EVSE ou wallbox Inteligente

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por Freddy_krueger »

Boas,

Tive que fazer uns melhoramentos na casa (atualmente 6,9kva - acho que ca30amp mas não percebo muito disso), que vão me consumir ca. 16/18amp.

Tentei pedir EDP comercial para me subir para 10 KVA mas dizem que não existe aprovação para uma instalação tão alta, que já estou no máximo aprovado para aquele local (nunca foi solicitada revisão da instalação de origem, apesar de atualmente ser uma nstalação nova com ca. 5 anos) e que devo contactar EDP Distribuição se quiser mesmo esta alteração KVA. Alguém sabe se este processo é moroso e ou custoso? Já estou a tentar saber mas também ajudava se alguém soubesse por aqui.

- Minha questão é a seguinte... tendo em conta que já tenho gasto de 16/18amp de aquecimento, mais fogão, forno, cilidro tudo eletrico, luzes e tv, como conseguir carregar o leaf à noite (evse standard 10amp)? Vou ter de desligar aquecimento? É uma bomba de calor e devido especificidades da casa a ideia no inverno será em principio estar ligada 24h/dia..

- Existe algum EVSE/wallbox inteligente que meça continuamente amperagem gasta em casa e carrregue o carro apenas com energia disponível naquele instante para evitar disparar de quadro?! Podia ser uma solução se não conseguir resolver com EDP... passaria era a carregar a passo de tartaruga extra lento :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por serges »

Boas...

Bem creio que quase todas as instalações estão preparadas para 6.9Kva, agora mais que isso lá vai nota...
Eu tenho tudo electrico em casa e tenho 5.75kva por "luxo" pois a cara metade nem se lembra das coisas que tem ligadas e por isso lá ia abaixo o quadro, portanto tenho placa de indução, termoacumulador com horario para ligar e o ampera que carrega a 3400W, termoacumulador na ordem dos 2500w... o resto bem é saber medir as coisas eu não ultrapasso os 5000w de potencia com o que quero ligado e uma certa educação a malta vai aprendendo a coisa por isso inicialmente vai ser esta a potencia depois logo vejo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por t3lmo »

Existem soluções que gestão inteligente e até a EDP terá uma dessas soluções usando o sistema re.dy e uma wallbox da Efacec, mas com 5.75 a 6.9 kVA podes confiar que consegues uma vida normal a usar equipamentos em casa e a carregar o VE.
A única gestão extra é controlar automaticamente (de preferência) o horário de carregamento do VE.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois mas meu problema (como falei no post inicial) é que vou ter de inverno 24/7 uma bomba de calor 16kw+10 ventiloconvectores a funcionar... (casa muito antiga sem outra solução para aquecimento global) - segundo instalador isto dá uns 16/18amp só aquecimento... + 10amp do carro dá 28amp, no limite dos 30 amp que penso ser o equivalente aos 6,9kva, certo? já não posso fazer nada em casa que 2 amp é pouquissimo, certo? (440w?)

Até agora tinha tudo com os 6,9kva sem qualquer problema.. mas os 16/18 amp de aquecimento... upa upa.. :(

Se o ready associado ao efacec conseguissem reduzir potencia da box efacec para que quadro não disparasse, era mesmo o que preciso só para precaver que o tal aumento fique uma batelada de dinheiro :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por serges »

Epa aquecimento na ordem dos 16kwh eu tenho salamandar a pellets com ventilação e caramba gasta isso tudo no inverno todo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois... é um bicho grande a bomba de calor...

A solução a pellets era uma caldeira gigante com ##### convectores que iam ocupar montes de espaço nas divisões... casa é grande (+200m2) tem um pé direito imponente... 2 pisos com cada um 3,8/4,0m pé direito, é muita área para aquecer :(

Era um pouco mais barata a solução a pellets, mas acredito que valor pellets aumente mais que energia (posso me enganar) e dentro de 5 anos penso que bomba calor mais acessível... tenho gente em casa (friorenta) durante todo o dia pelo que aquecimento necessário em permanência.

