Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por jfr2006 »

APHenriques Escreveu:
CoolZeroFCP Escreveu: quinta out 24, 2019 8:08 pm Entretanto remarcaram novamente o test drive do tesla em princípio na próxima semana.
A título de curiosidade, vi ontem pela primeira vez um Model 3 táxi.
Entretanto há um outro carro que deve estar para chegar em breve ao nosso país.
É o novo Ioniq EV com bateria de 38,3 kWh. Que dizem fazer 330 kms.
Apesar de bateria mais pequena, o carro é mais espaçoso que o kauai, mas mais eficiente a nível aerodinâmico e mais leve.
A pior escolha do momento... O carregamento rápido é uma mísera... Mais parece um carregamento normal.

Numa viagem média consegue demorar mais que com o antigo

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk


Última edição por jfr2006 em sábado out 26, 2019 1:21 pm, editado 1 vez no total.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por APHenriques »

Pois, não sei.
No site de Espanha tem isto:

Tiempo de carga en una estación de 100 kW: 54 minutos (80% de carga de la batería).
Tiempo de carga en una estación de 50 kW: (80% carga de la batería): 57 minutos*
*Puede variar según la localización

Pelo que parece a carga a 100kW ou a 50kW, não faz grande diferença.
Mas deve ser igual ao Kauai de 39kWh... supostamente o motor e bateria é o mesmo, o que no Kauai a autonomia dará para apenas 289kms.

No Kauai de 64kWh a carga será de:
a 50 kW demora 75 min
a 100 kW demora 54 min.

Estou a basear-me apenas no catalogo dos carros.

Eu nunca usei PCRs... uma pergunta: já temos carregadores a 100kW na rede Mobie-e ?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por t3lmo »

De 100kW não existem mas vamos ter 2 de 150kW em breve.

O Kauai só carrega a 75kW, mas com as distâncias que temos em Portugal os 64kWh servem da perfeição para um uso normal, ou um cheirinho a 46-48kW num PCR algures é o suficiente para dar mais conforto.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por jfr2006 »

APHenriques Escreveu:Pois, não sei.
No site de Espanha tem isto:

Tiempo de carga en una estación de 100 kW: 54 minutos (80% de carga de la batería).
Tiempo de carga en una estación de 50 kW: (80% carga de la batería): 57 minutos*
*Puede variar según la localización

Pelo que parece a carga a 100kW ou a 50kW, não faz grande diferença.
Mas deve ser igual ao Kauai de 39kWh... supostamente o motor e bateria é o mesmo, o que no Kauai a autonomia dará para apenas 289kms.

No Kauai de 64kWh a carga será de:
a 50 kW demora 75 min
a 100 kW demora 54 min.

Estou a basear-me apenas no catalogo dos carros.

Eu nunca usei PCRs... uma pergunta: já temos carregadores a 100kW na rede Mobie-e ?
Basta fazer umas contas. O novo tem cerca de mais 33% de autonomia, mas é 50% mais lento a carregar.

Mas basta também dares uma espreitadela aos vídeos do Bjorn, para veres a realidade do que se passa.

Infelizmente com este novo Ioniq, a Hyundai deu cabo do que era um excelente EV Imagem

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por pemifer »

serges Escreveu: sábado out 26, 2019 12:05 pm Uma boa alternativa mas creio que vai gozar da fama da primeira geração, pois acho que a química das baterias é diferente das primeiras... vamos aguardar!
Que fama?


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por APHenriques »

jfr2006 Escreveu: sábado out 26, 2019 6:31 pm Basta fazer umas contas. O novo tem cerca de mais 33% de autonomia, mas é 50% mais lento a carregar.

Mas basta também dares uma espreitadela aos vídeos do Bjorn, para veres a realidade do que se passa.

Infelizmente com este novo Ioniq, a Hyundai deu cabo do que era um excelente EV Imagem

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk
Para um utilização familiar, o facto de ter mais autonomia, mesmo implicando mais tempo de carga, não me parece que seja uma desvantagem. Não será uma forma de preservar a saúde da bateria?
A autonomia extra, em relação ao anterior, permitirá certamente estar menos dependente de cargas rápidas. Com os carregamentos domésticos a ser suficiente para o dia a dia.
E sem os 250 kg a mais do Kauai.

