Reparação carregador baterias VECTRIX

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por cloco2 »

Boa tarde.

Sou Carlos Oliveira e esta minha intervenção vem na sequência de estar com problemas no carregador de baterias da minha VECTRIX VX-1.
Apelo o favor, a quem já tenha alguma experiência em reparação de carregadores da VECTRIX, que se manifeste no sentido de me auxiliar.
O carregador em questão julgo tratar-se do ESD cujo número de série é: 1101701V21. Não estando a carregar e tendo as condições básicas para o fazer, facilmente concluí que este esteja inoperativo. Resolvi por isso partir para a busca de avaria, localizando de imediato alguns componentes danificados. É aqui que solicito ajuda: A identificação de dois diodos zener (ZD103 e ZD301) que se encontram em curto. Por se tratarem de diodos mini MELF apenas com a banda azul, sem qualquer indicação da tensão e pela falta de esquema, resta-me a possibilidade de alguém ter já andado às turras nesta parte do circuito do carregador. Estes diodos estão associados aos IC's 105 e 205 (NCP1207)- Controlador PWM em modo de corrente. Substitui já alguns dos componentes danificados e aguardo a chegada de outros mas a pedra no sapato ainda continua - os zener!
Faço votos que alguém tenha já experimentado uma situação destas e retenha alguma informação que me possa ser útil. Obrigado desde já!

Cumprimentos,
Carlos Oliveira


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por cuttysark76 »

Obviamente, com tanto know how, a minha sugestão pode parecer absurda, mas a Vectrix já dispõe de novos carregadores, com o dobro da potência, caso exista interesse em fazer, no futuro, um upgrade às baterias.

Também há muitos carregadores à venda em segunda mão.

No grupo do whatsapp espanhol de Vectrix, há um ESD à venda por 150€ + transporte.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por cloco2 »

Olá cuttysark76,

agradeço desde já o retorno à mensagem.
Sim, a aquisição de um carregador usado será o plano B. Quanto à aquisição de um novo à vectrix, para já está fora de questão. Os valores são proibitivos.
Esse que refere em Espanha, pode bem ser uma solução. Solicito que me envie o link para que eu possa contactar o anunciante, por favor.
No entanto, continuo a insistir na reparação.

Cumprimentos,
Carlos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por serges »

Muito bem sempre é interessante e um preço bem acessivel... Não havia aqui malta a vender um carregador de vectrix a preço acessivel!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por cloco2 »

... Não me parece, caso contrário já se teriam manifestado!
Também não me parece que alguém tenha enveredado pela reparação destes carregadores.
Certamente terei mesmo de explorar o mercado Espanhol!
Entretanto, se identificar os diodos e tiver sucesso com a reparação, direi alguma coisa.

Cumprimentos!


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por cuttysark76 »

Os espanhóis, pelo menos os do grupo onde estou, estão muito focados no upgrade das motas para baterias Leaf ou Tesla. Como estes packs vão até os 15Kw, eles estão todos a trocar os carregadores originais (1500W) por carregadores de 3,3 ou 6,6Kw.

Acresce, ainda, alguma dificuldade em adaptar os carregadores originais à dimensão dos novos packs por limitações de software e de hardware, no caso dos ESD.

O contacto que te passei, é de um dos supra-sumos do grupo, responsável, entre outras coisas, pelo desenvolvimento e programação do cruise control da Vectrix.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por cloco2 »

Não sendo uma hipótese a discartar, para já, qualquer tipo de upgrade está fora de questão. Apenas pretendo resolver o problema do carregador original e pôr a vectrix a andar. No futuro, se optar pelo upgrade, a aquisição de um segundo carregador (plano B) pode então vir a ser util.
Quanto aos supra-sumos da coisa, parece-me que cá em Portugal também os temos, mesmo a nivel de software. No que respeita à reparação electronica (ao nivel do componente) parece que estamos bem mais limitados, infelizmente.
Cumprimentos


