Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por JMLorenzo »

Última edição por JMLorenzo em domingo nov 26, 2017 11:14 am, editado 1 vez no total.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por serges »

Muito interessante...

Parece me em capacidade vs ciclos muito bem...

Já o preço o chumbo continua a ajudar aos iniciantes...

Que te parece?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por CrOhN »

Isso, E tenho dificuldade em acreditar nos 6000 ciclos, ainda por cima, com descargas a 100%.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que estes packs já estão a ser usados por lojas nacionais em kits 'chave na mão'...

Sobre preços não sei comparar... Crohn (e restantes experts do chumbo), que achas?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por serges »

Sim isso tinha reparado talvez descargas a 50% acredito mais...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por jpc »

jmlflorencio Escreveu: sábado nov 25, 2017 8:28 am Creio que estes packs já estão a ser usados por lojas nacionais em kits 'chave na mão'...

Sobre preços não sei comparar... Crohn (e restantes experts do chumbo), que achas?
Minhas ricas baterias de chumbo, por 4000€ comprei umas com 3300 ciclos de vida e 15kwh com descarga a 50%.
Se fosse comprar umas de lítio com 15kwh pagaria uns 8000 euros e ninguém me garante que façam os 6000 ciclos.

Tenho feito descargas diárias na ordem dos 30% o que vai aumentar e muito os ciclos de vida das baterias.... espero que durem 15 a 20 anos.

O único senão é o tamanho das baterias e o espaço que ocupam mas como estão no exterior da casa tudo bem.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por jmlflorencio »

jpc Escreveu:
jmlflorencio Escreveu: sábado nov 25, 2017 8:28 am Creio que estes packs já estão a ser usados por lojas nacionais em kits 'chave na mão'...

Sobre preços não sei comparar... Crohn (e restantes experts do chumbo), que achas?
Minhas ricas baterias de chumbo, por 4000€ comprei umas com 3300 ciclos de vida e 15kwh com descarga a 50%.
Se fosse comprar umas de lítio com 15kwh pagaria uns 8000 euros e ninguém me garante que façam os 6000 ciclos.

Tenho feito descargas diárias na ordem dos 30% o que vai aumentar e muito os ciclos de vida das baterias.... espero que durem 15 a 20 anos.

O único senão é o tamanho das baterias e o espaço que ocupam mas como estão no exterior da casa tudo bem.
Estamos a falar de 15 kWh 'uteis' (30 kWh nominais, com descargas de 50%)?

Ou seja, a minha questão é (ou questões):

30 kWh de baterias de chumbo custam metade de 20 kWh de baterias de lítio (descargas de 50% no chumbo, e 75% no lítio), mesmo com packs deste tipo?

Estes packs não vieram alterar esse 'panorama'?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por MRider »

Eu tenho aproximadamente 6 kw em lítio e não quero outra coisa.
O chumbo para mim já era.
Live long and prosper!


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por jpc »

jmlflorencio Escreveu: sábado nov 25, 2017 5:39 pm
jpc Escreveu:
jmlflorencio Escreveu: sábado nov 25, 2017 8:28 am Creio que estes packs já estão a ser usados por lojas nacionais em kits 'chave na mão'...

Sobre preços não sei comparar... Crohn (e restantes experts do chumbo), que achas?
Minhas ricas baterias de chumbo, por 4000€ comprei umas com 3300 ciclos de vida e 15kwh com descarga a 50%.
Se fosse comprar umas de lítio com 15kwh pagaria uns 8000 euros e ninguém me garante que façam os 6000 ciclos.

Tenho feito descargas diárias na ordem dos 30% o que vai aumentar e muito os ciclos de vida das baterias.... espero que durem 15 a 20 anos.

O único senão é o tamanho das baterias e o espaço que ocupam mas como estão no exterior da casa tudo bem.
Estamos a falar de 15 kWh 'uteis' (30 kWh nominais, com descargas de 50%)?