Conveniência da bomba de calor (Só ligar/desligar, sem grande manutenção) tb ajudou à decisão.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por serges »

Pois tem essa parte, cada caso é um caso na minha com os mesmos 200M2 uma salamandra de 9Kwh serve perfeitamente e faço uma media de 15 sacas de 15kg até ao momento...

Este é o primeiro ano e sim tem uma manutenção semanal, limpar o cinzeiro... as outras não conheço e claro o local faz todo o sentido o teu caso...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: terça fev 26, 2019 3:47 pm Este é o primeiro ano e sim tem uma manutenção semanal, limpar o cinzeiro... as outras não conheço e claro o local faz todo o sentido o teu caso...
Sem ser cinzeiro semanal, penso que tem a manutenção anual (no verão), ideal para o bom funcionamento/eficiência (andei a ler um pouco sobre isso pois era uma das alternativas à bomba calor).

Mas custou ver custo da Bomba de calor + ventiloconvectores...chiça penico! a ver se consigo por tudo junto a funcionar só com os 6,9kva sem chatices.. em último caso desligo bomba de calor (ou baixo temperatura para consumir menos?) durante a noite enquanto carro carrega (tb não é todos os dias e estamos a falar só em alguns meses de inverno).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por jmlflorencio »

A bomba de calor não tem um depósito de inércia? Com um depósito grande o suficiente, dá para a desligar por algumas horas, e deixar a temperatura no depósito descer sem comprometer o aquecimento... Nessas horas poderia carregar o VE à vontade...

Ou então uma instalação trifásica? Uma fase para a bomba de calor, as outras duas para o resto. Até daria para baixar a potência contratada, talvez (não sei se contratualmente é possível)?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por t3lmo »

Freddy_krueger Escreveu: terça fev 26, 2019 2:15 pm Se o ready associado ao efacec conseguissem reduzir potencia da box efacec para que quadro não disparasse, era mesmo o que preciso só para precaver que o tal aumento fique uma batelada de dinheiro :(
Essa oferta já está em pré-venda, onde o re.dy faz o balanceamento da wallbox: https://www.edp.pt/particulares/servico ... r-em-casa/
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por Freddy_krueger »

Sem ser essa solução da EDP não haverá outra?

Dar 640eur por uma box e ainda ter um serviço associado mensal (rea:dy) não me parece boa ideia...preferia algo que pagasse de uma só vez...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por pemifer »

Penso que este EVSE responde aos teus problemas: https://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=52&t=7538
Não quero desfazer no que disseste mas, tens a certeza que durante a noite quando carregas o carro e a bomba de calor tens um consumo, em intensidade, de 28A?
Quantas horas a bomba de calor puxa os tais 18A? Ela está a puxar 18A a noite toda?
A bomba de calor não poderá carregar com uma intensidade mais baixa?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por MRider »

Acho que se deve apostar no isolamento e não no aumento de consumo. Se não qualquer dia é preciso uma central só para si....
Já existem algumas soluções de evse regulável inteligente aqui pelo fórum.
Live long and prosper!


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por Freddy_krueger »

A casa é antiga (final século XIX), e estamos a tentar preservar o máximo:
- Piso é o original hardwood sobre terra, só o envernizámos que ainda estava em bruto (de origem); Não sei como poderá ser envernizado;
- Fachadas: O que dava foi isolado com capoto exterior, restante nalguns locais vai levar alguma cortiça para ajudar;
- Telhado: Ainda em estudo pois são telhas sobre estrutura de madeira com chão de sótão irregular (vigas madeira e sem "piso") - em principio irei colocar roofmate no chão..DYI;