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por cuttysark76 »

A maior base de informação existente da Vectrix está aqui no V is for Voltage:

https://visforvoltage.org/forum/13910-d ... ple-repair

Há muitos posts de reparação dos carregadores.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por cloco2 »

Sim, sem duvida que é um excelente sitio para consulta da vectrixr. Foi precisamente aí que consegui alguma informação relativa ao carregador, inclusive o esquema do EVPS. Lamentavelmente o esquema do ESD não está disponível.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por zeuz »

Bem-vindo cloco2,


Também há know-how na reparação dos carregadores da Vectrix, mas como por vezes o segredo é alma do negócio...

Já experimentou contactar directamente a vectrixparts ?

Sent from my Edison 3 using Tapatalk


Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por cloco2 »

Olá boa noite.

Não, é um facto! Muito embora não estivesse completamente descartada essa hipótese.
Parti logo de um pressuposto que não me iriam conceder o esquema ou qualquer informação que ajudasse na reparação (a tal identificação dos componentes zener). Sim, porque este é o meu principal objectivo - reparar o carregador. Tal como referiu, o "segredo é alma do negócio".
A opção de aquisição de um outro carregador (usado ou não), será o plano B e tal como referi antes, se optar por essa via, contactar a VECTRIXPARTS poderá ser mais uma opção.
Obrigado

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por zeuz »

cloco2 Escreveu: quinta out 25, 2018 10:31 pm Olá boa noite.

Não, é um facto! Muito embora não estivesse completamente descartada essa hipótese.
Parti logo de um pressuposto que não me iriam conceder o esquema ou qualquer informação que ajudasse na reparação (a tal identificação dos componentes zener). Sim, porque este é o meu principal objectivo - reparar o carregador. Tal como referiu, o "segredo é alma do negócio".
A opção de aquisição de um outro carregador (usado ou não), será o plano B e tal como referi antes, se optar por essa via, contactar a VECTRIXPARTS poderá ser mais uma opção.
Obrigado
Eu subscrevi os updates do "fórum" deles e com alguma frequência vejo os 2 principais responsavéis a darem indicações de como reparar algo. ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
cloco2
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo ago 01, 2010 1:21 pm

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por cloco2 »

Boa noite.
De volta a este tópico apenas para referir que fui bem sucedido na reparação do carregador.
Graças ao camarada Nuno (de Camarate) que gentilmente me cedeu dois carregadores da mesma versão, consegui determinar a tensão dos diodos zener (ZD103 e ZD301). Após substituição dos mesmos, testei o carregador na scooter e Voilá - sucesso!
A quem possa interessar, estes diodos são de 15v e 5v respectivamente.
Com base na experiência que tive, terei todo o gosto em partilhar e apoiar quem possa vir a ter problemas idênticos neste tipo de carregador. Procurarei dar o meu melhor para ajudar.
Cumprimentos.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por cuttysark76 »

Temos mestre!
Bom trabalho!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns e obrigado pela partilha!

Sent from my 7045Y using Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por serges »

Muito bem esta entre ajuda é enorme o Nuno nunca desilude e quando os utilizadores partilham é bestial...

Decerto vamos precisar...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por Mumia »

mais um excelente caso de entre ajuda!!! assim sim dá gosto de ver... não o "esconder de sabedoria/conhecimento" :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por pedrosilva »

A quantidade de produtos que vão para o lixo porque estão desenhados para que certos componentes, que custam poucos cêntimos, ao fim de 4 ou 5 anos se avariem !

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Reparação carregador baterias VECTRIX

Mensagem por rocker_pt »

Eu tenho um carregador novo de 10A que nunca cheguei a usar. É para as 24 células 72V - Tenho pena de não ter podido desenrrascar, pois creio que a tensão de carregamento dessa mota é 125V, ou seja: incompatível
Mas felizmente já está solucionado o teu carregamento
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”