[Ajuda] Iniciação ao Fotovoltaico / Autoconsumo

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
joaosilvaa93
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda mai 13, 2019 9:12 pm

[Ajuda] Iniciação ao Fotovoltaico / Autoconsumo

Mensagem por joaosilvaa93 »

Boa noite,
Sou novo nas andanças relativamente as energias renováveis e precisava de ajuda de quem já ca anda a uns bons anos.

Queria montar um sistema de painéis fotovoltaicos para auto consumo em minha casa de forma a reduzir a conta da energia eletrica. Somos 4 Pessoas a morar cá em casa e não temos o mínimo "cuidado" com a questão de tentar economizar na fatura, o que é errado.
Após alguma pesquisa verifiquei que com paineis de autoconsumo é possível reduzir a fatura eletrica entre 15% a 30% mensalmente dependendo da potência que se adquira em energia solar. A ideia também será direccionar tudo o que exige mais consumo (Maq. Louça / Maq. Roupa / Frigorifico) para que trabalhem nas horas em que existe sol.

Como sou iniciante pesquisei e encontrei várias soluções simples de Plug n Play, muito mais em conta do que a instalação feita por terceiros "Que dizem ser muito simples no que toca ao autoconsumo s/ baterias)". Mas como não percebo nada não sei que material optar para ficar com uma coisa sólida, pois a instalação não me importo de perder um fim-de-semana e dedicar-me ao bricolage.

Encontrei isto: https://www.efectoled.com/pt/comprar-pa ... id_c=26242

Não sei se é recomendado por vocês, aceito recomendações acerca do que adquirir, relativamente qualidade/preço, mas opções Plug n Play, ou ditas de fáceis instalação.

A conta da luz cá em casa ronda todos os meses os 90 a 100€.
Visto que falam que a situação do autoconsumo é duradoura e pode durar até 10 anos sem qualquer tipo de problemas, penso que em pouco mais de um ano e meio o investimento seja recuperado.

Relativamente a licenças é necessário algo até 1500w?
Relativamente a venda do excedente à rede, justifica? Ou as taxas que se pagam para se puder fazer a venda torna o fotovoltaico inutil?

Basicamente são estas as minhas dúvidas. Aguardo opiniões.
Obrigado e no caso de surgir mais dúvidas coloco aqui.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”