Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

cuttysark76 Escreveu: sexta fev 10, 2017 8:49 pm Nestes dias de 3° ou 4°, as células da minha mota (lifepo4) descem para os 3,0v em andamento, mesmo estando carregadas a 100%...
Bem, talvez seja mesmo do frio. Vou esperar por dias mais quentes, para comprovar.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por MVS »

A tensão das células descer para 3,0V em andamento no tempo frio é normal pelo aumento da sua resistência interna e pelo facto do teu controlador do motor injectar agora mais corrente no motor.

Para dispores de determinada potência (binário x velocidade) para venceres uma subida agora com uma tensão mais baixa das células face ao frio que se faz sentir é necessário mais corrente para teres a mesma potência disponível (tensão x corrente).

Quando o tempo aquecer tudo isso volta aos valores a que estavas habituado.
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

MVS Escreveu: sábado fev 11, 2017 10:23 pm A tensão das células descer para 3,0V em andamento no tempo frio é normal pelo aumento da sua resistência interna e pelo facto do teu controlador do motor injectar agora mais corrente no motor.

Para dispores de determinada potência (binário x velocidade) para venceres uma subida agora com uma tensão mais baixa das células face ao frio que se faz sentir é necessário mais corrente para teres a mesma potência disponível (tensão x corrente).
OK, obrigado. Embora eu normalmente verifique apenas os níveis de amperagem e não da voltagem, imagino que a explicação que deste se aplica também.

Provavelmente, no Inverno passado, como ainda era o meu primeiro em moto, eu estava mais preocupado em olhar para a frente e não cair, do que em verificar os níveis da amperagem. Podia já atingir esses níveis e eu não dar por ela.

Só fiquei com receio que ao soldarem a scooter, tivessem de alguma forma retirado alguma protecção térmica às baterias, levando agora a um comportamento diferente. Ainda bem que não se deve tratar disso.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Aos poucos, diariamente, os kms vão-se acumulando: 14000 kms. Dos quais, 8500 kms feitos por mim.
Checkpoint: 14000 kms
Checkpoint: 14000 kms
IMG_20170222_122744_800x600.jpg (164.17 KiB) Visto 5127 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Sempre a somar...

Parabéns estas pequenas grandes companheiras de viagens...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por _rapt0r_ »

E relativamente a autonomia com estas melhorias de temperatura?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Obrigado pelos incentivos. Dá-me uma real satisfação saber que fiz esses 8500 kms com zero emissões, e sem contribuir para o congestionamento do trânsito.
_rapt0r_ Escreveu: quinta fev 23, 2017 4:11 pm E relativamente a autonomia com estas melhorias de temperatura?
Melhorou! Realmente verifiquei que com o aumento da temperatura do ar, o consumo baixou. E já chego a casa com maior percentagem de autonomia indicada no CB. Tinham razão. :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Quanto mais rarefeito o ar está (aumenta com o aumento da temperatura) menor serão os atritos, maior é a autonomia.
Parabéns por esses Km sem fumo!
Também a resistência interna das células diminui com o aumento da temperatura tornando maior eficiência.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu: quarta mar 01, 2017 1:00 am Quanto mais rarefeito o ar está (aumenta com o aumento da temperatura) menor serão os atritos, maior é a autonomia.
Parabéns por esses Km sem fumo!
Também a resistência interna das células diminui com o aumento da temperatura tornando maior eficiência.
Obrigado. :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Hoje a Lady chegou aos 16000 kms. :D
16000 kms
16000 kms
IMG_20170711_175310854_L800.jpg (91.76 KiB) Visto 4813 vezes
E eu cheguei aos 10500 kms com um VE. Parece pouco, mas são dois anos de uso em todos os dias de trabalho. Com chuva ou com sol, é-me igual. Obtenho prazer de condução em ambas as situações. Mas como trabalho relativamente perto de casa (felizmente), não faço mais que 25 kms/dia. Seja como for, foram feitos de forma silenciosa e sem emissão de gases. :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Muito bem assim é que é kms que elas gostam e chova ou não é sempre um prazer indescritível conduzir em duas rodas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Mumia »

é sempre a rolar!!! vamos a mais outros tantos iguais ;) Parabéns!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Antes dos 16000 kms, ainda teve outra avaria. Desta vez no motor. Rolamentos e sensor de hall estragados devido a ferrugem acumulada. De alguma forma entrou água lá dentro...

