Zoe ze 40 intense flex

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jbdigit
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Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por jbdigit »

mais uma publicação no meu blog com duvidas e testes aos cabos de carregamento e seus testes:

http://jbdigit.blogspot.pt/2017/01/zoe- ... os-de.html

transcrição sem as fotos que estão no blog e que não me entendo para as colocar aqui :(:



Testes de carregamento e novas duvidas:

Com o Zoe Ze40 vinha um sabonete (EVSE) que permite carregar em qualquer tomada caseira (Schuko), monofásica, mas que somente debita 10A efectuando um carregamento lento.
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Mas vinha também este conjunto que segundo os mais experientes, faz com que o sabonete carregue até 14A sendo a corrente que lhe chegue pelo menos de 16A.
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Verificados os pormenores da coisa, parece que a ficha macho (schuko) do sabonete, de dois pinos, monofásica, altera a info de recepção devido a um iman que existe nesta tomada green up, fazendo com que o sabonete va de 10A a 14A.
Segundo uma informação num forum de ve's, ha um participante que diz simplesmente colocar um iman junto á tomada macho quando ligada a uma tomada normal e que faz o mesmo efeito.
Ainda por testar.... por ver... ficou de me mandar uma foto.

Como o carro não dá indicação da potencia que entra no carregamento sem que se tenha um analizador no proprio carro, não sei como verificar tudo isto. No Z.E Service apenas indica carregamento lento, acelerado ou rapido.

Entretanto feitos alguns carregamentos obtive os resultados seguintes a titulo de exemplo:

em tomada green up com sabonete, corrente 220v 16A, 6h de carregamento, 34% (de 66% a 100%)

em ponto mobi.e a 3,7kw com cabo mennekes-mennekes oem, 2h de carregamento, 35% (de 7% a 42%)

em ponto mobi.e a 22kw com cabo mennekes-mennekes oem, 1h10 de carregamento, 26% (de 6% a 32%)

Feitas as contas parece que a 22kw não carregou, mas talvez uns 7,4kw e que segundo opiniões deve-se ao facto de o cabo mennekes-mennekes oem ser monofásico e não admitir mais que 7,4kw.
Apesar de no cabo admitir 32A, mas a ligação mennekes em pontos de 22kw, é 32Ax3 ou seja trifásico, como só entra uma fase, só vai até 7,4kw. (Não percebo nada disto, apenas estou a tentar interpretar os dados que vou lendo. (Electricidade e eu temos uma relação de distancia mental eheheheh)
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Se o mennekes-mennekes for trifásico, já carrega a 22kw e a ficha tem cinco pinos conforme esta imagem que me mandaram:
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Já reclamei junto do Entreposto Renault A Fontes em Aveiro, porque é que um carro que é suposto carregar ate 22kw, publicitado para essa carga, traz um cabo que limita o carregamento a 7,4kw.
Isto para não falar que o motor R90 só carrega no maximo de 22kw e nao os 43kw que muitos publicitam e que em anteriores modelos do zoe, deu problemas.

Segundo os mais criticos, apenas é uma questão de software que limita, e , que os problmeas que existiram, não tem a ver com o motor ou o carro em si, mas com os pontos de carregamento de fabricantes diferentes que provocavam o stress no carregamento ao próprio veiculo e as baterias.

Aguardemos novos desenvolvimentos
Última edição por jbdigit em segunda jan 16, 2017 2:45 pm, editado 1 vez no total.

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t3lmo
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Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por t3lmo »

Tens a certeza que o teu cabo mennekes não é já trifásico?
Basta confirmar se os 3 pinos das fases têm conectividade. A ligação entre eles é direta.
Acredito mais que o posto é que pode estar lkimitado a 7.4 kW .
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
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jbdigit
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Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por jbdigit »

t3lmo Escreveu:Tens a certeza que o teu cabo mennekes não é já trifásico?
Basta confirmar se os 3 pinos das fases têm conectividade. A ligação entre eles é direta.
Acredito mais que o posto é que pode estar lkimitado a 7.4 kW .
Estou a pensar dar um salto à Magnum cap para confirmar tudo isto....