Não sei se por esses 250 kg não preferia ter antes um gerador a bordo.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por pemifer »

Tesla 3 ou Hyundai, ou outra marca...
Ontem na A1 passaram 3 Tesla 3 por mim.
Um deles ía picado com um Ferrari.
Como sabem o Ferrari é um carro barulhento, achei piada ouvir o condutor do Ferrari a apertar com ele para se tentar afastar do Tesla... apenas tentou...
Cheguei ao PCR de Santarém, neste caso foi o PCR de Santarém mas podia ser outro, estava um Leaf a carregar. Entretanto chegou outro que passou para o outro lado.
Quando saí tinha acabado de chegar outro.
Nada disto se passa nos superchargers da Tesla.
Querem mesmo comparar um Hyundai que tem acesso a uns PCRs de carregamento único partilhados com tudo o que é carros elétricos, incluindo Teslas, com um Tesla que tem acesso aos superchargers com a possibilidade carregar de 10 a 12 Teslas ao mesmo tempo ao triplo da potência e acesso aos PCRs?
Última edição por pemifer em domingo out 27, 2019 9:53 pm, editado 1 vez no total.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por APHenriques »

pemifer Escreveu: domingo out 27, 2019 12:16 pm Querem mesmo comparar um Hyundai que tem acesso a uns PCRs de carregamento único partilhados com tudo o que é carros elétricos, incluindo Teslas, com um Tesla que acesso aos tem superchargers com a possibilidade carregar de 10 a 12 Teslas ao mesmo tempo ao triplo da potência e acesso aos PCRs?
Sem duvidas que os Superchargers são uma vantagem. Útil em viagens e uma garantia de energia, embora sejam poucos e em lugares específicos. Por exemplo o Algarve só tem um. E o outro mais próximo está em Alcácer do Sal, julgo eu.
Depois há os carregadores dos hotéis exclusivos Tesla, embora ao lado tenha os outros para todos os EV. Os Tesla terão sempre mais carregadores...


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

As opções de carregamento da tesla são superiores ao hyundai, mas como já referi, nas minhas viagens longas uso 96% das vezes a A8/A17 e aí penso que não existe carregadores tesla (pelo menos para já).

Para tentar desenpatar a questão da autonomia, será que me podem ajudar nesta questão:
Qual é a percentagem de bateria recomendada para utilização diária de um eléctrico? Mínimo 20% até 80? 30/70? 40/80?

Esta questão tem diferença entre o Kauai e o model 3?


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por jfr2006 »

APHenriques Escreveu: domingo out 27, 2019 9:08 am
jfr2006 Escreveu: sábado out 26, 2019 6:31 pm Basta fazer umas contas. O novo tem cerca de mais 33% de autonomia, mas é 50% mais lento a carregar.

Mas basta também dares uma espreitadela aos vídeos do Bjorn, para veres a realidade do que se passa.

Infelizmente com este novo Ioniq, a Hyundai deu cabo do que era um excelente EV Imagem

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk
Para um utilização familiar, o facto de ter mais autonomia, mesmo implicando mais tempo de carga, não me parece que seja uma desvantagem. Não será uma forma de preservar a saúde da bateria?
A autonomia extra, em relação ao anterior, permitirá certamente estar menos dependente de cargas rápidas. Com os carregamentos domésticos a ser suficiente para o dia a dia.
E sem os 250 kg a mais do Kauai.

Não sei se por esses 250 kg não preferia ter antes um gerador a bordo.

Lá estás tu a pensar que as CR dão cabo cabo das baterias....Ainda se estivesse-mos a falar de baterias não refrigeradas...

Depois a seguir já achas que uma bateria maior no Kuai já é uma desvantagem...

Gerador? Nem em sonhos...já basta ver o i3rex, para depois andar a pagar revisões mais caras, IUC e afins... :roll: :roll:


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por jfr2006 »

CoolZeroFCP Escreveu: domingo out 27, 2019 6:28 pm As opções de carregamento da tesla são superiores ao hyundai, mas como já referi, nas minhas viagens longas uso 96% das vezes a A8/A17 e aí penso que não existe carregadores tesla (pelo menos para já).

Para tentar desenpatar a questão da autonomia, será que me podem ajudar nesta questão:
Qual é a percentagem de bateria recomendada para utilização diária de um eléctrico? Mínimo 20% até 80? 30/70? 40/80?

Esta questão tem diferença entre o Kauai e o model 3?
Quanto menor o DOD, melhor...Se vais fazer essencialmente AE, o Tesla tem uma maior eficiência, e consegue menor consumos.

Mas eu acho que os modelos nem são comparáveis..são carros tão diferentes...Já tiveste possibilidade de fazer teste drive a algum deles?


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

jfr2006 Escreveu: domingo out 27, 2019 8:23 pm
Quanto menor o DOD, melhor...Se vais fazer essencialmente AE, o Tesla tem uma maior eficiência, e consegue menor consumos.

Mas eu acho que os modelos nem são comparáveis..são carros tão diferentes...Já tiveste possibilidade de fazer teste drive a algum deles?
Os test drive estão durante esta semana.
Sei que os carros são diferentes, mas como não estou à procura de um carro de um segmento específico posso dar-me ao luxo de fazer estas comparações 😉
Até podia colocar na lista um Model S usado, mas como usado com 4 anos tem o mesmo preço de um model 3 novo fica logo um pouco a trás.

O carro será para fazer essencialmente circulação estrada nacional /CIDADE. 100KM por dia. Só muito esporadicamente AE.

O que é DOD?

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por pemifer »

DOD - Depth Of Discharge


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por CoolZeroFCP »

Ou seja, não descarregar muito a bateria? Tipo deixar a bateria chegar no mínimo a 50% e carregar sempre a 100%?


