DB Leaf 40 PeMiFer

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pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

serges Escreveu: quarta set 25, 2019 9:46 am Já podias ter dito...

Tinhamos ajudado decerto...
Oh bolas! Falei com as pessoas erradas...

Quando comecei a pensar nisto ainda tinha o meu Leaf antigo que dificilmente faria Coimbra - Caramulo.
Teria de ter obrigatoriamente carregamento no Caramulo, não só para voltar, mas tambem para subir a rampa.
Penso que será sempre necessário haver carregamento no Caramulo por causa da rampa.
Se muitos forem como eu terão vontade de subir a rampa depressinha e lá se vai a autonomia!


Freddy_krueger
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger »

Li algures que a rampa são 2,85kms... a 5% inclinação - mesmo fazendo-a depressinha não deve retirar muita autonomia aos bichinhos (nos leaf 40 não estimo que tire mais de 5-7% e acho que estou a exagerar e muito)... eu não posso ir muito depressa que devo ir com esposa e rebento :(
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pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

Freddy_krueger Escreveu: sexta set 27, 2019 10:03 am Li algures que a rampa são 2,85kms... a 5% inclinação - mesmo fazendo-a depressinha não deve retirar muita autonomia aos bichinhos (nos leaf 40 não estimo que tire mais de 5-7% e acho que estou a exagerar e muito)... eu não posso ir muito depressa que devo ir com esposa e rebento :(
Cerca de 3km depressinha, de certeza que tirará mais de 6%, isto é, mais do que 2% por km, com essa inclinação não surpreenderia que se gastasse mais do que 3% por km! ( como será que saberei isto? :lol: :lol: :lol: )
Não fazia ideia da distância da rampa... e sempre regeneramos um bocadinho a descer...


Freddy_krueger
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger »

Andas a dar-lhe bem... por isso é que consumos gerais não descem... ;)

No outro dia tb fiz uns EXAGERO... mas foi em AE + pouco mais de 5 kms em nacional... carro fez uns 10kms AE sempre no limitador... :shock: esqueci-me de portátil em casa e tive de ir buscá-lo senão não trabalhava!
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pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

Ontem, a propósito de tirar uma fotografia, bati com o pneu direito da frente num passeio com uma esquina muito agreste.
O pneu foi à vida!
Para fazer as coisas bem feitas, substitui 2 pneus. Tive de substituir pelos únicos disponíveis na Feuvert perto de minha casa. Só tinham Michelin...
E porquê a Feuvert?
O pneu não furou logo, consegui andar com o carro até à Feuvert. O pneu só rebentou, finalmente, já eu estava na oficina. Pelo menos o transtorno foi o mínimo possível.
A minha mulher estava a filmar na altura da batida.


Link


Depois do estrago feito, porque não tirar a porcaria da foto?

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Este foi o estrago feito no pneu.

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O carro indica o pneu vazio

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O Leaf Spy também acusa o pneu vazio

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O custo do descuido.

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O pneu montado.

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pemifer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

Uma vez que montei 2 pneus novos aproveitei para os montar atrás e passar os pneus de trás para a frente.
E o indicador de pressões dos pneus do carro, como fica? Será que fica baralhado? E o Leaf Spy?
Tentei seguir os passos da configuração manual do Leaf Spy mas ao chegar ao 3º pneu já tinha uma ideia do que se ía passar.

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O Leaf Spy, para o Leaf 40kWh, não precisa de ser configurado manualmente.
Acusa corretamente as pressões e o posicionamento.

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A mensagem de aviso do carro tambem acusa corretamente as pressões e o posicionamento.

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E claro, tambem o indicador de pressões e posicionamento mostra tudo corretamente.

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Depois de verificar que os dados estavam corretos, toca a encher os 4 pneus por igual...

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Afinal as pressões não ficaram bem, bem iguais... mas pronto... é o cácá (que há cá)

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Freddy_krueger
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger »

Tens isso em PSI's...isso equivale a quantos bar?

Eu no verão andei com 2.9 mas entretanto já baixou para os 2.7.... sim, sim, ando sempre com eles bem cheios para poupar nos kw... :)

Este fdsemana senti mesmo inveja dos Teslas e seu PCR da Guarda.... com este PCR no Leaf dava para ter feito os 400km de fdsemana sem levar o diesel... que com 370Kkms até se portou bem (sempre a 110/120kmh em A1, A25 e A23)
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por APHenriques »

pemifer Escreveu: domingo out 06, 2019 11:52 pm Uma vez que montei 2 pneus novos aproveitei para os montar atrás e passar os pneus de trás para a frente.
Um pequeno descuido que saiu bem caro. Infelizmente acontece-nos quando menos esperamos.
É importante que tenham verificado se a jante não ficou empenada. Nem todos os equipamentos de equilibragem o verificam.
Uma roda pode estar equilibrada e a jante empenada. O que mais tarde ou mais cedo implica danos mecânicos. Disco, rolamentos, etc. Já passei por isso.

