Funcionamento painel solar vs caldeira a gás estanque

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
capoeirabirinbau
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda mar 20, 2017 5:38 pm

Funcionamento painel solar vs caldeira a gás estanque

Mensagem por capoeirabirinbau »

Boa tarde.

Venho por este meio solicitar que me esclareçam a seguinte dúvida relativamente ao funcionamento de um sistema solar de aquecimento de águas sanitárias.

Quando temos um dia de sol com bastante calor, e existindo água quente no reservatório de água anexo ao painel solar, no caso de abrir uma torneira de água quente na instalação, a caldeira arranca sempre, ou apenas arranca quando a temperatura da água no reservatório do painel não é suficiente?

Ou seja, nas épocas quentes a caldeira a gás arranca sempre que abro uma torneira de água quente ou nessas situações a caldeira mantém-se sempre desligada?

Isto porque, a minha caldeira arranca sempre quer esteja um dia de sol ou esteja um dia nublado.

Cumprimentos.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Funcionamento painel solar vs caldeira a gás estanque

Mensagem por Alves10 »

"Quando temos um dia de sol com bastante calor, e existindo água quente no reservatório de água anexo ao painel solar, no caso de abrir uma torneira de água quente na instalação, a caldeira arranca sempre, ou apenas arranca quando a temperatura da água no reservatório do painel não é suficiente?"

A caldeira arranca sempre e só se desliga quando "sente" a chegada da agua quente do deposito solar. isto serve para aquecer a agua que está na tubagem entre o deposito e a caldeira.

No Verão se quiser poupar algum gás e não se importar com a espera pela chegada da agua quente, pode regular a caldeira para a temperatura mínima durante o Verão, assim a mesma não chega a arrancar.

Nota: não é aconselhável desligar a caldeira por completo por longos períodos (meses).

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”