Salamandra Pellets para Aquecimento central

Responder

Autor do tópico
tavaz
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 10, 2019 5:07 pm

Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por tavaz »

Bons dias,

Tenho aquecimento central com caldeira a gás, que serve aguas sanitarias.
Vou alterar o aquecimento para pellets e foi-me sugerida uma salamandra Salamandra Hidro Cadel PRINCE3 de 23Kw.

Sendo um leigo na materia, pelo preço proposto, aprox. 3900€ fico bem servido ou há outras opções melhores e/ou mais em conta.

Trata-se de uma vivenda com areas grandes e vai alimentar 62 elementos e 2 toalheiros.

Tenho duas zonas mal dimensionadas que por enquanto vão ficar assim! A sala onde vou colocar a salamandra e o hall de entrada.

Entretanto encontrei as seguintes, nas minhas pesquisas da internet:
Solius Pico Hidro 24 KW
Solzaima Douro 23KW
Burnit PB CONFORT PLUS 25KW

Têm feedback delas? Fico melhor servido com a Cadel?

Obrigado pela ajuda.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por pedrosilva »

Já comparou o consumo com bomba de calor? Duvido que a prazo os pellets sejam mais baratos


Autor do tópico
tavaz
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 10, 2019 5:07 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por tavaz »

pedrosilva Escreveu: sexta jan 11, 2019 11:48 am Já comparou o consumo com bomba de calor? Duvido que a prazo os pellets sejam mais baratos
Efectivamente não. O que leva a optar pela salamandra é que posso instalar na sala onde há defice de elementos de radiador e fica parede com parede com o local onde está a caldeira a gás o que torna a ligação ao sistema mais simples.

A bomba de calor ou mesmo uma caldeira a Pellets implicaria ter de fazer passagem de tubagem para a cave (piso inferior) e com a agravante que a colocação da maquina no exterior ou a chamine não seria simples.

Segundo entendo a bomba de calor é o equipamento exterior + o deposito interior, correcto?

Obrigado


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por pedrosilva »

Sim, acho que também há integrado mas é menos eficiente e para potências mais baixas, por exemplo só AQS (sem AQCalefação). O investimento inicial é que deve ser maior que em pellets e o risco de avaria / tempo útil de vida do aparelho também é uma incógnita/risco vs os pellets. É uma solução superior em COP e especialmente para quem tiver solar pv (ainda mais investimento) mais rentável a prazo.
Mas se voltar a abrir o apoio para substituição de esquentadores pode ajudar a baixar o investimento inicial.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

Uma bomba de calor que coloque 20kw na água vai 'puxar' que potência do quadro? 5kw pelo menos, não? Há potência para isso? Se calhar puxa ainda mais...

Depois, para radiadores seria necessária uma bomba de calor de alta temperatura (as normais não passam dos 55-60 graus, e perdem muita eficiência nessa gama de temperaturas), o que encarece ainda mais a compra...

Claro que nada bate a conveniência de aquecer a casa (de forma económica) com electricidade apenas, mas o custo é muito superior...

Sobre as caldeiras a pellets, em tempos pedi um orçamento para uma Solzaima Douro de 24kw, e creio que ficava no patamar dos 2500 eur... Eu procuraria mais orçamentos ;-)


Autor do tópico
tavaz
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 10, 2019 5:07 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por tavaz »

jmlflorencio Escreveu: sexta jan 11, 2019 1:44 pm Uma bomba de calor que coloque 20kw na água vai 'puxar' que potência do quadro? 5kw pelo menos, não? Há potência para isso? Se calhar puxa ainda mais...

Depois, para radiadores seria necessária uma bomba de calor de alta temperatura (as normais não passam dos 55-60 graus, e perdem muita eficiência nessa gama de temperaturas), o que encarece ainda mais a compra...

Claro que nada bate a conveniência de aquecer a casa (de forma económica) com electricidade apenas, mas o custo é muito superior...

Sobre as caldeiras a pellets, em tempos pedi um orçamento para uma Solzaima Douro de 24kw, e creio que ficava no patamar dos 2500 eur... Eu procuraria mais orçamentos ;-)
Neste tema das salamandras há poucos feedbacks e a Solzaima Douro é daquelas que até tem alguns menos positivos! O preço é espetatular face à concorrencia mas todos sabemos que numa aposta mal feita, o barato sai caro.

De resto é dificil contar com o feedback dos instaladores/vendedores porque naturalmente a deles é sempre a com melhor relação preço/qualidade e as dos outros têm sempre defeito.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por serges »

Tudo depende... realmente as vezes o preço enche muito o olho e depois sai caro!

A ver se coloco o meu projecto
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por pedrosilva »

jmlflorencio Escreveu: sexta jan 11, 2019 1:44 pm Uma bomba de calor que coloque 20kw na água vai 'puxar' que potência do quadro? 5kw pelo menos, não? Há potência para isso? Se calhar puxa ainda mais...

Depois, para radiadores seria necessária uma bomba de calor de alta temperatura (as normais não passam dos 55-60 graus, e perdem muita eficiência nessa gama de temperaturas), o que encarece ainda mais a compra...

Claro que nada bate a conveniência de aquecer a casa (de forma económica) com electricidade apenas, mas o custo é muito superior...

