Otimizadores

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Otimizadores

Mensagem por LSousa »

Boas noites, será que me podem esclarecer uma dúvida? Se desejar colocar otimizadores na meu arranjo (4 paineis 265W Amerisolar e 1 inversor solaX 1.1 ) terei que trocar de inversor ou este suportaria essa instalação?
Obrigado.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Otimizadores

Mensagem por jmlflorencio »

Optimizadores??


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Otimizadores

Mensagem por warrior.1977 »

Os optimizadores no caso por exemplo da TIGO não interferem no funcionamento do inversor. Este tipo de optimizadores trabalha com qualquer inversor.

Podes contudo comprar equipamento adicional e monitorizar o funcionamento de cada painel individualmente, e ter informações como Tensão, Corrente, Potência, Temperatura de cada um e verificar se estão todos a funcionar correctamente.

Mas uma questão, porque queres instalar optimizadores?


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Otimizadores

Mensagem por LSousa »

Escrevo otimizadores porque ai ao acordo ortográfico, devido a programas que executo.
Passo a explicar porque pensei em otimizadores, porque como tenho um inversor central sei que apenas o máximo que poderei espremer da minha string é igual ao máximo do painel mais fraco. Tenho todos iguais mas faz-me confusão pensar se um não funcionar bem todos os outros serão afetados e também porque mesmo ao fim do dia cerca de 30 minutos antes de acabar o sol no telhado existe um painel que começa a receber um traço de sombra perdendo assim uns minutos de produção dos restantes.... Uma última pergunta é necessário colocar otimizadores em todos os painéis ou apenas em alguns?
Obrigado


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Otimizadores

Mensagem por CrOhN »

Isso não é bem assim. Ex. Um painel que tenha uma célula à sombra, fica com metade "desactivada", a outra metade, mantém a produção.

No teu caso; 4 paineis de 265W, havendo o tal sombreamento ficas com 3x265 + 132. Um optimizador não vai fazer grande diferença.


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Otimizadores

Mensagem por LSousa »

CrOhN Escreveu: quarta out 23, 2019 8:29 am Isso não é bem assim. Ex. Um painel que tenha uma célula à sombra, fica com metade "desactivada", a outra metade, mantém a produção.

No teu caso; 4 paineis de 265W, havendo o tal sombreamento ficas com 3x265 + 132. Um optimizador não vai fazer grande diferença.
CrOhN então pelas tuas contas 3*265= 795+132= 927 sempre é um pouco mais de 4*132= 528! O facto é que a sombra nesse último painel aparece cerca da última meia hora antes de o sol se por mas seria também para maximizar os painéis caso um deles estivesse com problemas... Se calhar não compensa o investimento não sei....


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Otimizadores

Mensagem por CrOhN »

Por meia hora antes do sol se por (sol já num ângulo bastante baixo), não vale perderes o sono por causa disso.

Já deves saber o que esperar da produção a essas horas. Se vires que baixa em relação ao normal, já sabes que há qualquer coisa de errado. Esses optimizadores só se justificam com grandes instalações, de resto, não me parece que justifique.


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Otimizadores

Mensagem por LSousa »

CrOhN Escreveu: quarta out 23, 2019 2:24 pm Por meia hora antes do sol se por (sol já num ângulo bastante baixo), não vale perderes o sono por causa disso.

Já deves saber o que esperar da produção a essas horas. Se vires que baixa em relação ao normal, já sabes que há qualquer coisa de errado. Esses optimizadores só se justificam com grandes instalações, de resto, não me parece que justifique.
Sim é mesmo por meia hora há uma descida abrupta em vez de gradual. Mas sim são peanuts em relação ao geral.
Obrigado.


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Otimizadores

Mensagem por warrior.1977 »

Os optimizadores podem apenas ser usados em painéis sombreados.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”