Nissan Leaf do Wisconsin
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
E lá foi...
Números finais:
Km feitos: 27641
Eletricidade gasta em casa: 3553kWh
Eletricidade paga em casa: 461,89€
Reparação do AC e substituição da bateria de 12v: 345,50€
Números finais:
Km feitos: 27641
Eletricidade gasta em casa: 3553kWh
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
Pemifer, em 27.000 km foi só essa a despesa?
Isso dá um valor de que ordem, para custo total de utilização?
Eu tenho um carro a GPL (já é o meu segundo). O primeiro ficou abaixo dos 15 cent por km (já com custo de compra, impostos, tudo e mais alguma coisa, só não entraram as portagens). O que tenho agora creio que poderá ficar abaixo disso, graças a um valor de retoma superior quando o vender.
Como foi o caso no teu leaf? Tenho muita curiosidade acerca disso...
Força nisso!
Isso dá um valor de que ordem, para custo total de utilização?
Eu tenho um carro a GPL (já é o meu segundo). O primeiro ficou abaixo dos 15 cent por km (já com custo de compra, impostos, tudo e mais alguma coisa, só não entraram as portagens). O que tenho agora creio que poderá ficar abaixo disso, graças a um valor de retoma superior quando o vender.
Como foi o caso no teu leaf? Tenho muita curiosidade acerca disso...
Força nisso!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
Eu não percebo muito dessas contas.
Posso dizer que vendi por menos 4000 do que comprei.
Se puder por aqui como as contas são feitas...
Será assim ?
( 4000 + 461,89 + 345,50 ) / 27641 = 0,17€
Posso dizer que vendi por menos 4000 do que comprei.
Se puder por aqui como as contas são feitas...
Será assim ?
( 4000 + 461,89 + 345,50 ) / 27641 = 0,17€
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
Sim, deve ser algo do género..
E o novo bicho como se portou? Já fez alguma viagem grande?
Compraste no Orlando ou no Jasmim?
Abraço!
E o novo bicho como se portou? Já fez alguma viagem grande?
Compraste no Orlando ou no Jasmim?
Abraço!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
Eram exactamente essas as contas a que me referia.pemifer Escreveu:Eu não percebo muito dessas contas.
Posso dizer que vendi por menos 4000 do que comprei.
Se puder por aqui como as contas são feitas...
Será assim ?
( 4000 + 461,89 + 345,50 ) / 27641 = 0,17€
No caso do Leaf o valor acabou por ficar algo alto (para um VE) mas terá sido devido ao reduzido número de quilómetros realizado. Se olhássemos apenas para o valor da electricidade a coisa seria bem diferente
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
Só um ultimo post relativamente às contas...
Leaf 27641km -> 461,89€
Diesel que gaste 5l/100km 27641km -> 1991,53€
O meu ultimo fumarento gastava 9l/100km 27641km -> 3584,76€
https://www.calculat.org/pt/energia/con ... tivel.html
Leaf 27641km -> 461,89€
Diesel que gaste 5l/100km 27641km -> 1991,53€
O meu ultimo fumarento gastava 9l/100km 27641km -> 3584,76€
https://www.calculat.org/pt/energia/con ... tivel.html
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
Em relação ao preço do gasóleo que utilizei...
Foi este:
Foi este:
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
Lá vou eu... na minha vidinha... em passeio até ao ENVE... e qual foi o primeiro elétrico que encontrei?
O meu querido TATA!!!
Estive um bocadinho à conversa com o novo dono, que está satisfeitíssimo com o carro, tão satisfeito que não pegou no diesel que tem desde que comprou o TATA.
E diz que tem feito com frequência Torres Vedras - Lisboa com uma carga (eu não sei se conseguiria , pé pesado)
O meu querido TATA!!!
Estive um bocadinho à conversa com o novo dono, que está satisfeitíssimo com o carro, tão satisfeito que não pegou no diesel que tem desde que comprou o TATA.
E diz que tem feito com frequência Torres Vedras - Lisboa com uma carga (eu não sei se conseguiria , pé pesado)
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
É assim mesmo...que é curto para uns é ideal para outros...
"Freddy Krueger"
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
Nem mais... realmente há malta que faz milagres com pouco!Freddy_krueger Escreveu: ↑quinta mai 23, 2019 9:04 am É assim mesmo...que é curto para uns é ideal para outros...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
No ano passado não cheguei a postar isto aqui.
O Facebook lembrou-me que fez ontem 1 ano.
Entretanto acrescento que, após este acontecimento, por coincidência ou não, a degradação ocorreu a um ritmo mais lento do que antes.
O Facebook lembrou-me que fez ontem 1 ano.
