging não está assim tão mau devia estar mal alinhado aquando da montagem, tive a testar o gerador com um berbequim e correia e tive 2 leituras diferentes em cada fase 1,2 v e 1,9 v sem retificação direto do estator.
O total com este enrolamento de 4 espiras será 1,2*3 =3,6 v é isso ?
Cumprimentos
A tensão final do alternador, depois de retificada, será em torno de 20% maior que a tensão de uma das fases sem retificação. Não vão ser somadas as tensões das fases. A não ser que você ligue as três fases em série, transformando-as em uma só fase, o que não é usual, e nem resulta em melhor rendimento.

Se está dando 1,2Vca, depois de retificado deverá dar aproximadamente 1,44Vcc. Esse valor não está bom. Ou a rotação que você girou está muito baixa, ou os ímãs são muito fracos, e estão mal posicionados, para render tão pouco.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Josenir »

Rinks Escreveu:E aproveito para perguntar ao josenir onde se arranjam as polias que usa nos seus projectos tipo isto
As polias que eu uso, em geral em compro em lojas de ferragens. Mas em alguns casos, como essa do alternador que você postou a foto, eu fabrico em mesmo. Só fabrico em último caso, se precisar de algo que não tenha disponível pra comprar. Pois uma polia custa muito barato. Fabricar uma dá muito trabalho.


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Rinks »

Josenir Escreveu:
Rinks Escreveu:PS: quanto ao cogging não está assim tão mau devia estar mal alinhado aquando da montagem, tive a testar o gerador com um berbequim e correia e tive 2 leituras diferentes em cada fase 1,2 v e 1,9 v sem retificação direto do estator.
O total com este enrolamento de 4 espiras será 1,2*3 =3,6 v é isso ?
Cumprimentos
A tensão final do alternador, depois de retificada, será em torno de 20% maior que a tensão de uma das fases sem retificação. Não vão ser somadas as tensões das fases. A não ser que você ligue as três fases em série, transformando-as em uma só fase, o que não é usual, e nem resulta em melhor rendimento.

Se está dando 1,2Vca, depois de retificado deverá dar aproximadamente 1,44Vcc. Esse valor não está bom. Ou a rotação que você girou está muito baixa, ou os ímãs são muito fracos, e estão mal posicionados, para render tão pouco.
Atenção que estes valores foram obtidos com um enrolamento igual ao original (4espiras) apenas para testar, no futuro vou fazer com 12 espiras e testar novamente.
PS: A rotação era relativamente alta (de berbequim).
Os imãs estão bem posicionados, pois estão centrados com os polos dos rotores.


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Rinks »

Novidades
Novo enrolamento com 14 espiras cada bobine, 6bobines por fase.

[URL=http://s1212.photobucket.com/user/ ... .jpg[/img][/url]

Trabalho manual um pouco complicado de executar e de muita paciência... E dor nos dedos...

[URL=http://s1212.photobucket.com/user/ ... .jpg[/img][/url]

Mas com bons resultados...
Após teste rápido com berbequim e correia mal preso
Obtido leituras de cerca de 21/24 vdc .
Resta testar melhor com acoplagem a motor de maquina de lavar roupa depois posto os videos e fotos quando terminar este setup.
Resta partir para a fase de regular o gerador .
Alguma sugestão ??


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Setup para testes

Mensagem por Rinks »

Boas companheiros, vim mostrar o setup para testar o gerador, com um motor de máqluina de lavar roupa.

[URL=http://s1212.photobucket.com/user/ ... .jpg[/img] [/url]

Imagem

Já testei o setup mas preciso afinar melhor o gerador, pois se não estiver bem alinhado o rotor raspa no estator.
Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Josenir »

É assim que se faz. Parabéns.
Falta apenas um contagiro no eixo do alternador, pra saber a rotação, e algumas lâmpadas ligadas na saída para poder ter medidas confiáveis. No mais, as coisas têm que ser assim mesmo. Tem-se que testar o gerador na bancada, para depois pensar em fazer testes em uma turbina. Isso economiza muito tempo e possíveis resultados decepcionantes em campo.


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Rinks »

Josenir Escreveu:É assim que se faz. Parabéns.
Falta apenas um contagiro no eixo do alternador, pra saber a rotação, e algumas lâmpadas ligadas na saída para poder ter medidas confiáveis. No mais, as coisas têm que ser assim mesmo. Tem-se que testar o gerador na bancada, para depois pensar em fazer testes em uma turbina. Isso economiza muito tempo e possíveis resultados decepcionantes em campo.
Boas, companheiro obrigado pelos incentivos mas estou desiludido com o resultado dos testes, visto que embora não esteja a tensão regulada, fiz contas por alto e:
12v *1,4A = 16,5 W .

