solar + eólico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

o rabo continua pequeno mas vou aumentar.
de momento coloquei uma vela maior para se mexer mais rápido.

sabes me dizer se o gerador precisa de ligação terra ou basta ligar as 3 fases ao controlador?
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

jpc Escreveu: quarta jan 17, 2018 5:22 pm o rabo continua pequeno mas vou aumentar.
de momento coloquei uma vela maior para se mexer mais rápido.

sabes me dizer se o gerador precisa de ligação terra ou basta ligar as 3 fases ao controlador?
O teu controlador é um xantrex c 40 se não me engano, acho que não tem retificador interno, então tens que retificar antes e pro controlador so vai o positivo e negativo. No retificador só as três fases.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Wolfire Escreveu: quarta jan 17, 2018 7:19 pm
jpc Escreveu: quarta jan 17, 2018 5:22 pm o rabo continua pequeno mas vou aumentar.
de momento coloquei uma vela maior para se mexer mais rápido.

sabes me dizer se o gerador precisa de ligação terra ou basta ligar as 3 fases ao controlador?
O teu controlador é um xantrex c 40 se não me engano, acho que não tem retificador interno, então tens que retificar antes e pro controlador so vai o positivo e negativo. No retificador só as três fases.
Tenho o xantrex c40 que vai ser utilizado para desviar excesso de corrente DC para aquecimento de água.

Para a eólica tenho este controlador
https://www.ebay.com/itm/Wind-2KW-48V-c ... 2749.l2649

Hoje estive a medir as fases do gerador e entre L1 e L2 - 16,5 ohm, L2 e L3 - 52,3K ohm e L1 e L3 - 54,7 K ohm.
São medidas fora do normal, ainda vou ter de abrir o gerador para perceber o que se passa com aquilo.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Boas JPC, realmente essas medidas das bobines não parecem nada normais, há aí algo estranho. O meu aerogerador istabreze tem uma pás iguais ás tuas e tive de fazer um truque para que rodasse mais facilmente. Meti umas pequenas "cunhas" onde ás pás apertam no rotor, desta forma ficam com um angulo de ataque bem maior e com menos vento fazem o aerogerador rodar mais facilmente. Pelo menos no meu resultou bem, é apenas mais uma dica que pode ajudar.
Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

Alves10 Escreveu: quarta jan 17, 2018 9:46 pm Boas JPC, realmente essas medidas das bobines não parecem nada normais, há aí algo estranho. O meu aerogerador istabreze tem uma pás iguais ás tuas e tive de fazer um truque para que rodasse mais facilmente. Meti umas pequenas "cunhas" onde ás pás apertam no rotor, desta forma ficam com um angulo de ataque bem maior e com menos vento fazem o aerogerador rodar mais facilmente. Pelo menos no meu resultou bem, é apenas mais uma dica que pode ajudar.
Cumprimentos.
Sim assim passam a funcionar mais por arrasto do que sustentação e funcionam melhor com ventos fracos

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

jpc Escreveu: quarta jan 17, 2018 9:08 pm
Wolfire Escreveu: quarta jan 17, 2018 7:19 pm
jpc Escreveu: quarta jan 17, 2018 5:22 pm o rabo continua pequeno mas vou aumentar.
de momento coloquei uma vela maior para se mexer mais rápido.

sabes me dizer se o gerador precisa de ligação terra ou basta ligar as 3 fases ao controlador?
O teu controlador é um xantrex c 40 se não me engano, acho que não tem retificador interno, então tens que retificar antes e pro controlador so vai o positivo e negativo. No retificador só as três fases.
Tenho o xantrex c40 que vai ser utilizado para desviar excesso de corrente DC para aquecimento de água.

Para a eólica tenho este controlador
https://www.ebay.com/itm/Wind-2KW-48V-c ... 2749.l2649

Hoje estive a medir as fases do gerador e entre L1 e L2 - 16,5 ohm, L2 e L3 - 52,3K ohm e L1 e L3 - 54,7 K ohm.
São medidas fora do normal, ainda vou ter de abrir o gerador para perceber o que se passa com aquilo.
Realmente isso ta errado Confirma essas medidas se se confirmar é rebobinar ou comprar outro

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

Tem certeza que é 52,3 e 54,7 k ?