Sobre as caldeiras a pellets, em tempos pedi um orçamento para uma Solzaima Douro de 24kw, e creio que ficava no patamar dos 2500 eur... Eu procuraria mais orçamentos ;-)
Sim, são tudo questões relevantes que devem ser tidas em conta e calculadas caso a caso.
A potência que consome deve ser no máximo o valor de potência térmica a dividir por 3, ou seja cerca 6,6kW para 20kW. E potência contratada custa dinheiro, embora com os novos contadores em teoria, o fornecedor pode alterar a potência à distância não sendo preciso estar a pagar no Verão a potência que só vai ter uso no Inverno.

Qual o valor energético de um kg de pellets? E a eficiência da caldeira? Já alguém calculou?

Eu não tenho um nem o outro por isso não posso falar de experiência nem ando a vender nada a ninguém. Mas tenho interesse em analisar as opções para eventualmente deixar de usar os aquecedores eléctricos "a óleo" e passar para uma solução mais económica.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por pedrosilva »

Um saco de pellets com 15Kg a custar 3,50 euros (0,233 euros o Kg) e com conteúdo energético de cerca 5,13kWh/Kg (conteúdo água aprox 8%) usado num recuperador com 90% de eficiência fica cerca de 5 cêntimos o kWh térmico.

Uma bomba de calor com um COP de 3 precisa de electricidade a 15 cêntimos /kWh para ficar igual aos pellets. Se o COP for 4, fica competitivo até com electricidade a 20 cêntimos.

Isto comparando só custos variáveis e esquecendo outras questões relativas a ambas as tecnologias (transportar os pellets, limpeza de cinzas, alimentação do recuperador durante a noite, manutenção (anual?) da bomba de calor, falhas do serviço eléctrico, potência contratada, radiadores de baixa ou alta temperatura, avarias do equipamento...)

Agora quem tem experiência pessoal com bombas de calor é que pode dizer os valores que são mais realistas e em que situações.

À partida parece-me que a bomba de calor é um bom investimento para quem tem solar pv e precisa de A/C no Verão.

edit: quanto mais leio sobre salamandras, recuperadores e caldeiras mais fico com a cabeça a andar à roda. Não acredito nos 90% de eficiência tendo em conta os problemas para ventilar e perdas pela chaminé.


Autor do tópico
tavaz
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 10, 2019 5:07 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por tavaz »

Tudo indica que vou avançar com a Solius, estando apenas a aguardar que me indiquem os dB em operação.
Não sei porque as especificações não incluem esta informação quando os equipamentos não são instalados em salas tecnicas!


lmmcar
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta mai 28, 2015 10:54 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por lmmcar »

boas
Eu também tinha uma caldeira gasóleo , que acabem por converter a pellets a transformação custou me 900 € fica mais económico que o gasóleo recupera-se o investimento em 2 a 3 anos e agora descobri que também a trabalhar a caroço de azeitona que ainda fica mais barato , portanto acho que e um bom investimento
aconselho a compra ou a transformação
cumprimentos


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

Transformação por 900€ é que foi um preço de arromba!!!

Que empresa fez o serviço?


lmmcar
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta mai 28, 2015 10:54 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por lmmcar »

boas
Este preço e de 2016 já poderá estar desactualizado , não tenho contactos após um reset no telemovel perdi os contactos mas sei que ha pelo menos dois individuos
um na Covilhã e outro em Leiria , procurem ate poderá haver mais , o olx costuma ter as publicidades .
Eu ja estou servido mas qualquer forma vou também procurara , se encontrar coloco aqui no forum .


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

Na altura em que tinha uma caldeira a gasóleo não conseguia orçamentos abaixo dos 2000€ para a conversão... Daí o meu espanto ;-)


lmmcar
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta mai 28, 2015 10:54 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por lmmcar »

boas
E a concorrência


joaopedrogertrudes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado abr 10, 2021 2:52 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por joaopedrogertrudes »

Boa Noite pessoal,
Alguém tem torneiras termostáticas nos aquecedores? Tenho torneiras de caudal e a ideia era colocar termostáticas para fazer o controlo de cada divisão individualmente para poupar $$$$.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por Quintas2 »

Se o objetivo é poupar euros, porque não manter as existentes e regular o caudal?
Cumprimentos,
Quintas2


vja
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta mai 25, 2022 10:31 am

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por vja »

Boa tarde, aproveito este tópico aberto pois tenho a mesma dúvida e quanto mais pesquiso ou pergunto, mais confuso fico.

Vou brevemente começar a construir uma moradia com 300 m2, e quero por para aquecimento central uma salamandra, e para aqs um solar térmico interligado a salamandra.

O problema é que quando pergunto à alguém, seja técnico ou construtor, dizem logo para colocar bomba de calor.

Se me puderem ajudar, agradeço.

Obrigado


m-m
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta ago 26, 2011 9:46 am

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por m-m »

Viva,

Se ainda não começou a construção, então ainda vai a tempo de colocar piso radiante a água. É o sistema mais eficiente, e pode ser usado com qualquer fonte de energia.

Eu tenho o sistema em funcionamento desde 2008 com uma bomba de calor de 11KW monofasica para aquecer 2 pisos num total de cerca de 235 m2.

É um descanso, ligo-a habitualmente em Novembro e só volto a tocar-lhe em Abril para a desligar, ZERO manutenção!!! Até hoje apenas um situação de o circulador ter ficado bloqueado a meio do Verão por falta de utilização.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Salamandra Pellets para Aquecimento central

Mensagem por serges »

Confirmo é a melhor solução além de eficiente, pena que na altura não havia t€mpo para tal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”