Entretanto acrescento que, após este acontecimento, por coincidência ou não, a degradação ocorreu a um ritmo mais lento do que antes.
pemifer Escreveu: ↑quarta set 26, 2018 12:19 pm Para este fim de semana estava combinada uma ida ao Porto em "Caravana" com o filipeoliv.
Infelizmente tive de desmarcar a ida ao Porto mas como tinha também o desafio de visitar Oliveira de Azeméis e até havia lá um encontro de veículos elétricos converti o meu fim de semana no Porto numa ida ao ERVE.
Apesar da descombinação seguiam à mesma 2 Leafs na A1 em direção ao Norte.
Um deles levava cerca de 45 minutos de avanço.
Arrogante, pensei: apanho-o num instante.
E assim tentei. Muitos quilómetros a velocidades superiores a 119km/h e lá apanhei o filipeoliv no PCR de Pombal.
Foi nessa altura que pensei que lá faríamos a "Caravana" mas o PCR de Pombal não quis ajudar.
Pus o carro a carregar e ao fim de poucos minutos o posto desligou-se.
Ao fim de poucos minutos volta à vida... foi só uma questão de poucos minutos até o posto estar novamente operacional...
Poucos minutos + pouco minutos + pouco minutos = muitos minutos.
Quando estava a preparar-me para parar a carga o posto fez-me esse favor... desligou-se novamente.
Desta vez já não consigo apanhar novamente o filipeoliv.
Chego ao PCR da Mealhada, começo a carregar, chega um Tesla S, eu aviso que faltam 15 minutos.
Passados os tais 15 minutos a carga estava muito longe do que eu estava à espera...
Ligo o Leaf Spy (desligo-o para poder atualizar o Electromaps, Plugshare e Nextcharge) e vejo que ele está a carregar a 11kW por causa da temperatura...
Afinal o "rapidgate" existe até nos Leafs antigos.
Cheguei ao PCR da Mealhada assim:
A temperatura estava nos 54.4º à chegada.
É assim que sei se chego ou não ao destino. O consumo no Leaf Spy é o mesmo que no tablier.
O carro indica que faltam 14km até 0% de bateria, o Leaf Spy indica a autonomia que interessa, indica que faltam 8,6km até 5% de bateria, ou seja, até ao aparecimento da tartaruga. Por falar em tartaruga...
A temperatura estava assim à saída, aparentemente a temperatura máxima que o Leaf "deixa" a bateria atingir é 56,6º.
Por falar em tartaruga... cá está ela a limitar-me a potência para evitar que a temperatura suba acima dos 56,6º.
O Leaf Spy às vezes tem destas coisas. Na imagem pode ver-se o carregamento da Mealhada e o de Estarreja juntos.
Reparem que a potencia de carga varia muito com base em muito pequenas variações de temperatura.
O mesmo se passa com a limitação de potência...
Aqui, já de regresso, o gráfico da velocidade entre Antuã S/N e Pombal N/S.
Sim, S/N, N/S... é que quando ía para norte, Antuã S/N estava ocupada, carreguei N/S, quando vinha para sul, N/S estava ocupada, carreguei S/N. :doh:
Reparem... encontrei um camião e fui a velocidade mais ou menos estabilizada nos 87,5km/h, entretanto o camião saiu da AE mas ía a passar um autocarro daí o salto de velocidade estabilizada nos 87,5 para os 100.
Mas afinal o esticão que a bateria levou fez bem ou fez mal?
Sinceramente não sei dizer...
AHr: 47,716 SOH: 72,96% Hx: 64,95% dados de sexta-feira, antes da viagem
AHr: 48,017 SOH: 73,42% Hx: 65,49% dados de hoje
Este é o gráfico de degradação global.
Este é o gráfico especifico da viagem, as bolinhas assinalam o principio e o fim da viagem.
Uma conclusão posso tirar:
Para uma viagem Lx-Porto não adianta andar a velocidades superiores a 110km/h (apesar de ter apanhado o filipeoliv).
A bateria aquece devido aos carregamentos e não arrefece devido à velocidade.
Os carregamentos ficam mais lentos e, obviamente, demoram mais.
A partir da Mealhada a velocidade tem de ser mesmo mais baixa, o carro a isso obriga.
Podem ver que o máximo de temperatura do filipeoliv foi 8 barras com 5 carregamentos rápidos.
https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... 90#p111368
O meu máximo foi o máximo! Ao fim de 4 carregamentos rápidos (ao fim de 3 já estava com 9 barras).
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin
Apesar de já ter vendido o carro à alguns meses ocorreu-me comparar a degradação da bateria enquanto o carro foi meu com a extrapolação dos valores desde novo.
É caso para dizer que o calorzinho português alterou o ritmo de degradação.