Solarimpact - Desilusão com pós venda

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Biod »

Instalei o meu kit em Março de 2018, escolhi a Solarimpact não só pelo preço competitivo mas também pelo feedback positivo
que lia por aqui.
Não sei se o feedback positivo se limita ao processo de venda ou se já precisaram de assistência, no meu caso o processo de venda até correu bem.
Na instalação não correu a 100%, tiveram lá voltar porque deixaram cabos electricos a baloiçar a meio da parede em vez de colocarem rente ao rodapé.

O meu inversor é um Solax X1 mini 1.5. Começou de vez em quando a deixar de produzir apesar de estar ligado, e só recuperava a produção se eu desligasse e ligasse o dijuntor.
A primeira vez reportei ao instalador da Solarimpact, remotamente ligaram ao inversor e viram que não havia registo de erros.
Sempre que este problema se repetia enviava mensagem á solarimpact sem com isso obter qualquer resposta.

No mês passado contactei o instalador, disseram que sou o unico cliente a quem isto acontece e que contactaram o fabricante que sugeriu que fosse feita uma actualização do firmware para ver se resolvia, enviaram-me por mail o firmware para colocar numa pen
e deram as instruções para EU fazer a actualização.

Eu estava com receio de fazer porque o Murphy costuma andar por ai, mas pronto ontem fui fazer a actualização. Contrariamente ao que era expectável, ficou uma luz vermelha no inversor e desde ontem que tá um pisa papeis, não produz nem dá sinal de vida (tirando a luz)
Ontem fiz 30 chamadas ( tlm e fixo), atenderam-me do fixo mas era a administrativa e não me podia ajudar, mas que amanha (neste caso hoje) estaria lá o técnico.

Tou toda a manha ligar, ninguém atende tlm nem fixo, ninguém responde e e-mails. Se eu posso perceber que o técnico pode estar num telhado e não atender o tlm, não entendo como no horário de expediente não existe ninguém a atender telefones no escritório..

Assistência técnica? garantia? pelos vistos querem é instalar o mais possivel por m2 em Portugal e esquecem-se do resto.
:evil:


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por pedrosilva »

Eu também tenho esse inversor, só se dá pela falta de injecção tendo um contador (daqueles com um anel no fio que sai do inversor) à parte ? E no site solaxcloud aperece o quê nesses momentos?


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Biod »

Finalmente, atenderam o telefone 10:45...

O que aconteceu? boa pergunta.. foi o que eu lhe disse, um firmware pode falhar por N motivos pode haver um erro na leitura da pen, um ficheiro corrompido etc
A ideia deles é que eu não deveria ter feito ás 18:15, apenas alertaram que tinha estar boa iluminação ( bom, muito ou pouco são termos subjectivos) e com voltagem acima de 100.
Na hora confirmei que tava 120v, produção acima dos 350w .. fui actualizar. Agora dizem que devia ser sido feita perto do 12h.

Como já estava á espera, se firmware mal instalado o fabricante não dá garantia e nem dá para recuperar o aparelho, mas vão tentar que eles troquem sem custos.

Quer dizer empurram para mim a cena de instalar o firmware, havendo problemas a culpa é do cliente. Boa estratégia.
No entanto confidencia que também não gosta de actualizar, que só actualiza aparelhos quando há problemas...

Agora nem têm X1 mini 1.5 , vão ter de contactar o fabricante para ver se trocam sem custos ( grande lata se quiserem cobrar por algo ).
Tou a ver que proximas semanas vou estar sem produção..

Última vez que actualizo firmwares em garantia, se o fabricante sugere que venha ele cá fazer.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Biod »

pedrosilva Escreveu: sexta mai 17, 2019 10:51 am Eu também tenho esse inversor, só se dá pela falta de injecção tendo um contador (daqueles com um anel no fio que sai do inversor) à parte ? E no site solaxcloud aperece o quê nesses momentos?
não, dá-se conta que tá sem produção nos 2 sistemas.

O estranho é que a pv1 voltage vai diminuindo á medida que se aproxima do por do sol.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por visitante1 »

Biod Escreveu: sexta mai 17, 2019 11:12 am
pedrosilva Escreveu: sexta mai 17, 2019 10:51 am Eu também tenho esse inversor, só se dá pela falta de injecção tendo um contador (daqueles com um anel no fio que sai do inversor) à parte ? E no site solaxcloud aperece o quê nesses momentos?
não, dá-se conta que tá sem produção nos 2 sistemas.