Quanto aos consumos, pois ainda não sei mas alertaram-me (instalador) para esta amperagem - pode ser só picos. A partir do fim de semana já devo poder testar melhor (como ainda não tenho medidores de corrente/energia vai ser a ver quando quadro dispara :P)... eventualmente pode ser que não seja necessário :)

Obrigado Pemifer... não tenho conta no leafpt (tanto forum e contas..), mas se precisar irei contactar...parece porreiro e modular! Sabes de onde é o user APR sabes de onde é (geograficamente falando)?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por jmlflorencio »

Para o telhado, não seria uma boa opção a espuma ou projectada? (Lá estou eu a complicar as opções, hehehe)


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por Freddy_krueger »

No telhado não queria "impossibilitar" o acesso ao mesmo (inclinação do mesmo é muita)... preferia fazer o isolamento fazendo um chão no sótão e isolando-o... assim ficaria na mesma com acesso ao telhado para eventual manutenção, verificação de telhas...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por pemifer »

Freddy_krueger Escreveu: quinta fev 28, 2019 1:25 pm A casa é antiga (final século XIX), e estamos a tentar preservar o máximo:
- Piso é o original hardwood sobre terra, só o envernizámos que ainda estava em bruto (de origem); Não sei como poderá ser envernizado;
- Fachadas: O que dava foi isolado com capoto exterior, restante nalguns locais vai levar alguma cortiça para ajudar;
- Telhado: Ainda em estudo pois são telhas sobre estrutura de madeira com chão de sótão irregular (vigas madeira e sem "piso") - em principio irei colocar roofmate no chão..DYI;

Quanto aos consumos, pois ainda não sei mas alertaram-me (instalador) para esta amperagem - pode ser só picos. A partir do fim de semana já devo poder testar melhor (como ainda não tenho medidores de corrente/energia vai ser a ver quando quadro dispara :P)... eventualmente pode ser que não seja necessário :)

Obrigado Pemifer... não tenho conta no leafpt (tanto forum e contas..), mas se precisar irei contactar...parece porreiro e modular! Sabes de onde é o user APR sabes de onde é (geograficamente falando)?
O APR é de Coimbra, eu já lhe comprei um EVSE regulável que agora vou mandar para trás para ele transformar num destes.
Eu tenho o contato dele se quiseres.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por Freddy_krueger »

Boa...este fdsemana vou tentar avaliar o que gasta a máquina (deve ficar a funcionar hoje), e já vejo melhor...digo-te alguma coisa na Segunda.

Coimbra é uma boa localização... tenho muitos poucos conhecimentos de eletricidade (apesar de ter tido um 5 a eletrotecnia no 7º ano ;) mas já lá vai o tempo ).

Abraço e bom weekend.

PS OFFTOPIC: Há notícias do leaf wisconsin e do leaf 40? ou vais esperar 3 meses pelo model3 shortrange (eu agora até esperava)?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por pemifer »

Freddy_krueger Escreveu: sexta mar 01, 2019 9:19 am PS OFFTOPIC: Há notícias do leaf wisconsin e do leaf 40? ou vais esperar 3 meses pelo model3 shortrange (eu agora até esperava)?
Em principio resolve-se tudo este fim de semana ;)


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EVSE ou wallbox Inteligente

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem, 1º fdsemana com bomba de calor... pus a carregar em período nocturno com bomba de calor e ventiloconvectores (em modo noturno que fazem menos barulho), e nada a apontar... quadro aguentou bem...

Penso que só devo ter problemas se puxar bem pela EDP :P

Também já testei outros eletrodomésticos:

- bomba de calor + bimby kenwood + forno e placa indução OK
- bomba de calor + máquina lavar roupa OK

Isto com ainda alguns outros gastos de luz corrente (luzes, tv, frigo, cilindro...).

Quando tiver medidor de consumos vou aprofundar mais a coisa.

Para já EVSE fica em standby para quando houver um dinheirito extra... não sendo obrigatoriamente necessário tenciono comprar na mesma para o caso do evse nissan ter algum problema...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”