Teste de voltagem em vazio
https://youtu.be/73fag3J3UtY

Teste de amperagem com lâmpada 5w em série.
https://youtu.be/iEfG6BXXVLQ

Devo lembrar que embora não tenha medido as RPMs o motor em alta faz 1235rpm.


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Rinks »

Pergunta 1- Como regular o gerador ? Regulador de painel solar mttp serve ?

Pergunta 2-Depois de regulado há hipótese de aumentar a amperagem? Ou não tem nada a ver ?

Pergunta 3-Trocando de imãs produz mais watts ?

Cumprimentos


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por masterchief »

Acho fascinante este tipo de topicos!!! Pena nao perceber nada disto ehehe mas gabo-vos a paciencia para aprender a construir estes "equipamentos"


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Rinks »

masterchief Escreveu:Acho fascinante este tipo de topicos!!! Pena nao perceber nada disto ehehe mas gabo-vos a paciencia para aprender a construir estes "equipamentos"
Obrigado, é bom saber que mais pessoas gostam destas coisas, é preciso muita paciência e perserverança, mas com calma tudo se faz.

E quem sabe um dia alcançar os objetivos...

Cumprimentos


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Rinks »

Rinks Escreveu:
Josenir Escreveu:É assim que se faz. Parabéns.
Falta apenas um contagiro no eixo do alternador, pra saber a rotação, e algumas lâmpadas ligadas na saída para poder ter medidas confiáveis. No mais, as coisas têm que ser assim mesmo. Tem-se que testar o gerador na bancada, para depois pensar em fazer testes em uma turbina. Isso economiza muito tempo e possíveis resultados decepcionantes em campo.
Boas, companheiro obrigado pelos incentivos mas estou desiludido com o resultado dos testes, visto que embora não esteja a tensão regulada, fiz contas por alto e:
12v *1,4A = 16,5 W .


Teste de voltagem em vazio
https://youtu.be/73fag3J3UtY

Teste de amperagem com lâmpada 5w em série.
https://youtu.be/iEfG6BXXVLQ

Devo lembrar que embora não tenha medido as RPMs o motor em alta faz 1235rpm.
Mais um update:
Ao desmontar o gerador para apertar um parafuso solto, constatei que uma das bobines tinha uma espira partida, só restavam 2 soluções ou bobinava de novo ou soldava o fio onde partiu.
Optei pela opção mais fácil, soldei o fio.
Acontece que, qual não é o meu espanto aquando de novo teste a voltagem aumentou exponencialmente , mas a amperagem baixou!!!
Alguém sabe o que poderá ter causado esta situação??


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Rinks »

Reparei que neste segundo teste a lâmpada acendeu com mais intensidade.

https://youtu.be/iljcpBpUnmw

https://youtu.be/ez-UD3qWCuo

Mas a amperagem diminui de 1,4A para 0,47A


gpsvitor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: quarta nov 02, 2016 12:55 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por gpsvitor »

Eu sei que o que vou dizer é completamente fora do contexto... Mas já pensou em outro tipo de tecnologia? Os alternadores dos carros são extremamente ineficientes e a única razão pela que são usados é porque são fáceis de "desligar" quando a bateria está carregada... O melhor (a meu ver) seria fazer um gerador de raiz com ímanes de neodimio. Se precisares de algumas dicas posso tentar ajudar embora não seja nenhum "pro" na matéria...

Enviado do meu FEVER através de Tapatalk


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Rinks »

gpsvitor Escreveu:Eu sei que o que vou dizer é completamente fora do contexto... Mas já pensou em outro tipo de tecnologia? Os alternadores dos carros são extremamente ineficientes e a única razão pela que são usados é porque são fáceis de "desligar" quando a bateria está carregada... O melhor (a meu ver) seria fazer um gerador de raiz com ímanes de neodimio. Se precisares de algumas dicas posso tentar ajudar embora não seja nenhum "pro" na matéria...

Enviado do meu FEVER através de Tapatalk
Boas, companheiro sim já pensei em construir um gerador de fluxo axial de raiz, estou em fase de contas para decidir se compro imãs para este PMA ou faço um de fluxo axial novo.

