Mobile pcns - desabafo

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Mobile pcns - desabafo

Mensagem por Freddy_krueger »

Toda a gente sabe mas cá vai um relato... Hoje tive de fazer 200kms para vira Leiria... Vim por Ae mas a 90 é cheguei com 22%..

E tudo bem que ontem tinha visto electromaps e tudo OK com quase totalidade pcns Leiria... Ou não.

Acabei de estourar restos da bateria.. Actualizei quase todos os pcns de Leiria electromaps... Tudo off ou manutenção ou ocupados... Resultado... Estou no pcr as Leiria onde cheguei com 12%... Vou carregar e fazer leitria fatima Leiria para estar descansado para regresso amanhã. Não custava Leiria ter um pcr.. Sempre tinha poupado 50kms + portagens... Pcns a pagar todos já...

Mobie continua a funcionar bem bem.. Estraguei uma tarde em família para tratar do carro... Assim muito difícil a mobilidade elétrica avançar em viagens com timings curtos.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por serges »

Pois infelizmente foram só activos para o ENVE muito mau...

Enfim...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por Freddy_krueger »

Ontem consegui carregar em 1 das 3 tomadas ativas em toda a Leiria (capital de distrito e cidade) e arredores (excepto hoteis) para poder regressar mais descansado....

Acabei por chegar a casa com 11% bateria... tudo OK, mas não ajuda ter perdido grande parte da tarde de Sábado atrás de energia.

Eu não me importo de pagar por um serviço... só queria era um serviço fiável.

Havendo fiabilidade, depois poderia saber se seria rentável ou não ir de EV fazer viagens...Sem fiabilidade é sempre um tiro no escuro...e com puto pequeno... arriscar já não é tão linear como isso.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: segunda mai 20, 2019 11:59 am Pois infelizmente foram só activos para o ENVE muito mau...
Mas porque foram ligados para o Enve e depois desligados? Mobie não pagou a luz à EDP distribuição?! E qual a razão para postos 22kw continuarem desligados depois de meses /anos? montados?

Do Enve surgiu alguma notícia da Mobie quando teremos uma rede fiável?

Apesar de achar que ideia por trás da Mobie poderia ter sentido (uma entidade a coordenar diferentes OPC), ter os CEME para quê?!?... Já temos tachos e taxhinhos suficientes! Porque não apenas haver os postos (OPC) e entidade gestora mobie ou outra (seria o CEME).... e pagarmos todos à mobie... a custos minimamente razoáveis.

há e pagamentos por MB/VISA... estou para ver como um carro espanhol sem CEME ou catão mobie carrega em PT....é uma anedota.

Agora não permitir outras entidades gerirem nada e não fazerem qualquer gestão ... AI AI AI

Onde posso reclamar? Mobie tem livro azul?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por pemifer »

Eu já pus diversas reclamações no https://portaldaqueixa.com/brands/mobie.
A Mobi.e tem ignorado as queixas que lá estão mas pelo menos já houve uma noticia a falar do aumento de 266 % no numero de queixas.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... sparam-266
Assim cai por terra o argumento sempre utilizado pela Mobi.e que a rede está uma maravilha.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por Freddy_krueger »

Feita reclamação nesse site... mas como não "dependem" de cliente (têm monopólio), de nada serve... Nem vergonha na cara têm para responder...

Se calhar melhor fazer aqui...não sei se dá...
https://www.livroreclamacoes.pt/inicio/reclamacao

raios já tentei e precisava de leitor CC... tenho de ver depois...

UE devia acabar com este monopólio... Na europa pode ser preciso # cartões/contratos, mas ao menos esta liberalizado... assim é só taxas, taxinhas e tachos e tachinhos para todos...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por serges »

Creio que só irá ser mexido no inicio do proximo ano mas atenção o monopolio é sempre dos mesmos...

Sempre disse e continuo a dizer...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por Freddy_krueger »

Será que fica pior que isto?!