Eu não colocaria Michelin, mas não havendo outros e alguma urgência :(
Também não colocaria os novos atrás. Na minha opinião não tem lógica do ponto de vista da segurança.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por MRider »

Tem lógica sim os novos atrás. Pesquise que existem inúmeros vídeos a falar sobre o assunto.
Live long and prosper!


APHenriques
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por APHenriques »

Não quero alimentar um debate já antigo. Mesmo porque estamos dentro de um DB.
Também é um assunto em que existem vídeos para todos os gostos e interesses.
Reconheço duas vantagens em passar os mais gastos para a frente.
1º livramo-nos dos pneus velhos mais cedo.
2º em piso muito molhado deve-se conduzir o mais suavemente possível. Nada de movimentos bruscos do volante, acelerador, travão... A falta de aderência a frente acaba por permitir isso mesmo a condutores mais nervosos.

Só que, são os pneus da frente que permitem segurar o carro em travagem e em direção de curva .
Se perdermos a traseira, podemos ainda controlar com a direção. Se perdermos a direção resta-nos rezar...
Nas estradas nacionais e regionais onde ando, escorregar meio metro de frente numa curva pode implicar bater de frente num carro em sentido contrário. Não há margem para escorregadelas e para mim não é aceitável circular com pneus no limite de 1,6mm.
Também em AE é óbvio que os pneus da frente tem de dissipar muito mais agua que os de trás...

Nos carros de tração a frente faço a rotação de 10 em 10 mil kms. Da frente para trás e de trás para a frente cruzando (exceto direcionais). Isto garante um desgaste certo até ao fim de vida pois cada pneus passa pelas 4 posições do carro.
Se tiver que substituir apenas 2, os melhores ficam sempre a frente.

Mas cada um que pense no assunto....


civic
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic »

Completamete errado, se perdes a frente tens mecanismos para ajustares a velocidade e a trajetoria, se perdes a traseira, não tens nada.
Vê este video que apesar de antigo dá para perceber perfeitamente as diferenças.


Link

A questão é que com pneus piores à frente tens a percepção de quando atinges os limites, no caso de estarem atrás só tens essa percepção quando já não há nada a fazer. essa é a principal diferença.
Nissan LEAF 2018 40kWh
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

Por motivos de segurança é recomendável ter sempre os melhores pneus atrás.
Pneus melhores atrás e piores à frente tornam o carro subvirador o que é mais fácil de controlar para qualquer tipo de condutor.
Pneus melhores à frente e piores atrás tornam o carro sobrevirador o que é mais dificil de controlar para o condutor comum.

As exceções que verifiquei na prática: vw carocha de 1969, mercedes E220 w211 de 2002.

O vw carocha era conhecido pela péssima aderência que tinha à frente derivado ao motor ser na traseira. Isso associado à minha vontade de ter um carro que derrapasse de traseira e que desse para fazer piões motivou a que andasse sempre com os melhores pneus à frente. Mesmo com muita diferença de qualidade a traseira do carocha tem imensa aderência!

O mercedes w211 tem controlo de tração nas rodas traseiras, rodas de tração. Houve uma altura que comprei 2 pneus, que depois descobri que eram de má qualidade, que montei atrás. A aderência era má, principalmente em molhado, mas o controle de tração ajudava a corrigir a trajetória impedindo que a traseira "fugisse". Mais tarde cai na asneira de trocar de trás para a frente e foi o descalabro! A frente fugia, mas como as rodas não tinham tração, era impossivel acelerar para ajudar a corrigir a trajetória. Acelerar só fazia o carro fugir ainda mais de frente. Apanhei mesmo sustos!

Pneus piores atrás só mesmo para quem gosta de fazer atravessadelas de traseira o que não é fácil de controlar mesmo para quem gosta! Ou para carros com ESP às 4 rodas.

Fica o video (idêntico ao anterior).

Link


APHenriques
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por APHenriques »

Como disse não vou discutir este assunto. Apenas partilhar a minha opinião, sem a impor.
É verdade que depende muito do condutor... e também do carro. Não concordo com a ideia transmitida nesses vídeos de que é indiferente do carro. Em alguns pode ser quase indiferente e noutros não.
Tive um MB W124T que trazia uns pneus muito maus quando o comprei... e verifiquei algo idêntico ao w211...
Tive muito mais carros de tração traseira e às 4 do que dianteira. Mas testei esta situação com vários carros. E para mim, é melhores a frente.
Mas eu sou muito exigente com os pneus e assim que não tem aderência para andar atrás, nunca passam para a frente.
Devo acrescentar ainda que nunca conduzi o Leaf...

