auto produçao foto voltaica


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Não. 20% é usar mesmo só os 20%... Normalmente nas baterias de chumbo fazem-se as contas a usar cerca de 50%, caso contrário teríamos que comprar muitas baterias a mais...

Ou usamos uma percentagem pequena da capacidade e temos mais ciclos de vida útil (mas temos que comprar muitas mais baterias)...

Ou usamos uma percentagem maior da capacidade, e temos menos tempo de vida útil da bateria (mas o investimento inicial é menor).

Tem que se analisar caso a caso ;-)


vitorchelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 04, 2017 12:10 am
Localização: Lousã/coimbra

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por vitorchelo »

Boas, tou com 1 mini projeto e estou a pensar comprar uma bateria do leroy (Bateria solar XUNZEL SOLARX 120AH-12V), tenho uma capacidade de carga máxima de 10AH no mppt, será k para descargas temporárias em um ekipamento de 700 watts esforça mt e tenho k reforçar o banco ? ou aguentará as descargas temporárias.....penso k a kestão se insere no tópico, a bateria tem a sigla c-120 ...
Just saying :D :roll:

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por rocker_pt »

Essa bateria só consegue armazenar 1.5kwh.
Para não a estragar prematuramente só poderás usar os tais 50%, ou seja 0.7kwh em cada ciclo (0.7x0.25€/kwh= 0.17€
Tenta agora fazer um qualquer estudo de rentabilidade a depois diz se compensa esse projeto com baterias....
Pelas minhas contas acho que não
Ficha tecnica: http://www.xunzel.com/portu/assets/xunz ... rtu-tz.pdf
A 50% pode dar para 800 ciclos .... 800*0.17=140€
Ou seja, no tempo de vida dela, e sendo muito otimista poderás armazenar 140€ de energia na bateria
Mas a bateria custa 256€
Conclusão, assim em cálculos de merceeiro muito otimista irás perder cerca de 100€ entre a compra de cada bateria e armazenamento da energia.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


vitorchelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 04, 2017 12:10 am
Localização: Lousã/coimbra

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por vitorchelo »

rocker_pt Escreveu: quinta out 05, 2017 10:35 pm Essa bateria só consegue armazenar 1.5kwh.
Para não a estragar prematuramente só poderás usar os tais 50%, ou seja 0.7kwh em cada ciclo (0.7x0.25€/kwh= 0.17€
Tenta agora fazer um qualquer estudo de rentabilidade a depois diz se compensa esse projeto com baterias....
Pelas minhas contas acho que não
Ficha tecnica: http://www.xunzel.com/portu/assets/xunz ... rtu-tz.pdf
A 50% pode dar para 800 ciclos .... 800*0.17=140€
Ou seja, no tempo de vida dela, e sendo muito otimista poderás armazenar 140€ de energia na bateria
Mas a bateria custa 256€
Conclusão, assim em cálculos de merceeiro muito otimista irás perder cerca de 100€ entre a compra de cada bateria e armazenamento da energia.
Boas, ainda estou a ponderar só abastecer a casa enkuanto não estou, e se for por ai aguenta se, o frigo, box e pouco mais é na boa, tipo desligo o geral e abasteço eu usando a fiação da casa, o exemplo k pus em cima seria para abastecer de inverno um akecedor dos novos de gel k liga e desliga durante segundos e sendo assim daria a margem para recuperação da bateria, claro k estou a ponderar por outro painel e assim passaria a ter um total de incaixe na bateria de 20 AH e isso sim, será outra história, mas gosto de ouvir o feedback de pessoal k .....já testou experienciias parecidas.....;-)
Just saying :D :roll:


vitorchelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 04, 2017 12:10 am
Localização: Lousã/coimbra

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por vitorchelo »

rocker_pt Escreveu: quinta out 05, 2017 10:35 pm Essa bateria só consegue armazenar 1.5kwh.
Para não a estragar prematuramente só poderás usar os tais 50%, ou seja 0.7kwh em cada ciclo (0.7x0.25€/kwh= 0.17€
Tenta agora fazer um qualquer estudo de rentabilidade a depois diz se compensa esse projeto com baterias....
Pelas minhas contas acho que não
Ficha tecnica: http://www.xunzel.com/portu/assets/xunz ... rtu-tz.pdf
A 50% pode dar para 800 ciclos .... 800*0.17=140€
Ou seja, no tempo de vida dela, e sendo muito otimista poderás armazenar 140€ de energia na bateria
Mas a bateria custa 256€
Conclusão, assim em cálculos de merceeiro muito otimista irás perder cerca de 100€ entre a compra de cada bateria e armazenamento da energia.
E sim caso a compre irei estar atento ao desgaste da bateria e mante la saudavel não ultrapassando valores radicais de descarga, o k provavelmente terei k fazer é por mais um painel de 100, até pk o mppt é de 20 AH, mas assim já fazia da bateria saudavel, com um consumo medio de 180 kwtts mensais e já com ekipamentos em casa, pk não ser autosuficiente, os ekipamentos já estão pagos e eskeçendo essa parte acho k será facilmente exequivel por a coisa a bulir ....desde já agradeço a ajuda ;-)
Just saying :D :roll:


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Mas... Isso só vai servir para perder dinheiro. :-O

O meu conselho seria esquecer o Leroy e afins, e ver preços em casas especializadas tipo solarimpact ou solarshop. São firmas portuguesas com provas dadas, e que te poderão ajudar ;-)

Responder

Voltar para “Energia Solar”