Ao menos agora PCR's acho que têm estado melhor...faltam é muitos em mais sítios...devia ser obrigatório pelo menos 1 em cada capital de distrito e em cada Area Serviço de Auto Estradas concessionadas... algo fácil de implementar...penso eu de que.

Entretanto minha queixa já está online:

https://portaldaqueixa.com/brands/mobie ... s-28349819


Já todos vimos casos de PCN's com nova legislação a ficarem mais caros que PCR's...parece que todos querem rentabilizar investimento num mês...enfim...parece o início da internet em que era cobrado acesso ao minuto nos netcafés...agora vemos como isso é ridiculo mas na altura...gora é apenas um serviço oferecido.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por serges »

Fica a funcionar decerto mas repara que o preço já não vai ser nada apetcivel, aposto em mais caro que o diesel...

Vamos a apostas?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por marcopns »

Quem nunca queimou o resto da carga de posto em posto a procura de um disponível.... já deve ter acontecido com quase todos por cá.

Este sistema de carga é já uma sabotagem a mobilidade eletrica em Portugal.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por Freddy_krueger »

Nalguns PCR, se carro fizer tipo #rapidgate (e carregar a 28kwh por exemplo), há alguns que já não compensam nada...caso das ASLeiria em que só ao OPC paga-se ,50€ ligação + 0,10 € ao minuto (a 28kwh de média velocidade carregamento dá 0,214€/kw) + kw ao ceme e taxas e taxinhas... não é nada barato (mas em viagem desenrasca num aperto).

Já os PCN's...se ficarem com custos incomportáveis, pessoal não os vai usar decerto e "mercado" adapta-se (como o Uber vs. taxis)... questão de tempo, vontades, etc...

Eu nas minhas idas a Leiria só não carrego na garagem de meus pais pois instalação é fraca e só tem 6amp...mas se vir que rede pública não dá para necessidades estudo outras soluções:
- Melhorar potência disponível na garagem (se bem que MUITO LONGE do apartamento, quase inviável...
- comprar EVSE que carregue a 6amp
- carregar em casa de outros familiares

Com planeamento tudo se faz...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por Freddy_krueger »

marcopns Escreveu: terça mai 21, 2019 1:09 pm Quem nunca queimou o resto da carga de posto em posto a procura de um disponível.... já deve ter acontecido com quase todos por cá.
já me tinha acontecido em LX (onde encontrei um posto com apenas 3% - depois de andar à procura desde os 15%), mas desta vez não contava pois no dia anterior, segundo eletromaps (achei eu que atualizado), estava quase tudo a VERDE.
Este sistema de carga é já uma sabotagem a mobilidade eletrica em Portugal.
Yeahp... quase dá vontade de fazer queixa na UE sobre este sistema... pois insiste numa posição monopolista do estado através da mobi.e, dupla tributação (kw pagos a OPC e CEME?!?! como é isso?!?), etc etc... A UVE não devia ser mais ativa neste caso? Ou sou eu que estou pouco atento às suas ações?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por zeuz »

Se comprares outro EVSE, opta por um que chegue aos 32A, monofásico.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por Freddy_krueger »

zeuz Escreveu: quarta mai 22, 2019 1:32 am Se comprares outro EVSE, opta por um que chegue aos 32A, monofásico. Imagem
Por acaso ando a ver mas estava a pensar num 16amp mono pois penso que não daria uso assim tantas vezes a velocidade extra... além que instalação que me fizeram com tomada CEE foi só de 16amp :(... acho que total que devo ter em casa é 6,9kva e já confirmei com edp distribuição que não dá para aumentar (será preciso inspecção ao local?!?) - ou seja acho que tenho o equivalente aos 32amp para toda a casa, certo?...O carregador 16amp parece-me suficiente.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu:
zeuz Escreveu: quarta mai 22, 2019 1:32 am Se comprares outro EVSE, opta por um que chegue aos 32A, monofásico. Imagem
Por acaso ando a ver mas estava a pensar num 16amp mono pois penso que não daria uso assim tantas vezes a velocidade extra... além que instalação que me fizeram com tomada CEE foi só de 16amp :(... acho que total que devo ter em casa é 6,9kva e já confirmei com edp distribuição que não dá para aumentar (será preciso inspecção ao local?!?) - ou seja acho que tenho o equivalente aos 32amp para toda a casa, certo?...O carregador 16amp parece-me suficiente.
O teu Leaf tem o carregador de 7,4kWh ? Se tem aposta no EVSE de 32A!

