Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Conheci hoje outro DIY'er no OLX que tem segundo ele uma instalação de 18650 recuperadas com 30Kw já há 2 anos e sem recurso a BMS's.
Ao que parece a quantidade de PowerWalls feitas em casa com pilhas recicladas e a funcionar continua a aumentar.

Pedi-lhe para publicar fotos dele aqui mas ele disse-me que se vem inscrever no Fórum!
Penso que em breve teremos mais experiência partilhada :)
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

https://www.novaenergia.net/forum/downl ... &mode=view

Eis então que o @Curioso já é usar bem mais antigo que eu no fórum e partilhou connosco o impossível projecto concretizado de 2688 pilhas recicladas sem BMS.

FELIZ NATAL a todos e Boas Amperagens!!
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

Sem BMS? Mas tem uns circuitos junto às baterias... O que serão?


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Segundo o mesmo, um sistema de construção caseira para vigilância apenas



Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por CrOhN »

:o :o :o

Impressionante!


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Já tinha mostrado links para a powerwall do Jehu, do Peter e do Joe, é só fazer pesquisa online no site dos vídeos por DIY powerwall e ver que existem dezenas de powerwalls publicadas além das centenas ou milhares feitas que não estão por lá.

Ao que parece só lêem por aqui e não ligam nenhuma às pesquisas que aqui são oferecidas...

E também já tinha dito que o Peter Australiano (Hbpowerwall) vai já em 50Kw, testados em load sem qualquer problema!
50Kw balanceados de baterias 18650 3.7v 1.5 a 2....Ah

Existem Indianos, Brasileiros e até Portugueses já com projectos funcionais.

Ainda vos parece que terei 1400 potênciais problemas? Ou já desceu o rácio para algumas hipóteses de sucesso?

Só sei que não vou parar pois estou a 130 pilhas da verificação de prateleira e da construção dos packs.

O meu amigo @JPC entretanto já deu início ao projecto dele também e isso deixa-me muito feliz pois é menos lítio em bom estado que vai para aterros!

Boas Festas
E Boas Amperagens
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

Só não percebi bem o objectivo daqueles suportes... Porque não usar os comuns suportes plásticos, já à medida e preparados para o número de células que quisermos?Imagem


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Então vejamos
Pré fabricados são mais fáceis, dão menos trabalho e são expansiveis e até baratos.
No entanto quando uma pilha falha a meu ver não são práticos para realizar substituição pois temos de partir as patilhas na base do suporte e se tiverem algum resíduo, não saem facilmente.
Por outro lado o tubo PVC permite outras configurações e é mais barato se colado com ciano-acrilato chinês...

Feliz Natal e Boas Amperagens
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por CrOhN »

Blastars Escreveu: terça dez 25, 2018 12:20 pm Já tinha mostrado links para a powerwall do Jehu, do Peter e do Joe, é só fazer pesquisa online no site dos vídeos por DIY powerwall e ver que existem dezenas de powerwalls publicadas além das centenas ou milhares feitas que não estão por lá.

Ao que parece só lêem por aqui e não ligam nenhuma às pesquisas que aqui são oferecidas...

E também já tinha dito que o Peter Australiano (Hbpowerwall) vai já em 50Kw, testados em load sem qualquer problema!
50Kw balanceados de baterias 18650 3.7v 1.5 a 2....Ah

Existem Indianos, Brasileiros e até Portugueses já com projectos funcionais.

Ainda vos parece que terei 1400 potênciais problemas? Ou já desceu o rácio para algumas hipóteses de sucesso?

Só sei que não vou parar pois estou a 130 pilhas da verificação de prateleira e da construção dos packs.

O meu amigo @JPC entretanto já deu início ao projecto dele também e isso deixa-me muito feliz pois é menos lítio em bom estado que vai para aterros!

Boas Festas
E Boas Amperagens
Ok, como o recado dos 1400 potenciais problemas é para mim...

Sim, a minha ideia mantem-se. Tens 1400 potenciais problemas em mãos. Com a agravante que não tens qualquer meio de determinar se há qualquer coisa de errado. Só quando já existirem uma série de baterias avariadas é que começas a aperceber-te que há qualquer coisa errado. Eu pelo menos, não estou a ver como consegues despistar uma bateria avariada no meio de 48 em paralelo! Aì o que fazes? Dessoladas tudo outra vez, e testas uma a uma novamente?


Tudo o que tem sido falado, fala em 20KWh, 50Kwh, etc. Isso são contas de multiplicar (capacidades x quatidades). E resultados? Como avaliam a degradação? Quanta energia conseguem efectivamente usar. E estão mesmo a usá-la?

Continuo a escrever. O projecto é interessante, e tem algum potencial. Mas há que por todos os dados em cima da mesa.


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

CrOhN Escreveu: quarta dez 26, 2018 9:18 am
Blastars Escreveu: terça dez 25, 2018 12:20 pm Já tinha mostrado links para a powerwall do Jehu, do Peter e do Joe, é só fazer pesquisa online no site dos vídeos por DIY powerwall e ver que existem dezenas de powerwalls publicadas além das centenas ou milhares feitas que não estão por lá.

Ao que parece só lêem por aqui e não ligam nenhuma às pesquisas que aqui são oferecidas...

E também já tinha dito que o Peter Australiano (Hbpowerwall) vai já em 50Kw, testados em load sem qualquer problema!
50Kw balanceados de baterias 18650 3.7v 1.5 a 2....Ah

Existem Indianos, Brasileiros e até Portugueses já com projectos funcionais.

Ainda vos parece que terei 1400 potênciais problemas? Ou já desceu o rácio para algumas hipóteses de sucesso?

