Circuito de radiadores

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
EdCosta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado dez 09, 2017 8:43 am

Circuito de radiadores

Mensagem por EdCosta »

Bom dia, sou novo neste forum e peço desde já desculpa caso não seja adequada esta questão neste grupo.

Possuo um sistema de aquecimento a gás com os diversos radiadores espalhados pela casa. Neste momento habito num T4 mas apenas um quarto é utilizado, sendo a área de sala/cozinha/hall aquecida com o recurso a lareira a lenha (que gosto e funciona bem). A minha questão prende-se que apenas pretendo aquecer o quarto.

Assim, é possível e não tem qualquer impedimento fechar as válvulas em todos os radiadores da casa exceto no quarto?

Segunda questão: se é possível será que compensa monetariamente ligar uma caldeira para aquecer apenas um radiador? Será mais barato simplesmente ter um aquecedor elétrico no quarto?

Desde já obrigado pela ajuda.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Circuito de radiadores

Mensagem por jmlflorencio »

À partida não há problema nenhum em ter apenas um radiador ligado, os circuitos são montados tendo em conta essa possibilidade.

Sobre compensar ou não, depende da caldeira. Mas se não for muito antiga não deve fazer grande mossa...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Circuito de radiadores

Mensagem por Quintas2 »

Eu penso que as bombas devem estar dimensionadas para a casa e, num T4 - 4 quartos+cozinha+sala+wc's, etc., usar a bomba num só quarto não sei até que ponto isso não a irá forçar e causar desgaste prematuro.
Uma coisa é certa, a velocidade/pressão de circulação deve aumentar e, assim, também o ruído.

Há bombas para aquecimento central concebidas para caudais variáveis, o que leva a pensar que nem todas o sejam.

Muitas dessas bombas têm um seletor de 3 velocidades. Por segurança, colocar na velocidade mínima se ligar só para um quarto.

SUGESTÃO: O melhor de tudo é mesmo ver a marca/ref.ª da bomba circuladora e perguntar ao representante. Não custa nada e é seguro.
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Circuito de radiadores

Mensagem por jmlflorencio »

Boas dicas ;-)


Urasnut
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado dez 16, 2017 3:08 am
Localização: http://www.sbobetcrown.com

Re: Circuito de radiadores

Mensagem por Urasnut »

Eu sou como você Gostaria de saber como posso resolver este problema. Por favor, me avise.

Responder

Voltar para “Geral”