O estranho é que a pv1 voltage vai diminuindo á medida que se aproxima do por do sol.
Estranho porquê? Se o sol vai desaparecendo naturalmente os painéis vão deixando de produzir. Não há nada de estranho nisso...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Biod »

visitante1 Escreveu: sexta mai 17, 2019 11:36 am
Biod Escreveu: sexta mai 17, 2019 11:12 am
pedrosilva Escreveu: sexta mai 17, 2019 10:51 am Eu também tenho esse inversor, só se dá pela falta de injecção tendo um contador (daqueles com um anel no fio que sai do inversor) à parte ? E no site solaxcloud aperece o quê nesses momentos?
não, dá-se conta que tá sem produção nos 2 sistemas.

O estranho é que a pv1 voltage vai diminuindo á medida que se aproxima do por do sol.
Estranho porquê? Se o sol vai desaparecendo naturalmente os painéis vão deixando de produzir. Não há nada de estranho nisso...
Quando eu digo estranho é que os VOlts "mexem", a produção n passa de 0


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por pedrosilva »

Biod Escreveu: sexta mai 17, 2019 11:12 am
pedrosilva Escreveu: sexta mai 17, 2019 10:51 am Eu também tenho esse inversor, só se dá pela falta de injecção tendo um contador (daqueles com um anel no fio que sai do inversor) à parte ? E no site solaxcloud aperece o quê nesses momentos?
não, dá-se conta que tá sem produção nos 2 sistemas.

O estranho é que a pv1 voltage vai diminuindo á medida que se aproxima do por do sol.
E as luzes verdes que mostram a produção no inversor?

O meu por vezes não tenho dados no site, mas penso que seja problema no upload / quebra do wifi, porque o pv1 também está a zero e no teu caso continua sempre a dar valores, não é?

Isto dos firmwares é um risco grande, não gosto de fazer updates a firmwares sem uma UPS, não vá a rede falhar e neste caso não há hipótese mesmo com sol, se falhar a rede já foi.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Biod »

pedrosilva Escreveu: sexta mai 17, 2019 1:38 pm
Biod Escreveu: sexta mai 17, 2019 11:12 am
pedrosilva Escreveu: sexta mai 17, 2019 10:51 am Eu também tenho esse inversor, só se dá pela falta de injecção tendo um contador (daqueles com um anel no fio que sai do inversor) à parte ? E no site solaxcloud aperece o quê nesses momentos?
não, dá-se conta que tá sem produção nos 2 sistemas.

O estranho é que a pv1 voltage vai diminuindo á medida que se aproxima do por do sol.
E as luzes verdes que mostram a produção no inversor?

O meu por vezes não tenho dados no site, mas penso que seja problema no upload / quebra do wifi, porque o pv1 também está a zero e no teu caso continua sempre a dar valores, não é?

Isto dos firmwares é um risco grande, não gosto de fazer updates a firmwares sem uma UPS, não vá a rede falhar e neste caso não há hipótese mesmo com sol, se falhar a rede já foi.

estavam verdes. Mas nem a cloud do solax, nem o meu sistema, nem o contador no quadro mostrava qualquer produção, ficava num estado zombie

o que te adianta UPS, o firmware tem de ser feito com corrente DC vinda apenas dos paineis


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por pedrosilva »

A UPS uso para actualizar outras coisas que têm firmware, PC, TV...

O inversor mesmo tendo sol/DC desliga se houver falha de corrente, é uma função obrigatória para o grid-tie (para os técnicos não fritarem).


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por jmlflorencio »

E lamentável este tipo de comportamentos por parte de uma empresa tão reputada por estas bandas.

Nem sei qual era a dúvida em sugerir a troca do equipamento em garantia ao cliente. Não dá para perceber...

Boa sorte com a resolução desse processo!