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por jfr2006 »

CoolZeroFCP Escreveu:Ou seja, não descarregar muito a bateria? Tipo deixar a bateria chegar no mínimo a 50% e carregar sempre a 100%?
Só deves carregar a 100%, se fores usar logo. Não deve ficar muito tempo nos 100%.
O ideal é carregares até 80% e deixar os 100% apenas para viagens grandes que requeiram a carga total.

A zona óptima é entre os 40 e os 80%.

Uma vez por festa, também não faz mal levar ao mínimo possível e carregar aos 100%.

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk




Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...eu normalmente ando entre os 40-75%.... mas de Domingo para Segunda cheguei a casa com 21% e raio do temporizador não tinha para carregar de Domingo para Segunda... resultado, ontem vim em marcha lenta para emprego (ir e vir 50kms)... cheguei a casa com 7% e com melhor média de sempre :) (mais leaf escondido mas não tenho leafspy para ver quanto é na realidade)... Hoje já saí com 75% :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por pemifer »

Freddy_krueger Escreveu: terça out 29, 2019 8:19 am Pois...eu normalmente ando entre os 40-75%.... mas de Domingo para Segunda cheguei a casa com 21% e raio do temporizador não tinha para carregar de Domingo para Segunda... resultado, ontem vim em marcha lenta para emprego (ir e vir 50kms)... cheguei a casa com 7% e com melhor média de sempre :) (mais leaf escondido mas não tenho leafspy para ver quanto é na realidade)... Hoje já saí com 75% :)
Como podes ver no meu DB descarreguei até 2% em viagem.
Há uma imagem com 8% e 242,2km percorridos, entre 8% e 2% fiz 259,1 - 242,2 = 16,9km.
Depois de chegar a 2% ainda fiz 9kms a forçar o descarregamento, em andamento moderado teria dado para uns 12 ou 13km.
Ou seja, com 8% ainda fiz 25,9km.
Atenção que a tartaruga só deu para 500m numa situação de estrada absolutamente plana!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...não quero ver a tartaruga.... mesmo chegando com 7% já ia com coração nas mãos :)!

Mas é bom saber que lá está para uma eventualidade...

A partir dos 20% para baixo, ou é de pressão subconsciente e irmos mais devagar ou cada percentagem de bateria dura muito muito mais que em socs intermédios... Não é só o GOM que engana... o SOC tb não é muito fiável...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por pemifer »

Freddy_krueger Escreveu: terça out 29, 2019 1:24 pm Pois...não quero ver a tartaruga.... mesmo chegando com 7% já ia com coração nas mãos :)!

Mas é bom saber que lá está para uma eventualidade...

A partir dos 20% para baixo, ou é de pressão subconsciente e irmos mais devagar ou cada percentagem de bateria dura muito muito mais que em socs intermédios... Não é só o GOM que engana... o SOC tb não é muito fiável...
Confesso que, como era a primeira vez, também estava um pouco stressado.
É que o indicador de carga no Leaf anterior não chegava tão baixo e o carro parava com 5% de SOC.
Mas o Leaf Spy foi ajudando. Aliás até tinha ideia que o Leaf Spy apresentava valores incorretos para o Leaf 40 e afinal até não. É o indicador de SOC do Leaf 40 que é enganador! (para quem tem Leaf Spy)
Mas já fiquei a saber que afinal "posso" andar até ter 2% (com Leaf Spy ou não).

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Mensagem por zeuz »

CoolZeroFCP Escreveu: domingo out 27, 2019 9:55 pm O carro será para fazer essencialmente circulação estrada nacional /CIDADE. 100KM por dia. Só muito esporadicamente AE.
Tenho acompanhado o tópico desde o início, mas responder pelo telemóvel dá-me preguiça... :roll:

Acho que estás a abordar mal a tua entrada nos BEV (Battery Electric Vehicle)... dizes que o carro será para fazer ~100km/dia (casa-trabalho-caso), incluindo trânsito citadino, e no entanto estás indeciso entre 2 carros de +40.000€ , ambos com baterias "gigantes" ?! :|

Sabes que qualquer um dos actuais VE's novos que se comercializam no mercado nacional são perfeitamente capazes de fazer essa distância, custando metade dos modelos que colocaste como opção ?

Mesmo olhando para o mercado de usados não é difícil encontrar um BEV que, mesmo com degradação, seja capaz de fazer essa distância!

Se realmente só pretendes o VE para o dia-a-dia, mantendo o outro carro para as viagens mais longas, porque não apostas num VE que fique abaixo dos 25.000€ e guardas o restante para a troca mais tarde do outro carro da casa ? Em 2020 vão chegar mais alguns VE's ao mercado, ou seja, terás mais opções de escolha...


Agora se realmente queres entrar de cabeça e sem medos nos VE's, só há uma escolha segura: Tesla !

Os restantes, por mais bons que sejam, estarão sempre dependentes de uma rede de carregamento que tarda em expandir-se e em garantir confiança!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”