Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Ultimamente tenho encontrado vários "irmãos" do MB.

Este é cinzento, ou seja, não optou pelos packs especiais do modelo elétrico:
A.jpg

E aqui estão os dois a carregar. Curiosamente o cinzento também está a utilizar o EVSE da Tesla:
B.jpg

E curioso também é o autocolante colocado na traseira :)
C.jpg
Mas nem tudo são rosas, ao ligar o meu EVSE, o quadro do El Corte Inglés disparou... Não suporta dois veículos a carregar a 11kW :(

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por MRider »

Mesmo, 11 kw é muita fruta.
Live long and prosper!


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Um dos indicadores do tablier deste carro é o E-CELL - que está sempre nos 100% - e indica qual a percentagem de potência (não energia armazenada) que pode ser obtida das baterias nesse instante.

Segundo o manual, a potência disponível pode baixar em situações extremas de temperatura para proteger a longevidade da bateria ou quando a bateria está quase sem energia.

Como o carro está quase sempre em garagem tanto em casa como no trabalho, e como nunca deixo as baterias descarregarem até valores muito baixos, nunca tinha visto este indicador fora dos 100%.

Até que um dia, deixei o carro no parque P6 do aeroporto de Lisboa durante alguns dias, e quando regressei, vi pela primeira vez o ponteiro a ~95% apesar da bateria ter ~70% de carga:

Início.jpg
Mesmo depois de uma viagem de quase 1 hora por Lisboa, o ponteiro manteve-se nesta posição só voltando ao normal após uma carga:
Final.jpg
O curioso é que o P6 é um parque coberto mas sem paredes, e até nem estava muito frio nesses dias - a temperatura variou entre 10 e 15 graus.

Entretanto voltei a deixar o carro mais vezes neste parque e sucede sempre o mesmo. :o

Decididamente não gosta de ficar na rua... :)

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por zeuz »

Obrigado pela partilha!

Sent from my Edison 3 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por serges »

Sim o frio não ajuda nada...

Muito boa dica...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Há algum tempo que não passo por aqui, e por isso aqui fica uma atualização.

Passou-se o inverno, veio a primavera e com ela mais kms de autonomia. Agora isto já é normal…

Há 2 meses atrás surgiu-me a primeira situação invulgar: ao chegar ao carro verifiquei que a luz de indicação de carga que está junto da ficha Mennekes estava vermelha a piscar. As únicas cores que conhecia e que estão documentadas são o amarelo e o verde:

Carga Red.JPG

Ao ligar a ignição, verifiquei que a bateria tinha carregado conforme esperado, porém havia a seguinte mensagem no tablier: “Falha. Visitar oficina”.

Falha Visitar Oficina.jpg

Ainda assim, não notei nada de estranho no comportamento do carro na viagem de regresso. Depois da viagem, voltei a carregar a bateria sem problemas.

Procurei em forums internacionais, e a hipótese mais provável para este problema era uma avaria no mecanismo que prende a ficha Mennekes ao veículo durante a carga.

Quando a oficina abriu entreguei-lhes a viatura, e qual não foi o meu espanto quando me ligaram e disseram que tinham de trocar o motor do carro! :? Lá o trocaram o motor (sem custos), e com dois anos e meio, tenho um motor novinho em folha. :)

Notei que agora o carro estava muito mais silencioso: o zumbido que o carro sempre fez ao acelerar tinha desaparecido! Procurei informações nalguns fóruns da Tesla e verifiquei que houve de facto situações onde o motor foi trocado por causa de um defeito de fabrico que provocava um zumbido…

Entretanto, passado uma semana, lá aparece novamente a luz vermelha na carga e a mensagem “Visitar oficina”. :roll:

Levei o carro novamente à oficina, e desta vez lá detetaram um problema no mecanismo que prende a ficha ao carro ;) . Desta vez o problema ficou resolvido!

De qualquer forma, nunca me explicaram porque é que trocaram o motor.

Agora com este silêncio ainda gosto mais de andar no carro :D


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por jmlflorencio »

Wow, que estranho... Mas ainda bem que se resolveu!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por serges »

Mesmo muito estranho mas pronto resolveu se pelo melhor... motor novo e o problema inicial resolvido!

Continuação e muitos kms!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Mumia »

é bom saber que tem sido andar sem problemas ;)

Quanto ao motor, cheira-me que devem saber quais as séries a serem trocados... e apanharam-te por lá pimbas ficou resolvido ;) e antes assim, que dar algum problema maior...

Ainda bem que o stress da ficha tambem ficou pronto, agora é aproveitar o calor e o verão e..... Muitos Km's ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

Cartolas Escreveu:Há algum tempo que não passo por aqui, e por isso aqui fica uma atualização.