ja coloquei as imagens no post do relato #2 para se ver melhor

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t3lmo
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Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por t3lmo »

Se passares por lá eles tiram as dúvidas todas in-loco e ainda testas uns 22kW reais.
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Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por O_volt »

não tem a ver com o motor ou o carro em si, mas com os pontos de carregamento de fabricantes diferentes que provocavam o stress no carregamento ao próprio veiculo e as baterias.
O verdadeiro stress é mesmo do carro. São filtros a mais que devido ao ruído e harmónicas da rede impedem o carro de carregar. Isso acontece muito em zonas industriais e até junto de inversores de MP.
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MRider
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Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por MRider »

E o evse de 10A como pode carregar mais só com uma tomada com íman?
Eu só conheço essa funcionalidade nos evse dos clones.
Live long and prosper!


JPHespanhaOliveira
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Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

jbdigit Escreveu:Relato de uma primeira experiência a sério, com fotos:

http://http://jbdigit.blogspot.pt/2017/ ... nomia.html

...
Aguardem novos episódios.
Caro Colega,

Para além de partilharmos a marca (mas com modelos diferentes do Zoe), também partilhamos as andanças pela Província (Beira Litoral).
É um bom relato de aventuras e nada melhor que um percurso desses para obter uma rápida curva de aprendizagem com automóveis elétricos.
Se bem que a autonomia inicial que citou é bem melhor que a melhor que já obtive: 185 Km. Dá para ver que a nova bateria é realmente melhor.

Quanto à condução em autoestrada, já se sabe: se não tiver um Tesla, não vale a pena abusar pois a autonomia vai cair bastante, uma vez que o consumo médio é bem maior. Mesmo que ande à volta dos 90 Km/h; e já para não falar das subidas. Nas deslocações maiores que faço, eu só uso a autoestrada nos troços mais movimentados a chegar ao Porto ou a Lisboa. De resto vou pelas Nacionais, onde a regeneração funciona bem melhor. A contrapartida é que os percursos são necessariamente mais lentos, mas ao fim de um tempo acabamos por nos habituar.

Sobre os postos de carregamento normais (os "lentos"), o panorama não é nada animador tal o estado a que chegou a rede. E, como já o mencionei neste Fórum, não vale a pena colocar carregamentos públicos a 3,7 Kwh. Deveriam ser, no mínimo, a 7,4 Kwh. Nas deslocações a Lisboa, e antes de haver estes novos PCR, parei por duas vezes em Santarém. E aí, só funcionaram 1 em 4 (1ª vez) e 1 em 5 (2ª vez) dos postos da Mobi.e! Aguardo agora pela nova geração de postos que são prometidos para todas as sedes de Concelho.

Já usei algumas vezes PCR, nomeadamente em Pombal, em Antuã e no MarShopping (estes últimos a 22Kwh), e nunca tive problemas de carga em qualquer um deles. Lembrando que o meu Zoe só carrega a um máximo de 22 Kwh em alterna, e como o carregamento não é feito do zero, mas de uns 20 ou 30% da carga, não demora mais do que 40 a 50 minutos a ficar nos 100% ou muito próximo disso. Como o novo modelo tem baterias com maior carga, é natural que demore um pouco mais; isto se tiver o máximo de 22 Kwh. Se permite os 43 Kwh máximos em alterna, então o tempo devia ser ainda inferior (30 minutos ou menos).

Continuação de Boas Jornadas Elétricas e aguardo aqui mais relatos!


luisprz
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Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por luisprz »

Olá
Comprei um zoe há um mês e já percorri uns 1100 km.
Ele veio com dois cabos de carregamento.
Um com duas menekkes e outro com a menekke para ligar ao carro e outra para ligar a tomada green up.
Gostaria de saber se existe alguma ficha conversora para poder carregar em tomadas trifasicas
Muito obrigado

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serges
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Re: Zoe ze 40 intense flex

Mensagem por serges »

Boas,

Antes de mais deveria fazer uma pequena apresentação sobre si, no local correcto apresentações.
Quanto ao que nos trás por cá existem varios e até alguns HomeMade...

Se quiser partilhar com a comunidade um Diario de Bordo sobre o seu veiculo seria muitom interessante

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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