Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Ultimamente tenho encontrado vários "irmãos" do MB.
Este é cinzento, ou seja, não optou pelos packs especiais do modelo elétrico:
E aqui estão os dois a carregar. Curiosamente o cinzento também está a utilizar o EVSE da Tesla:
E curioso também é o autocolante colocado na traseira
Mas nem tudo são rosas, ao ligar o meu EVSE, o quadro do El Corte Inglés disparou... Não suporta dois veículos a carregar a 11kW
Este é cinzento, ou seja, não optou pelos packs especiais do modelo elétrico:
E aqui estão os dois a carregar. Curiosamente o cinzento também está a utilizar o EVSE da Tesla:
E curioso também é o autocolante colocado na traseira
Mas nem tudo são rosas, ao ligar o meu EVSE, o quadro do El Corte Inglés disparou... Não suporta dois veículos a carregar a 11kW
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Um dos indicadores do tablier deste carro é o E-CELL - que está sempre nos 100% - e indica qual a percentagem de potência (não energia armazenada) que pode ser obtida das baterias nesse instante.
Segundo o manual, a potência disponível pode baixar em situações extremas de temperatura para proteger a longevidade da bateria ou quando a bateria está quase sem energia.
Como o carro está quase sempre em garagem tanto em casa como no trabalho, e como nunca deixo as baterias descarregarem até valores muito baixos, nunca tinha visto este indicador fora dos 100%.
Até que um dia, deixei o carro no parque P6 do aeroporto de Lisboa durante alguns dias, e quando regressei, vi pela primeira vez o ponteiro a ~95% apesar da bateria ter ~70% de carga:
Mesmo depois de uma viagem de quase 1 hora por Lisboa, o ponteiro manteve-se nesta posição só voltando ao normal após uma carga:
O curioso é que o P6 é um parque coberto mas sem paredes, e até nem estava muito frio nesses dias - a temperatura variou entre 10 e 15 graus.
Entretanto voltei a deixar o carro mais vezes neste parque e sucede sempre o mesmo.
Decididamente não gosta de ficar na rua...
Segundo o manual, a potência disponível pode baixar em situações extremas de temperatura para proteger a longevidade da bateria ou quando a bateria está quase sem energia.
Como o carro está quase sempre em garagem tanto em casa como no trabalho, e como nunca deixo as baterias descarregarem até valores muito baixos, nunca tinha visto este indicador fora dos 100%.
Até que um dia, deixei o carro no parque P6 do aeroporto de Lisboa durante alguns dias, e quando regressei, vi pela primeira vez o ponteiro a ~95% apesar da bateria ter ~70% de carga:
Mesmo depois de uma viagem de quase 1 hora por Lisboa, o ponteiro manteve-se nesta posição só voltando ao normal após uma carga:
O curioso é que o P6 é um parque coberto mas sem paredes, e até nem estava muito frio nesses dias - a temperatura variou entre 10 e 15 graus.
Entretanto voltei a deixar o carro mais vezes neste parque e sucede sempre o mesmo.
Decididamente não gosta de ficar na rua...
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Obrigado pela partilha!
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Sim o frio não ajuda nada...
Muito boa dica...
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Há algum tempo que não passo por aqui, e por isso aqui fica uma atualização.
Passou-se o inverno, veio a primavera e com ela mais kms de autonomia. Agora isto já é normal…
Há 2 meses atrás surgiu-me a primeira situação invulgar: ao chegar ao carro verifiquei que a luz de indicação de carga que está junto da ficha Mennekes estava vermelha a piscar. As únicas cores que conhecia e que estão documentadas são o amarelo e o verde:
Ao ligar a ignição, verifiquei que a bateria tinha carregado conforme esperado, porém havia a seguinte mensagem no tablier: “Falha. Visitar oficina”.
Ainda assim, não notei nada de estranho no comportamento do carro na viagem de regresso. Depois da viagem, voltei a carregar a bateria sem problemas.
Procurei em forums internacionais, e a hipótese mais provável para este problema era uma avaria no mecanismo que prende a ficha Mennekes ao veículo durante a carga.
Quando a oficina abriu entreguei-lhes a viatura, e qual não foi o meu espanto quando me ligaram e disseram que tinham de trocar o motor do carro! Lá o trocaram o motor (sem custos), e com dois anos e meio, tenho um motor novinho em folha.
