Nova legislação para autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

Foi ontem aprovada


Ainda não estou por dentro de todas as alterações mas destaco:
Uma das alterações das novas regras é a maior facilidade para ligar instalações de autoconsumo. Até agora todas as instalações até 1500 watts (1,5 kW) estavam sujeitas a fazer apenas uma comunicação prévia à Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e acima dos 1,5 kW era necessário proceder a um registo e obter um certificado de exploração. Com o novo diploma, a comunicação prévia é alargada até aos 30 kW. E só instalações acima de 100 kW exigirão uma pronúncia do operador de rede (procedimento que tornava o processo mais moroso)
No tradicional modelo de autoconsumo, uma família que durante o dia não esteja habitualmente em casa terá poucas vantagens em instalar mais que um ou dois painéis solares (para cobrir o consumo contínuo do frigorífico, por exemplo). Mas ao fim-de-semana poderá precisar de mais energia. Se, por hipótese, o vizinho do lado passar mais tempo em casa de segunda a sexta-feira e se ausentar ao fim-de-semama, então poderá haver vantagens em ter uma instalação solar maior e partilhada.

https://expresso.pt/economia/2019-07-25 ... r-possivel

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Enfim... vamos a ver...

Mas vai de encontro ao que aqui se escreve, depende do consumo diario de cada um...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

serges Escreveu: sexta jul 26, 2019 12:42 pm Enfim... vamos a ver...

Mas vai de encontro ao que aqui se escreve, depende do consumo diario de cada um...
ou se o excedente vai ser compensado de alguma forma


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Mera comunicação prévia até aos 30KW?? Isso foi um salto de gigante...

Pouco relevante para um particular, mas para empresas vai facilitar muito as coisas...


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

A criação desta modalidade de "autoconsumo coletivo" permite, segundo uma nota do Ministério do Ambiente, que "os autoconsumidores de energia renovável organizados em condomínios de edifícios em regime de propriedade horizontal ou não, ou um grupo de autoconsumidores situados no mesmo edifício ou zona de apartamentos ou de moradias, em relação de vizinhança próxima, unidades industriais ou comerciais e demais infraestruturas localizadas numa área delimitada, que disponham de UPAC [unidades de produção para autoconsumo], produzam, consuma, partilhem, armazenem e vendam o excedente da energia elétrica produzida através de fontes renováveis".

Só por isto já excederam as minhas expectativas. Mesmo uma pessoa que tenha moradias suas lado a lado, não podia até agora partilhar uma instalação solar pv. Talvez assim o país consiga fechar de vez as centrais a carvão.
Última edição por pedrosilva em sexta jul 26, 2019 6:46 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

Vai ser publicado ainda hoje neste site https://participa.pt/ toda a alteração.

Por exemplo a minha mãe mora na casa ao lado, se der (não sei como) de eu lhe poder dar alguma energia que não gasto durante o dia seria optimo


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

Não sei como é que isso vai funcionar em termos práticos. Acho que não há equipamento que permita controlar para onde vai a energia ou estabelecer e controlar níveis de consumo. O mais provável é ter contadores bi-direccionais e depois fazem as contas, mas pre-estabelecer quem consome o quê vai ser difícil, com equipamento "plug&play".


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

pedrosilva Escreveu: sexta jul 26, 2019 6:24 pm Não sei como é que isso vai funcionar em termos práticos. Acho que não há equipamento que permita controlar para onde vai a energia ou estabelecer e controlar níveis de consumo. O mais provável é ter contadores bi-direccionais e depois fazem as contas, mas pre-estabelecer quem consome o quê vai ser difícil, com equipamento "plug&play".
os novos contadores permitem isso, só lendo na íntegra o decreto lei.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »



accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por accoelho »

Cheira-me a coisa estranha......
Ninguém da nada a ninguém...
Com as rendas milionárias....
Havemos de pagar isso tudo ..e bem pago....

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por t3lmo »

Finalmente! Teria que ser implementada dado a diretiva europeia em vigor.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

accoelho Escreveu: sexta jul 26, 2019 7:47 pm Cheira-me a coisa estranha......
Ninguém da nada a ninguém...
Com as rendas milionárias....
Havemos de pagar isso tudo ..e bem pago....
Nem mais sou muito ceptico nessas coisas...

O consumo colectivo pode ser interessante mas para um pequeno nicho de mercado, minha opinião, pois nem todos se dão bem etc etc, talvez no condominio e tal e coisa mas.....

Para mim a revolução seria o net metering..
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

Parece que o seguro sendo só obrigatório para instalações sujeitas a licença de produção, passa a ser aplicado apenas acima de 30kW, porque abaixo já não é preciso licença de produção.
Acho muito bem, não faz sentido nenhum ser obrigatório um seguro logo a partir de meia dúzia de painéis como era até agora.

O mesmo para as taxas, taxinhas, inspecções e autorizações...
Última edição por pedrosilva em sábado jul 27, 2019 10:43 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Sim nisso é verdade, era um extra pago no caso do seguro depende do investimento mas pode acontecer alguma desgraça e sim pode ser benefico mas os preços, quase quee retiram o lucro dos mesmos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

Sim, para uma unidade industrial ou comercial perto dos 30kW muitas empresas optarão por meter os painéis no seguro. Agora para o caso residencial é um absurdo que só se justificava como barreira à expansão das renováveis favorecendo os incumbentes.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

Biod Escreveu: sexta jul 26, 2019 7:02 pm
pedrosilva Escreveu: sexta jul 26, 2019 6:24 pm Não sei como é que isso vai funcionar em termos práticos. Acho que não há equipamento que permita controlar para onde vai a energia ou estabelecer e controlar níveis de consumo. O mais provável é ter contadores bi-direccionais e depois fazem as contas, mas pre-estabelecer quem consome o quê vai ser difícil, com equipamento "plug&play".
os novos contadores permitem isso, só lendo na íntegra o decreto lei.

Referia-me a contadores à saída do inversor ou entre as instalações diferentes (sem passar pela RESP), "já dentro das casas" depois dos contadores da EDP.


amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por amasveiga »

Se as baterias descerem um pouco, ou quem tenha carros eletricos a passar muito tempo em casa, já dá para encher o telhado de paineis! Eu que trabalho a 300m de casa e o carro so sai ao fim de semana, pode passar a semana toda a carregar :D.

So fica a faltar a tesla deixar alimentar a casa a partir da bateria do carro à noite para justificar o investimento!


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

o meu seguro de casa já cobre os painéis solares.

Já li o documento todo , mas não percebi se para recebermos algo pelo excedente de produção temo de instalar um novo contador ou se estes inteligentes fazem isso..

Avatar do Utilizador

froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por froskas »

concordo que mais uma vez é perdida a oportunidade de implementar o net-metering. simplificaria todo o processo até de partilha de energia.

nao li ainda com o pormenor necessário a proposta de lei em consulta publica mas ao alargar a comunicação previa até 30 kW por certo os moldes desta comunicação irao mudar. não me parece razoável que o produtor possa fazer a comunicação sem técnico/empresa instaladora a assumir a execução da instalação.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

Isso era bom demais. Relativamente à instalação só técnicos qualificados ou empresas certificadas é que podem realizar e assumir a certificação da instalação, seja 200W ou 30kW ou >1MW

Responder

Voltar para “Autoconsumo”