Baterias

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Baterias

Mensagem por serges »

Vamos aguardar pela massificação!

Nessa altura o custo será comportavel!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Baterias

Mensagem por ztxnew »

serges Escreveu:Vamos aguardar pela massificação!

Nessa altura o custo será comportavel!
Que não tenhamos ilusões até 2020!
Há questões sobre o hipotético "Phase Out" da utilização de chumbo na Europa que implica o pouco investimento nas melhorias que conduziriam a uma maior compensação e menores perdas.
Na pratica, neste momento a Europa está a decidir se deveremos continuar ou não a utilizar acumuladores de chumbo! Já conseguimos provar que estes não encerram nenhum tipo de perigosidade para o utilizador final. Apenas podem haver riscos na área do manuseamento produtivo ou mesmo na reciclagem. Por isso a Industria está neste momento empenhada em provar que controla os riscos de exposição dos seus trabalhadores.
Até 2020 se decidirá e caso continuemos com esta tecnologia, como prevejo, já que não há alternativa ao mesmo nível, poderá ser que se consigam melhorar rendimentos e custos por massificação da utilização nestas áreas.
Já seria uma grande ajuda se os restantes países europeus abrissem perspectivas de legislar o Autoconsumo. Já que neste momento Portugal e poucos mais o permitem. A procura aumentaria e a oportunidade de negocio criaria mais produção e consequentemente menor custo.

Abraços
Do deserto...nada.

José Teixeira


fttk
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta set 07, 2016 11:08 pm

Re: Baterias

Mensagem por fttk »

Boas

Sou novo no blog e o tema PV com armazenamento interessa-me muito.
Tenho trabalhado em telecomunicações e estado atento aos paineis PV e ás soluções de autoconsumo. Mas nunca me interessei demasiado, porque sempre achei que tirando as empresas que têm muito pessoal a trabalhar e respectivos consumos, o utilizador domestico tinha um ganho residual.
Mas com o armazenamento em baterias e as tecnologias a isso associadas, a coisa muda de figura e começa a interessar-me.
De reste é o tema dominante em todos os forums internacionais sobre energias renováveis. A Australia está num ritmo medonho com o "storage", nos USA as empresas estão em guerra e mesmo na Europa a Schneider e os Holandeses da Vitron estão na corrida também para o armazenamente, que é obviamente o futuro. Basta dar uma volta na net sobre o tema.
Aqui em Portugal, quase nem se fala e até parece que o decreto 153/14 foi feito de encomenda para a EDP receber de borla o sobrante energético que alguns desprevenidos deixam colocar la em casa. E agora são eles próprios a tentar e conseguir vender o sistema aos seus clientes. Claro que 100 ou 200 instalação não são nada, mas se arranjarem 50.000 incautos que lhes aparem o jogo, é muito dinheiro.
As baterias de Gel estão a baixar de preço, por pressão das de Litio e já se arranjam a preços entre 1.4 + IVA €/AH e 1.7 + IVA €/AH conforme as capacidades e marcas.
Mesmo as de Litio já se arranjam a 7 ou 8 € + IVA /AH
Mas feita a apresentação e dito o que penso, a pergunta que faço depois de ler varias vezes o decreto 153/2014, é a seguinte:
É ou não legal fazer o armazenamento da energia capturada pelos painéis durante o dia e usar essa energia durante a noite ?

Saudações

Carlos Almeida


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Baterias

Mensagem por ztxnew »

Bom dia fttk.
Creio que é absolutamente legal (eu faço-o),
Li há já varias semanas o DL e pelo que entendo os limites estão definidos pela potencia instalada (na captura). No nosso caso e para a Comunicação Prévia, não poderemos exceder os 1,5 KW instalados.
O DL não diz o que podemos ou teremos de fazer com essa energia! posso usa-la para carregar baterias de um carro ou moto!
Também não há referencia sobre as horas em que os inversores podem trabalhar, logo nada os impede de trabalhar de noite.

Na pratica, e pelo que entendo, as instalações podem ser in-grid, of-grid ou hibridas.

O busílis neste momento e para este tipo de instalações (pequenas), é ter aparelhos que gestionem carga de baterias, energia da rede e injeção na rede de casa, sendo que os painéis carregariam as baterias, a energia sobrante entraria em casa e nos picos entrariam as baterias e os painéis, com uma gestão elaborada para que as baterias mantivessem a casa de noite. No sistema ideal não seria necessária energia da rede!
já vi algumas demonstrações dessa tecnologia, que para apenas 1,5 KW é cara.
Do deserto...nada.

