Compra de E-max

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
ruih
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 13, 2019 4:38 pm

Compra de E-max

Mensagem por ruih »

Boa tarde

Encontrei na net uma E-max 110 s em que o vendedor diz que as baterias não carregam por falta de utilização.Esta situação é verdadeira, não carregar por falta de uso.
A outra questão é. Onde ou quem me dirigir para converter a menina para litio? Já alguém fez ? Custos aproximados alguem tem a noção?

Faço 30 kilometros por dia em que 10 k são sempre a subir Zona de Sintra. Mesmo com as baterias de origem consigo me safar.

As motas/scooters a CI não são novidade para mim mas eletricas nunca tive nenhuma mas gostava de tentar até porque o preço me parece agradavel 600€ com o problema de ou comprar baterias ou converter e vitaminar para litio.

Cumps

Ruih

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Compra de E-max

Mensagem por serges »

Bem se for a emax que etsou a pensar é de baterias de chumbo podes ver o pack original a venda no site vectrix parts...

Se pretende mudar para Litio o Jorge Rocha já alterou uma pelo menos... questionar preços!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
ruih
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 13, 2019 4:38 pm

Re: Compra de E-max

Mensagem por ruih »

Muito obrigado pela rápida resposta vou continuar a averiguar.
Não sabia do site vetrix parts

Cumps

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Compra de E-max

Mensagem por Barrocas »

Boas, a conversão para litio pode variar consoante o material a aplicar, mas fica sempre mais leve e melhor do que com as pesadonas baterias originais de chumbo.

A Emax tem muito boa qualidade de construção. Para 30km diarios, fica bem servido.


Autor do tópico
ruih
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 13, 2019 4:38 pm

Re: Compra de E-max

Mensagem por ruih »

Muito obrigado Barrocas vou ve-la no proximo sabado se fizer negocio venho aqui dar novidades.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Compra de E-max

Mensagem por serges »

Sim convém fazer já primeiro alguns orçamentos de valores com as baterias de chumbo, originais ou valores para a conversão para não cair na asneira!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
ruih
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 13, 2019 4:38 pm

Re: Compra de E-max

Mensagem por ruih »

Boas

Já fui ver a mota e o vendedor aceitou a proposta (depois digo por quanto ficou ) mas as baterias só estão a fazer vista, vou tentar ir busca-la o mais rápido possivel e dar-lhe uma limpeza ( á dois anos que não anda). Pelo que pude observar, no desgaste dos pneus nem 5 mil kilometros fez. Assim que a tiver em casa venho aqui dar novidades.

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Compra de E-max

Mensagem por Barrocas »

Boa sorte com o novo projecto!
Ha fotos?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Compra de E-max

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem sei que scooters têm mais baixa velocidade que motos... mas se teve parada 2 anos...e se calhar pneus já estavam montados à outros tantos... eu trocava-os... Fabricantes não recomendam pnesu com mais de 5 anos (data de fabrico)... e nas motos a coisa sente-se mais pois qualquer problema numa curva...cabong...

Just my 2 cents..

Boa sorte no projecto!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Compra de E-max

Mensagem por Mumia »

Boa boa, Parabéns!!!

Venha agora de lá esse Diário de Bordo aqui pelo Fórum a contar isso tudo e as fotos e a aventura que aí vem ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Compra de E-max

Mensagem por ICEM4N »

O Jorge Rocha fez uma conversão de uma igual.
Ficou brutal tive o prazer de a experimentar só posso dizer bem....

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


Autor do tópico
ruih
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 13, 2019 4:38 pm

Re: Compra de E-max

Mensagem por ruih »

ImagemBoas
Muito obrigado a todos pelas recomendações que me fizeram.
Freddy_krueger obrigado pelo conselho dos pneus mas estão muito bons, eu compreendo o que me disseste e como não sabias fizeste muito bem e lembrado o que me disseste foi uma das primeiras coisas que vi mas eu não sou novato no mundo das motas/scooters mas tu não sabias. Muito obrigado. Avaliando o uso dos pneus a scooter nem 1000 kilometros tem. Comprei sem saber se estava tudo ok mas a pessoa que me vendeu sempre me foi disendo que a mota só tinha ando 3 ou 4 vezes. Uma coisa que me disse sempre por telefone é que faltava uma bateria...ainda mais curioso fiquei porque gosto de coisas dificeis. Depois de a ver tive de esperar que o irmão da pessoa que contactei me arranja-se os documentos, finalmente no domingo passado dia 7/06/2019 lá a fui buscar estava a 10 kilometros da minha casa. Sou fâ de scooters (tenho uma Tmax 500) e mais uma BWS, uma DT lc, 3 maxi Puch a pedais já tive muitas vespas enfim...mas eletricas nunca tinha tido nenhuma mas quando saiu este modelo ficou debaixo de olho até que finalmente e por 350 euros consegui uma. Levei para casa no domingo depois de estar parada 8 anos debaixo de um telheiro embora sempre tapada mas não foi o suficiente porque o banco passou de cor de laranja (original) a amarelo, mas tudo bem. Domingo á tarde foi dia de ir tirando plasticos e analizar as baterias 1,5 volts em todas. Como sou muito curioso pensei porque não tentar carregar as baterias com um carregador de carro convencional, se o pensei melhor o fiz vai de ligar carregadores um a cada bateria e esperar 24 horas. Segunda feira 19 horas cheguei a casa e fui ver os resultados, cada bateria passou para 12,5volts mas continuava a faltar uma bateria para perceber se tudo funcionava ou não. Vá de intercalar uma bateria de carro com uns cabos e foi hora de dar á chave e ..... funcionou tudo luzes piscas buzina e a roda de traz/motor rodou só um bocadinho e no mostrador aparceu a dizer para carregar as baterias. Bom depois de tudo isto acho que fiz uma boa compra. Agora é só encontrar na regiao de lisboa quem venda umas baterias apropriadas e a conversão fica para mais tarde. Vou comprar as baterias e andar uns tempos para ver se me adapto e se ela pode comigo (100 kilos) e numa das viagens de volta a casa são 10 kilometros sempre a subir vamos ver como vai ser. Tenho duas ou 3 fotos do inicio da aventura mas acho que não consigo adiconar.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Compra de E-max