Notei que agora o carro estava muito mais silencioso: o zumbido que o carro sempre fez ao acelerar tinha desaparecido! Procurei informações nalguns fóruns da Tesla e verifiquei que houve de facto situações onde o motor foi trocado por causa de um defeito de fabrico que provocava um zumbido…
Entretanto, passado uma semana, lá aparece novamente a luz vermelha na carga e a mensagem “Visitar oficina”.
Levei o carro novamente à oficina, e desta vez lá detetaram um problema no mecanismo que prende a ficha ao carro . Desta vez o problema ficou resolvido!
De qualquer forma, nunca me explicaram porque é que trocaram o motor.
Agora com este silêncio ainda gosto mais de andar no carro
Passou-se o inverno, veio a primavera e com ela mais kms de autonomia. Agora isto já é normal…
Há 2 meses atrás surgiu-me a primeira situação invulgar: ao chegar ao carro verifiquei que a luz de indicação de carga que está junto da ficha Mennekes estava vermelha a piscar. As únicas cores que conhecia e que estão documentadas são o amarelo e o verde:
Ao ligar a ignição, verifiquei que a bateria tinha carregado conforme esperado, porém havia a seguinte mensagem no tablier: “Falha. Visitar oficina”.
Ainda assim, não notei nada de estranho no comportamento do carro na viagem de regresso. Depois da viagem, voltei a carregar a bateria sem problemas.
Procurei em forums internacionais, e a hipótese mais provável para este problema era uma avaria no mecanismo que prende a ficha Mennekes ao veículo durante a carga.
Quando a oficina abriu entreguei-lhes a viatura, e qual não foi o meu espanto quando me ligaram e disseram que tinham de trocar o motor do carro! Lá o trocaram o motor (sem custos), e com dois anos e meio, tenho um motor novinho em folha.
Notei que agora o carro estava muito mais silencioso: o zumbido que o carro sempre fez ao acelerar tinha desaparecido! Procurei informações nalguns fóruns da Tesla e verifiquei que houve de facto situações onde o motor foi trocado por causa de um defeito de fabrico que provocava um zumbido…
Entretanto, passado uma semana, lá aparece novamente a luz vermelha na carga e a mensagem “Visitar oficina”.
Levei o carro novamente à oficina, e desta vez lá detetaram um problema no mecanismo que prende a ficha ao carro . Desta vez o problema ficou resolvido!
De qualquer forma, nunca me explicaram porque é que trocaram o motor.
Agora com este silêncio ainda gosto mais de andar no carro
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Wow, que estranho... Mas ainda bem que se resolveu!
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Mesmo muito estranho mas pronto resolveu se pelo melhor... motor novo e o problema inicial resolvido!
Continuação e muitos kms!
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
é bom saber que tem sido andar sem problemas
Quanto ao motor, cheira-me que devem saber quais as séries a serem trocados... e apanharam-te por lá pimbas ficou resolvido e antes assim, que dar algum problema maior...
Ainda bem que o stress da ficha tambem ficou pronto, agora é aproveitar o calor e o verão e..... Muitos Km's
Quanto ao motor, cheira-me que devem saber quais as séries a serem trocados... e apanharam-te por lá pimbas ficou resolvido e antes assim, que dar algum problema maior...
Ainda bem que o stress da ficha tambem ficou pronto, agora é aproveitar o calor e o verão e..... Muitos Km's
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Amigo Cartolas, desde já desejo um excelente ano 2018. Tire-me uma duvida pf, qual o plano de manutenções do MB B, eu fiz a 1a aos 25k e ja vou com 75k e o carro diz-me que faltam 15k para a próxima, faz 2 anos daqui 2semanas. Obrigado. Abraço.Cartolas Escreveu:Há algum tempo que não passo por aqui, e por isso aqui fica uma atualização.
Passou-se o inverno, veio a primavera e com ela mais kms de autonomia. Agora isto já é normal…
Há 2 meses atrás surgiu-me a primeira situação invulgar: ao chegar ao carro verifiquei que a luz de indicação de carga que está junto da ficha Mennekes estava vermelha a piscar. As únicas cores que conhecia e que estão documentadas são o amarelo e o verde:
Ao ligar a ignição, verifiquei que a bateria tinha carregado conforme esperado, porém havia a seguinte mensagem no tablier: “Falha. Visitar oficina”.