Passou-se o inverno, veio a primavera e com ela mais kms de autonomia. Agora isto já é normal…

Há 2 meses atrás surgiu-me a primeira situação invulgar: ao chegar ao carro verifiquei que a luz de indicação de carga que está junto da ficha Mennekes estava vermelha a piscar. As únicas cores que conhecia e que estão documentadas são o amarelo e o verde:

Carga Red.JPG

Ao ligar a ignição, verifiquei que a bateria tinha carregado conforme esperado, porém havia a seguinte mensagem no tablier: “Falha. Visitar oficina”.

Falha Visitar Oficina.jpg

Ainda assim, não notei nada de estranho no comportamento do carro na viagem de regresso. Depois da viagem, voltei a carregar a bateria sem problemas.

Procurei em forums internacionais, e a hipótese mais provável para este problema era uma avaria no mecanismo que prende a ficha Mennekes ao veículo durante a carga.

Quando a oficina abriu entreguei-lhes a viatura, e qual não foi o meu espanto quando me ligaram e disseram que tinham de trocar o motor do carro! :? Lá o trocaram o motor (sem custos), e com dois anos e meio, tenho um motor novinho em folha. :)

Notei que agora o carro estava muito mais silencioso: o zumbido que o carro sempre fez ao acelerar tinha desaparecido! Procurei informações nalguns fóruns da Tesla e verifiquei que houve de facto situações onde o motor foi trocado por causa de um defeito de fabrico que provocava um zumbido…

Entretanto, passado uma semana, lá aparece novamente a luz vermelha na carga e a mensagem “Visitar oficina”. :roll:

Levei o carro novamente à oficina, e desta vez lá detetaram um problema no mecanismo que prende a ficha ao carro ;) . Desta vez o problema ficou resolvido!

De qualquer forma, nunca me explicaram porque é que trocaram o motor.

Agora com este silêncio ainda gosto mais de andar no carro :D
Amigo Cartolas, desde já desejo um excelente ano 2018. Tire-me uma duvida pf, qual o plano de manutenções do MB B, eu fiz a 1a aos 25k e ja vou com 75k e o carro diz-me que faltam 15k para a próxima, faz 2 anos daqui 2semanas. Obrigado. Abraço.


Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk



Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Viva,
Na oficina disseram-me que o plano de manutenção é dinâmico. Depende da leitura de vários sensores ao longo do tempo, tipo de estrada onde se conduz, temperatura ambiente, estrada vs auto-estrada vs cidade, tipo de condução, carga do carro, etc.

Faço as revisões conforme a indicação do ASSYST PLUS. Fiz a primeira aos 17000 (tipo A) e a segunda aos 43000 (tipo B) . Atualmente o carro tem 56000 Kms e indica que faltam 282 dias para a próxima revisão A.

Normalmente não se deve deixar passar mais do que 24 meses sem fazer revisão, mas parece-me que não é esse o caso.

Aqui ficam também os votos de um excelente 2018.
Um abraço.

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

Cartolas Escreveu:Viva,
Na oficina disseram-me que o plano de manutenção é dinâmico. Depende da leitura de vários sensores ao longo do tempo, tipo de estrada onde se conduz, temperatura ambiente, estrada vs auto-estrada vs cidade, tipo de condução, carga do carro, etc.

Faço as revisões conforme a indicação do ASSYST PLUS. Fiz a primeira aos 17000 (tipo A) e a segunda aos 43000 (tipo B) . Atualmente o carro tem 56000 Kms e indica que faltam 282 dias para a próxima revisão A.

Normalmente não se deve deixar passar mais do que 24 meses sem fazer revisão, mas parece-me que não é esse o caso.

Aqui ficam também os votos de um excelente 2018.
Um abraço.
Obrigado.
Abraço

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk



Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Aproveito para partilhar que o carro continua a funcionar às mil maravilhas.
Aqui fica um exemplo do consumo com o seguinte percurso de 136 Kms:

Lisboa -> Odivelas -> Oeiras -> Odivelas -> (Pt VG) Montijo -> Seixal -> (Pt 25Abr) Lisboa

Autonomia inicial: 150 Kms
Autonomia final: 15 Kms
Bateria restante: 13%
Sem recarga

Demorei imenso tempo a fazer o percurso porque apanhei uma maratona em Odivelas...

Reparem que com este nível de bateria o indicador E-Cell à direira indica que a potencia máxima do carro ficou reduzida até nova carga.
A.jpg
B.jpg
C.jpg

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

Cartolas Escreveu:Aproveito para partilhar que o carro continua a funcionar às mil maravilhas.
Aqui fica um exemplo do consumo com o seguinte percurso de 136 Kms:

Lisboa -> Odivelas -> Oeiras -> Odivelas -> (Pt VG) Montijo -> Seixal -> (Pt 25Abr) Lisboa

Autonomia inicial: 150 Kms
Autonomia final: 15 Kms
Bateria restante: 13%
Sem recarga

Demorei imenso tempo a fazer o percurso porque apanhei uma maratona em Odivelas...