José Teixeira

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Baterias

Mensagem por Jorge Rocha »

Tenho na loja 500W de painéis solares fotovoltaicos (para duplicar em breve) com 4KWh de baterias de lítio que já não davam para os veículos eléctricos (em crescimento, na medida que vou retirando nos veículos mais rodados) e 1KWh de baterias de chumbo (das que já eram para ir para a reciclagem).
Não há qualquer contrato com a EDP, e por vezes há excesso de produção, onde é facilmente descarregada para as viaturas de exposição e teste drive, ou VE's dos clientes.
Durante o escuro Inverno que tivemos, muitos dias tive de sair de casa com o VE bem carregadinho, chegar à loja e descarregar para o banco de baterias.
Felizmente as perdas não são assim muitas! E a necessidade de consumo da loja também é pequena.
Claro que a localização da loja está muito favorável, virada para sul, com um toldo inclinado a favor.

Já que falaram em valores para baterias, seria mais fácil optar por capacidade em Wh ou KWh.
Para baterias de lítio, cá em terras Lusas, já se consegue fazer a baixo de 450e/KWh. Nos EUA este valor está em pouco mais de metade, com tendência a diminuir para metade até 2025.
Tudo por um mundo mais limpo!


Vasco27
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda set 19, 2016 8:40 pm

Re: Baterias

Mensagem por Vasco27 »

Uma vez que sou novo no forum, gostaria de pedir a opiniao dos membros mais experientes acerca desta bateria.

https://www.kickstarter.com/projects/er ... -of-energy

Alguem conhecia/comprou esta bateria?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Baterias

Mensagem por jmlflorencio »

Vasco27 Escreveu:Uma vez que sou novo no forum, gostaria de pedir a opiniao dos membros mais experientes acerca desta bateria.

https://www.kickstarter.com/projects/er ... -of-energy

Alguem conhecia/comprou esta bateria?
Esse é um website de crowdfunding, os produtos aí anunciados ainda estão em fase de desenvolvimento...


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Baterias

Mensagem por Quintas2 »

Apesar da informação muito limitada e algo desanimadora (no que se refere à viabilidade económica/ambiental e ao reduzido n.º de testes), penso que a informação é interessante. Link sobre testes de baterias feito por empresa dependente de financiamento do gov. australiano, portanto, esperemos, com resultados não enviesados: https://www.solarquotes.com.au/blog/bat ... e-results/
Cumprimentos,
Quintas2


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Baterias

Mensagem por pedrosilva »

Estudo sobre ciclos nas baterias LiFePo 4/ lithium iron phosphate/ LFP

http://agronomy.emu.ee/wp-content/uploa ... pezova.pdf

Eficiência de carregamento 99% estável (só perde 1% da energia de carregamento)
100% DOD 950 ciclos resulta em 68% da capacidade inicial (o fabricante faz um underrating da célula, por isso corresponde a 80% da capacidade nominal/"nameplate")
50% DOD quebra para 90% da capacidade nominal depois de 1000 ciclos.

Apesar dos 50% DOD ser interessante para comparar com as de ácido, acho que era mais interessante um estudo a 80 ou vá lá 90% DOD do que só a 100%.

Também há este estudo chinês mas menos sucinto
http://www.cse.anl.gov/us-china-worksho ... %20BMS.pdf


Alarmesdomeco
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quarta jun 06, 2018 10:29 am

Re: Baterias

Mensagem por Alarmesdomeco »

Um video interessante sobre a tesla powerwall 2


Link


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Baterias

Mensagem por Quintas2 »

Tudo interessante mas teórico.

Do ponto de vista prático, simulando ambientes mais reais de autoconsumo, há um estudo de uma universidade alemã, mencionado na PV Magazine: https://www.pv-magazine.com/2018/12/04/ ... y-ranking/

Mais do que as conclusões do estudo em si, sobre a eficiência dos sistemas residenciais de armazenamento testados, importam outras conclusões:
- Apenas 10 dos 60 fabricantes contactados concordaram submeter os seus produtos ao estudo.
- Dos 16 sistemas testados, após os resultados dos testes serem enviados aos fabricantes, 8 deles não quiseram ser identificados na publicação de resultados.
- É mencionada uma falta de transparência absolutamente inadequada em relação aos consumidores.
- Os investigadores indicam ser muito provável haver no mercado sistemas de armazenamento com performance muito inferior à pior por eles testadas.
- Algumas das empresas não participantes têm uma quota de mercado muito significativa.

