Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

rolex00
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta nov 18, 2009 12:01 am

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por rolex00 »

antonio-leal-43 Escreveu:
rolex00 Escreveu:no entanto não vou conseguir optimizar a parte de aquecimento central.
e vale o investimento em aqs?
viva,
este sistema está concebido apenas para aqs (tanto quanto sei)
para aquecimento central é necessário um sistema diferente, e a construção tem de estar previamente preparada para isso.

system32 Escreveu:podes sempre utilizar a resistencia como apoios.
no meu caso estou a usar a resistencia como apoio, e liguei-a a primeira vez na primeira semana de novembro. durante a primeira semana de funcionamento, o custo foi inferior a 1 euro.
a resistencia liga das 5h30 às 7h00 da madrugada (horário de vazio), e a água mantém-se quente durante todo o dia, o suficiente pelo menos para 3~4 banhos ao fim do dia.

cumprimentos,
antonio

obrigado,

já falei com um instalador e realmente a parte de aquecimento central não vai dar para optimizar. no entanto no restante vou avançar.
relativamente aos electrodomésticos (máq. lavar roupa e loiça) têm de estar preparados com um entrada de água quente, correcto?

mais uma vez agradeço a vossa ajuda.


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

sim e não!

idealmente devem estar, mas se mandares agua quente a 45 º ou menos para a generalidade das maquinas não deve ter problema. já vi isso escrito num forum, e os relatos indicavam que ninguem tinha tido problemas. no caso da mq lavar o enxaguamento será feito tambem com agua quente, que apenas é um despredicio, não faz mal. atenção é à distancia entre o deposito e a mq , pois se for grande acabas por não tirar partido da agua quente pois não vai chegar a tempo!



rolex00 Escreveu:
antonio-leal-43 Escreveu:
rolex00 Escreveu:no entanto não vou conseguir optimizar a parte de aquecimento central.
e vale o investimento em aqs?
viva,
este sistema está concebido apenas para aqs (tanto quanto sei)
para aquecimento central é necessário um sistema diferente, e a construção tem de estar previamente preparada para isso.

system32 Escreveu:podes sempre utilizar a resistencia como apoios.
no meu caso estou a usar a resistencia como apoio, e liguei-a a primeira vez na primeira semana de novembro. durante a primeira semana de funcionamento, o custo foi inferior a 1 euro.
a resistencia liga das 5h30 às 7h00 da madrugada (horário de vazio), e a água mantém-se quente durante todo o dia, o suficiente pelo menos para 3~4 banhos ao fim do dia.

cumprimentos,
antonio

obrigado,

já falei com um instalador e realmente a parte de aquecimento central não vai dar para optimizar. no entanto no restante vou avançar.
relativamente aos electrodomésticos (máq. lavar roupa e loiça) têm de estar preparados com um entrada de água quente, correcto?

mais uma vez agradeço a vossa ajuda.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por antonio-leal-43 »

rolex00 Escreveu: relativamente aos electrodomésticos (máq. lavar roupa e loiça) têm de estar preparados com um entrada de água quente, correcto?
o problema maior é para a máquina da roupa. há várias possibilidades. com entrada directa já misturada (uma entrada de água apenas), ou com entrada adicional de água quente.
no tópico:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=28&t=10943 existe uma discussão acerca desse assunto, e existe também um pequeno estudo da viabilidade do investimento gasto para o efeito. pessoalmene acho que os ganhos são pequenos, mas cada caso é um caso...

cumprimentos,
antonio


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

o custo é barato se puxarmos a agua depois da misturadora (45º) assim é pacifico

relembro é que a maquina tem de estar proxima do deposito (ao lado de preferencia como eu a pus!!).




antonio-leal-43 Escreveu:
rolex00 Escreveu: relativamente aos electrodomésticos (máq. lavar roupa e loiça) têm de estar preparados com um entrada de água quente, correcto?
o problema maior é para a máquina da roupa. há várias possibilidades. com entrada directa já misturada (uma entrada de água apenas), ou com entrada adicional de água quente.
no tópico:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=28&t=10943 existe uma discussão acerca desse assunto, e existe também um pequeno estudo da viabilidade do investimento gasto para o efeito. pessoalmene acho que os ganhos são pequenos, mas cada caso é um caso...

cumprimentos,
antonio
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


rolex00
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta nov 18, 2009 12:01 am

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por rolex00 »

ok, no meu caso vão estar as duas bem perto, não tem problema.

vou seguir os vossos concelhos

obrigado pela ajuda.
rolando


makinen
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça set 29, 2009 2:41 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por makinen »

cblfreitas Escreveu:
depois de chatear o importador e o instalador, vão-me montar a valvula de segurança nas aguas sanitarias que nem sequer estava.
Bom:
Gostava de lhe perguntar se não se importa de me enviar as fotos da sua instalação.
Caso me consiga responder, gostava também qual a temperatura máxima que já viu do seu painel sonnenkraft, não do reservatório, mesmo do painel.