Cumprimentos


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Rinks »

Boas, companheiros já tenho imãs mais potentes resta instalar no rotor que vou fazer de propósito para o efeito.
São imãs de 40*10*10mm=15kg.

Penso ter descoberto o problema da baixa amperagem, aquando de um teste de continuidade, verifiquei que o gerador estava em curto-circuito.
As bobines com o estator, devo fazer um novo enrolamento, e talvez aumente a bitola de 0,75 para 1,0 mm.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Josenir »

Companheiro Rinks, é normal que você tenha alguns insucessos no começo, especialmente se você tentar construir algo novo sem ter feito um estudo muito detalhado sobre como a coisa funciona.

Para você estar instalando ímãs em um rotor de um alternador, ou você já deveria ter estudado muito bem a teoria envolvida, ou deveria estar se baseando em algum outro projeto em que essa alteração já tenha sido feita e documentada. Caso contrário, a chance de dar um rendimento insatisfatório é muito grande.

No meu entender, para que você consiga instalar ímãs no rotor de um alternado, e conseguir alguma chance de sucesso, você deveria remover o induzido do alternador, e aproveitando apenas o eixo, construir um novo induzido. Nesse novo induzido você faria 12 cavas com a medida exata dos ímãs, onde você embutiria esses ímãs colados com cola epoxi. Dessa forma eu já vi ser feito, e deve ter projeto publicado na internet.

Sobre alterar o bobinamento, eu lhe diria que, primeiro você deveria instalar os ímãs. Depois você iria medir a potência gerada(quantos volts e quantos ampères) ainda com o bobinamento original. E só depois você poderia pensar em alterar o bobinamento. Você não pode escolher a bitola do fio de maneira aleatória. Digamos que o resultado com bobinamento original foi de 4V x 5A (4V x 5A = 20W). Você precisa carregar baterias? Pra carregar baterias você precisa de algo em torno de 14 a 18V. Se você tem 4 Volts, então, refazendo um bobinamento com 4 vezes mais espiras você vai conseguir aproximadamente 4 vezes mais que isso. E agora? Qual a bitola do fio. A bitola do fio deve ser a bitola mais grossa possível, desde que você consiga encaixar uma nova bobina com 4 vezes mais espiras no mesmo espaço físico em que estava o bobinamento original. Uma coisa é certa: vai ser um fio mais fino do que o fio do bobinamento original. Na nomenclatura AWG, dois ou três degraus mais fino. Ou seja, se o bobinamento original era de fio 19AWG, o novo será de fio 21 ou 22, provavelmente. Só experimentando pra ver.


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Rinks »

Josenir Escreveu:Companheiro Rinks, é normal que você tenha alguns insucessos no começo, especialmente se você tentar construir algo novo sem ter feito um estudo muito detalhado sobre como a coisa funciona.

Para você estar instalando ímãs em um rotor de um alternador, ou você já deveria ter estudado muito bem a teoria envolvida, ou deveria estar se baseando em algum outro projeto em que essa alteração já tenha sido feita e documentada. Caso contrário, a chance de dar um rendimento insatisfatório é muito grande.

No meu entender, para que você consiga instalar ímãs no rotor de um alternado, e conseguir alguma chance de sucesso, você deveria remover o induzido do alternador, e aproveitando apenas o eixo, construir um novo induzido. Nesse novo induzido você faria 12 cavas com a medida exata dos ímãs, onde você embutiria esses ímãs colados com cola epoxi. Dessa forma eu já vi ser feito, e deve ter projeto publicado na internet.

Sobre alterar o bobinamento, eu lhe diria que, primeiro você deveria instalar os ímãs. Depois você iria medir a potência gerada(quantos volts e quantos ampères) ainda com o bobinamento original. E só depois você poderia pensar em alterar o bobinamento. Você não pode escolher a bitola do fio de maneira aleatória. Digamos que o resultado com bobinamento original foi de 4V x 5A (4V x 5A = 20W). Você precisa carregar baterias? Pra carregar baterias você precisa de algo em torno de 14 a 18V. Se você tem 4 Volts, então, refazendo um bobinamento com 4 vezes mais espiras você vai conseguir aproximadamente 4 vezes mais que isso. E agora? Qual a bitola do fio. A bitola do fio deve ser a bitola mais grossa possível, desde que você consiga encaixar uma nova bobina com 4 vezes mais espiras no mesmo espaço físico em que estava o bobinamento original. Uma coisa é certa: vai ser um fio mais fino do que o fio do bobinamento original. Na nomenclatura AWG, dois ou três degraus mais fino. Ou seja, se o bobinamento original era de fio 19AWG, o novo será de fio 21 ou 22, provavelmente. Só experimentando pra ver.
Boas, amigo josenir de seguida vou montar um novo induzido com os imãs maiores aproveitando apenas o eixo, e testar com o enrolamento atual.
Neste momento tenho cerca de 42v e 0.47A mas tenho o estator em curto.
Vou resolver o curto e testar.
Quanto ao regulador ? Há sugestões ??
Regulador mttp de painel solar serve ?
E como controlar em caso de vento em excesso?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Josenir »