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Tenho Wolfire mas posso tornar a medir para confirmar.
Quando liguei o controlador a resistência passou para infinito.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

Teoricamente o gerador trifásico depois de retificado tem mais ou menos 1.5 vezes a tensão entre fases, teria que ter 32 v entre fases para ter 48v final 32 x 1.5 = 48, então para 2000w que seria a potencia entre fases 32v x 42 A teria que ter uma resistencia de 0,76 ohms, 32V / 42A = 0,76 ohms
Se estiver errado me corrijam.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Wolfire Escreveu: quinta jan 18, 2018 10:53 am Teoricamente o gerador trifásico depois de retificado tem mais ou menos 1.5 vezes a tensão entre fases, teria que ter 32 v entre fases para ter 48v final 32 x 1.5 = 48, então para 2000w que seria a potencia entre fases 32v x 42 A teria que ter uma resistencia de 0,76 ohms, 32V / 42A = 0,76 ohms
Se estiver errado me corrijam.
Estive a verificar as ligações e tinha uma união mal cravada dentro da caixa de ligação do gerador.
Era por isso que tinha falta de uma fase.

Agora que está tudo bem ligado continuo a ter as seguintes medidas:
L1 - L2 = 16.7 ohm
L2 - L3 = 16.9 ohm
L1 - L3 = 16.5 ohm

Não faço a menor ideia se as tuas contas estão bem feitas....
Vamos aguardar que alguém diga algo.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Josenir consegues dar uma ajuda para se entender como funciona este gerador e o que é necessário fazer para o colocar a produzir.

Funciona bem se utilizar cargas AC mas assim que utilizo o controlador ou outra coisa DC deixa de rodar e bloqueia.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

jpc Escreveu: quinta jan 18, 2018 5:46 pm
Wolfire Escreveu: quinta jan 18, 2018 10:53 am Teoricamente o gerador trifásico depois de retificado tem mais ou menos 1.5 vezes a tensão entre fases, teria que ter 32 v entre fases para ter 48v final 32 x 1.5 = 48, então para 2000w que seria a potencia entre fases 32v x 42 A teria que ter uma resistencia de 0,76 ohms, 32V / 42A = 0,76 ohms
Se estiver errado me corrijam.
Estive a verificar as ligações e tinha uma união mal cravada dentro da caixa de ligação do gerador.
Era por isso que tinha falta de uma fase.

Agora que está tudo bem ligado continuo a ter as seguintes medidas:
L1 - L2 = 16.7 ohm
L2 - L3 = 16.9 ohm
L1 - L3 = 16.5 ohm

Não faço a menor ideia se as tuas contas estão bem feitas....
Vamos aguardar que alguém diga algo.
Lei de ohm i = v / r, 16,5 ohm entre fases vamos calcular 60v total.
i = 40 / 16,5 = 2,42 teoricamente teu gerador e para 2,42 A entre fases x 40 V = 96,8 W X 1,5 = 145 W
Pela lei de ohm teu gerador é para 145w mas é claro que consegues mais que isso só que se por muito temp vai gerar aquecimento.

Já lhe dei a dica la atrás, faz uma retificação simples se quer produzir em 48 V coloca 4 baterias em serie com um amperimetro em e sabera quanto esta a produzir se não circular corrente passa para 36v e assim por diante. Esqueçe controlador para testes.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

obrigado pela ajuda Wolfire.

achas que é normal atinger 790v entre fases em vazio?


hoje quando chegar a casa vou desmontar o gerador e vou abrir para ver o interior.

se realmente for para essa potência vou reclamar com o vendedor e pedir a devolução do pagamento porque comprei uma eolica de 2000w e não de 150w

depois coloco fotos
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

jpc Escreveu: quinta jan 18, 2018 7:54 pm obrigado pela ajuda Wolfire.

achas que é normal atinger 790v entre fases em vazio?


hoje quando chegar a casa vou desmontar o gerador e vou abrir para ver o interior.

se realmente for para essa potência vou reclamar com o vendedor e pedir a devolução do pagamento porque comprei uma eolica de 2000w e não de 150w

depois coloco fotos

Sim em vazio com alta rotação pode ser.