Ainda assim, não notei nada de estranho no comportamento do carro na viagem de regresso. Depois da viagem, voltei a carregar a bateria sem problemas.
Procurei em forums internacionais, e a hipótese mais provável para este problema era uma avaria no mecanismo que prende a ficha Mennekes ao veículo durante a carga.
Quando a oficina abriu entreguei-lhes a viatura, e qual não foi o meu espanto quando me ligaram e disseram que tinham de trocar o motor do carro! Lá o trocaram o motor (sem custos), e com dois anos e meio, tenho um motor novinho em folha.
Notei que agora o carro estava muito mais silencioso: o zumbido que o carro sempre fez ao acelerar tinha desaparecido! Procurei informações nalguns fóruns da Tesla e verifiquei que houve de facto situações onde o motor foi trocado por causa de um defeito de fabrico que provocava um zumbido…
Entretanto, passado uma semana, lá aparece novamente a luz vermelha na carga e a mensagem “Visitar oficina”.
Levei o carro novamente à oficina, e desta vez lá detetaram um problema no mecanismo que prende a ficha ao carro . Desta vez o problema ficou resolvido!
De qualquer forma, nunca me explicaram porque é que trocaram o motor.
Agora com este silêncio ainda gosto mais de andar no carro
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Viva,
Na oficina disseram-me que o plano de manutenção é dinâmico. Depende da leitura de vários sensores ao longo do tempo, tipo de estrada onde se conduz, temperatura ambiente, estrada vs auto-estrada vs cidade, tipo de condução, carga do carro, etc.
Faço as revisões conforme a indicação do ASSYST PLUS. Fiz a primeira aos 17000 (tipo A) e a segunda aos 43000 (tipo B) . Atualmente o carro tem 56000 Kms e indica que faltam 282 dias para a próxima revisão A.
Normalmente não se deve deixar passar mais do que 24 meses sem fazer revisão, mas parece-me que não é esse o caso.
Aqui ficam também os votos de um excelente 2018.
Um abraço.
Na oficina disseram-me que o plano de manutenção é dinâmico. Depende da leitura de vários sensores ao longo do tempo, tipo de estrada onde se conduz, temperatura ambiente, estrada vs auto-estrada vs cidade, tipo de condução, carga do carro, etc.
Faço as revisões conforme a indicação do ASSYST PLUS. Fiz a primeira aos 17000 (tipo A) e a segunda aos 43000 (tipo B) . Atualmente o carro tem 56000 Kms e indica que faltam 282 dias para a próxima revisão A.
Normalmente não se deve deixar passar mais do que 24 meses sem fazer revisão, mas parece-me que não é esse o caso.
Aqui ficam também os votos de um excelente 2018.
Um abraço.
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Obrigado.Cartolas Escreveu:Viva,
Na oficina disseram-me que o plano de manutenção é dinâmico. Depende da leitura de vários sensores ao longo do tempo, tipo de estrada onde se conduz, temperatura ambiente, estrada vs auto-estrada vs cidade, tipo de condução, carga do carro, etc.
Faço as revisões conforme a indicação do ASSYST PLUS. Fiz a primeira aos 17000 (tipo A) e a segunda aos 43000 (tipo B) . Atualmente o carro tem 56000 Kms e indica que faltam 282 dias para a próxima revisão A.
Normalmente não se deve deixar passar mais do que 24 meses sem fazer revisão, mas parece-me que não é esse o caso.
Aqui ficam também os votos de um excelente 2018.
Um abraço.
Abraço
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Aproveito para partilhar que o carro continua a funcionar às mil maravilhas.
Aqui fica um exemplo do consumo com o seguinte percurso de 136 Kms:
Lisboa -> Odivelas -> Oeiras -> Odivelas -> (Pt VG) Montijo -> Seixal -> (Pt 25Abr) Lisboa
Autonomia inicial: 150 Kms
Autonomia final: 15 Kms
Bateria restante: 13%
Sem recarga
Demorei imenso tempo a fazer o percurso porque apanhei uma maratona em Odivelas...