Só sei que não vou parar pois estou a 130 pilhas da verificação de prateleira e da construção dos packs.

O meu amigo @JPC entretanto já deu início ao projecto dele também e isso deixa-me muito feliz pois é menos lítio em bom estado que vai para aterros!

Boas Festas
E Boas Amperagens
Ok, como o recado dos 1400 potenciais problemas é para mim...

Sim, a minha ideia mantem-se. Tens 1400 potenciais problemas em mãos. Com a agravante que não tens qualquer meio de determinar se há qualquer coisa de errado. Só quando já existirem uma série de baterias avariadas é que começas a aperceber-te que há qualquer coisa errado. Eu pelo menos, não estou a ver como consegues despistar uma bateria avariada no meio de 48 em paralelo! Aì o que fazes? Dessoladas tudo outra vez, e testas uma a uma novamente?


Tudo o que tem sido falado, fala em 20KWh, 50Kwh, etc. Isso são contas de multiplicar (capacidades x quatidades). E resultados? Como avaliam a degradação? Quanta energia conseguem efectivamente usar. E estão mesmo a usá-la?

Continuo a escrever. O projecto é interessante, e tem algum potencial. Mas há que por todos os dados em cima da mesa.
Sim o recado, mas saudável, foi com direcção laser :)

Não tenho meio de determinar se e onde há algo de errado? Porquê?
A meu ver não chega a avariar uma série de baterias antes mesmo de eu detectar o problema uma a uma.
Despistar uma avariada entre 48 ou mesmo 100 em paralelo não me parece exercício complicado.

Quanto às capacidades é fácil. Se cada bateria introduzida vai testada, para começar sabemos a capacidade real em vez de teórica, e reafirmo que sejam vistos os videos com tutoriais, pois o Peter Australiano efectua neles um teste em carga com um PC onde observou que o armazenamento medido era superior a 50Kw já. Não se "manda" um valor para o ar porque é giro.

Agora que já se formou a pergunta: "-mas ele não respondeu à pergunta!", vamos tentar de uma forma diferente, quais as formas que se imaginam possíveis de falha indetectavéis?

Boas Amperagens amigo pois talvez com esta conversa verifique e aprenda que necessito de mais um nova segurança ou vigilância para o meu sistema funcionar ainda melhor
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Bom dia, acordei hoje para a última coleta obrigatória de pilhas.
Agora as que testar são para remover das mais fracas e aumentar a amperagem total útil do sistema.
Atingi a meta de 1400 pilhas úteis.

Agora é decidir quais os suportes que usarei e o esquema de montagem.

P.S. o processo irá demorar um pouco mais pois decidi tentar fazer tutoriais em Português (e talvez inglês) em vídeo. Haverá interessados?
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por OliveiraF »

Eu sou a favor de tutoriais!!
Acho que a partilha de informação é importante, pois vai nos dois sentidos. Permite-nos ensinar e levar outros a fazer o mesmo, e recebemos feedback do que podemos sempre melhorar!
Última edição por OliveiraF em sexta jan 04, 2019 12:57 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

Muito bem junto me aos Fãs aqui do Tópico rem questão!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

Mais um!


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Boa tarde a todos, então cá vai um "boletim" informativo.

Tenho a dizer que após ter atingido a meta das 1400 pilhas, abrandei imenso os testes pois todas as que conseguir agora é para trocar as mais fracas por melhores que obtenha.

Entretanto tenho estado em contacto constante com o jpc, que já prefiro tratar por amigo em vez de conhecido e posso dizer que o projecto passou para toda uma nova dimensão, pois em vez de o sentir como meu, tenho de incluir o jpc nele e afirmar como sendo o nosso projecto. Isto porque temos debatido todas as nossas ideias e procurado a 2 as melhores soluções.

Iremos estar juntos este domingo onde novas decisões serão tomadas quanto ao fabrico e formato dos suportes para as baterias, aviso que vão ser bem diferentes do que pensava, já não dão V1, nem v2, talvez mais próprio será uma Versão 3.0 ou 3 ponto qualquer coisa.

Acrescento então que dei início à aquisição de material cinematográfico para me iniciar nestas artes de vídeo amador para convosco partilhar melhor o que estamos a criar!

Até breve para mais novidades

Boas Amperagens e Feliz Ano Novo
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por OliveiraF »

Fico à espera! :D

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

Muito bem... todos aguardamos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico projeto, meus parabéns (Y)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Boas tardes a todos,
Update
Novidades com direito a acompanhamento da evolução por registo fotográfico não posso dizer que tenho.
O que posso contar que se obteve entretanto foi um conhecer do meu amigo jpc pessoalmente e da sua encantadora família em dois magníficos serões que a "malta" de tanto conversar e esquecer das horas, praticamente não dormimos. Tiveram a amabilidade de me receber sempre brincalhões e fazer sentir como em família.

Do projecto:
Então vejamos, os suportes em PVC parece que vieram mesmo para ficar e já se verificou a qualidade de algumas colas para o efeito, apenas devido às localizações diferentes e gostos pessoais, parece que os meus suportes e os do jpc não serão iguais Mas tenho que afirma.

Entretanto mais capítulos se irão desenrolar quando chegarem as encomendas, pois adquiri duas câmeras de filmar para juntar à minha máquina, 2 microfones, 3 projectores LED com respectivas baterias para vos fazer chegar este projecto em vídeo (tenho de assumir que me sinto receoso pelo meu desempenho em vídeo)

P.S. será que preciso de um curso para editar os vídeos antes de os publicar para vós? hehehe

Boas Amperagens
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por OliveiraF »

Aguardo esses vídeos com curiosidade! Força!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”