Made in Detroit

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

nuno_torres
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta mar 15, 2017 8:09 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por nuno_torres »

paulo f silva Escreveu: terça mai 09, 2017 10:52 pm
sosimple Escreveu: terça mai 09, 2017 7:25 am É mesmo DC-DC. Recebe DC a 370V e converte para 12. ;)

Quem faz AC-DC é o carregador, que está no pára-choques dianteiro por baixo do farol do passageiro. É uma unidade bem maior, com arrefecimento a líquido.
Ok, penso que já percebi. Em termos simples, faz tipo o serviço de um alternador, certo?
E aquela chave vermelha que postei mais atrás, os vossos traziam?
yap o meu também tem essa chave e um saquinho azul com plugs para o carregador penso eu ... :D

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Made in Detroit

Mensagem por serges »

Ainda não vi mas presumo que sim!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Made in Detroit

Mensagem por sosimple »

nuno_torres Escreveu: quarta mai 10, 2017 6:35 am
paulo f silva Escreveu: terça mai 09, 2017 10:52 pm
sosimple Escreveu: terça mai 09, 2017 7:25 am É mesmo DC-DC. Recebe DC a 370V e converte para 12. ;)

Quem faz AC-DC é o carregador, que está no pára-choques dianteiro por baixo do farol do passageiro. É uma unidade bem maior, com arrefecimento a líquido.
Ok, penso que já percebi. Em termos simples, faz tipo o serviço de um alternador, certo?
E aquela chave vermelha que postei mais atrás, os vossos traziam?
yap o meu também tem essa chave e um saquinho azul com plugs para o carregador penso eu ... :D
Manual do proprietário:
https://www.opel.pt/content/dam/Opel/Eu ... online.pdf

"Chave de fendas": Páginas 170 e 186

Relativamente ao saquinho azul, ver a página 143. A tradução é de rir:
Transformadores
Aviso
A utilização de transformadores danificados ou transformadores que não foram concebidos para utilização com o cabo de carga pode aumentar o risco de choque eléctrico ou iniciar um incêndio. Utilizar apenas transformadores que foram concebidos para serem utilizados como cabo de carga. Não utilizar um transformador danificado. Um kit de transformador pode ser incluído para permitir a utilização de um cabo de carga em múltiplos países na Europa Central. Ao utilizar um transformador garantir que o nível de carga seleccionado é adequado para o circuito de alimentação. Consultar as instruções incluídas no kit do transformador
Substituir "transformador" por "adaptador" e já faz mais sentido.
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Passou-me completamente despercebida a descrição da chave no manual...
Sim eu também tenho o saquinho azul, até tem piada os adaptadores alguns ainda não conhecia. Nós dificilmente lhe daremos uso, mas no caso de alguém no centro da Europa faz sentido, se mudarem de país e quiserem carregar em casa de amigos ou assim.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Tinha já a anos este medidor de custos que usei na altura para fazer umas medições lá em casa de sistemas em ''stand-by'' e não só. Depois de acabarem as pilhas encostei-o, mas no outro dia lá fui comprar umas novas para o incluir no sistema de carregamento do Ampera.
Vai ser útil para mostrar ao meu pai que não estou a sobrecarregar a conta da electricidade lá de casa com o meu eléctrico, ;)
Deve ser do mais básico que existe, mas já dá para bi-hórario, definir custo por KWh, etc.
De resto o Ampera tem rolado pouco, mas este próximo fim de semana vai tirar a barriga de misérias e rolar entre 600 a 700km.
Cumprimentos.
Imagem
Última edição por paulo f silva em quinta jun 22, 2017 10:55 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Made in Detroit

Mensagem por serges »

Muito bem...

Kms é o que ele gosta... Força...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Boa noite fórum.
No fim de semana da passada semana, o Ampera devorou km's em mais uma viagem ao Minho. ''Apenas'' fiz 70km com a primeira e única carga e o resto em modo REX.
O custo da viagem de 250km para cada lado, é +\- o mesmo da 156SW a diesel, e será esta nos próximos anos a fazer estas viagens. Já tem mais de 300Kkm e não me custa nada acrescentar km na menina, ao contrário do Ampera que fica para as voltas do dia-a-dia que é o melhor ambiente para ele, em modo totalmente eléctrico.
De resto já tem seguro de danos próprios (250€, franquia 4%).
Abraço e bons kms, eléctricos claro.
Última edição por paulo f silva em quarta mai 31, 2017 12:03 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Made in Detroit

Mensagem por Mumia »

elaaaa... temos vedeta!!! Assim até da outro gosto andar nele eheheheh
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Neste ultimo mês tive este projecto em mãos, pois o meu filho estava habituado aos Alfas que têm apoio de braços traseiro central, onde o miúdo aproveita para dormitar nas viagens mais longas.
Uns videos do Youtube, umas medidas e um estufador amigo concretizaram o projecto.
Não ficou como se viesse de origem, mas para o efeito pretendido ficou bom, e posso sempre tirar quando quiser. A ''pele'' que arranjamos ficou muito parecida a original, e a primeira vista não se nota que não pertence ali, isto para quem não conhecer de perto o Ampera, claro.
Imagem

Edit: Esqueci-me de dizer, ainda ponderei aguardar e tentar arranjar o apoio de braços dos modelos de 2014 em diante, mas apenas encontrei 1 a venda nos USA e sem a parte inferior que cobre as baterias. Portanto iria ser muito dificil e dispendioso e perdi essa ideia.