Com reparação e serviços de deslocação, a resolução da avaria não ficou nada barata... Mais uma vez, em Guimarães não consegui assistência, e lá teve de ir para o Jorge Rocha novamente. A falta de técnicos especializados por cá, é realmente o maior problema de se ter uma moto VE em Guimarães. Não é fácil pagar as reparações e as deslocações, e ainda ter de esperar dias e até semanas para que a moto possa rolar novamente.

Espero que com tanto medicamento, a Lady venha a ficar melhor que nova! ;)

Ainda bem que mal inicio nova condução, me esqueço logo que ela esteve doente...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois... não é fácil :|

Pelo menos ela já se encontra a rolar.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por MRider »

O que importa é rodar novamente.
Mas olhe que a demora infelizmente as vezes não é pelo técnico que reparar, mas pela espera dos materiais.
Força
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

MRider Escreveu: quarta jul 12, 2017 12:04 am O que importa é rodar novamente.
Mas olhe que a demora infelizmente as vezes não é pelo técnico que reparar, mas pela espera dos materiais.
Força
A demora teve a ver com diversas causas. Nomeadamente a tentativa da oficina em Guimarães de tentar resolver o problema, a seguradora teve em garagem a moto até ter outras cargas para a mesma viagem, o JR tinha os seus compromissos anteriormente assumidos que, evidentemente, tinha de terminar, e depois o tempo de deslocação para cá (neste caso até foi rápido, embora me saia caro, claro). Não estou desapontado com o serviço, mas com a não existência de suporte por Guimarães, que até é um concelho bem grande. Nesta fase da Mobilidade Eléctrica, já gostava de ver maior assistência às duas rodas pelo país fora.

Neste momento, a Lady rola, mas ainda necessita de alguma afinação, principalmente ao nível do CB, que tem de ser calibrado, e das cargas, que teimam em sobrecarregar as baterias, e mesmo desligando a carga na noite anterior, quando de manhã pego na moto, ela está com a voltagem muito elevada (acima de 69v), e desliga-se. Obriga-me a rodar inúmeras vezes a chave e, se tiver sorte dela dar sinal de luz no farol, acelerar até ela se desligar novamente. Este processo chega a levar mais de 5 minutos, em tentativas, até que a voltagem baixe para valores inferiores a 68,4v, onde aí já se mantém ligada e funcional. Estranho. Nem o JR tem explicação para isto!...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por luismoura »

Pois...podia ser como nos CI's onde tens uma oficina em cada esquina, deixas de manhã e vais buscar a noite...infelizmente não é assim o que te obriga a ter sempre um "veiculo suplente". E sinceramente, no que diz respeito aos veículos de duas rodas eléctricos, acredito que não vá melhorar...bem pelo contrário.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

luismoura Escreveu: quarta jul 12, 2017 8:19 pm Pois...podia ser como nos CI's onde tens uma oficina em cada esquina, deixas de manhã e vais buscar a noite...infelizmente não é assim o que te obriga a ter sempre um "veiculo suplente". E sinceramente, no que diz respeito aos veículos de duas rodas eléctricos, acredito que não vá melhorar...bem pelo contrário.
Vi que também andas um pouco desanimado com a tua moto. Parece-me que tivemos azar com as motos que adquirimos. Material de fraca qualidade, talvez. Ou talvez seja apenas uma má fase. Ou os caminhos que percorremos sejam mais próprios para cabras que para veículos (estou mais convencido desta hipótese)... Além disso, as CIs também avariam, algumas muito...

Ainda assim, dão-nos o orgulho de circularmos sem emissão de gases e sem ruído. E não se consegue isso com nenhuma CI...

As marcas mais prestigiadas em motos estão finalmente a apostar nos VEs, já para entrarem em produção brevemente. Aí sim, o panorama vai mudar, mesmo na assistência "ao virar da esquina",
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Não é fácil mantermo-nos convictos com tantas dificuldades e scooters CI bastante fiáveis e frugais à disposição... :(
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”