Avançar para baterias tem que ser bem ponderado e com muitas reservas. Do ponto de vista ambiental, não é seguramente o primeiro passo a dar. Do ponto de vista económico, muitos casos não o justificam.
Cumprimentos,
Quintas2


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Baterias

Mensagem por pedrosilva »

Estudo interessante e mais aplicado, obrigado pelo link.

Sim, com os preços actuais nem pensar, só mesmo quem não tiver alternativa. Da última vez que calculei as baterias lítio ficava mais caro que a energia da rede durante a ponta e as LFP tinham que durar os ciclos anunciados para ficar ali nos 10cêntimos/kWh. Os ciclos anunciados pelo vendedor pareciam-me optimistas, talvez para 80% DOD.

Abaixo dos 100 euros / kWh começa a ser viável mesmo até o lítio convencial. Chegando a um ponto em que o custo da bateria / kWh*máximo ciclos de vida + custo kWh da energia solar PV fica abaixo do preço da energia até em periodo de vazio

Mas é interessante ver novas variações da tecnologia Lítio a chegar ao mercado e a levar a durabilidade um pouco mais longe. A convencional que faz os tais 1000 ciclos, apesar de muito melhor que chumbo ácido, acaba por durar muito menos que o necessário como já constatámos nos telemóveis, portáteis, etc.

Quem sabe se das dezenas de novas tecnologias em desenvolvimento que prometem revoluções uma chegue ao mercado e consiga fazer pelo menos metade do que promete :)


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Baterias

Mensagem por pedrosilva »



Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Baterias

Mensagem por Blastars »

Boas, não quero com esta resposta fazer uma entrada a pés juntos a alguns utilizadores do fórum que são Lítio-cépticos, mas tendo já 10Kw em lítio posso afirmar que se sistema tivesse sido bem montado sim funcionaria muito melhor que qualquer outro tipo actual de armazenamento elétrico e com longevidade assegurada, não funcionando já melhor que os outros sistemas porque os supostamente entendidos na matéria no nosso país (aka vendedores), não efectuaram estudos no terreno mas ao invés disso, "mandam" cálculos pelo ar do que "é normalmente" o necessário para uma casa x, em vez de instalarem por um mês ou mais um controlador de consumo para avaliar as reais necessidades de um determinado local e só depois estudar a melhor instalação solar/inversor/lítio como lhes foi pedida.
Os vendedores do lítio falam e bem que o lítio suporta aproximadamente 1000 ciclos, a questão é que esses ciclos são contados com carga/descarga completa de 100 até 5-10%.
Aqui, os "Pb defenders" têm quase razão que o chumbo aguenta mais, podendo ir até aos 3000-3500 ciclos, MAS estes apenas vão entre 100 e 50%.
No entanto na verdade a optimização máxima do lítio atinge-se numa oscilação que não incorra numa descarga abaixo dos 75% (aqui pensa-se então mas isso dá 25% de utilização útil da bateria e é pior que o chumbo pela metade, MAS dura mais E não tem mesmo de respeitar isto E se for preciso, pode-se descarregar quase toda a bateria sem a "matar".
Portanto, oscilando nos top 25% do lítio não conta assim na verdade um ciclo como completo e confere ao lítio mais de 10 anos de longevidade ultrapassando o chumbo com facilidade e sendo não mensurável a redução de impacto ecológico do fabrico das mesmas.
Agora, as baterias de Chumbo aka Pb seja em gel ou não, não se devem descarregar abaixo dos 50% (o que conta como um ciclo) pois danifica as baterias ou encurta grandemente o seu tempo de vida, ora a vantagem do lítio é que se for até uns 10%, pronto, conta como um ciclo, mas não tem consequências fatídicas para a bateria se a descarga for dentro dos valores comportados em termos de esforço. (Aqui repeti-me um pouco)
Vejamos portanto
Pb 3500 ciclos de 50 a 100%
Lítio 1000 ciclos de 5-10 a 100%
Afinal não podemos contar só ciclos para começar, e depois a durabilidade? Se ciclarmos com optimização, será de mais de 10 anos para o lítio, e para o chumbo??
Se temos telemóveis, carros, computadores, powerbanks ... tudo com lítio, será que é por o chumbo ser melhor?
Além dos factores da redução de peso e dimensões para a mesma ou mais capacidade de armazenamento energético.
Depois entra o factor custo, mas quanto a esse a minha resposta será atribuída noutro local.

