Mini hidrica para acampamento 12V

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
inter_jr
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado fev 20, 2010 5:12 am

Mini hidrica para acampamento 12V

Mensagem por inter_jr »

Bom dia a todos! Pretendo fazer uma mini hidrica de 12V para carregar uma bateria no acampamento, gosto muito de acampar e fico acampado por 15 a 20 dias e sempre acampo em rios de aguas rasas e manças esta mini hidrica seria apenas para iluminação noturna com luminarias de led um radio uma pequena bomba de agua que já tenho, geralmente gasto uma bateria de 60 amperes por dia recarego ela com um alternador ligado a um motor estacionario, pemsei em represar parte do rio com uma lona e ao fumdo da lona uma vasão por onde vai passar a agua com um pouco mais de presão um tubo de 100mm, pretendo fazer o gerador, como sou técnico em eletronica e trabalho com informática acumulei muintos imãs de HD preciso da valiosa opnião dos amigos do forum: qual projeto ja apresentado aqui, seria mais adequado as minhas ideias ?


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Mini hidrica para acampamento 12V

Mensagem por Fidel »

Eu percebo que queiras aproveitar o material que ja tens, mas acho que fica mais simples e com certezas que vai funcionar com um sistema fotovoltaico. Podes comprar os módulos pequenos e montas tudo, se colares num pano com algum espaçamento entre as placas consegues dobrar e fica mais transportável.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mini hidrica para acampamento 12V

Mensagem por serges »

Pois...

Percebo o que inter_jr escreveu mas o Fidel tem a razão a 99% já que transportavel e fácil de instalar...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
inter_jr
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado fev 20, 2010 5:12 am

Re: Mini hidrica para acampamento 12V

Mensagem por inter_jr »

Bom dia Amigos !! Eu fiz este investimanto a 3 anos a traz, comprei duas placas de 150w mas não carrega uma bateria por dia ,porque nas margens do rio pego pouco sol, é muitas arvores , da maneira que faço hoje funciona bem mas é muito barulho de motor , a questão da montagem no local não é muito complicado como vamos em 10 a 15 pessoas é rapidinho o acampamento já está montado. Qual projeto destes poderiam me indicar? Gosto de montar estes projetos , me serve como terapia ocupacional kkkk

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mini hidrica para acampamento 12V

Mensagem por serges »

#Hynek achas que podes dar uma ajuda por aqui!?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Mini hidrica para acampamento 12V

Mensagem por hynek »

serges Escreveu: sábado mai 27, 2017 10:33 am #Hynek achas que podes dar uma ajuda por aqui!?
;) talvez...
a queda será, provavelmente, pequena, caudal de água também, é preciso produzir qualquer coisa como 400 Wh de energia.

Talvez uma hélice metida num tubo (uma espécie de micro Kaplan, com 100 mm de diâmetro), com uma queda de 2 m, caudal de 25 litros/seg, seria capaz dar uns 280 W no veio, a velocidade seria uns 2000 rpm, já dava para acoplar a um alternador do carro. Carregava essa bateria em 2 horas....

talvez podia desenhar uma brincadeira deste género e testar o funcionamento... :idea:
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mini hidrica para acampamento 12V

Mensagem por serges »

Obrigado Hynek!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mini hidrica para acampamento 12V

Mensagem por visitante1 »

mas... em cima fala em rio de aguas manças e rasas....
acho que é projecto roto a nao ser que deixes cair a portabilidade e construas algo maior
digo eu
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Energia hídrica”