Ou seja, a minha questão é (ou questões):

30 kWh de baterias de chumbo custam metade de 20 kWh de baterias de lítio (descargas de 50% no chumbo, e 75% no lítio), mesmo com packs deste tipo?

Estes packs não vieram alterar esse 'panorama'?
O dinheiro que custa um pack de 20 kWh de lítio dá para comprar um pack de chumbo de 93,6 kWh (48,6 kWh a 50% de descarga), 3x mais capacidade que o pack de lítio.

As baterias de lítio compensam para quem não consegue garantir todos os dias carga completa, pouco espaço para as colocar e se ficarem dentro de casa.

As baterias de chumbo precisam de muito espaço fresco e boa circulação de ar por causa da libertação de hidrogénio enquanto as de lítio não sofrem desse mal e podem ser instaladas em espaços mais reduzidos.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por jpc »

Pedro Lima tem essas baterias a melhor preço, pack de 10 kWh por 5500€

https://www.solarshop.pt/index.php?rout ... uct_id=828
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por JMLorenzo »

jpc Escreveu: sábado nov 25, 2017 11:11 pm Pedro Lima tem essas baterias a melhor preço, pack de 10 kWh por 5500€

https://www.solarshop.pt/index.php?rout ... uct_id=828
Antes de abrir o tópico tinha estado no site e só reparei nas de Lítio 400V foi por isso que coloquei o tópico.

As minhas desculpas ao amigo Pedro Lima que é o meu fornecedor de material solar.

p.s. já editei o primeiro post
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por jpc »

MRider Escreveu: sábado nov 25, 2017 10:13 pm Eu tenho aproximadamente 6 kw em lítio e não quero outra coisa.
O chumbo para mim já era.
MRider quanto te custou esse pack de 6 kWh?

Eu sei que as baterias de lítio são o futuro mas esses conjuntos que se compram estão demasiado caros....
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por RNM »

Estas baterias ficam a ~550€/kWh, o que é carote.
As baterias da evpower ficam abaixo dos 400€.

Conseguem-se baterias lá fora por 265€/kWh.
(pode ser assim, sr. Admin? Só para conversa ser relevante e não ter de abrir um post só para explanar a diferença...)
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


turnip
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado fev 06, 2016 7:19 pm

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por turnip »

RNM Escreveu: terça nov 28, 2017 2:37 pm Estas baterias ficam a ~550€/kWh, o que é carote.
As baterias da evpower ficam abaixo dos 400€.

Conseguem-se baterias lá fora por 265€/kWh.
(pode ser assim, sr. Admin? Só para conversa ser relevante e não ter de abrir um post só para explanar a diferença...)
Pode indicar lojas europeias para comprar bateria de lítio 48V? Obrigado

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por Jorge Rocha »

turnip Escreveu: sábado abr 14, 2018 9:08 pm Pode indicar lojas europeias para comprar bateria de lítio 48V? Obrigado
É frequente comprar na EVPower (Republica Checa)



