Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

cleytondim
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta abr 19, 2017 2:59 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por cleytondim »

Eu estava pensando em fazer ele com eixo vertical, que pelo que entendi gera menos energia mas produz com menos vento.
O que preciso aqui é apenas 100w mesmo. E sim, infelizmente a media de vento é 3m/s


cleytondim
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta abr 19, 2017 2:59 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por cleytondim »

Ah Josenir. Me tira uma outra duvida. Na ligaçao bifasica, que tenho 4 fios no final, como faço a ligaçao entre eles?junto a saida de uma fase com a entrada da outra, e retifico as duas restantes, ou retifico junto entrada fase1 com saida fase 2, entrada fase2 com saida fase1?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

cleytondim Escreveu: sábado abr 22, 2017 4:27 pm Ah Josenir. Me tira uma outra duvida. Na ligaçao bifasica, que tenho 4 fios no final, como faço a ligaçao entre eles?junto a saida de uma fase com a entrada da outra, e retifico as duas restantes, ou retifico junto entrada fase1 com saida fase 2, entrada fase2 com saida fase1?
A forma de ligar vai depender do regulador de tensão que você vai usar. Isso mesmo: regulador de tensão. Vai ter que existir um regulador. E o fabricante do regulador vai lhe dizer como é que você liga o gerador no regulador.

Se você resolver usar sem regulador, o que não é recomendado, pegue os dois fios de uma fase e retifique com uma ponte retificadora de 4 diodos. E os dois fios da outra fase retifique com outra ponte de diodos. As saídas das pontes retificadoras, essas você junta. Positivo com positivo e negativo com negativo.

Os fios das duas fases não pode ser ligados em paralelo. Justamente porque cada fase está em oposição de ciclo. Se assim for feito, o gerador vai estar em curto-circuito. Vai ficar muito pesado, e não vai gerar nada. Porque uma fase vai consumir a energia que a outra está gerando.

Ligar em série até que pode. Mas nesse caso você vai acabar obtendo um gerador monofásico. O que pode não ser vantajoso.


cleytondim
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta abr 19, 2017 2:59 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por cleytondim »

Josenir Escreveu: sábado abr 22, 2017 6:18 pm A forma de ligar vai depender do regulador de tensão que você vai usar. Isso mesmo: regulador de tensão. Vai ter que existir um regulador. E o fabricante do regulador vai lhe dizer como é que você liga o gerador no regulador.

Se você resolver usar sem regulador, o que não é recomendado, pegue os dois fios de uma fase e retifique com uma ponte retificadora de 4 diodos. E os dois fios da outra fase retifique com outra ponte de diodos. As saídas das pontes retificadoras, essas você junta. Positivo com positivo e negativo com negativo.
Tenho um regulador de tensao simples que tem uma entrada ac/dc, com a saida dc, regulando de 1 a 40v para 14v. Mas mesmo assim, so entram dois fios. Entao teria que retificar antes com as duas pontes cada fase separadamente, unir em paralelo a saida, para entao enviar ao regulador?
Mas ainda nao compreendo a questao de unir antes de retificar. Nos trifasicos saem tres fios, usa-se tres fios, sendo que os outros tres fios sao ligados. Nao seria a mesma questao?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

cleytondim Escreveu: sábado abr 22, 2017 6:46 pm Tenho um regulador de tensao simples que tem uma entrada ac/dc, com a saida dc, regulando de 1 a 40v para 14v. Mas mesmo assim, so entram dois fios. Entao teria que retificar antes com as duas pontes cada fase separadamente, unir em paralelo a saida, para entao enviar ao regulador?
Exato. Isso mesmo.
cleytondim Escreveu:Mas ainda nao compreendo a questao de unir antes de retificar. Nos trifasicos saem tres fios, usa-se tres fios, sendo que os outros tres fios sao ligados. Nao seria a mesma questao?
O bobinamento trifásico é diferente do bifásico. Como o trifásico possui três fases, cada uma com dois fios, você tem 6 fios de saída. Por isso existem duas formas de ligar os fios de saída. Uma que resulta em tensão maior de saída (ligação estrela) e outra que resulta em corrente de saída maior(triãngulo ou delta). Em ambas as ligações você terá apenas 3 fios de saída.

No bifásico, como só existem duas fases, na verdade se poderia ligar de duas formas diferentes: as duas fases em série ou as duas fases em paralelo. Só que ambas as ligações resultarão em apenas dois fios de saída, o que equivaleria a um bobinamento monofásico. Aí você perderia a vantagem do bobinamento bifásico em oposição de fase.

O correto, se você tiver um regulador de tensão que regula em corrente alternada, é ligar cada fase a um regulador, e depois juntar as saídas dos dois reguladores. Ou se você tiver um regulador que regular em corrente contínua, retificar cada fase separadamente, e ligar a saída retificada a cada um regulador. E depois juntar as saídas dos dois reguladores.