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

No forum NissanLeafPT perguntaram-me como registava as posições dos pneus no Leaf Spy Pro para o Leaf de 40 kWh.

Por coincidência hoje reinstalei o Leaf Spy Pro no telemóvel do carro.
E eis que me deparo com o seguinte:

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Pensei logo que seria uma boa oportunidade para registar os passos.
Ativo o "Service Screen".

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No "Service Screen" carrego em "Register Tire Positions"

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Sem fazer mais NADA carrego em "Start Tire Reg"

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Aqui carrego em "Yes".

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Aqui carrego novamente em "Yes"

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Aqui é suposto o Leaf Spy estar a tentar registar a posição dos pneus

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Conduzi durante um bocado e finalmente carrego em "Stop Tire Reg" (ver imagem anterior) e voilá!

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Freddy_krueger
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger »

Muito interessante esta discussão dos pneus...

Eu sempre pus melhores à frente (dos tempos de ver meu pai fazer o mesmo :)) com lógica de segurar melhor carro (sempre tracções à frente infelizmente) e nunca tive precalços de traseira que não fossem provocados e previstos :) eheheh.. isto excepto numa kangoo de trabalho que em paralelos fugiu a traseira para aí a 10/20kmh em 2 curvas seguidas, uma delas ficando mesmo virado para o sítio errado da estrada... foi dos maiores sustos da minha vida a conduzir e até já fiz turbo boost (referência kitt) numa rotunda...

Num tudo à frente (carros tracção à frente e afinados para subvirar), o "perder" da frente é, para alguém com alguma experiência, relativamente fácil de controlar...mas sim, é preciso espaço... a perda de traseira a acontecer normalmente não dá bom resultado.

O melhor é ter bons pneus em todas as rodas e situações :)

By the way (ou não), já vos aconteceu aquele episódio infâme (pelo menos para mim) no Leaf de carro soltar o travão a meio duma travagem... eu já consegui replicar situação:
- a travar e passar por uma depressão/cova... penso que seja o ABS simplesmente cancela momentaneamente o travar (uns 1 ou 2 segundos mas que parecem eternidades com carro a ir como em N)... numa aproximação a curva em condução mais desportiva já apanhei um susto e um valente cagaço em cidade numa aproximação a rotunda... minha mulher virou-se para mim branca ao que eu disse "não, não tirei pé do travão"...chiça penico!! mais valia derrapar como nos carros sem abs. isto só acontece normalmente em conduções mais "empenhadas" pois nas outras simplesmente uso regeneração em D ou B.

Parece-me um abs muito muito mal calibrado e pouco inteligente....
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por APHenriques »

Um intervalo de 1 segundo na travagem do abs, realmente assusta.
Tive vários carros sem abs... alguns até mais potentes, mas reconheço as vantagens do abs. Mas não é suposto a roda nunca ficar livre. Deverá travar sempre sem parar.
Teria pisado alguma coisa muito escorregadia e bloqueado?
A sensação mais parecida com isso que tive foi pisar uma placa de gelo com mais de um metro que não quebrou, numa zona de travagem. Assustador!

Ainda sobre os pneus. A minha intenção foi apenas alertar que as coisas não são tão simples como muitas vezes aparece pela net. Pela segurança de todos nós, pneus com pouca aderência, seja a frente seja atrás é para substituir.
Não é fazer como eu já vi, comprar pneus usados para colocar a frente e andar a confiança porque os de trás estão melhores.
Depois vem as primeiras chuvas e o que se vê mais é acidentes por despiste.


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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger »

Nop...é mesmo só devido a depressão ou cova no piso... parece que carro antecipa ficar sem aderÊncia e zupa....

Sem qualquer gelo ou tinta na estrada... moro junto ao mar e tem estado tempinho bom :)
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic »

Nunca me aconteceu tal coisa, o ter mais pneu (jante 16") também ajuda.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por APHenriques »

Isso é verdade, quanto menor o perfil, maior sensibilidade ao piso irregular.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

Sim, já tive essa sensação que ele "solta" a travagem porque perde, ou pensa que perde, a aderência.
Mas também me aconteceu com um fumarento em empedradro.
Ia lançado, precisei de travar, e só deu tempo para pensar "vou bater, vou bater, vou bater,..." mas o carro lá parou antes de bater... o carro deve ter duplicado o espaço que normalmente precisaria para parar...
Pior que isto ainda não me aconteceu...

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