Reparem que com este nível de bateria o indicador E-Cell à direira indica que a potencia máxima do carro ficou reduzida até nova carga.
A.jpg
B.jpg
C.jpg
Qual é sua oficina? O meu anda assobiar muito! Sem o rádio ligado acaba por incomodar. O meu faz médias 17kW. Perdi cerca de 5kms de autonomia quando "atesto" e controlo pelo reset no C.Bordo.
Imagem

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por t3lmo »

Qual dos vossos estava hoje na Mesquita de Lisboa a carregar? :D
Gosto de os ver por perto ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

t3lmo Escreveu:Qual dos vossos estava hoje na Mesquita de Lisboa a carregar? :D
Gosto de os ver por perto ;)
Eu não Imagem. Bom ano t3lmo.

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por serges »

Muito bem...

Continuação de muitos e bons kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

samthekid79 Escreveu: sábado dez 30, 2017 12:02 am
Cartolas Escreveu:Aproveito para partilhar que o carro continua a funcionar às mil maravilhas.
Aqui fica um exemplo do consumo com o seguinte percurso de 136 Kms:

Lisboa -> Odivelas -> Oeiras -> Odivelas -> (Pt VG) Montijo -> Seixal -> (Pt 25Abr) Lisboa

Autonomia inicial: 150 Kms
Autonomia final: 15 Kms
Bateria restante: 13%
Sem recarga

Demorei imenso tempo a fazer o percurso porque apanhei uma maratona em Odivelas...

Reparem que com este nível de bateria o indicador E-Cell à direira indica que a potencia máxima do carro ficou reduzida até nova carga.

A.jpg
B.jpg
C.jpg
Qual é sua oficina? O meu anda assobiar muito! Sem o rádio ligado acaba por incomodar. O meu faz médias 17kW. Perdi cerca de 5kms de autonomia quando "atesto" e controlo pelo reset no C.Bordo.
Imagem

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk
Tenho ido à Carclasse de Lisboa porque foi o concessionário onde adquiri o carro. Parece-me que eles poderiam ter mais tecnologia de diagnóstico para estes veículos, mas não fizeram o investimento. Gostava de saber por exemplo qual é a capacidade atual da bateria, mas eles só conseguem saber o estado da bateria sem detalhes (ok ou nok).

A oficina da ZEEV que presta assistência à Tesla no Prior Velho estava à espera de um equipamento de diagnóstico que permitia analisar com detalhe o estado dos componentes do veículo. Um dia destes passo por lá.


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

t3lmo Escreveu: sábado dez 30, 2017 1:03 am Qual dos vossos estava hoje na Mesquita de Lisboa a carregar? :D
Gosto de os ver por perto ;)
O meu não era... Pelos vistos ainda há uns quantos ;)

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

Cartolas Escreveu:
samthekid79 Escreveu: sábado dez 30, 2017 12:02 am
Cartolas Escreveu:Aproveito para partilhar que o carro continua a funcionar às mil maravilhas.
Aqui fica um exemplo do consumo com o seguinte percurso de 136 Kms:

Lisboa -> Odivelas -> Oeiras -> Odivelas -> (Pt VG) Montijo -> Seixal -> (Pt 25Abr) Lisboa

Autonomia inicial: 150 Kms
Autonomia final: 15 Kms
Bateria restante: 13%
Sem recarga

Demorei imenso tempo a fazer o percurso porque apanhei uma maratona em Odivelas...

Reparem que com este nível de bateria o indicador E-Cell à direira indica que a potencia máxima do carro ficou reduzida até nova carga.

A.jpg
B.jpg
C.jpg
Qual é sua oficina? O meu anda assobiar muito! Sem o rádio ligado acaba por incomodar. O meu faz médias 17kW. Perdi cerca de 5kms de autonomia quando "atesto" e controlo pelo reset no C.Bordo.
Imagem

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk
Tenho ido à Carclasse de Lisboa porque foi o concessionário onde adquiri o carro. Parece-me que eles poderiam ter mais tecnologia de diagnóstico para estes veículos, mas não fizeram o investimento. Gostava de saber por exemplo qual é a capacidade atual da bateria, mas eles só conseguem saber o estado da bateria sem detalhes (ok ou nok).

A oficina da ZEEV que presta assistência à Tesla no Prior Velho estava à espera de um equipamento de diagnóstico que permitia analisar com detalhe o estado dos componentes do veículo. Um dia destes passo por lá.
Ok. Obrigado. Imagem

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk


Responder

Voltar para “Automóveis”