Seguidamente tentarei criar pelo que penso um tópico que me parece inédito neste fórum e compreenderão a minha entrada que não teve pretensões de agredir ninguém e justifica a minha defesa ao lítio.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Baterias

Mensagem por serges »

Muito bem, vamos a isso aguardamos mais declarações.

Quanto ao que dizes concordo pois se conheces o Opel ampera foram espertos ao ponto de colocarem um pack de 16kwh no veiculo mas que só deixam usar os 10.5kwh o que acontece degradação muito baixa e se existe alguma é pelo tempo de vida e não pelo uso...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Baterias

Mensagem por cuttysark76 »

Imagem

Não há comparação possível de performance.

Há de investimento ou de custo...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Baterias

Mensagem por CrOhN »

pedrosilva Escreveu: quarta dez 05, 2018 10:08 am Estudo interessante e mais aplicado, obrigado pelo link.

Sim, com os preços actuais nem pensar, só mesmo quem não tiver alternativa. Da última vez que calculei as baterias lítio ficava mais caro que a energia da rede durante a ponta e as LFP tinham que durar os ciclos anunciados para ficar ali nos 10cêntimos/kWh. Os ciclos anunciados pelo vendedor pareciam-me optimistas, talvez para 80% DOD.

Abaixo dos 100 euros / kWh começa a ser viável mesmo até o lítio convencial. Chegando a um ponto em que o custo da bateria / kWh*máximo ciclos de vida + custo kWh da energia solar PV fica abaixo do preço da energia até em periodo de vazio

Mas é interessante ver novas variações da tecnologia Lítio a chegar ao mercado e a levar a durabilidade um pouco mais longe. A convencional que faz os tais 1000 ciclos, apesar de muito melhor que chumbo ácido, acaba por durar muito menos que o necessário como já constatámos nos telemóveis, portáteis, etc.

Quem sabe se das dezenas de novas tecnologias em desenvolvimento que prometem revoluções uma chegue ao mercado e consiga fazer pelo menos metade do que promete :)
1000 ciclos é para uma normal bateria de tração de chumbo. As minhas estão a dar as ultimas, mas com 4 anos feitos. O meu erro, descuidei as equalizações no ultimo ano. Tenho 3 elementos que já foram. Estamos a falar de baterias que custaram cerca de €120/KWh. Contas feitas, se usarmos a tarifa em horas fora vazio, pagaram o seu custo. Além disso, ainda tenho o valor de venda para a sucata. Alguém me mostre baterias de litio que fiquem abaixo deste custo/duração, e depois poderei equacionar a compra.


Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Baterias

Mensagem por Blastars »

Olá :)

E uma bateria de Lítio com 10Kw+ por menos de 1000€?
É o que estou a fazer e por agora já reuni quase todos os elementos e o gasto não ascende a 900 contando com ganhos de vendas de dispensáveis.
A questão é fabricar em vez de comprar feito, e isso reduz os gastos astronomicamente ao ponto possível do custo zero ou do lucro mesmo para quem quiser disto fazer negócio (não é o meu caso)
Talvez realize alguns vídeos como tutoriais, se o fizer partilho no fórum também.

Boas Amperagens
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Baterias

Mensagem por MRider »

Lítio só 1000 ciclos?

Lifepo4 dura mais de 3000 ciclos.
Live long and prosper!


Goncaloc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo nov 27, 2016 12:11 pm

Re: Baterias

Mensagem por Goncaloc »

Será que me conseguem ajudar a chegar a outra conclusão que não a de não avançar no mundo das baterias porque as contas assim o dizem.

ENDESA
Termo Fixo: 0.1716€
Bi-horário: Fora do Vazio 0.17394€/kw e Vazio 0.08265€/kw

Exemplo de Bateria - Bateria de Litio 3,3kW com a indicação de >2500 ciclos por 1625€
Bateria 3,3kW x 2500 ciclos = 8250kW
Logo 1625€ / 8250 kW = 0.196969 €/kw

Olhando na diagonal verifico que o preço por kw das baterias de litio ainda se encontra superior ao preço do kw fora de vazio inviabilizando o investimento.
Refiro-me ao período fora do vazio porque é neste período que existem maiores consumos na minha casa e no geral da população.

Estou errado? Espero que sim porque gostava de entrar neste mundo.

Neste momento tenho autoconsumo 500W há 2 anos e estava interessado em avançar com um upgrade mas o preço dos inversores hibridos e esta demonstração grosseira...

Responder

Voltar para “Autoconsumo”