solar + eólico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: solar + eólico

Mensagem por RSSilva »

Já agora, As consequências poderão ser de que ordem? Queima do inversor ou este tem protecção para estas situações?
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

CrOhN Escreveu: segunda mar 06, 2017 2:08 pm Queres ligar antes ou depois do inversor?

Dar, dá. Mas devido a alguns condicionalismos, não recomendável. Se for depois, a produção grid-tie nunca poderá superar o consumo.

Se for antes, como não tens consumos residuais por já estares a usar o inversor hibrido, iria tudo para a rede a custo zero.

Na minha opinião, se o carregador de baterias não der mais, adicionas outro carregador a debitar para as baterias e bota consumo do lado do inversor!
Gostava de ligar depois do inversor para conseguir ter mais kVA disponíveis durante o dia.
O inversor está alimentar 2 habitações e no verão pode vir a ser pouco por causa do aumento da temperatura ambiente e a diminuição da sua eficiência.

O carregador de baterias ainda dá mais, ele é de 150v/100A e o maximo que já deu foi 77A e está limitado a 80A no software.
O inversor híbrido aceita ter campo solar até 5.8 kWp.

Tenho espaço no terraço da frente da casa para instalar 6 painéis num seguidor mas não sei se é grande ideia instalar em paralelo com os painéis que estão fixos por causa do MPPT.

Será que funciona bem ter 2 grupos de painéis e ter 1 carregador MPPT em cada grupo ligado ao mesmo banco de baterias?


Preciso da vossa ajuda para conseguir aumentar o campo solar antes de comprar o novo membro da família.
Após muito tempo a refletir lá nos decidimos e vamos ser mais amigos do ambiente e escolhemos comprar um Nissan Leaf antes do verão :)

Antes desse dia chegar preciso de melhorar a produção solar para rentabilizar ao máximo o investimento no VE.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

RSSilva Escreveu: segunda mar 06, 2017 5:16 pm Já agora, As consequências poderão ser de que ordem? Queima do inversor ou este tem protecção para estas situações?
Quase de certeza que o inversor deve queimar e a única forma de o proteger é desviar a energia em excesso + alguns watts para uma resistência para que a produção desses painéis seja sempre inferior ao consumo da casa e obrigadando o inversor principal a injectar sempre alguma energia na casa.

Penso que só desta forma poderá ser seguro colocar mais painéis em grid-tie.

RSSilva adorei o teu projeto de desviar a energia para não haver injeção na rede e como te disse talvez funcione bem na minha ideia.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: solar + eólico

Mensagem por RSSilva »

Temo que uma pequena variação nesse desvio ou por exemplo um entrave no cálculo (processamento da microprocessados) deite tudo a perder (que queime o inversor).
Tenho tido algumas falhas que levam a um bloqueio no desvio e energia sendo obrigatório o reiniciar manual do mesmo. Passa semanas e meses a funcionar sem problemas e depois bloqueia sem razão aparente. Por este motivo não me sinto à vontade em apontá-lo como solução.
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: solar + eólico

Mensagem por CrOhN »

Posto o RRSilva disse. E tomando em conta as considerações de ligar depois do inversor. Mesmo que fosse com uma grande margem de "cagaço". Eu não arriscava. Experimenta ligar os paineis aos que já existem, e faz a tua análise ao comportamento do MPPT.

No meu caso, tenho 3 orientações diferentes ligadas ao mesmo MPPT. Com duas, sei que as diferenças eram desprezáveis. Com três, ainda não fiz a análise. mas desconfio que nunca será compensatório comprar outro carregador só por causa da diferença.

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: solar + eólico

Mensagem por RSSilva »

A não ser que o Jpc fique sempre ligado à rede, Já que ela está disponível, deixá-la ligada. Aí, aconselho a colocação do desviador de energia
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: solar + eólico

Mensagem por MRider »

Eu tenho uma string num seguidor e uma string fixa tudo no mesmo regulador mppt. Sem problemas.
O meu problema é não ter para onde desviar tanta energia nem onde a armazenar.
Quando posso vou armazenando nos carros elétricos.
Live long and prosper!


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

MRider Escreveu: terça mar 07, 2017 10:38 am Eu tenho uma string num seguidor e uma string fixa tudo no mesmo regulador mppt. Sem problemas.
O meu problema é não ter para onde desviar tanta energia nem onde a armazenar.
Quando posso vou armazenando nos carros elétricos.
Dizem que perde bastante rendimento misturar as strings no mesmo MPPT mas se dizes que não então vou apostar no seguidor com 6 paineis e vou arranjar outro inversor para ligar as baterias.

Obrigado MRider pela ajuda ;)
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: solar + eólico

Mensagem por MRider »

Se os painéis solares tiverem bons díodos não vejo porque poderá ter perdas significativas.

Não confundir com strings em série, em que se um painel apanhar sombra afecta todo o conjunto.
Live long and prosper!


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Estive algum tempo ausente do fórum e principalmente do meu tópico.

Não fiz alterações físicas no meu projeto, continuo a pensar em aumentar o campo solar adicionando mais 3 ou 6 painéis mas desta vez com seguidor solar.

As grandes alterações foram a nível de firmware tanto no inverso/carregador como no carregador solar e ainda no Color Control que é o display que interliga todos os componentes.

O carregador solar passou da versão 1,16 para a 1,29 onde se destaca a incrementação do SOC das baterias sempre que as carrega e foi melhorada a estabilidade do carregador.
Antigamente a percentagem de carga das baterias só era atualizada quando as mesmas eram carregadas pelo inverso/carregador.