Reparem que com este nível de bateria o indicador E-Cell à direira indica que a potencia máxima do carro ficou reduzida até nova carga.
Aqui fica um exemplo do consumo com o seguinte percurso de 136 Kms:
Lisboa -> Odivelas -> Oeiras -> Odivelas -> (Pt VG) Montijo -> Seixal -> (Pt 25Abr) Lisboa
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Autonomia final: 15 Kms
Bateria restante: 13%
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Qual é sua oficina? O meu anda assobiar muito! Sem o rádio ligado acaba por incomodar. O meu faz médias 17kW. Perdi cerca de 5kms de autonomia quando "atesto" e controlo pelo reset no C.Bordo.Cartolas Escreveu:Aproveito para partilhar que o carro continua a funcionar às mil maravilhas.
Aqui fica um exemplo do consumo com o seguinte percurso de 136 Kms:
Lisboa -> Odivelas -> Oeiras -> Odivelas -> (Pt VG) Montijo -> Seixal -> (Pt 25Abr) Lisboa
Autonomia inicial: 150 Kms
Autonomia final: 15 Kms
Bateria restante: 13%
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Reparem que com este nível de bateria o indicador E-Cell à direira indica que a potencia máxima do carro ficou reduzida até nova carga.
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Qual dos vossos estava hoje na Mesquita de Lisboa a carregar?
Gosto de os ver por perto
Gosto de os ver por perto
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Eu não . Bom ano t3lmo.t3lmo Escreveu:Qual dos vossos estava hoje na Mesquita de Lisboa a carregar?
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Muito bem...
Continuação de muitos e bons kms...
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Tenho ido à Carclasse de Lisboa porque foi o concessionário onde adquiri o carro. Parece-me que eles poderiam ter mais tecnologia de diagnóstico para estes veículos, mas não fizeram o investimento. Gostava de saber por exemplo qual é a capacidade atual da bateria, mas eles só conseguem saber o estado da bateria sem detalhes (ok ou nok).samthekid79 Escreveu: ↑sábado dez 30, 2017 12:02 amQual é sua oficina? O meu anda assobiar muito! Sem o rádio ligado acaba por incomodar. O meu faz médias 17kW. Perdi cerca de 5kms de autonomia quando "atesto" e controlo pelo reset no C.Bordo.Cartolas Escreveu:Aproveito para partilhar que o carro continua a funcionar às mil maravilhas.
Aqui fica um exemplo do consumo com o seguinte percurso de 136 Kms:
Lisboa -> Odivelas -> Oeiras -> Odivelas -> (Pt VG) Montijo -> Seixal -> (Pt 25Abr) Lisboa
Autonomia inicial: 150 Kms
Autonomia final: 15 Kms
Bateria restante: 13%
Sem recarga
Demorei imenso tempo a fazer o percurso porque apanhei uma maratona em Odivelas...
Reparem que com este nível de bateria o indicador E-Cell à direira indica que a potencia máxima do carro ficou reduzida até nova carga.
A.jpg
B.jpg
C.jpg
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A oficina da ZEEV que presta assistência à Tesla no Prior Velho estava à espera de um equipamento de diagnóstico que permitia analisar com detalhe o estado dos componentes do veículo. Um dia destes passo por lá.
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Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Ok. Obrigado.Cartolas Escreveu:Tenho ido à Carclasse de Lisboa porque foi o concessionário onde adquiri o carro. Parece-me que eles poderiam ter mais tecnologia de diagnóstico para estes veículos, mas não fizeram o investimento. Gostava de saber por exemplo qual é a capacidade atual da bateria, mas eles só conseguem saber o estado da bateria sem detalhes (ok ou nok).samthekid79 Escreveu: ↑sábado dez 30, 2017 12:02 amQual é sua oficina? O meu anda assobiar muito! Sem o rádio ligado acaba por incomodar. O meu faz médias 17kW. Perdi cerca de 5kms de autonomia quando "atesto" e controlo pelo reset no C.Bordo.Cartolas Escreveu:Aproveito para partilhar que o carro continua a funcionar às mil maravilhas.
Aqui fica um exemplo do consumo com o seguinte percurso de 136 Kms:
Lisboa -> Odivelas -> Oeiras -> Odivelas -> (Pt VG) Montijo -> Seixal -> (Pt 25Abr) Lisboa
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