Agora falando de baterias...
As de chumbo, está mais do que visto que têm uma durabilidade reduzida, principalmente se forem de fabrico pobre. As boas também custam bom dinheiro.
Têm bastante efeito de memoria, isto é, em determinadas circunstancias de uso (carga e descarga) podem vir a perder muita da sua capacidade, ficando como que em banco de reserva, até que se façam uns outros tantos procedimentos para reanimar novamente toda a química lá contida.
Uma grande parte das vezes o utilizador não sabe quantos KWh tem disponíveis mediante determinada tensão.
Reclamar em garantia algum defeito nas baterias torna-se quase impossível.
É muito frequente encontrar instalações cujo os equipamentos fazem as protecções por corte através da tensão total.
Na maior parte dos casos não se tem acesso a cada célula individualmente, onde, se um elemento morrer, ficam os outros elementos, ou todo o conjunto, inutilizado (por não ter a tensão da célula que morreu a somar às outras). Os medidores ficam enganados podendo depois até continuar a carga mesmo quando as baterias já estão carregadas, só porque não atingem a tensão máxima pela falta do elemento que já morreu.
E em descarga, o circuito pode ser desligado precocemente por já ter atingido a tensão mínima de descarga, podendo ainda as baterias estarem quase carregadas no seu máximo.
Uma célula morta por vezes fica com resistência não muito baixa, fazendo como se de um elástico se tratasse, esticando na medida em que a corrente aumenta.
Se uma célula tem de tensão nominal 2V, quando morta e a passar muita corrente por ela, ela pode ficar com tensão invertida -2V ou mais, roubando assim logo 4V ou mais, à tensão total.
Durante a carga e a descarga produz-se gás nocivo acido e inflamável (pequena percentagem), que em garagens ou seus espaços onde são albergadas, podem provocar um aumento de corrosão aos aparelhos envolventes.
Eu recomendo projectar sempre uma capacidade que na pior das hipóteses seja descarregada na sua totalidade da capacidade em 24 horas (com o inversor a puxar o máximo de corrente possível, por exemplo para 1000W máximos, ter uma capacidade de 24KWh).
Nestas circunstancias é provável as baterias morrerem de velhice e não de árduo trabalho. Provavelmente mais de 20 anos para as boas baterias.

Para as de lítio, independentemente de sua química (claro que haverá umas mais indicadas do que outras para determinadas temperaturas, altas ou baixas), não se verifica efeito de memória independentemente da rotina de uso ou das correntes de carga ou descarga.
É possível saber com uma margem muito segura, a capacidade remanescente.
Pode-se colocar medidores de capacidade em Ah, até muitos dos BMS já trazem essa possibilidade incluída, para se poder verificar a degradação com o decorrer dos anos.
Os BMS com display LCD ou com conexão por Bluetooth, ou ambos, podem mostrar tudo com alguns cliques, tal como as tensões individuais de cada célula, temperaturas, correntes instantâneas, numero de ciclos, tensão total, capacidade em Ah e em percentagem, gráficos de carga e de descarga, etc...
Também os BMS promovem uma dupla segurança tanto às próprias baterias como também aos equipamentos a elas ligados.
Alguns dos BMS podem ser facilmente configurados, onde pode ser definido um tecto máximo para carga e outro mínimo para descarga (valores individuais por célula), temperaturas de trabalho, correntes nominais, protecção contra curtos circuitos, entre muitas outras funcionalidades.
Existem químicas que eu lhe apelidei de "baixo poder de descarga" (até 1C), "médio poder de descarga" (até 3C), e de "alto poder de descarga" (até 10C).
Nestas diferenças de poder de descarga (disponibilidade de corrente) sendo respeitados como limites máximos uma corrente 20 vezes inferior à de sua disponibilidade máxima, isto é, para um inversor que puxe até 1000W a capacidade com a química de "baixo poder de descarga" deverá de ser mínima de 20KWh, para as de "médio poder de descarga" deverá ser mínima de 7KWh e para as de "alto poder de descarga" deverá ser mínima de 2KWh.
Também nestas circunstancias é provável as baterias de lítio morrerem de velhice e não pelo árduo trabalho. Provavelmente mais de 30 anos.

A conclusão que eu tomo é que os ciclos nas baterias (independentemente da sua química) estão directamente influenciados pelo regime de trabalho que são colocadas, onde influencia a temperatura ambiente, as correntes no circuito, as vibrações, exposição aos UV, humidades, etc..., onde quanto mais favorável é para a química aplicada, maior será a sua vida util, ciclos de carga e descarga.
Para mim é fácil compreender que uma bateria de lítio pode fazer mais de 20.000 ciclos em toda a sua vida, claro que em condições muito favoráveis, mas possível é.
Tudo por um mundo mais limpo!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por jmlflorencio »

Que grande post, Jorge Rocha :clap:


turnip
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado fev 06, 2016 7:19 pm

Re: Novas baterias de Litio BYD-Box 48V

Mensagem por turnip »

Obrigado

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”