Já agora, alguém colocou xenon after-market, ou algumas lámpadas ''super white'' para acabar com o tom amarelo das de origem que não casa nada bem com o carro? O que aconselham?
Abraço.
Última edição por paulo f silva em sexta jun 02, 2017 10:16 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Made in Detroit

Mensagem por sosimple »

Comprei uma lâmpadas LED, que dão uma luz fantástica. Ainda não as montei, mas o test-fit foi impressionante.
https://goo.gl/photos/K2giNUyq6vjKpZk56
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

sosimple Escreveu: sexta jun 02, 2017 12:22 am Comprei uma lâmpadas LED, que dão uma luz fantástica. Ainda não as montei, mas o test-fit foi impressionante.
https://goo.gl/photos/K2giNUyq6vjKpZk56
Led??? O aspecto está muito bom, parecido ao xenon, podes dar mais pormenores acerca delas?
Mas agora fiquei com uma dúvida, existem minímos ''normais'' no Ampera? Pensava que eram todos led... :?
Abraço.

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Made in Detroit

Mensagem por sosimple »

paulo f silva Escreveu: sexta jun 02, 2017 10:11 am
sosimple Escreveu: sexta jun 02, 2017 12:22 am Comprei uma lâmpadas LED, que dão uma luz fantástica. Ainda não as montei, mas o test-fit foi impressionante.
https://goo.gl/photos/K2giNUyq6vjKpZk56
Led??? O aspecto está muito bom, parecido ao xenon, podes dar mais pormenores acerca delas?
Mas agora fiquei com uma dúvida, existem minímos ''normais'' no Ampera? Pensava que eram todos led... :?
Abraço.
Os mínimos são LED. Os médios (que também são os máximos) são halogéneo, do tipo HIR2 (9012).

Os LED que comprei foram estes:
Imagem
Ficaram por 37.00€.
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Ok desculpa eu também tinha essa ideia mas a foto pôs-me em duvida.
Quanto aos médios agradeço, vou pesquisar um pouco e comprar támbem. Não queria colocar xenon e estava virado para lampadas ''super white'', mas estas também aquecem e fundem muito...para além do consumo. Assim fica muito melhor. Estes leds não dão erro de anomalia nas luzes no quadrante pois não?

Obrigado.

P.S.(Para quando um encontro do pessoal dos veículos a ''pilhas'', agora que está a chegar o verão era a altura ideal. Fica a ideia. ;) )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Made in Detroit

Mensagem por serges »

Ui temos sempre a sexta na Marina de Oeiras...

Agora outro encontro só o ENRE ou ENVE ou quem sabe a reactivação da "rota das Tomadas"
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Olá pessoal.
Terminou hoje a legalização do Ampera com a emissão e pagamento do IUC, que é de 133,10€ (Falta apenas chegar o DUA pelo correio).
Só que fiquei com uma dúvida: A matricula original é de 10-2012 que é a que esta nas chapas, mas na data de matricula nas finanças ficou em 04-2017 assim como na nota de cobrança do IUC. Isto quer dizer que vou pagar todos os anos em Abril certo? Ou daqui a uns meses em Outubro vou ter nova cobrança de IUC?

Também já me inscrevi para dia 8 no Porto =) e vi na lista de inscritos alguns Amperas, mais alguém daqui do fórum com Amperas está a pensar ir?

De resto no ultimo fds levei o Ampera ao Minho e andei a explorar o MM, mais especificamente em AE e ainda antes de baixar ao nível de reserva deste Modo, mas não consegui chegar a uma conclusão. Sinto o carro mais preso, mas estranhamente penso que consume menos, mas ainda tenho confirmar estes dados. Alguém tem experiência deste modo em viagens longas com uso intensivo do ICE?
Abraço.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Made in Detroit

Mensagem por serges »

Não vou poder ir ao ENVE por impossibilidade de Horario...

Quanto as viagens em ICE nunca tive stress foi só ver é os litros a irem... de resto nada de novo!

Gosto muito de usar o modo L
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Made in Detroit

Mensagem por Mumia »

paulo f silva Escreveu: quinta jun 22, 2017 11:48 pm
Só que fiquei com uma dúvida: A matricula original é de 10-2012 que é a que esta nas chapas, mas na data de matricula nas finanças ficou em 04-2017 assim como na nota de cobrança do IUC. Isto quer dizer que vou pagar todos os anos em Abril certo? Ou daqui a uns meses em Outubro vou ter nova cobrança de IUC?
Se não me falha a memória.... Abril terás o IUC em Novembro as inspecções....
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por lmmr74 »

Eu vou ao ENVE...o Porto nunca mais será o mesmo depois da passagem desta caravana de Amperas :D

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Made in Detroit

Mensagem por serges »

Ui...

Os eternos Amperas the Dark side of the Force!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Made in Detroit

Mensagem por Mumia »

serges Escreveu: quarta jun 28, 2017 12:13 pm Ui...

Os eternos Amperas the Dark side of the Force!!!
já os ouvi serem chamados de outra coisa já... :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Automóveis”