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Biod »

Ontem ao final do dia falei com eles porque disseram que ligado a wifi directo ao inversor dava para ver a versão do firmware instalada, mas afinal não dava..

no entanto disse que ainda n contactou o fabricante para "ver" se trocam o equipamento.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Biod »

Hoje contactei novamente, como sempre é bastante dificil o contacto telefónico pois fixo e tlm ninguém atende.

Não sabem nem têm previsão de quando vão receber mais inversores solax 1.5, eu disse que não vou estar semanas ou meses com tudo parado.. uma vez que o inversor 2.0 está em stock e a diferença de
preço são uns 20€ eu não me importo de pagar a diferença..

Sendo assim pergunto então quando podem vir trocar o inversor: "Não sei, depois digo, tenho de ver..."

Quando então me pode dizer? "Esta semana"

Eu vivo em cascais e eles em camarate, agora imagino eu o que acontece se alguém no algarve tem uma avaria e está dependente de deslocação dos técnicos..


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por pedrosilva »

Estando tão perto não têm desculpa. O inversor até deve ser recuperável se for só um problema de firmware e estiver "brickado" normalmente dá para recuperar fazendo update por RS232.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Biod »

Acredito que na fábrica consigam mas também o que é certo é que ele não funcionava a 100% podia ser só bug do firmware ou não.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Biod »

Completamente frustado com esta situação sem ter noção de um prazo para ter isto resolvido.

Liguei novamente para a Solarimpact, e que reportaram o caso ao fabricante e agora estão a aguardar indicações deles para o que fazer..
Não sabem quanto tempo demoram a responder, se 1 semana, 1 mês...

Continua a bater na tecla que a culpa foi minha porque não actualizei o firmware entre 12h e a 13, quando o manual apenas refer que devemos garantir pelo menos 100volts
.. e tenho printscreen do ultimo log do inversor e tava a 147volts.

Ainda questionei se eu não fizesse a actualização do firmware como era? reporto que está a falhar desde Julho de 2018.
Diz que eu tinha de pagar a deslocação para serem eles a ir lá casa actualizar o firmware.. (um equipamento em garantia que funciona mal)

Simplesmente ridiculo.

Gostava de saber o que faziam no meu lugar.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por pedrosilva »

Se calhar uma cartinha registada a dar um prazo, a DECO tem muitas sugestões sobre os direitos do consumidor e o que se pode fazer. Ainda não está claro qual o problema, até pode ter sido a instalação mal feita como há essa correlação entre a chuva e as falhas.
É tentar resolver a bem, mas também não deixar passar prazos importantes!


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Biod »

mas a semana passada, terça e quinta não choveu e faltou precisamente á mesma hora, desde 14h 30 ficou ligado com luz verde e com 0 de produção


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por warrior.1977 »

Eu acho que nem para vender são bons... :(

Abordei-os para a aquisição de equipamento, em que já descrevia exactamente o material que pretendia. Entretanto responderam se não seria melhor outro equipamento. Respondi, explicando as razões pelas quais tinha escolhido e de que forma.

2 semanas depois aguardo orçamento do material.......

Obvio que ficaram completamente arredados do "concurso", pois se são assim para vender, imagino para resolver


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Biod »

warrior.1977 Escreveu: quarta mai 22, 2019 11:18 pm Eu acho que nem para vender são bons... :(

Abordei-os para a aquisição de equipamento, em que já descrevia exactamente o material que pretendia. Entretanto responderam se não seria melhor outro equipamento. Respondi, explicando as razões pelas quais tinha escolhido e de que forma.

2 semanas depois aguardo orçamento do material.......

Obvio que ficaram completamente arredados do "concurso", pois se são assim para vender, imagino para resolver
quem responde aos orçamentos é quem anda nos telhados a instalar e por isso respondem rapido aos orçamentos quando está de chuva, pois como não podem instalar têm de ficar no escritório..

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Solarimpact - Desilusão com pós venda

Mensagem por Patalhetas »

warrior.1977 Escreveu: .....
Obvio que ficaram completamente arredados do "concurso", pois se são assim para vender, imagino para resolver
Podes ter razão ou não, quem responde rápido ... mau sinal na minha óptica, está atrás da secretaria a espera dos contactos !!
Difícil é encontrar empresas que cumpram em todas as vertentes !! Isso cada vez mais está em vias de extinção :(



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Responder

Voltar para “Autoconsumo”