Cálculo de preço de consumo

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MOTS
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça mar 12, 2019 4:24 pm

Cálculo de preço de consumo

Mensagem por MOTS »

Antes de mais peço desculpa se estiver a abrir o tópico no local errado.

A minha questão prende-se com o seguinte: é possível calcular-se o custo do consumo que se tem ao se carregar uma bateria através de um carregador ligado a 220V?

A bateria em causa possui 100Ah, e digamos que a descarga que sofre é de 80%, portanto tenho de carregar dos 20 até aos 100.
O carregador é de 10A.

Não sei se é preciso dar mais elementos e desde já agradeço a vossa atenção.


Obrigado
MOTS


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por jmlflorencio »

Uma bateria de quantos volt? Sem esse dado não há nada a fazer... Outra questão tem a ver com a eficiência do carregador (e do processo de carga no geral).

De qualquer forma, uma carga de 80 Ah numa bateria de (por exemplo) 12V, corresponde sensivelmente a 960 Wh (o cálculo faz-se multiplicando a voltagem pela capacidade). É só dividir esse número pela eficiência do processo de carga, e temos a energia consumida no processo (por exemplo 80%):

960Wh / 0,8 = 1200Wh

Ou seja, 1.2 KWh

Se a bateria for de 24V será o dobro, de 36V o triplo, e assim sucessivamente.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por visitante1 »

Bem...se colocar um contador a entrada do carregador teras os dados que precisas.
Depois é só multiplicar o valor registado pelo preço do kWh á hora que a carregas, isto é se tiveres tarifas diferentes consoante a hora do dia.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, e também tens o que o carregador consome hora...se é de 10amp x 230v = 2,3Kwh (acho que é assim)...claro que baterias quando chegam mais acima dos 90% começam a carregar mais devagar...nada como medidor junto ao carregador conforme mencionado acima..

Não esquecer perdas de carregador (seja a energia que consome maior que energia que envia para carro) e perdas de carro (carregador interno do veiculo tb tem cargas logo energia que chega do carregador tb não é exactamente a mesma que chega às baterias)...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MOTS
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça mar 12, 2019 4:24 pm

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por MOTS »

Olá a todos, obrigado pelas vossas respostas.

A bateria é de 12V, esqueci-me de dizer eheheheh

O que eu pretendo é um valor aproximado, claro, uma ordem de grandeza, digamos assim.

Vamos pelas contas do jmlflorencio: segundo ele o valor do consumo para carregar 80Ah uma bateria de 12V com um carregador de uma eficiência de 80% seria de 1.2KWh
Adicionando o que disse o Freddy_krueger sobre o consumo do carregador, para um carregador de 10A o consumo seria de 10x230V o que dá 2.3KWh

O consumo final será a soma de ambos? 3.5KWh, o que para um contador de 6.9kVA cujo custo do KWh é de 0,16190eur daria um valor final de 0,566eur.

Se o carregamento durar, digamos, 8h o custo final será de menos de 5euros.

É isto??? estas contas estão certas????

Obrigado mais uma vez.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Não sou de todo perito, mas acho que há aqui alguma confusão..

O que te falei foi a capacidade do carregador carregar (2,3kwh)... uma unidade de energia/tempo. seja carrega 2,3kw em 1 hora (se aproveitar os 230v e 10amp).

Se calhar estou enganado mas acho que o que JMFlorencio disse foi capacidade total da bateria em kw (sem o h de hora), seja a energia necessária para encher bateria (seja em que tempo for, neste caso não interessa, é só unidade de medição de energia sem tempo)... Em termos de consumo será os tais 1,2kw com a eficiência de 80%.

Estou a ajudar ou a complicar mais peritos elétricos?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que compliquei mais ainda... também sou meio maçarico...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MOTS
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça mar 12, 2019 4:24 pm

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por MOTS »

Ok, então tiremos fora os 2,3KWh e fiquemos só com com os 1,2Kw que será, portanto a neergia necessária para encher a bateria considerando a eficiência de 80%, certo?

Então o custo será calculado multiplicando o valor em eur de 1,2Kw pelo nº de horas de carregamento? Se for assim....fica ainda mais barato que o que disse no post anterior.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por accoelho »

Quando não ha certezas nem determinados conhecimentos o melhor e mais certo é o que ja foi dito....
visitante1 Escreveu:Bem...se colocar um contador a entrada do carregador teras os dados que precisas.
Depois é só multiplicar o valor registado pelo preço do kWh á hora que a carregas, isto é se tiveres tarifas diferentes consoante a hora do dia.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, essa será a solução mais simples e directa :-)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por jmlflorencio »

MOTS Escreveu:(...)
Vamos pelas contas do jmlflorencio: segundo ele o valor do consumo para carregar 80Ah uma bateria de 12V com um carregador de uma eficiência de 80% seria de 1.2KWh
Adicionando o que disse o Freddy_krueger sobre o consumo do carregador, para um carregador de 10A o consumo seria de 10x230V o que dá 2.3KWh

O consumo final será a soma de ambos? (...)
Não... As contas que eu fiz são a energia que é necessária para carregar a bateria. O Freddy fez a conta ao total de energia utilizada. O rácio entre um e o outro valor é que dá a eficiência.

Por exemplo, se para carregar os 960Wh da bateria, o carregador retirar da tomada os tais 1200Wh, a eficiência serão os 80% de que falámos em cima.

Neste caso, o custo seria o valor de 1.2 KWh, e não a soma dos dois ;-)
Freddy_krueger Escreveu:Não sou de todo perito, mas acho que há aqui alguma confusão..

O que te falei foi a capacidade do carregador carregar (2,3kwh)... uma unidade de energia/tempo. seja carrega 2,3kw em 1 hora (se aproveitar os 230v e 10amp).

Se calhar estou enganado mas acho que o que JMFlorencio disse foi capacidade total da bateria em kw (sem o h de hora), seja a energia necessária para encher bateria (seja em que tempo for, neste caso não interessa, é só unidade de medição de energia sem tempo)... Em termos de consumo será os tais 1,2kw com a eficiência de 80%.

Estou a ajudar ou a complicar mais peritos elétricos?
A confusão entre KW e KWh é muito comum.
- A unidade de energia (ou capacidade de baterias) é KWh, podendo ser expressa em Ah também (mas neste caso temos que saber a voltagem das mesmas);
- A unidade de potência é watt (W), sem 'h'. É calculada multiplicando a voltagem (V) pela intensidade de corrente (A).

Ou seja, um aparelho que funcione com 1000W (potência) durante duas horas, consome 2000Wh (1000W x 2h = 2000Wh).


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Alguém entendido...ufa que já estava a suar... não percebo assim tanto de eletricidade..
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MOTS
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça mar 12, 2019 4:24 pm

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por MOTS »

Bom dia,

A colocação de um contador á entrada do carregador obriga-me a...possuir o contador e o carregador.
E o que eu pretendo é uma estimativa de custo antes de adquirir o que quer que seja.

Todavia já percebi que o custo do carregamento, por suposição, total de uma bateria de 12 V com 80Ah é o preço de 1KWh (que depende da potência do contador) multiplicado por 1,2 para o caso de uma efeiciência de carregamento de 80%.
Por exemplo para um contador de 6,9kVA o custo será de 0,16190eur multiplicado por 1,2, portanto algo como 20 cêntimos.

Obrigado a todos
MOTS

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Cálculo de preço de consumo

Mensagem por visitante1 »

Acho que estivemos todos aqui a perder tempo....
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”