Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por labutess »

Muito bem ,com a prática chegas lá. Tens mts vídeos no YouTube de como fazer,para essas reparações eu utilizava a fibra de vidro (manta).é facil ex;
Reparar um guarda lamas reparas por dentro,colas os bocados partidos,lixas tudo e passas 1 pano com diluente para tirar o pó e gordura.Aplicas com um pincel a resina misturada com o aditivo,depois uma camada de manta e mais resina. Onde tenha furos para passar parafusos podes reforçar com anilhas de chapa,ficam coladas com a resina e assim não partem.Nas partes exteriores que fiquem com gretas ,tapas com massa dos automóveis,depois de seco disfarças a reparação com lixa ate ficar perfeito, depois pintas.
Fácil

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

labutess Escreveu: quarta jul 25, 2018 11:21 pm Muito bem ,com a prática chegas lá. Tens mts vídeos no YouTube de como fazer,para essas reparações eu utilizava a fibra de vidro (manta).é facil ex;
Reparar um guarda lamas reparas por dentro,colas os bocados partidos,lixas tudo e passas 1 pano com diluente para tirar o pó e gordura.Aplicas com um pincel a resina misturada com o aditivo,depois uma camada de manta e mais resina. Onde tenha furos para passar parafusos podes reforçar com anilhas de chapa,ficam coladas com a resina e assim não partem.Nas partes exteriores que fiquem com gretas ,tapas com massa dos automóveis,depois de seco disfarças a reparação com lixa ate ficar perfeito, depois pintas.
Fácil
Podes indicar links para o tipo de material a comprar? Resina, aditivo, manta de fibra de vidro, massa de automóveis, etc. Desculpa, mas nunca fiz nada do género, e como tal nem sei onde comprar.

No AKI, há uma fita adesiva de fibra de vidro ( https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/co ... 40688.aspx ). Não é suficiente colar essa fita?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por labutess »

Essa fita é fraca,mas o aki tem o que te falo,até o betume para acabamentos ,mas numa drogaria é mais barato
https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/im ... vidro.aspx.
Aki tens 1 kit por 13.89 com a resina ,secante e manta.
E um betume por 10$

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Obrigado labutess. É uma grande ajuda.

Vou comprar esse material este fim-de-semana.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

@rcardoso,

Com tantos inconvenientes, realmente é difícil seguir este caminho...

A parte das carenagens é a mais fácil de resolver. Tiveste é a má sorte de bater à porta de quem quer pouca chatisse... por outro lado levou-te a resolver o assunto por ti próprio! ;-)

Mesmo assim, procura online pelas peças porque, como já sabes, são iguais a outro modelo (a Keeway está mal representada em PT, mas em ES a conversa é outra).

Sobre os amortecedores, há casas que os modificam a gosto ou então é tentar descobrir outros compatíveis.

A parte eléctrica será a mais difícil, mas não impossível de aprender.


P.S.:
Já vi que andaste a sondar os Ampera para o teu miúdo... tirando a questão da assistência, o resto não tem como enganar! :-)

Sent from my X5 using Tapatalk


Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu: segunda jul 30, 2018 2:34 pm @rcardoso,

Com tantos inconvenientes, realmente é difícil seguir este caminho...

A parte das carenagens é a mais fácil de resolver. Tiveste é a má sorte de bater à porta de quem quer pouca chatisse... por outro lado levou-te a resolver o assunto por ti próprio! ;-)

Mesmo assim, procura online pelas peças porque, como já sabes, são iguais a outro modelo (a Keeway está mal representada em PT, mas em ES a conversa é outra).

Sobre os amortecedores, há casas que os modificam a gosto ou então é tentar descobrir outros compatíveis.

A parte eléctrica será a mais difícil, mas não impossível de aprender.


P.S.:
Já vi que andaste a sondar os Ampera para o teu miúdo... tirando a questão da assistência, o resto não tem como enganar! :-)

Sent from my X5 using Tapatalk
As carenagens, bem ou mal, já estão reparadas. Pior do que estavam, não ficaram, com toda a certeza! :D
Ontem comprei tinta, e vou ver o que consigo fazer como pintor. ;)

Os amortecedores foram agora melhorados pelo meu mecânico dos CIs, que também tem moto e bastante experiência. Estão menos rígidos, absorvendo melhor os impactos, sem que estes se reflitam tanto nas carenagens (e nas minhas costas)...

Quanto ao Ampera, a assistência é mesmo o maior problema. Mesmo com a nova opção em Braga, e a confirmar-se que tenha técnicos capazes, não é práctico. Provavelmente ele irá optar por um Leaf 24kWh, para poder recorrer ao concessionário Nissan de Guimarães, sem grandes problemas ou transtornos. E as revisões ficam mais baratas. Se precisar de fazer viagens mais longas, terá um CI disponível. Tenciono trocar um dos dois CIs por um VE logo que me seja possível, mas o outro ficará mais uns anos (a gasolina). O a diesel é que irá para abate, provavelmente, pois já me envergonha a fumaceira daquele escape...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Mumia »

bem ja mt que n lia o DB e comecei a ler e ja te ia dar na cabeça :lol: :lol: maaasssss já vi que está tudo no bom caminho!!

É assim mesmo ás vezes as "casas grandes" complicam, nada melhor que gente boa e com gosto pelo que faz para ajudar...

Há por aí muita coisa para reparar os plásticos (caso ainda tenhas alguns pra reparar) e certeza que esse mecanico das CI tambem sabe ;) agora é que a Lady vai ficar como nova!!

