Qual o melhor híbrido?

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Qual o melhor híbrido?

Mensagem por pemifer »

Um amigo meu está praticamente convencido a aderir à mobilidade eléctrica mas não tem onde carregar em casa, nem no trabalho.
Pelo que, penso eu, a melhor aposta para ele será um híbrido.
Os híbridos que conheço melhor são o Mitsubishi Outlander e o Opel Ampera.
Para mim são o mal menor porque são essencialmente carros elétricos que usam o motor para carregar a bateria embora o motor também acione as rodas a velocidades mais altas.
Ele perguntou-me o que achava do Lexus CT e do BMW 225.
O Lexus pareceu-me uma mistura explosiva de carro a combustão, até referem que tem uma caixa de 6 velocidades, com carro elétrico.
O BMW pareceu-me a integração de 2 carros num só. Um carro a gasolina de tração à frente e um carro elétrico fraquito de tração atrás.
Mas o que quero saber é: quais são os híbridos semelhantes ao Opel Ampera e Mitsubishi Outlander?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Qual o melhor híbrido?

Mensagem por serges »

Bem o ampera se tiver carga na bateria podes ir dos 0 aos 160km/h e não liga o motor a combustão!

Os restantes creio que não é bem assim...

O teu amigo tem de ver preços, orçamento e claro usados ou novos ou até mesmo importar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Qual o melhor híbrido?

Mensagem por Freddy_krueger »

Na minha opinião:
-O Ampera por ser um EV (com extensor tipo REX do i3), é o mais evoluído...mas apenas tem 4 lugares.
-O Mitsubishi tem sido desde que foi lançado considerado sempre um dos melhores plugin... além de que permite carregamento rápido chademo nas AEstradas pro exemplo (questãod e ver custo associado para ver se compensa seu uso)
- O BM em teoria poderá dar para funcionar como EV em velocidades baixas e poucos kms... mas depois é a gasolina e manutenções BM upa upa...
- O lexus é um hibrido "simples"... poupa alguma gasolina... mas a vantagem em relação a um diesel será mínima... carro faz maior parte da gestão e deixa pouco para condutor...acho..

Pessoalmente, a ter de ser hibrido devido a dificuldade de carregamento, iria para o ampera (limitado a 4 lugares)... dá sempre para andar a ser carregado por gasolina ou se encontrar um posto livre PCN a eletrões...e autonomia sem problemas...é um primeiro passo para a adopção EV.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Qual o melhor híbrido?

Mensagem por zeuz »

O Ampera é um REx e não um híbrido!
E atenção que sem carga na bateria o consumo do gerador é semelhante a um Astra com um motor de ~90cv, i.e., faz médias de +7l/100km em circuito urbano! Pode-se esbater este consumo fazendo a conversão para GPL.

O espaço interior e a bagageira estão ao nível de um Corsa. Tenho uma criança com 4 anos e vai um bocado apertada na sua cadeira...


O Outlander PHEV tem carga CHaDEMO, mas limitada a ~28kWh (salvo erro). Dado que tem um motor 2.0i e é pesado, não deve ser meigo a consumir... tenho conhecimento de haver alguns convertidos para GPL.




Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Qual o melhor híbrido?

Mensagem por APHenriques »

Para mim, o melhor sistema híbrido é da Toyota.
Tive um Prius 2G substituído recentemente por um Outlander PHEV, novo com motor 2.4.
Com o Prius fiz uma média de 5,4 l/100 em 48 mil kms, 3 anos. Mas era um tipo de utilização prejudicado por viagens curtas, muito relevo e espaçadas no tempo, sempre com AC. O cenário pior.
O Outlander substitui o Prius gastando praticamente só energia elétrica, carregada em casa, todas as noites e também por vezes com cargas parciais diurnas.

O Outlander veio substituir também um Citroên C8 em viagens longas principalmente de AE e sem qualquer paragem para cargas. (nunca usei nem pretendo usar carregadores rápidos).
Nestas viagens o C8 fazia 9 litros de gasóleo. O Outlander faz uma média entre os 7 e os 8 l/100 de gasolina.

Ontem fiz 650 kms em passeio pelo interior do Alentejo, com AE, cidade, campo, etc. Saindo com as baterias carregadas, fez uma média do dia de 7,4 l/100.

Resumindo, após 6200 kms e dois meses, custo médio em energia e gasolina 8,34 € /100 kms.

Antes de adquirir o Outlander ponderei o novo Toyota RAV4. Mas este tem 3 limitações: Não é Plug in, não tem tração às 4 e não tem a capacidade de reboque que eu preciso.
Também gosto mais do design do Outlander, embora reconheça que o design do RAV4 segue as tendências atuais...

Estou muito satisfeito com a escolha que fiz...
Acredito que um Volvo XC90 hibrido seja melhor, mas também são outros valores.


vitormferreira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda jul 01, 2019 1:16 am

Re: Qual o melhor híbrido?

Mensagem por vitormferreira »

Estou a pensar adquiri um Outlander PHEV 2.0 usado de 2014 mas estou com receio quanto à bateria!
É este:
https://www.standvirtual.com/anuncio/mi ... MDKpc.html

Será que é uma boa escolha ou irei ter problemas com a bateria. Quanto deve custar a substituição de uma bateria para este carro?

Cumprimentos,
Vítor Ferreira

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Qual o melhor híbrido?

Mensagem por pemifer »

Quando vi o anúncio pareceu-me um bocado caro.
Afinal estive a ver todo os anúncios e estão todos por essa ordem de valores (mais 1000, menos 1000).
No início do ano rodavam mais os 15000.
Veja este DB https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 07&t=18615 e tente falar com o T3lmo. Ele tem esse carro há algum tempo e é uma pessoa entendida.

Avatar do Utilizador

Ze Pedro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta nov 16, 2016 6:53 pm

Re: Qual o melhor híbrido?

Mensagem por Ze Pedro »

Acho o lexus ct bem equilibrado para um hibrido e para quem faz cidade, pois e aí que ele é mais poupado, e com qualidade muito boa.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Qual o melhor híbrido?

Mensagem por zeuz »

Ze Pedro Escreveu:Acho o lexus ct bem equilibrado para um hibrido e para quem faz cidade, pois e aí que ele é mais poupado, e com qualidade muito boa.
São caros e não oferecem mais value for money que um Prius.

Para mais, para uso exclusivamente citadino nenhum híbrido bate um carro puramente eléctrico (BEV)!

Para um uso misto quem não conseguir/puder/querer um BEV, então que aposte num plug-in!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Qual o melhor híbrido?

Mensagem por jmlflorencio »

Os plugin serão porventura a melhor fórmula, mas ainda são consideravelmente mais caros que os híbridos.

E, sem tomada do próprio para fazer o carregamento, acho um erro estar a pagar o acréscimo no preço...

De resto, os melhores híbridos são os Toyota.

A Honda lançou agora os novos híbridos com um sistema algo semelhante (os antigos IMA são muito inferiores), e há marcas que entraram em acordo com a Toyota para usar a tecnologia (como a Ford no seu Mondeo, por exemplo). Mas isso só demonstra as qualidades do sistema HSD (hybrid sinergy drive) da Toyota.

Força nisso, quem experimenta não quer outra coisa!

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”