Sistema Solcrafte® Style Plus

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Sistema Solcrafte® Style Plus

Mensagem por Biod »

Imagem

6 anos de garantia

O Solcrafte® Style Plus é um novo sistema revolucionário para preparação de água quente sanitária aproveitando a energia solar, que se destaca pela sua melhor relação preço/rendimento em relação a sistemas termossifão convencionais.



O sistema possui apenas metade do tamanho e pesa apenas metade do peso dos sistemas termossifão convencionais, mas é particularmente rentável e económico.

A Solcrafte® Style Plus comprova que sistemas solares de preparação de água quente também podem possuir um design e aparência atraentes. Os sistemas foram desenvolvidos e fabricados de forma a adaptarem-se perfeitamente ao telhado, jardim ou terraço, possuindo, assim, uma aparência perfeitamente integrada no estilo individual do local de instalação.O objetivo principal do departamento de desenvolvimento da Solcrafte® Style Plus foi desenvolver um sistema solar de preparação de água quente económico, eficiente e de instalação simples e que, adicionalmente, possua um design atraente.

Neste sistema, o formato, a função e os materiais utilizados deveriam formar uma unidade perfeitamente equilibrada. Desta forma, a Solcrafte® Style Plus pode comprovar que o aproveitamento eficiente da energia e o design único andam par a par.

Os novos sistemas de preparação de água quente da Solcrafte® Style Plus destacam-se das soluções convencionais sobretudo devido ao facto de se adaptarem perfeitamente à arquitetura individual do local de instalação. Seja esta com telhados inclinados ou planos ou em sistemas instalados no solo: estes possuem uma aparência atraente e preparam água quente durante o ano inteiro.

Vantagens:

• Sistema de colector com depósito integrado:
Graças ao depósito directamente integrado no colector solar, não é necessário que a água quente seja produzida por um permutador de calor. A água quente é já directamente produzida com a incidência da luz solar no colector. Este processo é rápido e a água permanece sempre fresca e higiénica.

• Design moderno:
O Solcrafte® Style Plus mostra , com o seu design moderno, que é possível construir sistemas de preparação de água quente mais eficientes e atractivos do que os sistemas termossifão convencionais.

• Redução considerável de custos:
O Sol é a fonte de energia renovável por excelência. A energia solar é gratuita e, como tal, permite uma redução considerável dos custos de energia. Com os modernos sistemas preparação de água quente da Solcrafte® Style Plus, é possível aproveitar a energia solar gratuita de forma ainda mais eficiente do que os sistemas termossifão convencionais e com maior rendimento. Isto permite uma redução dos custos de energia na preparação de água quente sanitária em até 80%.

• Água quente durante 365 dias do ano:
Com a primeira luz solar do dia, todos os sistemas solares de preparação de água quente funcionam. As diferenças de qualidade são visíveis nos valores limites dos vários sistemas. O novo sistema da Solcrafte® Style Plus funciona 365 dias no ano e pode ser instalado como unidade isolada, em combinação com fontes de energia externas ou ligado em série com outros sistemas.

• Instalação simples - redução de custos:
O Solcrafte® Style Plus pode ser instalado tanto em telhados planos como inclinados. O sistema de montagem extremamente simples e rápido garante uma enorme redução dos custos de instalação.


------------------------------------------------------------------------


Gostava de ter feedback de quem já instalou. Claro que as press releases é tudo uma maravilha em qualquer sistema.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Sistema Solcrafte® Style Plus

Mensagem por Biod »

esquema:

http://www.salvadorescoda.com/tecnico/s ... e_Plus.pdf


instalação:

https://www.youtube.com/watch?v=QTBQTag_Oyo


encontrei isto noutro forum:
Vantagens:
-Há clientes que querem este sistema pelo impacto visual não gostam de ver ´´trambolhos´´ em cima do telhado este tem essa vantagem.
-Não requer manutenção: não tem anodo de magnésio; não tem liquido solar.
custos estes que ao serem suportados pelos clientes pesa no orçamento e que constitui uma mais valia para o sistema.
-É um sistema com um rendimento em termos de estratificação superior a qualquer outro sistema em TS.