A vantagem do bobinamento bifásico é que, quando uma fase está em tensão baixa, a outra está em tensão alta, o que resulta em uma energia com menos ondulação. Ora a carga está sendo alimentada por uma fase, ora estará sendo alimentada pela outra. Não haverá um intervalo sem alimentação, como existe no monofásico.


cleytondim
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta abr 19, 2017 2:59 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por cleytondim »

Entao o bifasico eh o mais adequado quando se quer obter corrente continua ne, ja que retificando vai quase fornar uma reta horizontal em um osciloscopio, certo?
Nesse caso, usando as duas pontes e um unico regulador, eu ainda obteria essa reta horizontal com pouca variaçao?


cleytondim
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta abr 19, 2017 2:59 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por cleytondim »

A proposito. Nessa linha de raciocinio, da pra fazer dois aerogeradores bifasicos, ter quatro fases assincronas, retificar todas e ter uma corrente continua com menos onda ainda ne?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

cleytondim Escreveu: domingo abr 23, 2017 1:33 am A proposito. Nessa linha de raciocinio, da pra fazer dois aerogeradores bifasicos, ter quatro fases assincronas, retificar todas e ter uma corrente continua com menos onda ainda ne?
Dá. Mas se poderia também construir um gerador com três discos de ímãs e dois discos de bobinas, cada um com um bobinamento bifásico. Nesse caso se economizaria um disco de ímãs.


cleytondim
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta abr 19, 2017 2:59 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por cleytondim »

cleytondim Escreveu: domingo abr 23, 2017 1:07 am Entao o bifasico eh o mais adequado quando se quer obter corrente continua ne, ja que retificando vai quase fornar uma reta horizontal em um osciloscopio, certo?
Nesse caso, usando as duas pontes e um unico regulador, eu ainda obteria essa reta horizontal com pouca variaçao?
? :mrgreen:


alemão
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta mai 05, 2017 5:01 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por alemão »

olá, estou com uma dúvida, gostaria de saber se tem problema colocar 18 imãs no prato, pois vi que o oposto do n-s-n-s não se alinham em posição de 180°no disco. Grato


alemão
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta mai 05, 2017 5:01 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por alemão »

Olá sou alemão, e sou novo no grupo e gostaria de tirar dúvidas sobre colocar imãs no disco e gostaria de tem com instalar 18 imãs e fazer 18 bobinas em trifásico. Grato

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk



Manoel Alcantara
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça abr 19, 2016 4:33 pm
Localização: Colombo- Paraná-Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Manoel Alcantara »

tem alguém ligado para trocar umas dicas?


Manoel Alcantara
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça abr 19, 2016 4:33 pm
Localização: Colombo- Paraná-Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Manoel Alcantara »

Olá Josenir,

vc teria aquela placa regulador/excitador prá vender ?, pois não tenho condições de monta-la, na verdade já estou com três geradores prontos,
e eu não usei os imãs de neodímio, fiz bobinas no núcleo.


Manoel Alcantara
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça abr 19, 2016 4:33 pm
Localização: Colombo- Paraná-Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Manoel Alcantara »

Olá Pessoal,

Consegui um meio simples de rebobinar o estator dos geradores automotivos, manualmente, e simples de fazer, se interessarem podem
me perguntar que envio fotos de como fazer .


Manoel Alcantara
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça abr 19, 2016 4:33 pm
Localização: Colombo- Paraná-Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Manoel Alcantara »

postei as fotos do bobinamento no estator de 48 canais(ranhuras), trifásico com 8 bobinas por fases dando 60 voltas por bobina com fio 20 awg
foto0044[1].jpg


Manoel Alcantara
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça abr 19, 2016 4:33 pm
Localização: Colombo- Paraná-Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Manoel Alcantara »

desculpa aí turma, errei no importar imagens, e foram 4 fotos da mesma imagem, segue aí a sequência
foto0048.jpg
foto0047.jpg
foto0045.jpg

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Emanuel Couto »

Resolvido.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


cleytondim
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta abr 19, 2017 2:59 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por cleytondim »

Prezados colegas, o que exatamente representa o número 120 nesta equação de rpm?
rpm = 120 x f / np


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

Olá amigos.. alguém sabe me dizer até quantos amperes um gerador eólico de 1000w pode gerar? E a quantos rpm ele precisa estar para gerar esta amperagem ?


cleytondim
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta abr 19, 2017 2:59 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por cleytondim »

jns Escreveu: quarta mai 31, 2017 4:54 pm Olá amigos.. alguém sabe me dizer até quantos amperes um gerador eólico de 1000w pode gerar? E a quantos rpm ele precisa estar para gerar esta amperagem ?
Olá. Se ele tem 1000w de potência, a amperagem gerada dependerá da voltagem que está sendo gerada. Se por exemplo estiver gerando 1000w a 12volts, significa que está gerando entre 80 e 85 amperes. Caso seja de 24volts, estaria gerando a metade desses amperes, no caso, entre 40 e 45.
A Fórmula para calcular isso é a seguinte: Potência (watts) = volts * amperes.
Já os RPM, depende muito da estrutura do gerador, a quantidade de ímãs e bobinas. Não tem como dar um valor exato.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”