Na tua casa podes não ter instalação para os 32A, mas haverá outros locais onde vais poder aproveitar essa potência.
Além disso, a diferença de preço entre um EVSE de 16A e o mesmo modelo mas de 32A é inferior a 50€! Imagem

Sent from my Edison 3 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por pemifer »

Freddy_krueger Escreveu: quarta mai 22, 2019 9:31 am
zeuz Escreveu: quarta mai 22, 2019 1:32 am Se comprares outro EVSE, opta por um que chegue aos 32A, monofásico. Imagem
Por acaso ando a ver mas estava a pensar num 16amp mono pois penso que não daria uso assim tantas vezes a velocidade extra... além que instalação que me fizeram com tomada CEE foi só de 16amp :(... acho que total que devo ter em casa é 6,9kva e já confirmei com edp distribuição que não dá para aumentar (será preciso inspecção ao local?!?) - ou seja acho que tenho o equivalente aos 32amp para toda a casa, certo?...O carregador 16amp parece-me suficiente.
Um circuito de tomadas está dimensionado, a nível de cablagem e de proteção, para 16A, isto é, tem um disjuntor de 16A e cabo, em principio, de 2,5mm
Para teres uma tomada com 32A terás de ter um circuito próprio a partir do quadro com disjuntor de 32A e cabo de, no mínimo, 4mm.
Portanto, a tomada CEE 16A é a única possível sem ter um circuito próprio.


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por jfr2006 »

Freddy_krueger Escreveu: terça mai 21, 2019 1:24 pm A UVE não devia ser mais ativa neste caso? Ou sou eu que estou pouco atento às suas ações?

Se estás à espera desses, espera deitado, porque senão vais-te cansar :twisted: :roll:


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por Freddy_krueger »

jfr2006 Escreveu: quarta mai 22, 2019 12:07 pm Se estás à espera desses, espera deitado, porque senão vais-te cansar :twisted: :roll:
A ser assim outra associação "lobbyista" (no bom sentido...nem tudo é mau no lobby) devia ser criada... penso eu de que...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por Freddy_krueger »

zeuz Escreveu: quarta mai 22, 2019 10:41 am O teu Leaf tem o carregador de 7,4kWh ? Se tem aposta no EVSE de 32A!

Na tua casa podes não ter instalação para os 32A, mas haverá outros locais onde vais poder aproveitar essa potência.
Além disso, a diferença de preço entre um EVSE de 16A e o mesmo modelo mas de 32A é inferior a 50€! Imagem
Mas normalmente os de 32amp têm menos intervalos e nem carregam abaixo dos 10amp (pelo menos dos que tenho visto)...mas como ainda não é para já (queria deixar garantia do evse nissan acabar para ter outro também em garantia...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Mobile pcns - desabafo

Mensagem por marcopns »

Freddy_krueger Escreveu:
zeuz Escreveu: quarta mai 22, 2019 10:41 am O teu Leaf tem o carregador de 7,4kWh ? Se tem aposta no EVSE de 32A!

Na tua casa podes não ter instalação para os 32A, mas haverá outros locais onde vais poder aproveitar essa potência.
Além disso, a diferença de preço entre um EVSE de 16A e o mesmo modelo mas de 32A é inferior a 50€! Imagem
Mas normalmente os de 32amp têm menos intervalos e nem carregam abaixo dos 10amp (pelo menos dos que tenho visto)...mas como ainda não é para já (queria deixar garantia do evse nissan acabar para ter outro também em garantia...
O evse inteligente do APR dá para regular entre os 6A e os 32A com intervalos de 1A.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”