Desvantagens:
-Tem uma perda superior a outros sistemas pelo facto de ter um só circuito em particular durante a noite com o arrefecimento nocturno e não tem nada a ver com o isolamento embora tenha um vidro anti-reflexo ele absorve transmitindo arrefecimento ao deposito acumulador.
-Necessita de ter uma válvula redutora de pressão na base dos 2 bares pelo facto de a água percorrendo mais lenta tira melhor rendimento(embora não seja obrigatório) convem antes verificar a pressão da rede de abastecimento.
-Necessita de um pequeno vaso de expansão na entrada da água fria.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistema Solcrafte® Style Plus

Mensagem por serges »

Epa já sabes como é sempre um espectaculo, mas creio que isto aliado a um termoacumulador é o suficiente para no verão nem ligar e no inverno é um apoio ao consumo!

Digo eu, venham mais opiniões pois creio ser uma optima solução!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Sistema Solcrafte® Style Plus

Mensagem por Biod »

pois, mas por aqui no forum não encontrei ninguém que tivesse instalado.

Uma coisa é a teoria outra a prática


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Sistema Solcrafte® Style Plus

Mensagem por apmendes »

Eu tenho um mais antigo da marca SOLTOTAL, nem sei se esta marca ainda existe. Acontece que é fácil de instalar mas mesmo no verão de manhã a água vem morna ou quase fria, o isolamento do painel é fraco, mas o meu já tem cerca de 15 anos. Manutenção como é dito né zero por não ter liquido nem ânodo. Acredito que ao longo de 15 anos este seja superior, mesmo assim estou satisfeito com o meu. Tenho ligado com um termoacumulador e poupa-me muito em eletricidade.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistema Solcrafte® Style Plus

Mensagem por serges »

apmendes Escreveu: quinta nov 30, 2017 5:58 pm Eu tenho um mais antigo da marca SOLTOTAL, nem sei se esta marca ainda existe. Acontece que é fácil de instalar mas mesmo no verão de manhã a água vem morna ou quase fria, o isolamento do painel é fraco, mas o meu já tem cerca de 15 anos. Manutenção como é dito né zero por não ter liquido nem ânodo. Acredito que ao longo de 15 anos este seja superior, mesmo assim estou satisfeito com o meu. Tenho ligado com um termoacumulador e poupa-me muito em eletricidade.
POis seria algo tipo isso que pretendia um apoio ao Termoacumulador...
Acredito que ao fim de um tempo, depende do valor de aquisição, fique pago num instante, o que me preocupa é o calcario na agua, sei que a zona da Amadora não é das piores mas tem a sua dose!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Sistema Solcrafte® Style Plus

Mensagem por Biod »

Encontrei noutro forum feedback de quem instalou.
Ora viva.

Andei a pesquisar formas de aquecimento de aguas para substituir um esquentador a gás e de preferência com custos mais baixos. Após falar com vizinhos (vivo numa moradia perto da Fonte-da-Telha, Zona Centro Litoral de Portugal) e de pesquisar sobre painéis solares, coletores, sistemas de aquecimentos e afins, lá me convenceram a comprar um Solcraft Style 200. Não vou falar das razões para comprar este produto, porque não faltam na net, o que falta é as razões para não comprar. Por isso decidi colocar este "post" mais para desbravar esta tecnologia que dizem ser o "supra-sumo-da-batata" e tentar ser o mais imparcial possível.

Comprei e instalei o aparelho em pleno janeiro, pois é nas piores condições (frio) que este deve ser testado.
Paguei 2000€ (chave-na-mão) inclui aparelho, resistência 2kw, válvulas (pressão, mistura e termostato), tubagens (canos, isolamentos e calhas) até a casa de banho, estrutura de apoio, e mão-de-obra. Duas pessoas demoraram um dia inteiro, sem paragens, das 9 as 21h a montar a "coisa". É necessário referir que o acesso era difícil, telhado inclinado e escorregadio, alguma chuva e o que demorou mais foi a fazer/montar a estrutura de suporte.

Pros:
É compacto: Sim
Aquece a agua rapidamente: Sim
É mais eficiente: ....É discutível mas sim.
É económico: ....É discutível mas sim.

Cons:
Não é esteticamente "bonito" *. (há algum que seja?)
A estrutura de apoio tem que ser feita a medida a menos que tenha uma cobertura plana**.
A resistência aquece apenas alguns litros de água ***.