O que acontece no meu sistema é que a água do reservatório fica a 80ºC e encontro o painel a 130ºC... o estranho é que o caudalímetro está a zero e a bomba na velocidade máxima.. A pressão do primário fica a 4,7 bar. Acham isto normal?

Obrigado.


makinen
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça set 29, 2009 2:41 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por makinen »

Boa noite:
Após alguns dias, se não muitos, eis que chega a resposta!! Afinal o circuito primário tem ar. Com sorte tive uma visita do eng. responsável da manutenção da Sonnenkraft à instalação. Penso que é desta que vai ser resolvido. Até agora era tudo imaginação minha, no entanto parece que agora toda a gente sabe qual é o erro, desde a Energsolar até à Sotecnisol. No entanto ainda não recebi resposta escrita de nenhum deles a dizer o que se passa e por que é que está mal.... muito menos a dizer de quem é a responsabilidade.
É vergonhoso um técnico com CAP não fazer um arranque do sistema como deve ser. Também vergonhoso é dar mil e uma explicações furadas porque não sabe resolver um problema entre as quais "o painel nunca arrefece" "quando estiver muito quente abra as torneiras de água quente para arrefecer" " o fluido circula.... circula é muito devagar que não se nota do caudalímetro" " o caudalímetro é que está empancado" " é normal já montei mais de 100 e só o seu é que tem problemas". Estas são as justificações da incompetência.
Com isto só vejo no limite cancelar o contrato de manutenção com a Sotecnisol.
Acho que isto se deve muito ao aproveitamento dos programas do governo e depois quando a coisa dá para o torto... bem, penso que todos conhecemos qual é o final da história.
Alguém me sabe dizer qual a entidade que está a regular e avaliar o programa solar térmico? Será na PMElink?
Alguém já cancelou o contrato de assistência?

Com os melhores cumprimentos

Rui Rocha

[/quote][/quote]
Bom:
Gostava de lhe perguntar se não se importa de me enviar as fotos da sua instalação.
Caso me consiga responder, gostava também qual a temperatura máxima que já viu do seu painel sonnenkraft, não do reservatório, mesmo do painel.

O que acontece no meu sistema é que a água do reservatório fica a 80ºC e encontro o painel a 130ºC... o estranho é que o caudalímetro está a zero e a bomba na velocidade máxima.. A pressão do primário fica a 4,7 bar. Acham isto normal?

Obrigado.[/quote]


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

Ainda bem que já resolveu o seu problema, realmente os tecnicos que me foram montar o meu sistema ainda percebiam menos do que eu: limitavam-se a seguir as instruções (para isso contratava-se um canalizador que soubesse ligar uns fios, ou mesmo um electricista. E assim foi feito, mas agora a figura do engenheiro que não fez mais que lhes dar as instruções que vem com o kit era dispensavel, e com isso a instalação seria bem mais barata.
Quanto ao tecnico da Sotecnisol que lá teve de ir: nada a apontar, parecia saber do assunto.

Felizmente que o meu sistema está a funcionar bem 8-)

makinen Escreveu:Boa noite:
Após alguns dias, se não muitos, eis que chega a resposta!! Afinal o circuito primário tem ar. Com sorte tive uma visita do eng. responsável da manutenção da Sonnenkraft à instalação. Penso que é desta que vai ser resolvido. Até agora era tudo imaginação minha, no entanto parece que agora toda a gente sabe qual é o erro, desde a Energsolar até à Sotecnisol. No entanto ainda não recebi resposta escrita de nenhum deles a dizer o que se passa e por que é que está mal.... muito menos a dizer de quem é a responsabilidade.
É vergonhoso um técnico com CAP não fazer um arranque do sistema como deve ser. Também vergonhoso é dar mil e uma explicações furadas porque não sabe resolver um problema entre as quais "o painel nunca arrefece" "quando estiver muito quente abra as torneiras de água quente para arrefecer" " o fluido circula.... circula é muito devagar que não se nota do caudalímetro" " o caudalímetro é que está empancado" " é normal já montei mais de 100 e só o seu é que tem problemas". Estas são as justificações da incompetência.
Com isto só vejo no limite cancelar o contrato de manutenção com a Sotecnisol.
Acho que isto se deve muito ao aproveitamento dos programas do governo e depois quando a coisa dá para o torto... bem, penso que todos conhecemos qual é o final da história.
Alguém me sabe dizer qual a entidade que está a regular e avaliar o programa solar térmico? Será na PMElink?
Alguém já cancelou o contrato de assistência?

Com os melhores cumprimentos

Rui Rocha
[/quote]
Bom:
Gostava de lhe perguntar se não se importa de me enviar as fotos da sua instalação.
Caso me consiga responder, gostava também qual a temperatura máxima que já viu do seu painel sonnenkraft, não do reservatório, mesmo do painel.