Rinks Escreveu:Boas, amigo josenir de seguida vou montar um novo induzido com os imãs maiores aproveitando apenas o eixo, e testar com o enrolamento atual.
Neste momento tenho cerca de 42v e 0.47A mas tenho o estator em curto.
Essa medida não está correta. E também não deve existir nenhum curto-circuito. Se houvesse um curto-circuito, ou a tensão de saída seria zero ou haveria aquecimento das bobinas. Se a tensão está em 42V é porque falta ligar alguma carga na saída pra consumir a energia gerada. Só existe um jeito de medir quanto de energia um gerador é capaz de gerar: ligando alguma coisa na saída para consumir a energia gerada. Se o seu gerador é pra 12V, então uma carga recomendada são lâmpadas de 12V. Quantas lâmpadas usar? Quantas forem necessárias para fazer a tensão cair para próximo de 12V. Aí sim, quando o seu gerador tiver gerando energia, e essa energia estiver sendo consumida, e ele estiver trabalhando com tensão próxima de 12V, aí você liga um amperímetro em série entre o gerador e as lâmpadas e você vai ver quantos ampères o gerador está produzindo. Depois de saber quantos volts e quantos ampères o gerador está gerando, aí é só multiplicar V x A para obter a potência gerada em watts.
Rinks Escreveu:Quanto ao regulador ? Há sugestões ??
Regulador mttp de painel solar serve ?
Regulador de tensão para gerador de ímãs permanentes, devem existir, mas são difíceis de encontrar. Pra potências baixas, até uns 120W, eu sugiro um regulador de tensão de motocicleta. O da Honda Sahara 350 ou da Honda Tornado 250 são os mais fáceis de instalar.
Rinks Escreveu:E como controlar em caso de vento em excesso?
Cumprimentos
Você precisa estudar mais o assunto. O seu gerador precisa casar bem com a rotação máxima da turbina, já levando em consideração um multiplicador de velocidade, se existir. Se o conjunto estiver devidamente casado, os excessos de tensão serão controlados pelo regulador de tensão. Caso contrário, podem ocorrer sobrecargas que irão danificar tanto o regulador, quanto o gerador e a estrutura mecânica da turbina.


gpsvitor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: quarta nov 02, 2016 12:55 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por gpsvitor »

A meu ver, a melhor forma de controlar o vento em excesso (em caso de tempestade por exemplo) é criar um sistema que passe a cauda do gerador de paralelo para perpendicular e vise versa... Voltagens inferiores ou superiores ao desejado são facilmente contornáveis com um dc dc step up down... Ou seja se a voltagem for superior desce, de for inferior sobe. Ainda sobre a cauda eu já vi esse sistema em funcionamento em antigas bombas de água e funciona bem

Enviado do meu FEVER através de Tapatalk


Autor do tópico
Rinks
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quinta ago 18, 2016 10:31 pm

Re: Projecto Aerogerador com Alternador

Mensagem por Rinks »

gpsvitor Escreveu:A meu ver, a melhor forma de controlar o vento em excesso (em caso de tempestade por exemplo) é criar um sistema que passe a cauda do gerador de paralelo para perpendicular e vise versa... Voltagens inferiores ou superiores ao desejado são facilmente contornáveis com um dc dc step up down... Ou seja se a voltagem for superior desce, de for inferior sobe. Ainda sobre a cauda eu já vi esse sistema em funcionamento em antigas bombas de água e funciona bem

Enviado do meu FEVER através de Tapatalk
Boas companheiro, conheço esse sistema dos moinhos de água mas o meu sistema de cauda é fixo , no entanto é uma hipótese a considerar ainda estou em fase de testes de bancada.

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”