* As imagens das brochures são enganadoras, em nenhuma foto mostram as tubagens que ficam algo visíveis. As publicidades mostram os aparelhos em pisos planos ou assentes e paralelos aos telhados, no entanto, para realmente tirar-se partido de um aparelho destes, convém respeitar o ângulo de montagem, e este não tem nada a ver com o das imagens.

** Não se deixem enganar, para obter o melhor rendimento possível nas nossas zonas, o painel (também me refiro a outros aparelhos de outras tecnologias e marcas) deve ficar virado a sul com num ângulo aproximado de 55º em relação ao chão, isto porque a altura em que necessitamos tirar melhor proveito da eficiência da tecnologia é no inverno, altura em que as temperaturas são mais frias e o sol está mais baixo (consultar http://solarelectricityhandbook.com/sol ... lator.html). Não se preocupem em relação ao verão, porque até virado ao contrario o painel deveria funcionar (ainda por cima, segundo os testes realizados por um vizinho, se o ângulo estiver correto no verão, a válvula de segurança dispara muitas vezes porque o aparelho aquece demasiado).

*** Tenho o habito de tomar banho de manhã antes de ir trabalhar, e em pleno janeiro, com um frio de rachar, sabe bem um duche quente. O aparelho vem equipado com uma resistência de 1Kw para aquecer a agua quando não há sol, mas para obter uma maior eficiência energética e rapidez, em vez de aquecer os 200L, aquece apenas 40 (faz algum sentido). Traduzindo por miúdos... passados 3-4 minutos a agua começa a vir fria (até arrepia). De facto a tecnologia é eficiente, aprendemos a tomar banho rapidamente e a poupar na agua. Resolvi testar o sistema deixando a resistência ligada a noite toda, e no dia seguinte ligueia apenas duas horas antes do banho; o resultado foi o mesmo. Evidentemente que no mesmo dia pedi que me trocassem a resistência de 1Kw pela de 2Kw, não paguei mais por isso. Já consigo tomar banhos de 6-8 minutos e passados 15min, já temos agua para outro banho. Durante o dia (desde que não seja muito nublado) ou ao fim da tarde temos de facto os 200L da agua quente sem utilizar outra fonte de aquecimento. Coloquei uma temporizador na tomada para ligar a resistência apenas entre as 6 e as 7 da manhã e espero vir a precisar desta apenas durante o inverno.

Conclusão, "a coisa" até parece funcionar, não garanto os mesmos resultados em zonas mais frias ou numa casa com muita gente. Somos três, por vezes temos visitas, mas é verdade que só uma ou duas pessoas é que tomam banho de manhã cedo.
Acredito que as outras tecnologias (termossifão com depósito externo) com as mesmas caraterísticas, depósito de 200L, possam ser mais confortáveis em termos de duração dos banhos fora de horas de sol ou dias muito invernosos, mas acho que se trata de uma situação facilmente gerida.
Em termos de preço, penso que este seja mais caro no momento da compra (não se esqueçam da resistência de 2Kw), no entanto não requer manutenção, e tem um gasto energético menor. Creio que não haja solução perfeita.

Espero ter sido esclarecedor e que isto seja alguma ajuda a indecisos.

João

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistema Solcrafte® Style Plus

Mensagem por serges »

Testemunho valioso, infelizmente os 2000€ pode se "brincar" com muita coisa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Sistema Solcrafte® Style Plus

Mensagem por Biod »

fui responder ao tópico e o mesmo utilizador que efz o comentario em cima respondeu:
Ao fim de 3 anos de utilização do Solcraft 200, acho que o nível de satisfação é médio-baixo.
A final de contas, paguei por um sistema que já por si é mais caro que os outros, e ainda por cima é insuficiente pois carece de um segundo sistema de apoio para aquecimento durante o inverno.

Menos mal que vivo numa zona com bastante sol, e que optei por me inscrever num ginásio com duche antes de ir para o trabalho.

A minha ideia inicial era substituir o esquentador a gás por um sistema simples e eficiente.
Trocando impressões com vizinhos, penso que teria sido melhor optar por um sistema clássico de painel com deposito de 200 ou 300L. Não necessita do apoio de um termo-acumulador dentro de casa, não tem tanta perda térmica noturna durante o inverno, e dá para mais de dois banhos seguidos.

Penso que a única vantagem é estética, e mesmo assim não faz milagres.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistema Solcrafte® Style Plus

Mensagem por serges »

Tudo dito...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”