Para 2000 W teria que produzir em 110 V X 12A X 1,5 = 1980w


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

a rotação nao era muito porque experimentei com uma aparafusadora a bateria.

vou abrir o gerador e ver como é feito.

Alguma coisa está errada e aposto que seja mentira a potência anunciada e as tuas contas estarem certas ou então o gerador é mesmo de 2000w mas como tem caixa multiplicadora é preciso muita força para o obrigar a produzir porque começa logo em baixa rotação.

A única informação que trazia é que o gerador começava a produzir às 60 rpm ate 350 rpm e que assim que atingisse 18v acionava algo para começar a produzir
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Andei a pesquisar as características do gerador na pagina do vendedor e encontrei isto

Revolutionary dynamo alternator for wind generator Permanent Magnet Threepahse AC. Equipped with an innovative epicyclic planetary gearbox, he is able to bring the 60-300 RPM (revolutions per minute) of the wind rotor to over 3,000 RPM to the engine, thus multiplying the power and the wind speed of more than 10 times!

a caixa multiplica 10x.... tou lixado com isto
é preciso um motor a gasolina para fazer isto produzir
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: solar + eólico

Mensagem por MRider »

Tens de fazer umas pás gigantes, mesmo para essa potência é de esperar
Live long and prosper!


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

O mais fácil é pegar numa marreta e destruir este gerador e encomendar um da Ista Breeze e montar.

Esta eólica está a sair cara mas não vou desistir :-)
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Boas JPC, ainda bem que deste com o problema da alta resistência das bobines, felizmente nenhuma dela ficou interrompida. Na minha ideia os valores de resistência que apresentas agora são os normais para um gerador de 2000W para 48V.

Temo que esse esse gerador não seja nada adequado a essas pás. O gerador que tenho ligado a umas iguais a essas trabalha directo, sem multiplicadores. Penso que para esse gerador tens de arranjar pás bem maiores para teres mais torque e menos rotação. Com essa caixa multiplicadora o teu gerador assemelha-se a um dos industriais que estão no cume das montanhas. Têm pás de grande dimensão e tem uma rotação baixa.

PS: As contas da resistência que o colega está a fazer não se aplicam neste caso. A resistência é a que se mede com o multimetro ou para se calcular teoricamente temos de saber o comprimento, secção e o material do fio de bobinagem. (procurar na net por resitividade de um condutor) depois tem lá a formula e as tabelas dos vários metais.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

Alves10 Escreveu: quinta jan 18, 2018 10:28 pm Boas JPC, ainda bem que deste com o problema da alta resistência das bobines, felizmente nenhuma dela ficou interrompida. Na minha ideia os valores de resistência que apresentas agora são os normais para um gerador de 2000W para 48V.

Temo que esse esse gerador não seja nada adequado a essas pás. O gerador que tenho ligado a umas iguais a essas trabalha directo, sem multiplicadores. Penso que para esse gerador tens de arranjar pás bem maiores para teres mais torque e menos rotação. Com essa caixa multiplicadora o teu gerador assemelha-se a um dos industriais que estão no cume das montanhas. Têm pás de grande dimensão e tem uma rotação baixa.

PS: As contas da resistência que o colega está a fazer não se aplicam neste caso. A resistência é a que se mede com o multimetro ou para se calcular teoricamente temos de saber o comprimento, secção e o material do fio de bobinagem. (procurar na net por resitividade de um condutor) depois tem lá a formula e as tabelas dos vários metais.
Digo teoricamente porquê na prática pode ter alguma variação o que interessa o jpc forneceu 16.5 ohms 48v nao lnteresa o material ou sua residência são 16.5 ohms e pronto . O que disse acima ja tinha dito com outras palavras usei sustentação e arrasto . Quem quiser que conteste

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”