Mensagem por serges »

consegues adicionar fotos ao forum poe um tamanho mais pequeno...

Venha esse projecto
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Compra de E-max

Mensagem por Freddy_krueger »

Isso é que foi um preço para despachar....

Boa compra :)

Ainda bem que pneus servem... como tens experiência...vai continuando a vÊ-los a ver se não gastam borracha rápido...estar parado muito tempo tb pode provocar isso quando bicha começar a andar mais...

Acho que não é só trocar baterias... não sou nenhum expert mas parece-me que tem de se mudar mais coisas para passar para litio... (tipo controlador BMS e assim), mas quem sabe (o Jorge Rocha e o Barrocas) que se cheguem à frente...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
ruih
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 13, 2019 4:38 pm

Re: Compra de E-max

Mensagem por ruih »

Boa noite

Eu próprio não estou em mim, chegado a casa tinha deixado 3 carregadores convensionais de carro a carregar as baterias e não é que carregaram, pensei vou intercalar uma bateria de carro já usada pelo meio, assim como assim as outras já estão nas lonas, liguei tudo e dei á chave, painel iluminado e finalmente vejo que a mota tem 556 km :) :) :) tá novinha. Nova duvida será que o carregador dela funciona.... e funciona. Deixei a carregar durante o jantar talvez um pouco mais de uma hora, quando voltei á garagem o carregador marcava 85%, desliguei tudo e vai de ir para a rua e fui mesmo ....esta é parte que se não acreditarem não faz mal mas fiz 13 kms ás voltas dentro da aldeia com subidas que até a pé custa e com os minimos ligados, a chegar a casa começa a perder rendimento e consegui chegar a muito custo mas chegou.
Para já vou tentar comprar baterias identicas e as maluquices (litio, BMS e afins )ficam lá mais para a frente.

Obrigado Freddy, vou estar atento porque depois de ver os kilometros acho mesmo que a mota só andou durante "um" verão.
O preço começou nos 600 euros mas fui sempre dizendo que estava a dar um tiro no escuro que tinha de ter uma boa margem porque na realidade estava a comprar uma coisa que não sabia se trabalhava enfim fui tentando negociar até conseguir um preço que achei justo para as condições que a scooter apresentava, agora acho que fiz um bom negocio mas se alguma coisa estivesse avariada teria sido um desastre.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Compra de E-max

Mensagem por Barrocas »

Boa opção de compra, são excelentes modelos, que pode proporcionar muita diversão.

Apenas discordo na escolha de adquirir novas baterias de chumbo, pois se for para colocar baterias identivas as de origem, ainda vai pagar bastante, para ficar com uma scooter pesada como... Chumbo

Depois a autonomia vai ser menor do que seria possivel com Litio, e a duração das baterias de chumbo a longo prazo tambem podera ser uma decepção.
Quando mais tarde as de chumbo perderem a capacidade, e tiver de comprar +baterias de chumbo, ja estará a perder valor no investimento...

As baterias de litio podem ser um investimento inicial maior, mas a longo prazo compensam largamente, pois podem durar muitos anos mais, e a scooter ganha outra alma ao longo da sua utilização. Mais leve, melhor aceleração, melhor autonomia, mais facil de manobrar, etc.

Para mudar para litio, basta retirar as baterias de chumbo e aplicar as novas de litio + bms para proteger o pack.
Controlador e carregador podem ficar os mesmos.

Boa sorte e boas curvas!


Autor do tópico
ruih
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 13, 2019 4:38 pm

Re: Compra de E-max

Mensagem por ruih »

Obrigado Barrocas pelos conselhos eu tambem partilho a tua ideia mas os euros não abundam, o essencial está feito que era saber se ela estava todo ok.
Agora com calma e ponderação vou tentar vender alguns veiculos que tenho só por carolice e depois de reunir o dinheiro logo vejo.

Mais uma vez obrigado por responderes a uma pergunta que ainda não tinha feito mas que eu achava que era assim como dizes, a troca para litio só preciso de comprar as baterias e o BMS, não preciso de um novo carregador...sempre é menos uma despesa.

Muito obrigado

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Compra de E-max

Mensagem por Mumia »

elaaaa dá gosto de ver coisas assim eheheheh, é sem duvida um tiro no escuro, mas também depois sabe sempre melhor qd conseguimos resolver a coisa e fazer "andar", tem logo outro sabor...

Bom visto isto estar sem qq duvida um post muitoooo interessante e por já se parecer com um Diário de Bordo, para a malta poder seguir a aventura e as evoluções, vou mudar o post para a secção dos Diários de Bordo ;)

P.s- se depois quiseres mudar o titulo do Diário de Bordo diz se não conseguires.


vamos a isso!!! força e Parabéns!! :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”