O inversor também sofreu melhoramentos que me agradam:
antigamente o inversor reiniciava sempre que eram alterados parâmetros de configuração via internet e agora já não acontece
foi melhorado a parametrização das baterias e introduzido novos parâmetros para gestão e proteção
o que mais me agrada foi a integração do modo Power Assisting que consiste no apoio da rede elétrica quando o consumo passa de determinado valor.
fiz um pequeno video onde podem ver o funcionamento deste modo, assim que o consumo ultrapassa 3700 w durante 3 segundos o inversor utiliza uma determinada potência configurada por mim da rede elétrica (para não puxar demasiado pelas baterias) e continua a utilizar o campo solar para fornecer energia para o consumo da casa e se houver excesso aproveita para carregar as baterias.
É um modo fantástico que podem ver no video que partilho.

https://youtu.be/x4WNj7YgeJs

Aproveito para atualizar os meus gráficos de produção e consumo.
Estou tremendamente satisfeito com o investimento e o retorno vais ser mais ou menos no tempo esperado.

Imagem
Imagem

Bom ferido :D
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Amigos preciso de ajuda dos mais entendidos com baterias.

Como sabem o meu banco é a 48v e é constituído por 24 baterias de 2v cada.
O banco está a funcionar desde Janeiro deste ano e nunca consegui subir a densidade de 4 baterias, o normal é a densidade rondar 1.24 mas nestas 4 baterias a mais baixa tinha 1.14 e a mais alta 1.18

Após reclamação ao fabricante o mesmo vai entregar amanhã 4 baterias novas e retomar as antigas.

Na vossa opinião devo aceitar a troca de apenas 4 baterias ou o mais correto seria trocar tudo?
Última edição por jpc em sexta mai 19, 2017 1:13 am, editado 1 vez no total.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: solar + eólico

Mensagem por apmendes »

Pelos dados que apresentas é dificil estar a dar-te uma opinião, sem ver o estado individual de cada elemento. O mais recomendável sem fazer a análise que atrás descrevi o mais indicado será substituir todas. Será que o regulador está a deixar carregar na totalidade?


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

apmendes Escreveu: quinta mai 18, 2017 3:50 pm Pelos dados que apresentas é dificil estar a dar-te uma opinião, sem ver o estado individual de cada elemento. O mais recomendável sem fazer a análise que atrás descrevi o mais indicado será substituir todas. Será que o regulador está a deixar carregar na totalidade?
Não expliquei tudo.
O problema já veio de fábrica porque este banco de baterias foi encomendado e demorou 8 semanas a chegar.
20 baterias começaram a ser feitas a 26 de novembro de 2016 e estas 4 foram feitas na semana 28 de 2016.

Estas 4 baterias estiveram mais de meio ano paradas em armazém...

Todas as baterias apresentam alguma deformação nas placas negativas mas a matéria que a compõe continua agarrada às placas.

Imagem

A tensão também não é a mesma nestas 4 baterias 2.25v com uma diferença de 0.05v entre elas e as restante estão sempre com 2.2v e diferença máxima de 0.03v


Tenho medo que estas 4 baterias tenham de alguma maneira danificado as restantes....
Última edição por jpc em sexta mai 19, 2017 1:15 am, editado 1 vez no total.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Já recebi as baterias novas e tenho até segunda para efetuar a troca e devolver as usadas.

Gostava imenso de ter a vossa ajuda opinião sobre o que devo fazer para não ter problemas no futuro.


Obrigado
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: solar + eólico

Mensagem por CrOhN »

Como não tens isso á muito tempo. Juntar baterias novas não será problemático.

Faz uma equalização ao banco e verifica as densidades e tensões.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

CrOhN Escreveu: sexta mai 19, 2017 9:53 am Como não tens isso á muito tempo. Juntar baterias novas não será problemático.

Faz uma equalização ao banco e verifica as densidades e tensões.
Obrigado CrOhN pela ajuda.

Amanhã vou trocar as baterias e fazer uma equalização, depois verifico a densidade e tensões entre baterias.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: solar + eólico

Mensagem por visitante1 »

O aspecto das baterias é típico de terem estado armazenadas durante algum tempo, por vezes em condições impróprias .
Após substituição monitoriza cuidadosamente uma a uma , caso surja alguma anomalia volta acionar a garantia.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

visitante1 Escreveu: domingo mai 21, 2017 12:54 am O aspecto das baterias é típico de terem estado armazenadas durante algum tempo, por vezes em condições impróprias .
Após substituição monitoriza cuidadosamente uma a uma , caso surja alguma anomalia volta acionar a garantia.
Amigo aquela foto é de uma das 20 baterias que foram feitas em novembro.
Estranho que as outras 4 baterias não estavam naquele estado.

O Pedro Lima diz que é normal acontecer aquilo desde que as placas negativas não comecem a perder matéria.


Já efetuei a troca das baterias e amanhã vou levar uma bela carga e equalização.
Vou estar atento a todo o banco e continuar apontar os valores das tensões e densidades.

Obrigado pela ajuda
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: solar + eólico

Mensagem por masterchief »

Amanha volta o sol jpc

hoje estamos na miseria com estas nuvens poorrraaaa


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

masterchief Escreveu: domingo mai 21, 2017 5:21 pm Amanha volta o sol jpc

hoje estamos na miseria com estas nuvens poorrraaaa
Não me fales na porcaria do tempo.
Ontem foi uma miséria e hoje foi de mal a pior.

Hoje ao final do dia dei uma bela carga as baterias utilizando a edp.
Amanhã espero ter sol com fartura para as carregar bem e fazer a equalização.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”