O que acontece no meu sistema é que a água do reservatório fica a 80ºC e encontro o painel a 130ºC... o estranho é que o caudalímetro está a zero e a bomba na velocidade máxima.. A pressão do primário fica a 4,7 bar. Acham isto normal?

Obrigado.[/quote][/quote]
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


makinen
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça set 29, 2009 2:41 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por makinen »

Bom:
Estava aqui a ver a última vez que tinha escrito algo aqui no forum....
Quero só dizer que o meu problema com o Sonnenkraft vendido pela Sotecnisol ainda não está resolvido. Uma vergonha!! Pensem bem antes de comprar!
Cada vez percebo melhor porque é que o país não tem dinheiro, pois investe em programas que não funcionam!

Abraço


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

Acho que os meus estão com um problema algo parecido

A pressão baixa a zero quando não estão a funcionar. Depois quando está sol eles arrancam, ganha pressão e aquece normalmente. Os técnicos também andam às aranhas , mas prometeram vir ver brevemente. Vamos ver...

Acho curioso é que de resto continua a funcionar.
Hoje a esta hora tenho > 70º a 2/3 de altura do deposito e >50º a 1/3.

Outra coisa. Os meus painéis estão a ficar, nalguns cantos, um pouco descolorados. O técnico disse que não parecia nada de grave, mas que iríamos acompanhar e se necessário substituíam os painéis.


Quanto ao meu objectivo de gastar uma bilha por ano: com o tempo que teve este ano gastei apenas 5kg de gás, ou seja nem meia de bilha (de 13kg).
Parece impossível, mas o facto é que neste inverno a caldeira apenas teve ligada menos de 10 dias, e a aquecer agua sempre acima de 35º. Ou seja só aquecia um cheirinho.



makinen Escreveu:Bom:
Estava aqui a ver a última vez que tinha escrito algo aqui no forum....
Quero só dizer que o meu problema com o Sonnenkraft vendido pela Sotecnisol ainda não está resolvido. Uma vergonha!! Pensem bem antes de comprar!
Cada vez percebo melhor porque é que o país não tem dinheiro, pois investe em programas que não funcionam!

Abraço
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


geres79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: domingo dez 02, 2012 10:32 am

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por geres79 »

boas .

Caros foristas : antonio-leal-43 /system32 /makinen , li as tres paginas e achei intereçante o sistema que vs tem instalado ,embora para quem le e que esta
procurando informaçao fica algo confuso porque ,vs relataram alguns problemas .

Os problemas ja foram resolvidos ?
Estao contentes com o sistema Cf desta marca ?
se foce hoje voltavam a instalar o mesmo ?

desde ja muito Obrigado ;-)


makinen
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça set 29, 2009 2:41 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por makinen »

Caro:
O meu problema com o Painel da Sonnenkraft não está resolvido... Nem a Sotecnisol nem o instalador querem saber, já ganharam o deles por isso está tudo bem. Hoje escolheria um sistema mais simples, termossifão.


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

O meu problema foi resolvido.
Depois surgiu outro:
No verão o sistema sobreaqueceu e esvaziou parcialmente o circuito primário.

Na pratica isso certamente podia ter sido evitado se os "caramelos" tivessem ligado o modo de arrefecimento nocturno.

Depois de algumas guerras com a sotecnisol o que ficou acordado foi que quando vierem fazer a manutenção anual eles vão Ligar o arrefecimento nocturno e reencher o sistema (e pago eu o raio do liquido).
Mas realmente são uns grandes "caramelos" pois tentaram por tudo escapar. Só mesmo esfregando-lhes o contrato de manutenção é os acalmou. Agora vamos ver o que acontece quando chegar a altura....

O sistema tanto quanto já li , até é bom, atingindo boas temperaturas em pleno inverno e deixando-me autónomo em boa parte dele. Dai os consumos fantásticos com as caldeira de apoio (ver a minha assinatura).

Hoje em dia: mantenho minha aposta em CF's, mas teria de ver o mercado com está pois os tubos de vácuo não foram opção na altura pelo preço , pode já não ser bem assim.

Muito cuidado com a orientação, instalação e afinação do sistema seja ele qual for, pois faz grande diferença (varias pequenas diferenças somadas).



geres79 Escreveu:boas .

Caros foristas : antonio-leal-43 /system32 /makinen , li as tres paginas e achei intereçante o sistema que vs tem instalado ,embora para quem le e que esta
procurando informaçao fica algo confuso porque ,vs relataram alguns problemas .

Os problemas ja foram resolvidos ?
Estao contentes com o sistema Cf desta marca ?
se foce hoje voltavam a instalar o mesmo ?

desde ja muito Obrigado ;-)
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”