Desistir de uma mota por causa das carnagens é que NUNCA!!! tudo isso se arranja, cola-se, fibra-se etc etc etc

Ás vezes custa dar aquele primeiro passo, mas vá fala a voz de quem deu um novo look a uma Virago 250 a nivel estético :lol: :lol: só custa começar depois o pior é parar de querer desmontar e alterar e arranjar :mrgreen: :mrgreen:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

De regresso das férias, cá venho colocar as fotos das reparações feitas.

Ainda vou fazer algumas alterações, mas aguardo a chegada do material. Depois mostro a que me refiro... ;)ImagemImagemImagem

Enviado do meu Moto G (5) Plus através do Tapatalk

Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Muito bem parece nova...

Essa menina faz me buscar velhinhas recordações...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Mumia »

elaaaaaaaa... bem catita paaa!!! muito bom parabéns!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Parece melhor nas fotos... ;)

Mas até que nem ficou muito mal. :)

O amortecedor de trás está mais suave, pelo que já não deve criar tantos danos nos embates. Vamos ver como se porta no futuro.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Bem, pessoal... Está prestes a chegar ao fim a estadia da Lady VE-Tória ECO-Lógica na minha casa...

Após a pintura e reparações que levou recentemente, ficou bem melhor do que estava, no visual, e em termos de suspensão e de ruídos. Contudo, e após mais alguns meses de uso, cheguei à conclusão de que a Lady foi criada com um perfil demasiado sensível para as péssimas estradas que utilizo diariamente nos trajectos casa-trabalho. Sendo uma scooter frágil, não uma moto de enduro ou cross, está novamente com alguns problemas, provavelmente electrónicos. Fazem com que se desligue em andamento, por um ou dois segundos, reiniciando-se de seguida por si mesma. Mas é o suficiente para eu já não me sentir à vontade para a levar diariamente para o trabalho, correndo o risco de não chegar lá.

Provavelmente, será algo bem fácil de resolver por quem perceba de electrónica, ou por um técnico como o Jorge Rocha ou o MVS. Alguma rectificação da BMS, algum simples encaixe, sei lá. Não percebo do assunto, e não me sinto com idade, disponibilidade, e até vontade, para me meter a aprender...

O grande problema é que estou cansado de, por pequenos problemas electrónicos derivados das vibrações e embates nos buracos das estradas, eu ter de enviar a Lady para Aveiro, ao Jorge Rocha, para os resolver. A falta de assistência em Guimarães faz com que fique semanas sem a scooter, e me fique mais caro o transporte da mesma para a oficina, que a própria reparação. Nalgumas situações, o Jorge Rocha veio-a buscar a Guimarães e voltou a traze-la. O que lhe agradeço. Mas é óbvio que isso foram excepções, e na maioria das vezes, ou meti ao seguro o transporte, ou paguei-o eu, o que não é barato.

Para agravar, é que com o incêndio na loja do Jorge Rocha, ele disse-me há dias atrás que não tem disponibilidade de tratar dela tão cedo, pois tem várias motos em lista de espera, e não vale a pena colocar lá a scooter. Até o novo computador de bordo, que já referi há muitos meses atrás que aguardava dele, para substituição em garantia, continua pendente (embora por poucas mais semanas, ou até dias, segundo a última vez que falei com ele). Aguardo esse CB e uma bateria que lhe encomendei, para alimentar o relógio do novo painel de instrumentos digital que coloquei na scooter.

Ou seja, a Lady, se "vivesse" em Aveiro, no Porto, em Lisboa, ou em qualquer outra cidade com técnicos capacitados para tratar dela, estaria bem mais feliz... Mas em Guimarães, a mínima afinação se torna um problema, por não haver quem a faça.

Por tudo isto, vou-a colocar à venda, para que alguém lhe possa dar uma vida mais fácil, menos dura em termos de estradas, e com melhor assistência técnica.

A minha mobilidade eléctrica fica assim em pausa, até dar o passo seguinte: adquirir uma nova viatura eléctrica, provavelmente carro, para substituir a Lady e a minha carrinha CI. Porque já é para mim impensável manter-me numa viatura a combustão por muito tempo. Tendo tido o prazer de conduzir esta scooter eléctrica desde 2015, já me incomoda muito conduzir um veículo barulhento e fumarento. Será uma questão de alguns meses, espero.

Agradeço a todos os que ajudaram nestes 3 anos e meio em que a Lady foi minha companheira nas deslocações diárias.

Até breve! ;)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Realmente eu percebo, quem sabe num futuro proximo.

Desejo te sorte.

Um abraço
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Mumia »

com pena que leio isso, mas percebo :(

mas vá não é um fim á mobilidade eléctrica mas sim uma pausa :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por ogadiv »

Só vou responder agora pq tenho andado "ausente", mas essa foi a razão pelo qual me desfiz da minha. Alguns contratempos que foram aparecendo é a falta de assistência à mão, apesar da disponibilidade do Jorge, mas ficar muito tempo sem o veículo dava me cabo do miolo
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

ogadiv Escreveu: segunda abr 08, 2019 11:31 am Só vou responder agora pq tenho andado "ausente", mas essa foi a razão pelo qual me desfiz da minha. Alguns contratempos que foram aparecendo é a falta de assistência à mão, apesar da disponibilidade do Jorge, mas ficar muito tempo sem o veículo dava me cabo do miolo
Pois, é isso mesmo. Uma questão de ter sorte de ter assistência por perto, ou de muita paciência. No meu caso, não tenho já uma coisa nem outra. :(
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Barrocas »

Cenas dos próximos episódios:
viewtopic.php?t=23036

Sent from my MI MAX 3 using Tapatalk


Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”